05/12/2017

RESENHA #93 - ORGANIZADO POR ADRIANO SILVA - VÁRIOS AUTORES

LIVRO:”CONTOS E ENCONTROS DO CORAÇÃO” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORes: ADRIANO SILVA, ANDREIA EVARISTO, ARIEL GOMES, DIEGO DEMETRIUS, FLÁVIA PIMENTA, GABRIEL TIRONE, GISLAINE SOUZA, GUILHERME TIRONI, HELENA GIRARD, JÉSSICA MILATO, JOICE CRUZ, JOSÉ DAVID, LAURA FLORENCIO, M.M. SIMÕES, MARIA JOSÉ LEITE, PAULA LAYSE E RAPHAEL MIGUEL.
ORGANIZZADOR: ADRINO SILVA
EDITORA: HOPE
PÁGINAS – 142
1ª  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA
ASSUNTO: CONTOS
ISBN: - 978-85-5788-0320

CONTOS E ENCONTROS DO CORAÇÃO

CITAÇÃO:

“No decorrer da minha vida, aprendi que querendo ou não, todos nós precisamos de alguém para nos reerguer e nos deixar fortes novamente para aguentar os trancos que a vida costuma nos dar. E foi aí que você começou a fazer parte da minha história...” (pág. 27 – Conto: O garoto do Moleton Azul de Ariel Gomes)

“[...] Mas não foi um encontro qualquer, foi um encontro de almas, onde nasceu um amor puro e inocente que cresceu e amadureceu, era tão forte e irradiava luz por onde passava.” (pág. 43 – Conto: O amor do Sertão de Flávia Pimenta)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Toda rosa e vermelha com balão subindo e vários corações espalhados pelo ar.
A capa é tão linda e demonstra todo amor que há dentro do livro.
Feito por Bárbara Dameto.
Foto da capa: (adaptada) Canstock – Royalty Free

NOTA: 5,00 de 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Nenhum texto alternativo automático disponível.

As folhas são amareladas com letras pretas mediana.


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo
Conteúdo: pensamento; prefácio e agradecimentos; dezessete contos com o título em folha exclusiva cheia de corações cinzas e antes do início de cada conto, fala sobre o autor do mesmo.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A diagramação é bem linda!

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Editora responsável: Jéssica Milato
Direção editorial: Jéssica Milato
Diagramação: Bábara Dameto

A imagem pode conter: área interna

NOTA: 5,00 de 5,00


- ESCRITA:

A escrita é uma narrativa descritiva alguns contos em 3ª pessoa e outros em 1ª pessoa, bem como alguns tem diálogos, um outro é escrito em forma de carta, outro é narrado pela morte, enfim, bem diversificada.
Encontrei apenas dois erros gráficos nas páginas57 e 73, Ma nada que atrapalhe a leitura.
Revisão: Janaína Nascimento

NOTA: 4,80 de 5,00


CITAÇÃO:

“-Deixe a lamparina à mesa da sala, pois assim poderia guiar-me até seu quarto a noite. Eu amo você, e se não deixares, encontrarei a ti ouvindo seu coração, pulsando no meu peito; como um relógio secular tiquetaqueando dores de solidão até nosso encontro, de escuros, passados, que se encontrarão. Não há nenhuma dor que não seja suportável, mas a perda cria falhas em nossos viveres, e nenhuma solidão por tirar nossas cores por todo o sempre, mas todas as cores voltam com tons de cinza.” (págs. 48/49)

“-Pode parecer ilusão, meu jovem, mas o amor deixa um buraco em seu peito, que só pode ser completo com o amor que está na outra pessoa. Amor é uma agonia por estar longe, uma raiva de apertar os dedos de ansiedade. Amor é calma, e a completude da presença do outro. Amor é dependência, não no sentido ruim. Sei que por aí dizem que somos inteiros, mas não somos inteiros por nós. Somos inteiros em alguém. Você já sentiu isso, meu jovem?” (pág. 49 – Conto: Dentro de nós de Gabriel Tironi)


SINOPSE:

“O Amor pode nascer dividindo uma xícara de café em um lugar chamado Café de Amores, quebrando a Rotina em um jardim de uma única Flor Roxa. Amor Adolescente ou um (Des)encontro com um Garoto de Moletom Azul. O Amor pode Renascer com uma Visita (in)esperada numa prova de Amor Incondicional , Impressionando Anjos como Um Cometa Num Sonho. Amor que pode durar uma vida em uma Espera e ter uma sobrevida em Ultimas cartas, revelando o que existe Dentro de Nós. Amor d’um Sertão, de qualquer outro lugar... revelado no Pacto Daqueles Dois que Minha Alma Te Ama.”

RESUMO SINÓPTICO:

A sinopse está bem completa e quero apenas acrescentar que os contos falam do amor em suas várias formas, bem como suas consequências. Cada autor usou sua criatividade e demonstrou o amor à sua forma...


CITAÇÃO:

“Certa vez li uma frase que dizia que amar é fazer pacto com a dor, hoje pude compreender os significados dessas palavras. A dor e o amor andam juntos.” (pág. 84 – Conto: O pacto de Jéssica Milato)

“No entanto, não fora o misto de paz e aceitabilidade que me obrigava a esticar os membros na rede de retalhos na varanda e esperar pacientemente a sua chegada. E sim o depois. Posto que o depois sobrevém à luz ímpar de uma certa estrela propulsora de sonhos em sonhos. Reais ou quimeras, dubiedade cujo mistério alimentava minha vigília até o fim da chama do último cigarro do alvorecer. (pág. 112 – Conto: Um conto de um cometa num sonho de M.M. Simão)


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORes:

Quem acompanha o blog já sabe o quanto gosto de livros de contos por vários motivos: por serem curtos e ainda assim apresentarem um narrador e um enredo, por ser uma ficção ou fantasia, criada pelo autor de acordo com sua forma de pensar e porque são um deleite para leitura.
E com esse livro não foi diferente. Pude aproveitar cada relato de cada autor ao máximo, uns emocionaram mais que outros, porém todos são muito bons e bem escritos, além de terem sua própria forma de escrita e enredos diferenciados, entretanto, com algo em comum: o AMOR! E como não gostar de um livro que fala de amor? E aqui, vemos o amor em suas diversas formas, bem como suas dores e consequências, sua plenitude, companheirismo e felicidade (ou não...).
Não falarei de cada um em particular, caso contrário a análise ficaria imensa, imagina falar sobre 17 contos? Falarei sobre a sensação de prazer que senti ao ler o livro, a sensação que temos muitos autores nacionais que escrevem e se expressam tão bem que temos a impressão de fazer parte de cada conto, acompanhando as sensações ou augúrias.
Parabenizo o organizador que fez um trabalho excepcional, tanto na escolha dos textos, como na forma que são apresentados, mostra o amor...
Só poso recomendar a leitura para todos!


NOTA : 4,90 de 5,00



CITAÇÃO:

“ [...] Era também o primeiro amor dele, e primeiros amores são os mais difíceis de esquecer. (págs. 125/126)

“[...] Almas gêmeas sempre dão um jeito de se encontrar, mesmo que os caminhos pareçam difíceis.” (pág. 126 – Conto: Amor adolescente de Maria José Leite)

SOBRE O AUTORes:


ADRIANO SILVA Nasceu em Olaria em 1983 numa minúscula cidade do Interior de Minas Gerais. Formado em Letras e Literatura, cresceu por casas entre bananeiras, como na poesia de Drummond, as férias no sítio dos seus avós acarretaram forte influência em sua escrita, as brincadeiras com os primos o sabor da fruta apanhada direto do pé são presenças constantes em todas as construções de sua obra.
Aos 7 anos mudou-se para Juiz de Fora, cidade que ama e que a saudade caleja todos os dias. Reside atualmente em São João del Rei onde cursa pós-graduação em Literatura, cidade Histórica e com arquitetura rica para suas próprias construções.  Apesar de outras obras aprovadas para publicação, Lugar Comum é a que o deu mais prazer em conceber, algumas de suas crônicas foram escritas ainda na adolescência e conservam a inocência pueril das paixões e amores, dos passeios de bicicleta nas tardes de domingo da dor da perda daqueles que amamos e que ficaram na lembrança e na saudade, amiga implacável e cruel.
O desejo de escrever e pode parecer clichê a resposta para esta pergunta, sempre existiu, não consegue dizer com exatidão quando começou realmente a conceber seus primeiros rabiscos, acredita que foi durante as aulas de matemática, disciplina está que nunca teve qualquer aptidão, utilizava os cadernos para escrever e desenhar personagens de histórias que nasciam e gritavam dentro de sua cabeça para sair.
Espera que Lugar Comum transporte cada leitor aos lugares comuns da existência humana e que possam rir, chorar e dividir consigo a dádiva de estarmos vivos.


Andreia Evaristo nasceu em Curitiba (PR), mas já passou mais tempo de vida em Joinville (SC) que em sua cidade natal. Professora, formada em Letras, com pós-graduação em Linguagens, escreve desde os dez anos, quando, na escola, foi premiada com uma medalha por um livro artesanal produzido por ela. Já foi cantora de coral, bailarina de jazz, atriz de teatro, contadora de história... Há mais de dez anos, escreve em blogs. Desde setembro de 2015, escreve crônicas semanais para o jornal de maior circulação em sua cidade. Em 2016, lançou pela editora Areia o livro físico de Chiclete pra guardar pra depois (2º lugar no SIMDEC 2015). Também participou da antologia Escritor Profissional – volume 2, pela editora Oito e Meio, do Rio de Janeiro. Pelo Wattpad, em 2017, lançou Em pele de cordeiro.


Ariel Gomes, 20 anos, nascido em Guaratinguetá mas residente em Pindamonhangaba/SP. Jornalista em formação pelo UniFatea, amante da escrita e viciado em livros. Sei que a vida de escritor não será fácil, mas não posso deixar de lado todas as histórias que tenho pra contar. Ser publicado é um sonho que está virando realidade.


Diego Demetrius Fontenele nasceu em Brasília, Distrito Federal, em 1987. Graduado em Arquivologia pela Universidade de Brasília - UnB, atua na área de consultoria arquivística. Publicou o livro Despertar e outros poemas (2014) pela Chiado Editora, e participou de antologias poéticas pela Camara Brasileira de Jovens Escritores, Andross Editora, Scortecci Editora e Pastelaria Studios. 


FLAVIA PIMENTA Sul Mato-grossense de coração, essa Paulista ama ler e escrever.
Empresaria, casada e mãe de dois filhos, Flávia Pimenta dedica seu tempo livre a leitura e a escrita.
Tornou-se escritora por vocação, sua predileção ao mundo literário lhe possibilitou essa conquista.
Flávia já escreveu três livros e publicou “NO Seu Olhar”, seu romance de estreia.


Gabriel Tironi tem 19 anos, mora em Luiz Alves, Santa Catarina. Escreve desde pequeno, mas apenas há dois anos pensou em entrar no mercado editorial. Estudante de Ciências Sociais e futuro professor de sociologia.
Estará publicando no ano de 2017 em algumas antologias, incluindo na II Antologia de Poesia brasileira contemporânea.


Gislaine Alessandra de Souza nasceu e mora em Guarulhos - São Paulo e tem dezoito anos. Começou a escrever quando tinha dezesseis anos e daí em diante nunca mais parou. De um dia para o outro ela tomou gosto pela leitura e pela escrita. A cada dia que passa surge uma ideia de um novo livro. Não á muitas coisas para falar sobre ela, ela é amiga, compreensiva, sabe dar conselhos e ajudar quem ela quer. Seu maior defeito é ser perfeccionista.


Guilherme Tironi, 19 anos, de Luís Alves – Santa Catarina, cursa Matemática na Universidade Regional de Blumenau.


Nasci e me criei numa cidade do interior do Pará - Cametá. Lá, quando criança, não me cansava de ouvir histórias, contadas à luz de uma lamparina, o que, de certa forma, dava um ar de magia e mistério. Depois, passei a ler as fotonovelas de minha irmã, sempre às escondidas, pois, segundo minha mãe, eu ainda era muito pequena para ler essas coisas. Eu tinha, então, uns sete anos. Nos mudamos para Belém e aqui, por influência de uma mestra, fiz Letras. Sou professora e por causa da minha paixão pelos livros e por minha profissão foi que me aventurei a escrever. Já ganhei um prêmio da Prefeitura da minha cidade quando escrevi VAGAMENTE, poema inspirado na obra de Benedicto Monteiro "Verde Vago Mundo".
Sou Helena Girard.


Jéssica Milato da Costa nasceu na cidade de São Paulo vindo morar na cidade de Araras aos treze anos.
Aos vinte e seis anos decidiu escrever seu primeiro romance após refletir sobre a frase que diz: “O homem só alcança a plenitude da vida quando planta uma árvore, tem um filho e escreve um livro”.  A partir daí a ideia começou a sair do papel.
Casada e com dois filhos, iniciou O Fotógrafo no fim do mês de abril de 2015, postando os capítulos duas vezes na semana na plataforma Wattpad.
Teve a primeira edição de O Fotógrafo publicada e lançada durante a Bienal de 2015 que aconteceu na cidade do Rio de janeiro
Estudante de Direito, divide o tempo entre estudar e escrever.
Adora ler, e incentiva seus filhos a lerem também, pois acredita que uma criança que lê é um adulto que pensa.


Joice Cruz é a autora do livro Enclausurada, disponível pela Amazon, é mãe, esposa e escritora em período integral, tem a literatura como paixão desde muito jovem, quando observava o pai, sempre com livros nas mãos, seu maior exemplo. Romântica incurável, fator esse que prevalece destacado em sua escrita. Natural da cidade de Rancharia no interior do estado de São Paulo e residente atualmente na cidade de Cândido Mota, para onde acabou de se mudar.
Pela Editorial Hope, lançará seu livro Solo Sagrado, previsto para ainda esse primeiro semestre de 2017.


Jose David, tem 18 anos e nasceu em Alagoas. Ao sete desenvolveu sua primeira história e com o tempo foi adquirindo o gosto pela literatura. Autor de três livros e vários contos, é a primeira vez que participa de uma antologia.


Laura Florencio tem 16 anos, nascida no interior do Paraná e cursando o último ano do ensino médio. Aprecia a leitura desde que consegue se lembrar, mas a vontade de escrever só veio aos 10 anos quando resolveu dar continuidade em algumas de suas histórias preferidas em forma de fanfics e decidiu que amava isso. Assim, agora sua escrita permeia entre os gêneros de ficção e romance. E o prazer nessa arte da escrita tem se tornado cada vez mais frequente e enfrentando novos desafios.


M.M. SIMÕES Nascida em 1985 em São José do Rio Preto, mudou-se para Penápolis-SP em 1992 e naquela cidadezinha do estado de São Paulo fixou a sua residência desde então. Bacharel em Direito na Unitoledo Araçatuba, em 2009. E fez um ano de Letras, entretanto desistiu do curso para se dedicar plenamente à maternidade.
Trabalha como Gerente em Escola Estadual, Professora de Inglês aos finais de semana e mamãe em tempo integral.
Seu passatempo favorito é escrever sobre os mais variados temas nas redes sociais e aplicativos de leitura.
Fã de todos aqueles que se aventuram no universo paralelo da escrita.


Manu Saraiva, cearense, 33 anos, autora de Sigrid, A Princesa Atrapalhada e A Maldição de Bastet, entre outras histórias em andamento.


MARIA JOSÉ LEITE Nascida no início dos anos noventa, em Liberdade (MG), futura pedagoga e apaixonada por livros desde sempre. Divide seu tempo entre os estudos e a leitura, paixão que a motivou a criar o blog literário Pétalas de Liberdade


Paula L. Jackson é fascinada pelo mundo da literatura desde a infância, por isso decidiu deixar de ser apenas uma leitora voraz, para fazer parte do mundo da escrita a 7 anos atrás. Leitora assídua, escritora por amor. Faz das letras um caminho para adentrar outros mundos, viver histórias emocionantes, e colecionar dentro de si um número vastos de pessoas que para ela são pequenos fragmentos de si.
Quando está fora do universo das letras, se dedica a sua outra paixão, a área da saúde. Nascida no interior de Pernambuco, onde mora atualmente com sua família e cursa Bacharelado em Enfermagem.
Iniciou suas postagens em blogs e fóruns de Fanfics, e atualmente posta na plataforma digital Wattpad, onde tem as seguintes obras digitadas: “Duologia Meu pecado”, “Duologia Dança da vida” e “No meu céu”.



RAPHAEL MIGUEL, escritor com o nome de dois poderosos Anjos, publicou dezenas de contos, poemas e crônicas sobre os mais variados temas e gêneros, acumulando no currículo um total que soma mais de 40 títulos em apenas 2 anos de carreira. Apontado com destaque pela crítica especializada, é autor de dois livros; a fantasia contemporânea O Livro do Destino (Chiado Editora, 2016) e o romance adulto Ácido & Doce: A Rosa Fatal (Editora Xeque-Matte, 2017). Destemido, aceitou o desafio proposto pelo autor e organizador Adriano Silva e publicou o conto A Espera na Antologia Contos e Encontros do Coração (Editorial Hope, 2017). É apenas o início de sua jornada...

CHEIRINHOS
RUDY



20 comentários:

  1. Que lindeza de resenha, adorei!
    Parabéns miga!
    Aiiii amoooo livros românticos!
    E sendo contos, melhor ainda, pois lemos mais rápido e ainda podemos acompanhar mais história!
    Vou querer ler, com certeza!
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha! Na verdade gosto sempre de saber mais sobre livros e os seus autores, ler é uma delícia!
    bjss

    ResponderExcluir
  3. Rudy, que lindo!!! Fico extremamente contente ao saber que você leu essa antologia da qual tive a honra de participar. Muito obrigada pela resenha. Um grande abraço.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que lindoooo 😍😍😍 e fofo, pelo visto.
    Eu aprendi a gostar de romance. Leio bastante agora.
    Tbm não tenho o costume de ler contos, mas esses parecem tão amorzinhos. Estou apaixonada pela diagramação e gostei bastante das
    citações.
    Eu leria, com toda a certeza.
    Ps.:a resenha ta incrível.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que lindo! Primeiro essa capa que é um tudo, tento não julgar pela capa mas confesso que amo uma capa linda rs. Mas esses quotes? Amo contos, os de amor mesmo, aqueles mais românticos para os mais realistas por assim dizer, mexe muito comigo. Adorei a resenha, me deu muita vontade de ler e prestigiar esses autores que parecem maravilhosos do pouco que pude ler aqui. Muito incrível!

    ResponderExcluir
  6. Ola!!
    Eu adoro livros que falam de amor, adoro livros de romances e como são vários contos, vou adorar ler e curtir cada um com sua maneira de expressar o amor, acho linda essa capa e quero ler com certeza, Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  7. AHHH, conseguiu traduzir perfeitamente todo amor que emana de nosso Livro, obrigado pela resenha, realmente nem esperávamos, foi uma surpresa deliciosa. Resenha ficou linda e caprichada, feita de maneira super honesta e com uma visão avaliativa bem atenta.

    abraços de todos os autores.

    ResponderExcluir
  8. Adoreiiiiiii, você escreve super bem e deu mais luz à essa Antologia que já é linda!!!!!! Obrigada, obrigada!!!!! Um grande beijo Flávia Pimenta

    ResponderExcluir
  9. Ahhhh que lindeza!!! Que resenha mais incrível e detalhada... e meu nome ali �� muito grato!!!

    ResponderExcluir
  10. Que honra estar num post tão bacana como esse. 💜

    ResponderExcluir
  11. Um carinho �� Um amor �� Mais um encontro!
    Um misto de excitação e ansiedade ler a sua resenha. É incrível quanto temos a possibilidade de ler o nosso livro sob o olhar do leitor. Amei ��

    ResponderExcluir
  12. Não muito livro de contos. Gosto mais quando é livro de ficção, e que os personagens estão interligados um ao outro.

    ResponderExcluir
  13. Adoro ler contos, e respeito demais quem escreve contos pois acho bem mais difícil de sintetizar a ideia em um texto breve. Também gosto muito de ler autos que divergem de alguma maneira de mim, neste caso autores bem mais novos, eles nos ajudam a entender melhor o mundo atual.

    ResponderExcluir
  14. Olá Rudy!
    Eu não sou muito de livros de contos mas já li um e gostei muito. Fiquei bem apaixonada pela capa desse livro e os autores gostei de conhecer.

    Meu Blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  15. Oi Rudy!
    Achei a capa muito fofa, e quanto ao livro realmente como não gostar um pouquinho pelo menos de contos que falam de amor?!
    Que interessante a quantidade de autores, e acho que pela própria diversidade de autores é que alguns emocionam mais que outros.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catarina!
      O bom é que podemos apreciar o amor de vários pontos de vista.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  16. Seria um daqueles livros que só olhando a capa já sentiríamos vontade de ler. Se não bastasse isso todas as suas considerações só reforçam essa ideia. Eu também adoro contos e ter um livro reunindo autores diversos, cada um com seu estilo é mesmo muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Acho livros de contos bem produtivos.
      'Gratidão!
      Obrigada!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  17. Oi Rudy, tudo bem?
    Adorei conhecer o livro por aqui e já anotei a dica. Acho interessante verificar a obra e ver se me apaixono pela escrita dos autores.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CArol!
      O livro é ótimo!
      GRATIDÃO!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy