10/05/2018

DIVULGAÇÃO CULTURAL #58 - MELCHÍADES MONTENEGRO NOVO ROMANCE "NO CALIFADO DE CÓDOBA" EM MAIO

Olá alegres e felizes!


Por Adriana Crisanto Monteiro
            “No Califado de Córdoba” é o nome do novo romance do escritor Melchíades Montenegro (Editora Nova Presença, 2018) que será lançado nesta sexta-feira, 18 de maio, a partir das 17h, na Sede da União Brasileira de Escritores-UBE na Rua Santana, nº 202, Casa Forte, em Recife (PE).
O romance se passa em torno da Plaza del Potro, localizada na cidade de Córdoba, município da província homônima, na comunidade autônoma da Andaluzia, na Espanha. A praça possui uma fonte de um lado, que foi construída em 1577. No meio a escultura de um cavalo jovem, que dá nome a mesma. No entorno se encontra a Posada Del Potro, onde parte da trama acontece e os 53 personagens desfilam acontecimentos invisíveis.
            Políticos, padres, judeus, turistas, crianças, mulheres, um vendedor, a dona de um mercado, além de muçulmanos, soldados, ateus, islamitas, estagiários, jornalistas e outros tantos personagens se misturam a narrativa do “Califado de Córdoba”, que causa maior estímulo ao leitor para entender e querer chegar ao final do romance. Inventivo e bastante criativo o autor traz à tona questões importantes do mundo contemporâneo, como o terrorismo e o homofilismo, e também mostra questões sobre a guerra, religião, moral, amor, sexo e homossexualismo.
            “A curiosidade do autor leva-o a pesquisar os universos existenciais de judeus, cristãos e muçulmanos, para produzir uma ficção ancorada no real e no imaginário das três religiões e civilizações abraâmicas. Quanto à sua tenacidade, consiste na decisão de publicar um romance que provocará reações apaixonadas por motivos que o leitor descobrirá ao final deste livro impactante, surpreendente e até mesmo... bombástico!”, explicou Caesa Sobreira, professor de antropologia titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que escreve o prefácio da obra.
            Melchíades Montenegro se posiciona como um espetador dos fatos e narra tudo em diálogos de terceira pessoa. São ao todo 12 capítulos que chamou atenção de Gustavo Krause e escreveu o posfácio da obra, remetendo ao estilo impecável da escrita do autor.
            O Califado de Córdova (929/1031), que se escreve “V” em espanhol e pronuncia-se com “B” foi a forma de governo islâmico que dominou a maior parte da Península Ibérica e do Norte de África com capital em Córdova. O Califado sucedeu ao Emirado Independente instaurado por Abderramão I em 756. O título de califa foi reclamado por Abderramão III a 16 de janeiro de 929, que já era reconhecido como emir de Córdova. Todos os califas de Córdova foram membros da dinastia omíada, a mesma que detinha o título de emir de Córdova e governava praticamente o mesmo território desde 736.
            “Califa”, por sua vez, em árabe, significa o sucessor ou representante, o chefe do Estado em Califado, e na religião é considerado sucessor do profeta Maomé, na qualidade de guia ou líder temporal e espiritual da comunidade islâmica. Tradicionalmente, no Ocidente, tem sido considerado que um califa tem o mesmo status que um imperador. O Califado de Córdova foi à época de máximo esplendor político, cultural e comercial de Alandalus. O Califado perdurou oficialmente até 1031, ano em que foi abolido, após um período de revoltas, fragmentando-se em múltiplos reinos conhecidos como Taifas.

Sobre o autor
Melchíades Montenegro é natural de Pernambuco. É geógrafo, escritor e poeta, com vários artigos, contos, poemas e livros publicados. Montenegro é associado da União Brasileira de Escritores, Vice-Presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, e Acadêmico da Academia Recifense de Letras; da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda; da Academia de Artes e Letras de Pernambuco e da Academia Triunfense de Artes e Letras. Últimos livros publicados: Espreitando o paraíso (2ª edição); 16 poemas musicados (em português, inglês, francês, espanhol e italiano); O tempo e a fé; Cesário; Feliciana – um olhar no infinito e A grande pedra do céu.

Convite reduzido Melchiades Montenegro em Recife

SERVIÇO:
NO CALIFADO DE CÓRDOBA
Autor: Melchíades Montenegro
Editora Nova Presença
Edição de Luxo, capa dura, 228 páginas
Ano: 2018
Preço: R$ 50,00
Lançamento: Dia 18 de maio (sexta-feira)
Hora: 17h
Local: Sede da União Brasileira de Escritores (UBE)
Rua Santana, nº 202, Casa Forte, em Recife (PE).
Vendas: Livraria Ideia Fixa, Praça do Parnamirim, Galeria, Recife, PE e direto com o com o autor por meio do e-mail melchiadesmontenegro@gmail.com

Fonte: Divulga Escritor

cheirinhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA: 


"De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?." (Ernest Hemingway)

Comenta imagem 6

12 comentários:

  1. Parabéns pelo lançamento. Que dê tudo certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Halana!
      Obrigada!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Rudy uma pena morar tão longe...
    Desejo sucesso ao autor!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline!
      Também gostaria de morar mais perto.
      Obrigada!
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Parabéns pelo Lançamento do Livro, Muito Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      GRATIDÃO!
      Um maravilhoso final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Tenho visto muitas obras e lançamentos de autores de Pernambuco. Eu não conhecia esse e nem a editora e também desejo todo o sucesso com o lançamento. Parece ser bastante interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      GRATIDÃO!
      Um maravilhoso final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Parabéns pelo livro! Gostei parece ser bem interessante, cheio de história e curiosidades.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      GRATIDÃO!
      Um maravilhoso final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Parabéns pelo lançamento. Que ele faça um grande sucesso.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      GRATIDÃO!
      Um maravilhoso final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy