23/11/2014

RESENHA #90 - ”O LAGO MÍSTICO” - KRISTIN HANNAH



LIVRO:”O LAGO MÍSTICO”


TÍTULO ORIGINAL:”ON MYSTIC LAKE”



AUTORA:KRISTIN HANNAH



TRADUÇÃO:SYLVIO DEUTSCH



EDITORA: NOVO CONCEITO



PÁGINAS –365



1ª  EDIÇÃO



IMPRESSÃO 2014



CATEGORIA:FICÇÃO NORTE-AMERICANA



ASSUNTO: ROMANCE/DRAMA



ISBN: - 978-85-8163-581-1



Lago Místico, O





CITAÇÃO:Amor? Omo ele podia amar outra mulher? Amar levava tempo e precisava de esforço. Era um milhão de pequenos momentos empilhados uns sobre os outros para fazer algo tangível. Aquela declaração, amor e tudo o mais, a fazia a diminuir. Sentiu como se fosse uma pessoa minúscula que estava desaparecendo, a um milhão de quilômetros do homem que sempre tinha amado. – Há quanto tempo?

- Quase um ano.” (págs. 20 e 21)





ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-


Um deque ao longo de um lindo lago azul e lilás, céu refletido em mesmos tons de azul e lilás, com uma mulher e uma criança sentada na ponta do deque e na tábua acima uma cesta de piquenique e uma vela branca dentro de um copo de vidro.


A capa é linda e retrata fidedignamente alguns trechos importantes do livro.


Ilustração da capa @Tom Hallman.



(nota:5,00 de 5,00)





-DIAGRAMAÇÃO:


Impressão e acabamento Imprensa da Fé 050914.


Folhas amareladas com letras pretas medianas.


Dividido em: dedicatória; três partes com pensamentos; 28 capítulos apenas numerados e com pequenos logotipos de folhas voando; carta para leitorA; entrevista com Kristin Hannah; perguntas e tópicos para discussão e agradecimentos.

Formato/Acabamento: 16x23x2,3

Peso: 0.53 kg


Simples e eficaz!

 



(nota:4,50 de 5,00 )





- ESCRITA:


Basicamente a narrativa é feita em terceira pessoa desconhecida e algumas passagens descritivas, além dos diálogos inseridos em textos reflexivos.


A revisão e tradução foram bem feitas e trouxeram uma grata satisfação na leitura.



(nota:5,00 de 5,00)







CITAÇÃO:”[...]O que é errado é não tentar fazer as coisas porque estamos com medo. Não podemos ficar nos escondendo das coisas que nos assustam.” (pág. 226)





RESUMO SINÓPTICO:



Annie Colwater tornara-se a esposa e mãe perfeita durante os dezenove anos que vive com marido Blake, namorado desde os tempos de faculdade e seu grande amor, e, a filha Natalie.


Blake é advogado renomado, pensa apenas em status e no trabalho. Não acompanhou o desenvolvimento da filha, não sabe lidar com problemas do cotidiano,não sabe demonstrar amor e acredita que presentes caros podem superar tudo.Annie sempre colocou ‘panos quentes’ nas ausências de Blake.


Natalie está com 17 anos é independente e resolve se formar mais cedo indo passar o resto do ano em Londres.


No retorno do aeroporto, sem que Annie esperasse, Blake joga a ‘bomba’: quer o divórcio. Está tendo um caso há quase um ano com Suzannah, a nova advogada sênior da empresa e não quer mais ficar casado.


O mundo de Annie desaba, tudo que ela sabia fazer era ser esposa e mãe e perdeu as duas coisas no mesmo dia.


Annie resolve voltar para Mystic, onde foi criada pelo pai Hank Bourne após a morte da mãe. 


Hank foi um pai distante, machista e educou a filha para a submissão, na verdade Annie resolveu tomar conta do pai desde a morte da mãe e assim se formou sua personalidade de doação, de sempre pensar nos outros antes dela.


Agora arrasada, desolada e sem saber que rumo tomar, reencontra Nick, seu primeiro amor adolescente.


Nick é policial e em um filhinha: Isabella de apenas seis anos. Ambos passam por uma fase complicada e difícil após a morte de Kathy no ano anterior. Nick tornou-se alcoólatra e Izzy não fala e acredita estar desaparecendo.


Annie descobre um novo sentido para se redescobrir além de ajudar o amigo e sua filhinha...Quando tudo parece estar se ajeitando, Blake retorna exigindo o retorno de Annie para casa... E agora?



CITAÇÃO:”[...]- Quando eu era pequena, você me disse que a vida nos dá o que queremos se tivermos vontade de lutar e acreditarmos nisso.Você me disse que toda nuvem tinha um centro brilhante.” (pág. 301)





ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA: 



Faço essa resenha no afã da montanha russa de emoções que vivi ao ler esse livro. Sério! A autora me fez sentir uma avalanche de sentimentos diversificados desde a tristeza, dúvida, um pouco de raiva até a admiração, orgulho e amor. 


O livro é intenso, carregado de dramas, reviravoltas e na terceira parte do livre, já estava desesperançada...achei que iria chorar!!


No final, senti alívio e felicidade por ver a protagonista se tornar uma pessoa forte, capaz de superar todas as vicissitudes que lhe foram impostas e ir em busca da felicidade verdadeira!! Sim porque durante boa parte da leitura, fiquei revoltada e bem incomodada com as atitudes tomadas por ela, cheguei até a chamá-la de ‘abestalhada’, estava a ponto de dar umas chacoalhadas nela se estivesse por perto.


E sabe, é por esse motivo que adoro ler... Poder me envolver totalmente no enredo do livro e ficar totalmente envolvida a ponto de sentir as mesmas sensações dos protagonistas. É MARAVILHOSO!


Não dei a nota máxima apenas por um pequeno detalhe que me incomodou deveras. Ao final do livro a autora deixa uma mensagem e a destinou: QUERIDAS LEITORAS...Oras, achei que houve um tanto de preconceito (?)porque afinal, os homens também são leitores, concordam? Fora isso o livro é bom por demais e recomendo para quem gosta de romance e drama.



NOTA : 4,70 de 5,00 



 smiley livrosmiley livrosmiley livro smiley livrosmiley livro



SOBRE O AUTORA:


 


 Kristin Hannah é autora best-seller do The New York Times e ganhadora de inúmeros prêmios literários, inclusive o Golden Heart, o Maggie e o National Reader’s Choice.
Nascida na Califórnia, mudou-se ainda na infância para Washington.
Ex-advogada, começou a escrever quando engravidou e viu-se obrigada a ficar de repouso por cinco meses. Desde então, escrever, para Hannah, tornou-se uma obsessão. Vive com o marido e o filho no Havaí.

 CORTESIA EDITORA NOVO CONCEITO!!

 


cheirinhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA:  "O homem que é firme, paciente, simples, natural e tranquilo está perto da virtude." (Confúcio)

  Obrigado pela Visita

7 comentários:

  1. Parece ser interessante a história, gostei!

    gothicowl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. cara Rudy, pelo que li a premissa é simples... já lemos centenas de livros com a mesma temática. porém, sempre digo, o importante não é a história, mas a maneira como se conta a história. aí que separamos o joio do trigo. pela satisfação pela qual sua resenha foi escrita, que acabou me deslumbrando, percebi que este é o caso de hannah. não me incomodou o recadinho do final, afinal de contas o público alvo de um livro dessa natureza é mesmo o feminino. como lemos de tudo né Rudyinha, isso não nos afeta, rs. parabéns por mais esta aula de "como se escrever uma resenha e deixar todo mundo curioso". outra dica importante sua! bjos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudy, adoro os livros da autora. No momento estou lendo Jardim de Inverno. Este eu ainda não li, mas com certeza vou ler e me emocionar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Oi Rudy,

    Espero me emocionar tanto quanto você, afinal a autora conquista as pessoas de qualquer forma. Creio que ela quis se sentir mais intima da mulherada e não dizer que não tem leitores homens...shaushau....mas te entendo. Bjus Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A narrativa é simples mas envolvente. Há a onipresença de várias personagens narrando suas impressões.
    O final é exatamente como gostaria do que fosse. Fugiu completamente ao clichê que se espera em livros assim.
    Livro mais do que recomendado para quem gosta de livros que trata de assuntos como família, amigos, filhos, dores, separação e superações.
    Para os que já conhecem a escrita de Hannah o livro é mais leve que os outros, mas imperdível.

    ResponderExcluir
  6. Li quatro da autora e não curti muito, mas fico com vontade de ler os outros dela, porque sempre vejo boas resenhas.
    Acho que lerei esse então.
    Pela sua resenha deu pra ver que a protagonista passa por um período de tristeza e crescimento pessoal, mas que no final, tudo se ajeita.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      É triste mesmo, mas vale a pena a leitura.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy