25/05/2019

RESENHA #32- “ALMAS GÊMEAS” - NICHOLAS SPARKS


LIVRO: “ALMAS GÊMEAS”
TÍTULO ORIGINAL: “EVERY BREATH”
AUTOR: NICHOLAS SPARKS
TRADUTOR: FERNANDA ABREU
EDITORA: ARQUEIRO
PÁGINAS – 272
 EDIÇÃO 2018
CATEGORIA: FICÇÃO AMERICANA
ASSUNTO: ROMANCE
ISBN: - 978-85-8041-863-7

Almas Gêmeas

CITAÇÃO:

“O destino que mais importa na vida de qualquer um é aquele relativo ao amor.” (pág. 09)

“[...] Desconfio que a maioria das pessoas carrega uma pergunta persistente: E se tivesse feito o que meu coração mandou¿ E não há como saber realmente a resposta. Afinal, uma vida não passa de uma série de pequenas vidas, vividas um dia por vez, e cada um desses dias invariavelmente envolve escolhas e consequências. Pedacinho por pedacinho, essas decisões ajudam a formar a pessoas que nos tornamos.[...]” (pág. 14)

“[...] Era o tipo de pessoa que ficava acordada durante a noite pensando nas diversas possibilidades e tomando decisões hipotéticas sobre praticamente tudo. Isso lhe dava a sensação de estar de alguma forma mais bem-preparada para o que pudesse acontecer, mas o lado ruim era que levava a uma vida que às vezes ia passando de preocupação em preocupação. [...]” (pág.38)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Cartas antigas amarradas por um cordão vermelho e ao fundo céu e mar azul (quase não dá para se ver, ficou como uma moldura).
Muito embora a capa tenha haver com toda a história, achei um tanto insípida.
Capa: Flag/Hachette Book Group, Inc.
Adaptação de capa: Ana Paula Daudt Brandão.
Imagens da capa: Linda Pugliese (cartas), Pawel Kazmierczak/Shutterstock (paisagem), TADDEUS/Shutterstock (papel da quarta capa).

NOTA: 4,00  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas e as letras pretas na média.
Conteúdo: dedicatória; Almas Gêmeas; dividido em duas partes numeradas em romano e capítulos com títulos e mini logotipo de carta; epílogo; nota do autor; agradecimentos; e, outros títulos do autor.
Diagramação: Abreu’s System.
Impressão e acabamento: RR Donnelley.

NOTA: 4,50 DE 5,00

- ESCRITA:

Narrativa descritiva em terceira pessoa e diálogos complementares.
A linguagem é simples, de fácil entendimento, com cenários e personagens bem descritos, sentimentos arraigados e profundos.
Alguns pequenos erros de ortografia e concordância, nada que interfira no entendimento mesmo precisando de uma nova revisão.
Revisão: Mariana Rimoli e Tereza da Rocha.

NOTA: 4,00 DE 5,00

CITAÇÃO:

“[...] Se você ama uma pessoa, deixe-a ir, e se ela voltar é porque também ama você. [...]” (pág. 44)

“[...] Wiston Churchill certa vez descreveu a preocupação como um filete de medo que percorrer a mente e que, se for encorajado, abre o sulco pelo qual todos os outros pensamentos são drenados.” (págs. 90/91)

“As lembranças são um portal para o passado, e quanto mais estimadas as memórias, mais o portal se abre.[...]” (pág. 173)



SINOPSE:

“Hope Anderson está numa encruzilhada. Aos 36 anos, ela namora o mesmo homem há seis, sem perspectiva de casamento. Quando seu pai é diagnosticado com ELA, Hope resolve passar uma semana na casa de praia da família, na Carolina do Norte, para pensar nas difíceis decisões que precisa tomar em relação ao próprio futuro.
Tru Walls nasceu numa família rica no Zimbábue. Nunca esteve nos Estados Unidos, até receber uma carta de um homem que diz ser seu pai biológico, convidando-o a encontrá-lo numa casa de praia na Carolina do Norte. Intrigado ele aceita e faz a viagem.
Quando os dois estranhos se cruzam na praia, nasce entre eles uma ligação eletrizante e imediata. Nos dias que se seguem, os sentimentos que desenvolvem um pelo outro os obrigam a fazer escolhas que colocam à prova suas lealdades e reais chances de felicidade.”

CITAÇÃO:

“[...] O romantismo de verdade era espontâneo, imprevisível e podia ser tão simples quanto ouvir um homem ler uma carta de amor encontrada numa caixa de correio solitária numa tarde chuvosa de setembro.” (pág. 184)

“[...] A vida parecia um número infinito de peças de dominó dispostas a tombarem no maior chão do mundo, uma peça conduzindo inevitavelmente à seguinte.[...]” (pág. 202)

“[...] Queria que as pessoas soubessem que o amor muitas vezes fica à espreita, pronto para florescer quando menos se espera.” (pág. 206)


RESUMO SINÓPTICO:

HOPE ANDERSON tem 36 anos e seu maior sonho é casar e ter filhos. Namora há seis anos com um médico muito ocupado e que nos momentos de folga, prefere ficar com os amigos do que com ela. Terminam e voltam o namoro várias vezes. Agora mesmo estão em uma fase de término. Ela foi convidada para ser madrinha de casamento de uma das amigas, porém ele resolve não ir com ela para ir se divertir com os amigos. Ao mesmo tempo descobre que o pai está com uma doença degenerativa, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e resolve aproveitar o casamento da amiga para passar uns dias na casa de praia da família na Carolina do Norte. Precisa colocar as ideias em ordem e tomar um rumo em sua vida.
TRU WALLS nasceu numa família rica no Zimbábue e trabalha nas reservas florestais por toda África. Foi casado e tem um filho e procura trabalhar perto dele para poder dar assistência e tem sua ex-esposa como melhor amiga. Nunca havia saído da África até receber uma carta de seu pai biológico, pedindo para ir encontrá-lo em uma casa de praia na Carolina do Norte. Ele resolve ir aos EUA e descobrir porque o pai quer conhece-lo, já que nunca o havia procurado.
Hope e Tru acabam se conhecendo na praia e logo percebem que tem uma conexão eletrizante e improvável. Nos poucos dias que passam juntos, descobrem muitas coisas em comum e um grande amor nasce entre eles, porém Tru não pode dará Hope a única coisa que ela quer na vida...
Qual será o futuro deles¿


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Sei bem que o Nicholas Sparks é um daqueles escritores polêmicos, uns gostam, outros não. Estou entre aqueles que amam seus enredos e sua criatividade. Sempre com uma grande história de amor bem escrita e envolvente, dramas familiares que envolvem dor, sofrimento ou doença familiar e uma combinação perfeita de sucesso, pelo menos para mim.
Nesse livro não é diferente e ainda traz o acréscimo de uma parte da história ser ambientada em um local verdadeiro chamado Ama Gêmea, onde as pessoas e visitantes, costumam deixar cartas, cartões, receitas, recados, o que desejarem para que outras pessoas possam ler, levar  ou deixar algo por lá. Como amo cartas, já fiquei curiosíssima para um dia poder conhecer esse lugar. E a forma como todo enredo fictício foi criado nessa ambientação, me deixou curiosa.
Bem, apesar de todo drama que envolve a família da protagonista, por causa da ELA e por causa de todo drama familiar da família do protagonista, a história traz um certo nível de tensão e dor que permeia todo enredo, bem como, o amor que nasce em meio a tantas dúvidas, mas trazem a certeza do verdadeiro amor. Reconheço que tudo é bem sofrido, doloroso, mas ao mesmo tempo, intenso e forte. Sem contar que Nicholas nos proporciona uma verdadeira viagem pela África, pela cultura africana fantástica. Uma viagem excepcional!
E o final... Ah! O final... Além de totalmente inesperado é tão delicado e sublime, mesmo que triste, mas nos faz repensar nossas prioridades na vida, se devemos ou não seguir nossa vontade e nosso coração em busca da nossa felicidade, bem como nos mostra como nunca é tarde para viver um grande amor...
Recomendo a leitura sempre dos livros do Nicholas.


NOTA : 4,80  DE 5,00

Resultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojis

Resultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojis

SOBRE O AUTOR:

Foto -Nicholas Sparks


Nicholas Sparks nasceu em 1965 em Omaha, Nebraska. Cresceu em Fair Oaks na Califórnia e vive actualmente na Carolina do Norte com a família. Foi durante algum tempo delegado de informação médica até que Theresa Park, agente literária, decidiu começar a representá-lo, vendendo os direitos do seu primeiro romance O Diário de uma Paixão (The Notebook) à Warner Books. O sucesso foi imediato e a obra permaneceu durante 56 semanas consecutivas nos tops americanos. Seguiram-se livros como As Palavras que Nunca te Direi (Message in a Bottle) e Um amor para recordar (A Walk to Remember), Corações em Silêncio (The Rescue) também eles sucessos editoriais de grandes proporções, tendo o primeiro sido adaptado para versão cinematográfica pelo próprio autor.


CHEIRINHOS

RUDY




15 comentários:

  1. Amo as histórias do Nicholas Sparks. Com certeza Alma Gêmea é uma ótima leitura.
    Adorei a resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler!
    Parece ser um dos mais lindos, tocantes e fortes do tio Nick.
    Também adoro os livros dele!
    Ansiosa para ler!
    O final é triste? kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy! Estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita do Nicholas Sparks, cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mega emocionante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!!
    Adoro os livros do Nicholas Sparks, todos com muito sentimento e sensibilidade, quero muito ler Alma Gêmea!! Adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Os livros desse autor é sempre incríveis, eu quero muito ler e olha que sou fã dos filmes que são adaptado das obras deles.. Adorei muito a historia e me deixou muito curiosa para ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Faço parte do time que não gosta dele. É até complicado comentar resenhas sobre as obras dele, pq realmente pego distância. Não é desgosto sem embasamento...já li e realmente odiei... então vai de gosto msm kkk

    ResponderExcluir
  7. Oiii ❤ A história parece realmente boa e os personagens envolventes, mas não sou muito fã dos livros do Nicholas Sparks. Desde que li Querido John e me decepcionei tanto com a escrita do autor quanto com o final do livro, não li mais nada dele.
    Gostei bastante da capa, achei bem delicada ❤ Não tenho vontade de ler mais nenhum livro do Nicholas, mas nunca diga nunca né rsrsrs, quem sabe um dia eu leio...❤

    ResponderExcluir
  8. Eu li somente um livro do Nicholas e gostei demais. Realmente me senti parte do enredo, íntimo das personagens e é tudo isso que procuramos ao ler um livro. Também fiquei curioso por esse lugar onde a história se passa chamado Alma Gêmea. Outra coisa que gostei é mostrar um pouco da África.

    ResponderExcluir
  9. Amo Nicholas Sparks!!! Esse livro ainda não li, espero ganhá-lo aqui...rsrsr
    Amei sua resenha, fiquei ainda mais louca por esse livro..
    Tenho quase todos e super recomendo assistir os filmes, na minha opinião o melhor é "O Melhor de mim".

    ResponderExcluir
  10. Olá, Rudy! Apesar de já ter lido três livros do Nicholas Sparks, não acho que posso me considerar uma fã dele. Gosto da escrita dele, mas infelizmente não consigo me envolver totalmente com suas histórias.
    Gostei bastante da premissa de Almas Gêmeas, mas no momento acho que não estou na vibe de ler algo do Sparks. Mas quem sabe um dia, né? ♡
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Rudy ja li pelo menos quatro livros dele não sou muito fã dele não.A escrita dele e boa mas não sei por que não consegue me prender não.Ja até tentei ler de novo esses mesmo livros para ver se não e era rança atoa. kkkk,Mas não,ele não me prendem na leitura.

    ResponderExcluir
  12. Oi rudy amo muito esse autor mas esse é um livro que eu não tenho sua resenha está ótima e espero que logo logo eu consiga ler beijos

    ResponderExcluir
  13. Não li nada desse autor, mas tenho curiosidade de conhecer seus livros e esse não seria diferente, fiquei muito curiosa para conhecer, por causa da premissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      Parece muito bom.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy