12/12/2015

RESENHA #65 - ”LÍNGUAS DE FOGO” (LITERATURA NACIONAL) - LIVRO 1 - KAREN SOARELE



LIVRO:”LÍNGUAS DE FOGO” (LITERATURA NACIONAL)


LIVRO 1


SÉRIE:CRÔNICAS DE MURÍADE


AUTORA: KAREN SOARELE



EDITORA: CUBO MÁGICO



PÁGINAS – 215



1ª  EDIÇÃO 2012



CATEGORIA: LITERATURA INFANTO/JUVENIL



ASSUNTO: FICÇÃO/FANTASIA



ISBN: - 978-85-65337-00-7








CITAÇÃO: [...] Seja apenas livre como um homem. Como todo homem deve ser! Livre não só para ir e vir, mas também para agir e pensar por si só. Livre para decidir qual é o caminho certo.” (pág. 30)



ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Casal andando a cavalo por uma floresta. Ela na frente com cavalo branco e cabelos esvoaçantes. Ele atrás com cavalo marrom.



Tem tudo haver com o enredo.



A capa em forma de desenho/ilustração.



Feita por Luís BrÜch.





(nota:5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:


Conteúdo: agradecimentos; sumário; mapa; prefácio; 21 capítulos numerados e com títulos; e, epílogo.



Apesar das folhas serem brancas, a fonte da escrita é um pouco acima da média, o que ajudou na leitura.



(nota:4,70  de 5,00 )







- ESCRITA:



A narrativa é feita em terceira pessoa desconhecida, porém é tão bem narrada que nos sentimos dentro da história e conseguimos identificar os sentimentos e personalidade de cada personagem.



Revisão de Fabricius Viana Maia.



Não encontrei nenhum erro de gramática e ortografia. Perfeito!





(nota: 5,00 de 5,00)







CITAÇÃO: “-Por mais que eu queira, não consigo mudar meu desejo – ela disse, por fim, e se virou para a sacerdotisa. – Eu vim até aqui por um motivo! Até poderia pedir outra coisa, mas isso seria trair o Dharon, e seria trair a mim mesma! Tudo o que eu mais quero é ver meu amigo bem.” (pág. 174)



RESUMO SINÓPTICO:



AISLING tem apenas 13 anos e mora no Vilarejo de Sollace com sua avó. Um lugar dos mais tranqüilos de Vulcannus, um dos 5 reinos da Myríade e também o mais próspero.



DHARON é alguns anos mais velho que Aisling, foram criados juntos, embora Dharon não tenha família. É orientado por seu mestre para ser o protetor do vilarejo, é forte, destemido e não se amedronta.



Até que uma Salamandra invade o vilarejo e Dharon tenta salvar seus moradores. É atacado pela imensa fera e ferido com seu veneno mortal. Aisling fica desolada ao lado dele... porém sua avó mostra um poder até então escondido de todos e orienta sua neta a levar Dharon para Hynneldor, localidade onde encontrará a cura.



Myríade é composta de 5 reinos: Vulcannus, Hynneldor, Datillion, Kantheria e Tapísia. Cada reino comanda um elemento. Vulcannus comanda o fogo e Hynneldor o ar, ambos estão em guerra, portanto a missão de Aisling e levar Dharon para cura é bem complicada, passam por grandes dificuldades para atingirem seu objetivo, é uma aventura carregada de mistério, perigo, provações, desafios  e muita, muita amizade.





ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Quem acompanha o blog sabe o tanto de dificuldade que tenho em fazer resenha quando o livro é bom demais, porém tentarei...



O principal em todo enredo de fantasia que envolve o livro, além de toda aventura e perigos enfrentados, é o sentimento de lealdade e amizade que permeia todo enredo. Aquela amizade incondicional onde dispomos de nossa própria vontade, desejo e vida, para poder salvar um amigo. Fiquei encantada com essa singeleza que já não encontramos mais.



As personagens são bem construídas, todos tem personalidade forte e uma força de vontade muito superior para atingirem seus objetivos, inclusive as personagens secundárias.



O mundo fictício construído para levar todos os cinco livros da série, é algo sólido. Aqui conhecemos apenas dois reinos, bem descritos e nos dão a real dimensão da criatividade da autora.



Apenas duas coisas me intrigaram um pouco, o que não desmerece a escrita: primeiro Aisling ter apenas 13 anos e tomar muitas atitudes como adulta, e, em determinadas passagens, ser bem ingênua e infantil, como sua própria idade. O que mostra também todo amadurecimento durante a história e a faz capaz de aceitar o descobrimento de vários mistérios no decorrer do livro.



E o fato de Dharon, mesmo estando envenenado, conseguir sobreviver há vários meses de jornada, mesmo com fragilidade em determinados momentos. Ele suportou tudo...talvez por obstinação ou por não querer deixar Aisling...não sei.



Gostei demais em embarcar nessa aventura, carregada de magia, mistérios, amizade e lealdade.



Fico aqui no aguardo do próximo livro e recomendo para todos que gostam de uma fantasia bem escrita, bem criativa, e mesmo sendo infanto juvenil, nos propicia uma grande lição de amizade e um prazer imenso em saber que temos ótimos autores nacionais trazendo enredos cada vez mais instigantes e criativos.







NOTA : 5,00 de 5,00
   




SOBRE O AUTORA:

 Troféu Cecília Meireles, recebido no evento Mulheres Notáveis, em Itabira/MG.




Karen Soarele é autora de literatura fantástica infantojuvenil. Seus livros contam aventuras épicas no universo de Myríade, já foram adotados em escolas e clubes de leitura, e encantaram centenas de leitores.



Além de escrever, Karen possui um estúdio de ilustração em parceria com seu marido, onde desenvolvem revistas de passatempos infantis e jogos para celular. Tem 27 anos, é graduada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Comunicação: Linguagens, construção textual e literatura. Nasceu em Assaí-PR e atualmente vive em Halifax, no Canadá.



Karen se propõe a fazer uso da ficção fantástica como uma alegoria para abordar temas complexos da nossa realidade. Acredita que a leitura tem o poder de enriquecer a cultura, o senso crítico e até os princípios individuais das pessoas, além de colorir nossas vidas e torná-las mais emocionantes. Em seu mundo, nada é impossível. Fora dele, também não.

Exemplar cedido para análise através do Booktour organizado pela Nathália Simião do Blog Pobre leitora.


cheirinhos
Rudy


 

 PENSAMENTO DO DIA:
 

"Só há duas maneiras de viver a vida: a primeira é vivê-la como se os milagres não existissem. A segunda é vivê-la como se tudo fosse milagre."
(Albert Einstein)



 

20 comentários:

  1. Oi Rudy, tudo bem??? Morro de vontade de ler um livro da autora, mas nunca consigo por causa do tempo :(
    Mas tenho o e-book, então pretendo ler uma hora dessas. A capa é linda e o enredo chama muito a minha atenção, já que adoro esse tipo de livro, juvenil, com fantasia e tudo o mais :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy!
    Fico muito feliz que você tenha gostado tanto do livro! Como sou eu a organizadora desse BT me da um sentimento de dever cumprido sabe? rs
    Também fiquei encantada com a história e com toda a amizade presente nela.
    Beijos!
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Rudy!
    Fico muito feliz que você tenha gostado tanto do livro! Como sou eu a organizadora desse BT me da um sentimento de dever cumprido sabe? rs
    Também fiquei encantada com a história e com toda a amizade presente nela.
    Beijos!
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. querida Rudynha, vou logo confessando o que faço em suas resenhas, vou passando rapidamente por tudo e leio duas vezes sua "análise crítica" que é o que mais me chama a atenção. você bem sabe que respeito demais suas palavras. e não é que me deparo com isso: "Quem acompanha o blog sabe o tanto de dificuldade que tenho em fazer resenha quando o livro é bom demais, porém tentarei..." - putz, já fiquei ligadaço, você tem este poder.tem tudo aquilo que gosto, personagens bem construídos, fantasia e autor brasuca. esta dica é belíssima, quero ler também!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rudy! Que legal poder conhecer mais um livro nacional tão bem desenvolvido. Gostei muito do que você relatou na resenha, um enredo repleto de mistério, aventura, personagens bem elaborados, uma escrita criativa e ainda nos passa uma bonita lição de amizade. Fiquei com uma mega vontade de ler.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rudy! Línguas de Fogo é um livro nacional que estou desejando há muito tempo. Karen Soarele nos propões uma fantasia muito envolvente, suas considerações provam isso, gosto muito da forma como ela aborda as surpresas os mistérios e os "poderes" nesta narrativa. Gostei!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Rudy.
    A Karen realmente escreveu um livro excelente. Já li e adorei. Ela sabe construir personagens cativantes que nos ganham sem dificuldade.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar na autora, mas achei muito interessante o mundo todo que ela criou para os livros. Adoraria algum dia ter a oportunidade de ler esta história.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. A capa do livro e muito linda, gostei de verdade, apesar do livro aborda um gênero literário que não me atrai muito, lendo sua resenha percebi que a autora soube muito bem construir o espaço em que a trama se desenvolve, e isso e um grande ponto positivo, gostei bastante da premissa da história.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rudy,
    É ótimo mesmo quando um autor nacional nos surpreende e faz com que fiquemos esperando pelo próximo volume. Isso de a personagem as vezes agir como adulta e as vezes com a idade que tem, acontece muito na literatura juvenil, mas nada que possa tirar todo o brio da leitura.

    Boas leituras amiga.....beijos Elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito de conhecer um pouco sobre esta obra e sua autora.
    Adoro fantasia e o que mais me atraiu nessa foi a aventura e a amizade entre os personagens.

    Quando o personagem é muito novo eu fico um pouco pé atrás, afinal são tantas coisas que acontecem que exigem maturidade e experiência. Entendo seu comentário em relação a isso... mas não desmerece a obra.

    E o rapaz é forte mesmo né? Passar meses envenenado... acho que quando há magia tudo é possível.

    Gostei muito da sua resenha.

    E fiquei a fim de ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sabe Rudy, quando vi o livro pela primeira vez, achei que seria so mais um de fantasia, quando comecei a ler a resenha, me apaixonei estantaneamente, logo em seguida li as resenhas dos dois próximos livros e me encantei ainda mais. Pode parecer simples e clichês para algumas pessoas, porem ,eu gosto pela simplicidade com riquezas, além de ser infanto-juvenil que amoooo.
    Eles já estão em minha lista esperando o momento de fazerem parte de minha estante kkk


    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi falar do livro e da autora em outros blogs, e cheguei a ver outras opiniões tão positivas quanto as suas, mas não me vejo interessada nessa obra. Apesar de estar me interessando mais por fantasia nos últimos tempos, não consegui me ver atraída pela proposta.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Adorei a capa do livro e se tem realmente relação com a história parece ser mto boa, gosto bastante desse tipo de fantasia mais para adolescente, qndo tinha idade para ler esse tipo de livro não gostava mas agora gosto bastante e msm sendo em terceira pessoa, coisa que não gosto muito, acho que parece uma leitura bem agradável!

    ResponderExcluir
  15. Amei a ilustração da capa. Adoro livros de fantasia e esse parece ser muito bom, gosto de livros infanto-juvenis porque sempre existe histórias de amor e amizade que as vezes os adultos esquecem e precisam ser lembrados de vez em quando.

    ResponderExcluir
  16. Oi Rudy,
    Fantasia? Já quero haha, talvez o fato dessa contradição da Aisling me irrite um pouco, mas acredito que o crescimento da personagem é algo super positivo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  17. Oi, Rudy!
    Estou um pouco atrasada, rsrsrs, mas passei aqui só para dizer que adorei a forma como você resenhou o meu livro! Gostei de como avaliou cada aspecto separadamente. Dá uma visão geral para quem lê a sua resenha.
    E fico feliz que tenha gostado! :)
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Amo fantasia infanto juvenil. E sempre me lembra muitp Percy Jackson e Harry Potter. O que mais gosto é que é sempre recheado de aventuras. Não gosto de livro monótono. E esse livro parece ser realmente incrível. Não foi a toa que vc amou. Já quero muito ler. A premissa é muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Gosto também dos infantos juvenis por causa das aventuras, tem sempre algo novo.
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy