25/10/2015

RESENHA #57 - ”NA ESCURIDÃO DOS DIAS” (LITERATURA NACIONAL) - CRISTINA DEUTSCH



LIVRO:”NA ESCURIDÃO DOS DIAS” (LITERATURA NACIONAL)


AUTORA: CRISTINA DEUTSCH



PÁGINAS –208



1ª  EDIÇÃO 2015



CATEGORIA: FICÇÃO

 







CITAÇÃO: Os olhares de minha família me recriminado era fulminante, porém, não acho que seria forçada a entrar de braços dados com um homem trajando vestido longo na minha cidade.” (pág. 89)



ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Toda cinza com garota de cabelos ruivos em meio a ruínas.



Imagem da capa Allan Simas.



A capa é forte e bem bonita, e retrata a escuridão do conteúdo do lviro.





(nota:5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Como li o livro em PDF, não há o que se falar sobre a diagramação.



Conteúdo: advertência; prefácio; dedicatória; agradecimentos; não há capítulos, a história é narrado de forma contínua...



(nota:4,50 de 5,00 )







- ESCRITA:



Narrativa feita em 1ª pessoa pela protagonista, deixando claro seu ponto de vista.



Pequenos erros de concordância que não afetam em nada a leitura, porém deveriam ser reavaliados.



Revisão Fabiano Oliveira.





(nota:4,50 de 5,00)







CITAÇÃO: “O café ao descobrir o modo de como eles o preparavam, decidi abandonar definitivamente essa mania, detestava chás sempre tive essa bebida como remédios, portanto para doentes, mas pó de café não estava acostumada a consumir.” (pág. 178)



RESUMO SINÓPTICO:



Milla é um jovem da Bósnia que vive no meio da guerra de Secessão da Iugoslávia entre os anos de 1992 a 1995. Logo no inicio os familiares e amigos da protagonista sofrendo com a guerra e com tudo que vem nela, como as torturas, os estupros, as perdas, eles se escondem em um porão, esperando a guerra terminar...



Milla perde os pais muito cedo e vai viver com os tios e primos após a guerra. Não é a situação ideal para ela, porque os tios ao tentarem refazer a vida após a guerra, tomam posse do bem dos pais dela. Está totalmente arrasada com a perda dos pais e com a guerra que enfrentou e ainda o abuso dos tios...que tentam casá-la com um Sheik: Fateen, homem misterioso.



Após as negociações, Milla casa com Fateen, porém, apesar de terem a mesma religião do Sheik, no país dele, toda cultura é diferente, as mulheres tem de ser submissas, tradições cultuadas há milênios que não coadunam com a criação dela e levar uma vida onde não encontra a felicidade interior, embora sinta-se atraída pelo sheik.



Vive uma grande paixão com o sheik, mas com o passar dos anos, acaba descobrindo muita coisa sobre seu passado e passa a rever suas prioridades...



ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Antes de começar a análise do livro, tenho de me retratar coma autora que é um doce, educada e inteligente. Ela nos permitiu a parceria e cedeu gentilmente essa bela obra para análise há meses atrás e devido há vários eventos pessoais, não fui capaz de ler e resenhar o livro em tempo hábil! Perdoe-me Cristina...



Apesar de não resenhar muito livros sobre as guerras, sou totalmente encantado pelos enredos com esse teor, porque são sempre construtivos. E aqui nesse exemplar, a guerra é bem próxima a nossa realidade, porque foi no início dos anos 90 e pude acompanhar pelas mídias, embora esteja distante dos fatos.



E aí começo o encantamento com o livro, porque apesar de ser ficção, traz fatos reais mesclados, tornando o enredo inteligente, ainda mais crível, mostra uma verdadeira aula de história através dos países envolvidos e acrescenta conhecimento.



É uma leitura visceral, impactante, forte e mostra a visão dos fatos narrada pela protagonista, mostrando o quanto seus sentimentos são profundos e a intensidade com que eles atingem todo o drama que ela vive.



É uma leitura intensa e tensa, onde não conseguimos parar até terminar de acompanhar todos os fatos do passado ao presente da protagonista e com um final... totalmente surpreendente e extasiante.



Foi simplesmente uma das melhores leituras de se ano e recomendo para todos que gostam de história, guerras e drama.



NOTA : 5,00 de 5,00

 




SOBRE O AUTORA:

 



Cristina Deutsch, nasceu na cidade serrana de Petrópolis/RJ, e mudou-se em 1995 para a Alemanha, é autora de catorze livros até o presente momento, sua autobiografia, sete romances e seis infantis, além de ter participado de várias coletâneas com contos e crônicas. Atualmente participou do 3º Prêmio SFX de Literatura 2015 e teve seu conto "Desatino" premiado. A autora escreve também roteiros audiovisuais e possui inúmeras citações, poemas e pensamentos postados em seu blog e redes sociais. Gosta de gastar seu tempo lendo, escrevendo, fazendo aeróbica ou curtindo a família.

Exemplar cedido em PDF pela autora.


cheirinhos


Rudy


PENSAMENTO DO DIA



"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."(Platão )



 

11 comentários:

  1. Bom dia Ruby!
    Bem, nem sei como agradecer sua atenção e interesse, você sempre muito gentil. Quanto a resenha: sem comentários; você simplesmente adoçou e perfumou meu dia com sua análise sobre o meu livro. Estou tão emocionada que nem sei como lhe agradecer, pois sei o quanto você ama ler e, sua opinião para mim de imensa importância. Muito obrigada por se dedicar e apoiar a literatura nacional! Espero que os seguidores do seu blog, leiam e gostem tanto quanto você.
    Beijos literários da CD!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rudy!
    Nossa! Não conhecia a obra mas, pela sua resenha e nota, já quero ler.
    Adorei essa capa. Bem chamativa
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Que capa maravilhosa, parece com Fallen.
    Gostei muito.
    Post it & Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem ... vim conhecer seu blog e que bom, pois fiquei curiosa pra ler esse livro tbm. Eu não conhecia, achei a sinopse muito interessante, sua resenha me deixou mais curiosa. Eu gostaria de ler mais, estou com as leituras todas atrasadas rs vou guardar o nome desse para ler qnd puder. Se quiser conhecer meu blog, vai ser um prazer. Beijinhos

    www.somandoconhecimento.com

    ResponderExcluir
  5. taí... livros com temática assim me fazem correr para livraria. não é pela guerra em si, mas pelos pecados da guerra, pela fragilidade de todos os envolvidos e, principalmente, pelas consequências quase sempre irreparáveis que maculam nossa história. li inúmeros livros assim e todos me chocaram e ensinaram na mesma medida (ensinaram sim, são pedagógicos na medida em que conscientizam do que nunca mais deverá ser feito). então me deparo com esta preciosidade e me deslumbro. quero ler também. sua resenha está linda, especial. parabéns a Cristina se expor e expor os males da guerra e de crenças. parabéns a você Rudy por nos dar o privilégio de conhecer esta obra.

    ResponderExcluir
  6. Como adoro enredos que envolvam a guerra, a premissa da obra me agradou. Além disso, gostei bastante da capa, como você bem disse, demonstra muito bem o lado sombrio da obra.
    Só fiquei com um pé atrás em relação ao livro não ter capítulos.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  7. Rudy, a capa e linda e tem um pouco de mistério em descobrir para onde a menina olha (pelo menos pra mim).
    Nunca tinha visto resenhas dele, mas já o conhecia; ameiiiii a historia, amo enredos com guerras, eles me fazem pensar mais na vida de uma forma diferente.
    Espero lê-lo logo.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Sempre que vejo essaa capa, lembro da série Fallen. É bem parecida.
    Achei muito boa a premissa e a temática do livro me agrada muito.
    Mas não me chamou...sabe? Acho q falta algo.
    Mas, quem sabe eu leia goste neh...

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de livros sobre guerra e claro que fiquei com vontade de ler esse, mas é tão visceral e dolorido, que também me deu certo medo.
    É difícil ler sobre tanta violência,né?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Muito difícil e doloroso.
      Um final de semana esplendoroso!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy