24/04/2019

DIVULGAÇÃO CULTURAL #35 - Ópera Rock baiana apresenta versão alternativa para a origem do homem

Olá alegres e felizes!

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

"ANUNNAKI – Mensageiros do Vento": animação de Fabrício Barretto resgata narrativa da primeira civilização humana conhecida.

Com música da banda Mensageiros do Vento, a animação baiana "ANUNNAKI" ganha exibição especial na Sala Walter da Silveira, no dia 27 de abril (sábado), às 17h, com entrada gratuita. Trata-se de uma ópera rock livremente inspirada nas traduções das tabuletas de argila da Suméria, a primeira civilização humana conhecida.

O filme conta a saga dos Anunnaki, "aqueles que do céu para a terra vieram". Vindos de Nibiru, os Anunnaki buscam o ouro da Terra para solucionar o desequilíbrio na atmosfera de seu planeta natal. E assim criam a espécie humana, ao misturar seus genes a uma raça nativa, com o objetivo de obter trabalhadores para as minas de ouro. Então uma nova aproximação de Nibiru provoca um dilúvio que quase extermina a humanidade, que logo em seguida enfrenta outro grave perigo: disputas de poder entre os Anunnaki, culminando na deflagração de armas nucleares.

O longa metragem (90 min), foi lançado com grande êxito em setembro de 2016, com patrocínio do Fundo de Cultura (SECULT/BA). A animação teve exibição no Espaço Itaú de Cinema (Cine Glauber Rocha) e rendeu diversas reportagens nas TVs e jornais baianos, além de matérias elogiosas em sites do mundo inteiro, nos mais diversos idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, russo, chinês e polonês, entre outros. Disponibilizadas na Internet, as 28 músicas ou episódios que compõem a ópera rock animada já totalizam mais de dois milhões de visualizações no YouTube.

Gênesis
A obra vem despertando tanto interesse devido à ousada proposta de contar uma versão alternativa para a origem do homem através de um musical em animação. A história do filme é inspirada nos estudos de Zecharia Sitchin e de outros pesquisadores da Suméria e dos Anunnaki. As tabuletas sumérias representam o mais antigo registro histórico conhecido, sendo anteriores em no mínimo 2.000 anos aos livros do Pentateuco ou Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia. E é por isso que a trama contada nas tabuletas sumérias é tão intrigante e desafiadora, pois é semelhante até os mínimos detalhes às narrativas da criação do homem e do dilúvio contidas no livro do Gênesis, contudo com uma perturbadora diferença: a humanidade teria sido criada à imagem e semelhança de seres extraterrestres.

O filme foi dirigido e teve todos os desenhos e animações feitos por Fabrício Barretto. O roteiro, as músicas e letras foram feitas por Fabrício juntamente com seu irmão Fabio Shiva. Esta dupla de compositores foi responsável por outra ópera rock marcante: o álbum "VIDA - The Play of Change" (2002), da banda Imago Mortis, lançado internacionalmente e considerado um dos melhores discos de heavy metal já gravados no Brasil.

Serviço
"ANUNNAKI - Mensageiros do Vento", ópera rock em animação, na Sala Walter da Silveira, dia 27 de abril (sábado), às 17h. Sessão com entrada gratuita.

Onde
Sala Walter da Silveira - Rua General Labatut, nº 27 - subsolo da Biblioteca Pública dos Barris. Fone: (71) 3116-8124.

Contatos com a banda:
Fabíola Campos – (71) 3249-8503 / 99649-9442
YouTube:
https://youtu.be/bBkdLzya3B4

-- 

cheirinhos
Rudy

Resultado de imagem para Comenta

11 comentários:

  1. Finalmente um evento na minha cidade... aeeeeeeeeeeee rsrsrs
    Parece que vai ser muito bom!!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      Se for, me conta como foi.
      Boa sorte!
      Bom domingo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. Que legal!
    Fiquei com vontade de ir, bem interessante!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Interessante mesmo.
      Boa sorte!
      Bom domingo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy!!
    Muito bacana esse evento, gostaria de ir se tivesse oportunidade!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      É meu sonho participar de um evento desses.
      Boa sorte!
      Bom domingo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Respostas
    1. Fabio!
      uem agradece sou eu.
      Boa sorte!
      Bom domingo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Que legal, Rudy. É sempre bom ver um trabalho criativo que mostra que a gente sempre pode se surpreender com a arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Arte é bom demais e bem feita, melhor.
      Boa sorte!
      Bom domingo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Perdi o evento.
    Bem pertinho de mim. Achei bem interessante. Pena que vi tarde demais.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy