06/12/2018

RESENHA #74 - “O SOM DO AMOR” - JOJO MOYES


LIVRO: “O SOM DO AMOR”
TÍTULO ORIGINAL: “NIGHT MUSIC”
AUTORA: JOJO MOYES
TRADUÇÃO: ADALGISA CAMPOS DA SILVA
EDITORA: INTRÍNSECA
PÁGINAS – 304
  EDIÇÃO NOVEMBRO 2016
CATEGORIA: ROMANCE INGLÊS
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-85-510-0066-3


CITAÇÃO:

“-Depois melhora – disse, e ele ergueu os olhos para ela de baixo daquele gorro de lã. – A vida. Às vezes pode ser uma merda, e quando a gente pensa que vai ser sempre assim, muda.” (pág. 275)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Um mulher tocando violino ao ar livre com a lua cheia por trás e céu estrelado
A capa tem tudo haver com a protagonista do livro, embora seja apenas uma ilustração.
Ilustração da capa: @Sarah Gibb.
Adaptação de capa: Aline Ribeiro/linesribeiro.com

NOTA: 4,50 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas e letras um pouco abaixo da média (Electra LH).
Conteúdo: dedicatória; pensamento; vinte e cinco capítulos numerados; epílogo; e, agradecimentos.
Preparação: Luís Curvão.
Diagramação: Kátia Regina Silva/Babilonia Cultura Editorial.
Impressão geográfica.
Papel de miolo: Pólen Soft 70G/M²
Papel de capa: Cartão supremo alta alvura 250G/M²
A diagramação é simples, porém eficiente.

NOTA: 4,50 de 5,00


- ESCRITA:

Narrativa descritiva em terceira pessoa e diálogos complementares.
Embora seja uma escrita de fácil entendimento e muito descritiva, com detalhes, o início foi um tanto lento.
Alguns poucos erros de concordância e ortografia que não atrapalham a leitura.
Revisão: Marcela de Oliveira.

NOTA: 4,30 de 5,00


CITAÇÃO:

“[...] Todo mundo sobreviveu. Todo mundo sobreviveu. E de uma coisa eu sei, algo que aprendi nesse último ano é que a gente deve aproveitar todas as oportunidades de ser feliz.” (pág. 293)

SINOPSE:

“Matt e Laura McCarthy são obcecados pela ideia de herdar a Casa Espanhola — uma construção malcuidada e quase em ruínas no condado de Norfolk, interior da Inglaterra, que tem um valor simbólico para os moradores locais. Para atingir esse objetivo, Laura, a mando do marido, faz todas as vontades do velho Sr. Pottisworth, o proprietário. Entretanto, como o homem nunca deixou nada por escrito, quem acaba por herdar a casa é uma parente distante, Isabel Delancey.
Primeiro violino na Orquestra Sinfônica Municipal, em Londres, Isabel tinha uma vida tranquila com seus dois filhos e o marido, mas tudo virou de cabeça para baixo quando ele morreu em um acidente de carro e deixou uma grande dívida. Sua única oportunidade de recomeço é fincar moradia na Casa Espanhola — algo que o casal McCarthy vai tentar impedir a qualquer custo.
O som do amor é um romance sobre obsessão, manipulação, segredos e paixões. Por meio de personagens carismáticos e capazes de tudo para realizar seus objetivos, Jojo Moyes mantém seu estilo inconfundível em uma brilhante história de recomeços.”

RESUMO SINÓPTICO:

ISABEL DELANCEY é a primeira musicista  de violino da Sinfônica em Londres. Está afastada por um tempo, pois o marido LAURENT, faleceu e sente demais sua falta, não apenas como companheiro, mas como pai dos filhos KITTY de 15 anos e THIERRY de 10 anos (que ficou mudo após a morte do pai), e, como administrador das contas da casa. Laurent não deixava que ela se preocupasse com nada, apenas com treinar seu violino. MARY agora é a única que continua a ajuda-la, pois foi contratada desde o nascimento de Kitty e auxilia na criação dos filhos e faz os serviços da casa. Sem Laurent ela não sabe o que fazer... Recebe a visita do SR. CARTWRIGHT, contador de Laurent, informando que há muitas dívidas a serem pagas, que ela deve tirar as crianças da escola e coloca-las em escola pública, demitir Mary e tentar vender a casa para liquidar as dívidas, ou seja, está falida. Ela não sabe o que fazer... Quando a filha Kitty mostra uma carta informando que herdou a Casa Espanhola de um tio distante, no interior de Londres. Resolve então se mudar para lá. Acredita que seja uma nova oportunidade, mesmo porque, não tem mais para onde ir.
SR. POTTISWORTH é um velho ranzinza e excêntrico, dono das ruínas da Casa Espanhola e mora lá sozinho. BYRON um ex-detento que preta serviços avulsos na região, o ajuda para comprar guloseimas e iguarias na cidade, que ele mantém escondidas no armário. Se aproveita da ambição dos vizinhos LAURA E MATT MCCARTHY em quererem possuir a Casa Espanhola, para que o alimente e cuide dele. Há nove anos tem a árdua função de preparar e levar comida para SR. P, mas já está em seu limite, não aguenta mais a ousadia e rabugice do velho. Matt a convence em continuar a cuidar dele, pois está decrépito e logo irá morrer. Nem imaginam que Sr. P é astuto e quando Laura volta para casa após o jantar, ele vai ao armário comer chocolate, acaba escorregando e morrendo...
Laura e Matt logo acham que ficarão com as terras através do testamento, porém como esse nunca foi encontrada, o governo descobre que Isabel é sua única herdeira viva e por direito as terras serão dela...
Quando Isabel chega na Casa Espanhola, a decepção é grande. O prédio está em ruínas, não tem água encanada, nem sequer chuveiro ou banheira para se tomar banho, o fogão a gás não acene e as paredes estão todas rachadas. A propriedade precisa de uma reforma geral e ela nem dinheiro tem para isso, ainda assim, acredita que é uma nova oportunidade, mesmo com a revolta de Kitty...


ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA:

Gosto muito dos enredos criados pela autora, já tive oportunidade de ler outros livros dela e aqui não é diferente.
Embora o início seja um tanto lento, pelo menos achei, talvez pelo fato de a princípio não ter gostado muito de Isabel, aos poucos o livro vai tomando rumos inesperados e traz grandes reviravoltas, dramas, situações drásticas e extremas, além de romance, é claro.
As personagens são muito bem construídas, inclusive as secundárias, assim como toda a trama e desenvolvimento. Traz assuntos bem relevantes como novos começos, perdas, amizade, reconquistas, mostra o quanto as pessoas são capazes de prejudicar as outras por causa de um pedaço de terra. Chocante!
O que não gostei muito foi o fato de Isabel ser uma mulher totalmente alienada do mundo real, pensava apenas em tocar seu violino e não se importava com as coisas de casa e com os filhos, não sabia lidar com dinheiro e pagamentos, a filha Kitty sim, é uma garota esperta e inteligente que auxiliava a mãe o máximo que podia. Fiquei me perguntando se existem pessoas como Isabel? O bom é que ao perceber que nada seria mais como antes e que ela precisava dar suporte aos filhos, ela vai tentando mudar e consegue, se tornando uma mulher um pouquinho mais esperta, porém ainda muito ingênua em relação as pessoas. Não percebeu em nenhum momento toda a maldade e perversidade que se apoderava de Matt, com inveja por ela ter herdado o que ele achava ser dele...
E embora goste de textos descritivos, o excesso de descrição sobre os detalhes da casa em ruínas, por vezes se tornava maçante. 
Já falei demais e não quero soltar spoilers.
O livro é bom, porque vale como alerta sobre a ambição das pessoas e que tudo pode ser resolvido de uma forma ou de outra, mesmo quando se acha que não há solução imediata.
Gostei da construção do romance e do final também. E porque não é apenas um bom romance, tem outras nuances bem interessantes.
Recomendo a leitura.

NOTA : 3,80 de 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE A AUTORA:

Foto -Pauline Sara Jo Moyes

Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Trabalhou como jornalista por dez anos, nove deles no jornal The Independent, de onde saiu em 2002 para se dedicar integralmente à carreira de escritora. Como Eu Era Antes de Você, seu romance de maior sucesso, ocupou o topo da lista de mais vendidos em nove países e foi adaptado para o cinema. Com mais de 20 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Jojo Moyes é uma das poucas escritoras a ter emplacado três livros ao mesmo tempo na lista de best-sellers do The New York Times. A autora mora em Essex, na Inglaterra, com o marido e os três filhos.


CHEIRINHOS


RUDY



18 comentários:

  1. Eu amei esse livro!! Achei que no final de toda a trama, Isabel finalmente exerceu seu papel de mãe. Percebeu que era hora de mudar e se tornar uma mulher forte.
    Eu até entendi seu comportamento no início. Afinal de contas, de repente ela estava viúva, com dois filhos para criar e praticamente falida. Ela era acostumada a uma vida totalmente diferente da que tinha agora na casa velha.
    E eu achei o final bom. Uma história de ganância, mostrando que isso só leva as pessoas à ruína.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Tá na minha lista pra ler pq eu amo a nojo,amei a resenha só me fez quer trapacear a lista de leitura🤦‍♀️

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Vou colocar este na minha lista de leitura! :)

    Um abraço!
    https://aartedaartesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!!
    Gosto muito dos livros da Jojo Moyes, esse livro esta na minha lista de desejados!!
    Gostei muito da resenha, também acho que hoje em dia as mulheres tem que estar atenta a tudo em uma casa, saber lidar com as finanças, filhos e ser esperta, ainda bem que a Isabel mudou um pouco e se tornou uma mulher mais forte!!

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ler ele, mas achei a Isabel muito lenta e chata, daí parei.
    Mas quero continuar um dia kkkkk
    Acho meio cansativo mesmo os livros da Jojo.
    É importante mesmo estarmos sempre atentos em quem deixamos entrar nas nossas vidas, infelizmente, tem muita gente má e interesseira que só quer nosso mal, se fingindo de amiga.
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu li somente um livro da Jojo e gostei bastante. Ganhei um outro, mas ainda não chegou e teria oportunidade de conferir outro trabalho. O excesso de descrição em coisas não relevantes realmente se torna cansativo, embora ainda prefira o excesso do que os enredos muito superficiais. Parece ser um enredo bem interessante, realmente as pessoas são capazes de muitas coisas quando envolve bens materiais.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rudy,
    É um enredo bem original, e não tenho dúvidas de que bem escrito, porque gosto da forma que a Jojo move suas histórias, mais olha, quanto personagem chato viu kkkk Não só a Isabel pela ingenuidade, o casal pela inveja, que percebo se mantém quase no livro todo, também parece cansativo.
    Queria entender qual a ligação do título com a história kkkk
    Apesar das ressalvas, quero ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudy! Estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita da Jojo, trama bem interessante e original, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Vou colocar este na minha lista de leitura,pois quero muito ler depois dessa renha então to ainda mais curiosa

    ResponderExcluir
  10. Que capa linda! Quanto ao livro, não gostei tanto. Já havia ouvido falar da autora, então, não sei, esperava mais.

    ResponderExcluir
  11. Não goste tanto do livro como achei que fosse gostar mas foi uma leitura bastante interessante. Não consigo tanto amar os livros da autora como os outros. Mas gostei de ter uma musicista na narrativa

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    A capa é linda. Gostei dos assuntos que são tratados nessa obra. Principalmente a ambição pelas terras

    ResponderExcluir
  13. Se eu te disser que tenho medo de ler outros livros da Jojo? Kkk super tenho, pq já li a trilogia do "Como eu era antes de você" e não desenvolvi interesse por qualquer outra obra dela, e não inicio nenhum com medo de estragar a imagem que tenho da Jojo.
    E com esse livro não é diferente... pode até ser interessante, mas não me instiga a ler.

    ResponderExcluir
  14. Halana!
    Bem, cada um tem sua forma de ver, não é mesmo?
    Pense, antes de falar ou agir.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  15. Oiii ❤ Ainda não li nenhum livro da Jojo Moyes, apesar de estar ensaiando para ler Como eu era antes de você já faz tempo.
    Esse é um daqueles livros que eu compraria pela capa de tão linda e delicada que ela é.
    Achei a história bem original, espero que as coisas melhorem para Isabel.
    Realmente, fica um tanto quanto maçante quando tem muita descrição em livros.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  16. Olá, Rudy! ♡ Nossa, acho essa capa tão linda!
    Ainda não li nada da autora, já tentei começar Como Eu Era antes de Você, uma vez, mas logo no primeiro capítulo, senti que a história não me cativou, não consegui me conectar com a escrita da autora, nem com a história.
    Quero sim dar uma chance a esse livro e espero dessa vez conseguir me conectar com a história, gostei bastante da premissa de O Som do Amor.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Como eu era antes de você é bem triste.
      Espero que consiga ler esse, é bom demais.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy