12/07/2018

RESENHA #41 - "UM CORPO NA BIBLIOTECA” - AGATHA CHRISTIE


LIVRO: "UM CORPO NA BIBLIOTECA”
TÍTULO ORIGINAL: “THE BODY IN THE LIBRARY”
AUTORA: AGATHA CHRISTIE
TRADUÇÃO: EDILSON ALKMIN CUNHA
EDITORA: NOVA FRONTEIRA
PÁGINAS – 184
  EDIÇÃO 2014
CATEGORIA: FICÇÃO POLICIAL INGLESA
ASSUNTO: SUSPENSE POLICIAL
ISBN: -  978-85-2093-653-5


CITAÇÃO:

“-Os quietos muitas vezes são os piores, assim afirma Jane Marple – disse a srta. Wetherby picantemente.” (pág. 40)


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Paisagem pegando fogo com um carro e abaixo um livro aberto.
Bem condizente com o conteúdo do livro.
Projeto gráfico de capa: Maquinaria Studio.

NOTA: 4,00 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas. A fonte usada no miolo é Bembo, corpo 10.
Conteúdo: prefácio; dezenove capítulos numerados e as divisões de capítulos feitas por algarismos romanos; sobre a autora; e, outros títulos da autora.
Publisher: Kaíke Nanne.
Editor de aquisição: Renata Sturm.
Produção: Adriana Torres, Ana Carla Sousa e Thalitaa Aragão Ramalho.
Projeto gráfico de miolo: Leandro B. Liporage.
Diagramação: Leandro Collage.
Acabamento: BROCHURA
Formato: 13.50 x 20.80 cm.
Livro impresso na China.

NOTA: 4,30 DE 5,00

- ESCRITA:

Narrativa descritiva em 3ª pessoa uniciente e desconhecida. Diálogos complementares e elucidativos com fluidez.
Muitos erros de ortografia, concordância e de tradução (o que em alguns trechos confundem um pouco). Merecia uma revisão mais apurada.
Preparação dos originais: Gustavo Penhaa, José GRilla e Bete Muniz.

NOTA: 3,50 DE 5,00

CITAÇÃO:

“-A natureza humana é sempre a mesma em toda parte, Sir Henry.” (pág. 91)

SINOPSE:

“O corpo de uma jovem é encontrado no tapete da biblioteca dos Bantry, às sete da manhã. A vítima é uma completa desconhecida e o casal Bantry decide chamar as autoridades para investigar o caso - e também, é claro, Miss Marple, detetive amadora e amiga da sra. Bantry.Tudo se complica ainda mais quando chega até eles a notícia de outra adolescente morta, carbonizada dentro de um carro incendiado em uma pedreira. Qual será a possível conexão entre os dois incidentes?

CITAÇÃO:

“-Sim, ela se rebelou contra sua escravidão ao passado, não foi? Afinal de contas, há tempo para tudo. Não se pode viver eternamente encerrado entre quatro paredes. [...]” (pág. 124)


RESUMO SINÓPTICO:

Na biblioteca da mansão Gossington Hall a criada ao ir abrir as cortinas,  encontra um corpo feminino, muito maquiado,  às 7:30h da manhã. Sobe para ir acordar os patrões: CORONEL BANTRY e a SRA. Conta o que está acontecendo e levantam muito a contra gosto para confirmar o ocorrido. O Coronel fica chocado ao descobrir que realmente tem um corpo em sua biblioteca, o lugar que costuma sentar-se ao lado da esposa para conversarem e tomarem seu chá.
A Sra. Bantry liga para a polícia e comunica ao policial PALk o ocorrido e em seguida, liga para sua vizinha, MISS MARPLE. Sabia que ela era perita em desvendar mistérios e queria que ela chegasse antes do chefe de polícia para observar o corpo.
MISS MARPLE observa cada detalhe na falecida e na cena do crime e como conhece todos no povoado, constata que ela não é de lá, talvez de Londres...Em seguida chega o chefe de Polícia CORONEL MELCHETT, acompanho do INVESTIGADOR SLACK. Como a morta parece uma jovem atriz, as suspeitas do crime recaem sobre BASIL BLAKE, vizinho dos Bantry e que trabalha no mundo teatral e cinematográfico. O Coronel Bantry se torna suspeito também, afinal o corpo foi encontrado em sua biblioteca e não houve arrombamento, apenas entrada forçada pela janela.
Outra jovem é encontrada carbonizada e esquartejada dentro de um veículo há poucos quilômetros do local do primeiro crime.
Resta agora saber se os crimes estão interligados e o que aconteceu realmente com as duas jovens...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Dizer que os livros da autora são bem escritos e com várias personagens principais e secundárias, é redundância. O estilo da Agatha é inconfundível e de certa forma seguem um mesmo padrão de construção, o que não quer dizer que seja previsível de forma alguma.
O livro traz um suspense desde os primeiros capítulos e um grande mistério que vai sendo aos poucos desvendado, trazendo no entanto, um final totalmente inédito e inesperado, causando surpresa ao leitor. É intrigante, instigante e carregado de tensão do início ao final.
Achei fabuloso a autora em seu prefácio, esclarecer um pouco de seu processo criativo, informando que não escreve sobre pessoas conhecidas ou situações vividas, mas pode observar as pessoas ao redor e dali surgir a ideia de um enredo, o que aconteceu no caso desse livro.
Duas coisas me incomodaram: a primeira é a revisão do livro, nossa, muitos erros que atrapalharam um pouco a leitura, e, o fato de Miss Marple passar boa parte do livro afastada, aparecendo no início e no final, para desvendar o mistério é claro.
De qualquer forma, sempre indico os livros da autora, porque é uma verdadeira aventura a leitura e grande entretenimento inteligente, nos colocando a pensar nas possibilidades e acompanhar os passos da investigação.

NOTA : 4,20 DE 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTORA:


Agatha Mary Clarissa Christie DBE (nascida Agatha Mary Clarissa Miller; Torquay, Devon, Inglaterra, Reino Unido, 15 de setembro de 1890 — Wallingford, Oxfordshire, Inglaterra, Reino Unido, 12 de janeiro de 1976), popularmente conhecida como Agatha Christie, foi uma escritora britânica que atuou como romancista, contista, dramaturga e poetisa. Destacou-se no subgênero romance policial, tendo ganhado popularmente, em vida, a alcunha de "Rainha/Dama do Crime" ("Queen/Lady of Crime", no original em inglês). Durante sua carreira, publicou mais de oitenta livros, alguns sob o pseudônimo de Mary Westmacott.
Segundo o Guiness Book, Christie é a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial em número total de livros vendidos, uma vez que suas obras, juntas, venderam cerca de quatro bilhões de cópias ao longo dos séculos XX e XXI[1], cujos números totais só ficam atrás das obras vendidas do dramaturgo e poeta William Shakespeare e da Bíblia. Segundo a organização Index Translationum, as obras de Agatha Christie já foram traduzidas, em levantamento recente, para mais de 100 idiomas em todo o mundo. Seu livro mais vendido, Ten Little Niggers (publicado no Brasil como "E Não Sobrou Nenhum", ou "O Caso dos Dez Negrinhos", e em Portugal como "Convite para a Morte" ou "As Dez Figuras Negras"), de 1939, é também, com cerca de 100 milhões de cópias comercializadas em todo o globo, a obra de romance policial mais vendida da história, além de figurar na lista dos livros mais vendidos de todos os tempos, independentemente de seu gênero.
Em 1971, foi condecorada pela rainha do Reino Unido, Elizabeth II, com o título de "Dame" (Dama) do Império Britânico, uma honra que consiste no equivalente feminino ao sir. No total, escreveu setenta e dois romances, sendo sessenta e seis deles do gênero romance policial e inúmeros contos, reunidos em quatorze coletâneas. É constantemente referida por seus emblemáticos personagens, incluindo o detetive belga Hercule Poirot e a idosa detetive amadora Jane Marple, ou Miss Marple.



CHEIRINHOS


RUDY



25 comentários:

  1. É sempre uma delícia ler Agatha Christie. Ainda não li esse, mas quero muito. É quase um crime não fazer uma boa revisão em uma obra dessa, aliás em qualquer obra. Incomodam muito os erros de concordância e revisão. Quando ainda tem erros de tradução fica pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Concordo também, uma boa editora tem de ter um bom revisor e tradutor.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Ano passado adquiri dois boxes com 5 livros da Agatha e dentre eles está um Corpo na Bibliteca, estava com pretensao de ler ano passado mas fiquei confusa com a ordem, me perdi nas pesquisas para saber por onde começar e assim deixei para frente a leitura. Nossa, ter erros de tradução sao horriveis, detesto quando isso acontece, parece q da uma freiada na leitura. Nao precido nem falar o quanto amo misterio, entao desvendar se existe a ligaçao entre os dois crimes, quem as matou e o porque ja fazem meus olhos brilharem, mas sei q nao farei a leitura esse ano.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran!
      Mas não precisa ler na ordem não, os livros são independentes totalmente.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Eu quero muito ler esse!
    Parece ser beeeem diferente e instigante, ainda mais tendo uma morte numa biblioteca! Mais que inusitado né!
    Gostei da sua resenha, me deixou mais ansiosa pra ler.
    Vou emprestar na biblioteca do bairro, tem uma coleção da Agatha linda lá!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Rudy, tudo bem com você? Eu gosto muito dos livros da autora, acho que seus enredos são bem escritos e prendem a atenção. E "Um corpo na biblioteca" não é diferente.
    Parabéns pela resenha.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol!
      É bem assim mesmo os livros dela.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Estou muito ansiosa para ler esse livro e me evolver na história. Sempre tenho um pouco de dificuldade para começar um livro dela, é muito difícil me prender no início, mas do meio para o final me envolvo completamente e devoro a história em pouco tempo. (Até se ganhar o top, meu maior desejo é esse livro rsrsrs)
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovana!
      Bom que gosta do estilo e da autora e torço para que consiga ler um dia.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Olá Rudy!
    Tenho lido mtos comentários positivos sobre o livro, o que me desperta mta vontade de conhecer tanto a escrita tanto o enredo, amei essa capa tbm.
    Já está nos meus desejados!
    Bjs!!


    https://aguardiadasresenhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline!
      Não leu Agatha ainda? Não sabe o que está perdendo...
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Olá Rudy!!
    Adoro os livros da Agatha Christie, e esse é bem do jeito que gosto com mistério do inicio ao fim e com final inesperado, Adorei a resenha e gostaria muito de ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Esse é ótimo mesmo, leia.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Oi Rudy,
    De fato, sinto que os enredos da autora seguem um padrão, mesmo não curtindo a leitura não nego queos personagens são bem moldados, só ela para conseguir colocar vários em um só livro, e dar sentido a todos eles.
    Confesso que fiquei bem curiosa pelo assassino, imagino que será que nem esperamos..
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vitoria!
      Uma pena que não gosta.
      GRATIDÃO!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Olá Rudy! Curto muito um suspense policial e gosto muito da escrita da Agatha Christie, estou doida pra ler esse livro e essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena!
      Tomara que consiga ler.
      GRATIDÃO!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Heloísa!
    Tomara que consiga ler.
    GRATIDÃO!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  11. A Agatha é inigualável. Com um jeito único de escrever, instiga a todos (ou quase todos) que leem suas obras.
    Esse eu ainda não li. Mas não é nenhuma surpresa o livro ser fabuloso. A rainha do mistério não decepciona.
    Amei a premissa. Espero que revisem logo...erros demais me incomodam profundamente.

    ResponderExcluir
  12. Olá Rudy!
    Agatha sempre imprevisível nos livros né...Eu obtenho um livro dela e pretendo muito ler.. Esse me deixou bem na curiosidade, uma trama bem desenvolvida e um mistério para resolve.. Gosto dos livros dela e da forma que ela cria os mistério, já ouvi muitos comentários positivos dela.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rudy!
    Poxa, que pena o livro está cheio de erros ortográficos e de tradução, penso que um livro da Rainha do Crime merecia mais atenção...
    Eu não "conheço" Miss Marple mas se ela é a personagem que investiga o mistério do corpo encontrado na biblioteca dos Bantry e qual sua ligação com o outro corpo encontrado em outro local é muito estranho a personagem aparecer apenas no início e no final do livro, deveria ter mais participação dela... Mas enfim, fiquei muito curiosa e já estou adicionando Um corpo na Biblioteca na minha lista de leitura. Valeu pela dica. Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Caramba, Rudy!!
    Já estou mega curiosa pra saber que é essa garota, quem a matou e como ela foi parar na biblioteca.
    Ficção policial sempre mexe com a gente. E acaba também despertando nosso lado investigador.
    É uma pena que um livro tão bom, tenha tido essa edição ortográfica 😕
    Mas, quando se trata dos livros da Agatha, todo mundo quer ler. Mesmo com as dificuldades da edição.

    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Incrível como ela conseguiu escrever tantos livros e, na maioria das vezes, eu não consigo adivinhar quem é o assassino. Um talento admirável!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy