23/12/2015

RESENHA #67 - ”PRINCESINHA”- (LITERATURA NACIONAL) - MÁGDA REGADAS RESENDE



LIVRO:”PRINCESINHA”


AUTORA: MÁGDA REGADAS RESENDE



EDITORA: CHIADO



COLEÇÃO: VIAGENS NA FICÇÃO



PÁGINAS –348



1ª  EDIÇÃO ABRIL/2014



1ª IMPRRESSÃO 2014



CATEGORIA: FICÇÃO



ASSUNTO: ESPIRITUAL



ISBN: - 978-989-51-0996-8

 





CITAÇÃO: Tenho sede de tanta coisa. Quero viajar, rodar o mundo. Quero conhecer culturas diferentes, religiões diferentes, formas de vidas alternativas. Os maias, os incas, os judeus, os muçulmanos, os indianos, os hindus, chineses... Existe um mundo lá fora que eu desconheço e eu aqui, presa. Isso me sufoca mais do que qualquer prisão.” (pág. 113)



ANÁLISE TÉCNICA:





-CAPA-



Um trono à beira mar com por do sol ao fundo e acima do título do livro, uma coroa de princesa.



Toda certeza que a capa tem tudo haver com o conteúdo do livro e é muito bonita, em minha opinião.



Feita por Sandra Figueiredo do departamento gráfico da Editora Chiado.





(nota:5,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



As folhas são amareladas com letras pretas na média e de boa leitura.

 



Conteúdo: dedicatória; sumário; agradecimentos; prefácio; 13 capítulos com títulos com diagrama de uma coroa os envolvendo, subdivisões dos capítulos com títulos também; e, sobre o novo livro.




Bem completinho em termos de diagramação.



Edição e Coordenação editorial de Rosa Machado.



Composição gráfica de Ricardo Heleno.



Impressão e acabamento Chiado Print.



(nota:5,00 de 5,00 )







- ESCRITA:



A narrativa é feita em primeira pessoa pela protagonista e diálogos.



A escrita é de fácil entendimento, embora alguns diálogos ficaram um tanto confusos, talvez por falta de correção, não sei. Fato é que algumas vezes temos de voltar para ler e isso atrasa um pouco a leitura.



Revisão de Zoraida Quiroga.





(nota:4,50  de 5,00)







CITAÇÃO: “A partir daí foi algo inconsciente-consciente. Uma faxina interna. A sensação de vômito veio instantaneamente, só pensei em correr ao banheiro. Não era mais tosse e sim um barulho gutural vindo de minhas entranhas. Vomitei, vomitei muito. Suei por todos os poros. Molhei a roupa, dos cabelos escorriam suor grosso. A crise parou sozinha. Fico tonta e cansada. Estou trêmula, enjoada e com medo” (pág. 208)



RESUMO SINÓPTICO:



GLÓRIA tinha uma família onde era considerada a Princesinha: pai, mãe e três irmãos. Pedro é o primogênito, primeiro filho, neto, sobrinho, etc...livre, ousado e muito amado. Marco é o terceiro filho, porém o guardião de Glória, era leal e cuidava da irmã com dedicação total. André é o caçula, seis anos mais novo do que Glória que assumiu os cuidados com ele. “A princesa e seus três cavaleiros, ou melhor, quatro.” (pág. 21) Sim porque havia o pai que sempre demonstrava que ela era a princesinha da casa.



Era final dos anos 80, mais precisamente 1986 e Glória aos 22 anos já estava estabilizada financeiramente, bom trabalho e faculdade. Glória agora mora no Rio, vinda de Minas Gerais e longe do ‘reino’ que viveu até os 18 anos. Tem a vida que aparentemente quer e se acha feliz ao lado dos amigos.



É tímida e costuma conversar sozinha, em dilema com sua ‘ferinha interior’ que surge nos momentos mais inusitados, provocando-a e questionando-a... Faz algumas escolhas bem erradas e tem consciência de todas elas.Vive através dos 5 sentidos, até ser apresentada à Ele que vai resgatá-la e transformá-la, fazendo com que se entregue totalmente ao verdadeiro Amor.Descobre então que há um sexto sentido, maior que Tudo. É preciso no entanto, passar por várias provações para poder entregar-se plenamente. A tarefa não é nada fácil...





ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Devo dizer que fazer a análise do livro é uma tarefa difícil e até certo ponto complicada, porque o livro não é um livro comum, é um livro bem diferente do que estamos acostumados à leitura e também porque é um daqueles livros em que cada leitor tem sua própria sensação. Apenas lendo-o é que pode avaliar o efeito que terá em cada pessoa.



É um livro mais sensitivo, se é que me entendem. Consegui me identificar com as mensagens passadas pela autora. O quanto é difícil abrir mão das coisas ‘terrenas’ em busca da entrega total ao mundo espiritual. É algo que buscamos e queremos, porém não é tão fácil de alcançar.

O bom é que a autora dá um ar de hilariedade com a personagem por vezes bem descontraída e sem compromisso sério, o que não torna a leitura maçante nem impositiva, é apenas o relato do caminho de alguém que quer se elevar, entretanto, não consegue com tanta facilidade.



O que mais vale no livro são as reflexões que nos impõem de maneira sutil. Os questionamentos de nossos propósitos e desejos. O incômodo que causa em nosso interior, duvidando dos nossos paradigmas em busca do que realmente queremos para nossa vida.



É um livro para os que buscam respostas interiores, gostam de espiritualidade e querem o melhor para suas vidas. É minha sensação, entretanto, é o tipo de livro que deve ser ‘vivenciado’ por cada leitor.





NOTA : 4,50 de 5,00




SOBRE O AUTORA:



 

Mágda Côrtes Regadas Resende é carioca, residente em Belo Horizonte. Graduada em Fonoaudiologia, e pós graduada em Audiologia Clínica.



Fascinada pela comunicação humana, nas suas diversas formas de expressão, encontrou na escrita a liberdade de ser e viver qualquer coisa.



Associada da REBRA, participou das duas últimas antologias da entidade. Além disso, é acadêmica da Academia de Letras de Goiás e do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa.  Recebeu o Diploma que Consagra-a com o título de imortal por força de sua expressão científico-literária, empossando-a na Cadeira no. 120, como Membro Correspondente da Academia de Letras Brasil/Suíça.



Como fonoaudióloga, destacou-se pelo seu inédito trabalho na área da Linguagem e Comunicação  realizado com as crianças indígenas da tribo Assurini, em Tucuruí, estado do Pará. Seu trabalho teve destaque e foi publicado no livro: Cuidados pela Vida – Crônicas e Receitas de Saúde no Brasil. Editora Terra Virgem.



Em 2013 ela sai de trás do teclado e mostra ao mundo sua primeira obra de ficção, o romance “Princesinha” (Ed. Chiado). E por seu desempenho literário, recebeu o “I Prêmio Destaque poético da ALAF - Academia de Letras e Artes de Fortaleza” e  o “Troféu Excelência Cultural ABD – 2013”. Teve seu nome publicado na Enciclopédia de Artistas Contemporâneos Lusófonos -  8 séculos da língua Portuguesa lançada em maio de 2014 na cidade de Foz do Iguaçu. É acadêmica correspondente da Academia de Letras e Artes de Valparaiso – Chile.



O livro “Princesinha”  termina com o primeiro capítulo do próximo livro. Ousada, ela já prepara novos projetos para 2015. O próximo livro chegará em nossas mãos com o título: Princesinha e Zoe.



“Princesinha”, fala da vida perfeita de uma garota, não tão perfeita, e isso foi o que desencadeou a sua busca pela liberdade e verdade.  Em meio a sua busca, Princesinha sempre teve algo que a orientava: seus Cinco Sentidos. Firmada neles é que a personagem encontra aquele que dá sentido à vida. A partir desse encontro, ela passa a viver um estranho e incomum caso de amor e se inicia então a sua verdadeira transformação, de dentro para fora.

LIVRO CEDIDO PELA AUTORA PARA O BOOKTOUR ORGANIZADO PELA ANDRESSA MENDES DO BLOG CITANDO PALAVRAS. 

cheirinhos 

Rudy 



 
 
PENSAMENTO DO DIA:
"O Natal! A própria palavra enche nossos corações de alegria. Não importa quanto temamos as pressas, as listas de presentes natalinos e as felicitações que nos fiquem por fazer. Quando chegue no dia de Natal, vem-nos o mesmo calor que sentíamos quando éramos meninos, o mesmo calor que envolve nosso coração e nosso lar." (Joan Winmill Brown)

19 comentários:

  1. Rudy, essa capa é linda demais, esse trono transparente rente ao mar é lindo, realmente tem haver com a historia. Bom saber que o livro tem um nome delicado, mas traz um enredo bem diferente que acontece sim em nosso dia a dia. Pelo que entendi, faz parte de uma trilogia?? Sendo assim, aguardo ansiosamente suas continuações.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Achei a capa muito linda e a proposta da obra bastante consistente. Já li alguns livros assim, só que mais ligados ao Espiritismo, esse me parece não ter uma religião em específico, apenas se elevar até Ele. Uma proposta encantadora. Adoraria poder lê-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. O título do livro me fez pensar que seria uma história completamente diferente, da real trama do livro, mas isso não me decepcionou, muito pelo contrario me deixou mais curiosa. Livros que trazem historias diferentes das que estamos acostumados a ler me chama atenção e foi o caso desse livro, além do mais o enredo parece que foi muito bem escrito. Fiquei com vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rudy.
    Parece ser um livro bom, com uma trama bem diferenciada e um enredo envolvente. Leria, mas não no momento. Atualmente, estou focado em outros estilos.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rudy! Não conhecia o livro e achei interessante. Confesso que, pela capa, eu tive uma outra impressão do enredo. A autora pareceu conduzir bem a trama, colocou seu ponto de vista de uma maneira sutil, sem impor nada ao leitor e nos conduz a vários questionamentos. Gostei!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a sua resenhas, esse livro parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy. Princesinha me pareceu, muitas vezes, um romance de época ou um livro religioso. Confesso que inicialmente a trama não me interessou, não vi muito conteúdo original ou uma boa narrativa. Mas, por conta das decisões erradas da protagonista e o encontro com Ele, a história melhora.

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudy, pela capa e pelo título imaginei outro tipo de história, adorei sua análise, agora estou com vontade ler esse livro!

    ResponderExcluir
  9. Sempre achei a história desse livro fosse diferente, não sei se pelo título ou pela capa, mas mesmo assim me parece um história bem interessante, e sem contar que a capa é perfeita!

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro e admito que esperava outro tipo de história, mas não é o primeiro caso que uma primeira impressão se encontra errada. O livro, em si, não despertou muito do meu interesse. Não acho que faça muito o meu tipo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oii Rudy, tudo bem??? Não conhecia o livro, mas amei conhecer. A capa é linda e a premissa é bem interessante. E eu amei essa primeira citação que você separou. De certa forma me identifiquei bastante com ela :)
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rudy.
    Adorei sua resenha.
    A capa do livro é muito linda.
    Eu não gosto de livros cujo tema é espiritualidade.
    Apesar de vc descrever que este é, eu não achei tanto assim.
    Achei que traz reflexões, mas ele traz uma personagem como nós poderíamos ser.
    É um livro que não traz aquela ficção mirabolante e surreal.
    Eu particularmente não costumo ler livros assim, gosto de romances arrebatadores ou fantasias épicas (algo bem fora da realidade), mas gostei e fiquei a fim de ler esse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Querida Rudy,
    Te desejo um 2016 repleto de palavras que te façam sorrir!
    Em primeiro lugar quero que saiba: Seu trabalho é admirável! O detalhe como você apresenta cada resenha é "completo", se é que me entende. �� Foi uma alegria ler cada linha de sua resenha! Obrigada pelo carinho em se dedicar á leitura e por fazer,parte do Book Tour do meu livro.

    ResponderExcluir
  14. Tem mais ...
    Pensei em te enviar um exemplar do livro Princesinha para ser sorteado através do seu blog, que tal? Você gostaria?
    Rudy, eu me sentiria honrada em fazer parte do seu grupo de parceiros, seu trabalho me cativou!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  15. Á todas as leitoras que deixaram aqui seus comentários:
    Obrigada pelos elogios a Capa! Fico feliz que tenham gostado, ela realmente tem um significado implícito quanto ao enredo ...
    Um trono vazio: Quem esa sentado no trono de sua vida???
    Uma coroa suspensa: O que você carrega sobre sua cabeça???
    Desejo que cada uma tenha a possibilidade de lê-lo!
    Um beijo no coração!
    Com carinho, a autora!

    ResponderExcluir
  16. Quando vi o título do livro jurei que era uma história para crianças, não um livro regado de reflexões e espiritualidade ,não é meu gênero favorito mas ele parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  17. Oi Rudy,
    Gostei das notas de humor e das situações que a autora usou para construir a narrativa, espero ter oportunidade de lê-lo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  18. Oi Rudy,
    Ando sumida o trabalho anda me ocupando bastante, mas tenho vindo aqui sempre que possível para alimentar sua coluna lá no blog. Quero dizer que ao ler essa resenha fiquei bem curiosa com a leitura, pois o que todos buscamos é elevação espiritual, porque é o que nos trará paz para tudo que precisarmos.

    Beijos e saudades enormes.
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. É um livro para refletir sobre a própria vida.
    Livros assim servem bastante como autoajuda.
    Achei bem interessante, mas não é o tipo de leitura que eu gosto.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy