04/01/2020

RESENHA #01 - “EM QUEDA LIVRE” - JULIE JOHNSON


LIVRO:  “EM QUEDA LIVRE”
TÍTULO ORIGINAL: “LIKE GRAVITY”
AUTORA: JULIE JOHNSON
TRADUTOR: CAROLINA CAIRES COELHO
EDITORA: PAUSA
PÁGINAS – 284
  EDIÇÃO 2019
CATEGORIA: FICÇÃO NORTE-AMERICANA
ASSUNTO: ROMANCE JOVEM ADULTO
ISBN: -  978-85-9374-569- 0

Em Queda Livre

CITAÇÃO:

“-Bom, pela minha experiência, as coisas de que mais temos medo acabam sendo as que mais valem a pena – disse  a Dra. Angelini, esboçando um sorriso.” (pág. 92)

“Existe uma música para todos os sentimentos, amor. Toda lágrima, todo sorriso, toda dor e toda vitória. A música toca a alma e a despe. É nossa própria essência. Mesmo que você não tenha ninguém a quem recorrer e se sinta sozinha, lembre-se de que pode encontrar conforto em baladas e melodias, serenatas e canções de amor.” (pág. 99)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Uma jovem como se estivesse em meio a um redemoinho, todos os móveis, bolsa e outros objetos estão ‘voando’.
O sentido da capa é bem pertinente com os sentimentos da protagosnista.
Capa: Alexandre Nuns (sobre imagem de Zastolskiy Victor/Shutterstock).

NOTA: 5,00 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

As folhas são amareladas com letras pretas medianas Adobe Garamond Pro.
Conteúdo: dedicatória e pensamento; prólogo; vinte capítulo numerados e com título e diagrama de um vidro estilhaçado por um tiro; epílogo; agradecimentos; sobre a autora; e, playlist.
Diagramação: Larissa Carvalho Mazzoni.

NOTA: 4,80  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em primeira pessoa pela protagonista com diálogos dinâmicos complementares.
A linguagem é bem moderna, de fácil entendimento, bem compreensível e envolvente, em alguns trechos até poético e a música complementa todo enredo.
Revisão: Lígia Alves e Thiago Mlaker.

NOTA: 4,70  DE 5,00

CITAÇÃO:

“[...] – O pesar é um soco no peito. Ele rouba nosso ar, bate com tanta força que a gente acha que nunca mais vai ficar de pé. E não é só por estarmos sofrendo por uma morte, uma decepção amorosa ou uma perda: estamos sofrendo por causa da mudança. Estamos sofrendo pela vida que poderia ter tido se as coisas não tivessem ficado totalmente zoadas ao longo do caminho.” (págs. 134/135)

SINOPSE:

“A jovem de 20 anos Brooklyn “Bee” Turner já conhece o luto. Depois de testemunhar o brutal assassinato de sua mãe aos seis anos, Brooklyn cresce mantendo todos à distância. Quando tropeça, literalmente, em Finn Chambers - o vocalista de uma banda local e o homem que atrai todas as mulheres do campus - ela está despreparada para a insistência dele em fazer amizade, e para a perigosa atração que começa a sentir. Porque com Finn, ela sabe que seria mais do que apenas sexo. Mais do que apenas amizade. E talvez até mais do que apenas amor. Quando uma presença sinistra do seu passado ressurge, Brooklyn é levada ao limite. Pela primeira vez em quinze anos, ela irá confrontar sua tristeza e suas memórias, enquanto joga um jogo mortal de gato e rato com um inimigo inesperado.”

CITAÇÃO:

“Tinha sido uma semana difícil, mas eu sabia que Lexi tinha razão: não importa como te derrubaram, e sim, como você se levanta e continua o caminho.” (pág. 252)

“Quando você ama alguém, quando ama de verdade – mais do que ama seu orgulho, mais do que ama a si mesmo, até você pode perdoar qualquer coisa, por mais que essa pessoa tenha te ferido. [...]” (pág. 255)


RESUMO SINÓPTICO:

BROOKLIN “BEE” viu a mãe ser morta aos 6 anos em um assalto no supermercado. O assassino de sua mãe foi preso por causa dela e jurou que ela pagaria por ele ter sido capturado pela polícia. Depois disso foi morar com o pai biológico que não conhecia, ele era um grande empresário, mas nunca procurou se aproximar dela, embora não deixasse faltar nada financeiramente. Agora aos vinte anos cursa faculdade de Direito e tem uma única amiga desde a infância, LEXI com quem divide o apartamento na Universidade e que é o oposto dela. Evita amizades para não falar sobre seu passado.
No primeiro dia de aula, Bee e Lexi estão atrasadas e ao tentar andar rápido, Bee acaba esbarrando no hidrante e bate a cabeça, sendo socorrida por FINN CHAMBERS, uma maravilha cobiçada por todas as garotas: charmoso, atraente, engraçado, intuitivo e ainda canta na banda de maior sucesso no momento no Campus. Finn fica tentando se aproximar de Bee, porém ela não quer aproximação de forma alguma.
Lexi começa a namorar com TYLER, o baterista da banda de Finn. E Bee passa a ficar mais tempo sozinha em casa, até que um dia ao chegar em casa, percebe que alguém esteve lá; liga para a delegacia, entretanto, o policial não encontra nada e acha que é coisa da cabeça de Bee.
Finn  começa a se aproximar cada vez mais de Bee e aos poucos ela vai descobrindo que não é imune aos encantos dele, até que fatos do passado surgem e Bee se sente ‘traída’ e acaba se afastando de Finn... Nesse meio tempo, o assassino da mãe é solto e passa a persegui-la e sequestrá-la...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Histórias clichês quando bem escritas, acalantam meu coração, porque adoro um bom clichê e esse é o caso do livro. Começa com um drama, passa para o romance e termina em clima de suspense, o que é incrível para um livro em que não tinha muitas expectativas.
No início achei a protagonista com certas atitudes imaturas, no decorrer da leitura, fui percebendo o quanto ela foi amadurecendo e enfrentando todos os ‘fantasmas’ de seu passado e evoluindo, tanto como pessoa como emocionalmente e tornou-se uma pessoa forte e decidida, mereceu meus aplausos.
Quanto ao Finn... é um amorzinho. Fiquei encantada com todo cuidado e delicadeza que ele tem por Bee e por todas as pessoas. Um amor que teve início na infância e ele só descansou quando conseguiu encontrá-la, lindo demais.
E todo esse romance embalado em canções deliciosas como The Beatles, Coldplay, Alanis Morissete e uma playlist maravilhosa. Complemento perfeito para toda história e romance do livro.
O melhor fica para o final. Uma tensão, um mistério a ser desvendado, um suspense a ser acompanhado que traz aquela sensação de querer fazer as pessoas prestarem mais atenção em tudo e se alertarem. Claro que pode até parecer um tantinho previsível o final, mas foi tão bem escrito que nem percebemos.
Recomendado para quem gosta de romance, drama e suspense.

NOTA : 5,00 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE O AUTORA:

Foto -Julie Johnson


JULIE JOHNSON nasceu em 3 de julho de 1991, em Boston, nos Estados Unidos. Já escreveu mais de 10 livros e todos eles apareceram na lista dos vendidos do USA Today, incluindo sua série best-seller BOSTON LOVE STORY.Quando não está escrevendo, Julie ama viajar pelo mundo, beber muito café, tentar assistir todos os filmes e séries de sua lista da Netflix e aproveitar da companhia do seu doguinho, postando várias fotos dele em seu instagram.

CHEIRINHOS

RUDY




26 comentários:

  1. Oi, Rudy
    Quando lançou esse livro vi muitas progandas e tal, mas sua resenha é a primeira que leio.
    Nossa quem vê a capa pensa que vai ser mais um romance clichê e pronto, mas gostei que o livro prende o leitor do começo ao fim com drama, suspense, romance e música.
    Bee por ter sofrido com a perda da mãe e ausência do pai evita ter contato com muitas pessoas em vista que só tem uma amiga. Depois vem o assassino de sua mãe atrás dela.
    Estou muito curiosa para saber como foi o desenvolvimento da trama de claro se Bee consegue ser feliz e confiar nas pessoas.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, quem é?
      Bom que gostou, espero que consiga ler o livro.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. oi Rudy tudo bem
    eu ainda naõ tinha lido nada a respeito desse livro
    a sua resenha é a primeira que leio
    um livro que junta tantos elementos como romance drama suspence musica deve ter sido tudo de bom
    amei as citaçoes que voce postou
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      O livro é bem completinho mesmo.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Olá Rudy! Já tinha reparado nesse livro mas essa é a primeira resenha que leio dele, nossa que trama, fiquei mega curiosa em conferi essa história, quero esse livro pra ontem. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie, Rudy!
    Eu ainda não conhecia esse livro, primeira vez que ouço falar nele e, consequentemente, primeira resenha que leio sobre ele. Parece ser um livro maravilhoso, principalmente por você ter dado nota máxima.
    Irei adicioná-lo à minha lista.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa!
      É muito bom, leia mesmo.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy!!
    Também adoro um bom clichê, e depois dessa resenha maravilhosa fique com uma vontade imensa de ler o livro e me deliciar com todo esse romance, drama e ainda por cima com citações de músicas que amo, já quero ler e desvendar todo esse mistério sobre a morte da mãe da BEE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      É bom de verdade, vale a pena ler.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Olá! Romance, drama e suspense é uma combinação perfeita, pelo menos para mim kkkk, já quero fazer essa leitura!
    Também adorooo clichê, quando bem trabalhados derivam histórias ótimas!
    Gostei que a autora soube trabalhar muito bem a personagem, demonstrando seu amadurecimento ao longo do livro.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      Para mim também, adoro.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Oiii ❤ Também adoro um clichê bem escrito! Quero muito ler esse livro, já que o estilo de romance que gosto de ler e parece uma trama bem desenvolvida.
    Estou curiosa sobre o passado da personagem e como é essa cena onde ela conhece o mocinho.
    Parece um livro muito bom e cheio de clichês que gosto.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  8. Parece ser um romance lindo, fofo e sensível!
    Também adoro clichês bem escritos e com personagens cativantes.
    A capa também é lindíssima.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Fiquei tão envolvida na história que me surpreendi quando chegou o final da resenha e não pude saber qual o desfecho hahaha.
    Que fofo a maneira que a protagonista conheceu o Finn, clichê, mas fofo. Quem não gostaria de alguém assim também? kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna!
      Tem de ler o livro para saber o final.
      Bom domingo!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  10. Olá Rudy!
    Um livro bastante interessante. Uma ótima premissa e uma trama bem desenvolvida com uma mistura de mistério. Fiquei bem curiosa!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      O livro é bom demais mesmo.
      Coragem e persistência!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  11. Nunca li nada dessa editora, na verdade não conhecia. Um bom livro clichê quando bem escrito realmente é bem vindo e gostoso de ler. Essa mistura de gêneros é bem interessante. Gosto dos três.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      Tinha a maior curiosidade de ler essa editora e não me decepcionei.
      Paciência e persistência!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Não conhecia o livro, ele parece ter uma linda história. Faz parte do que gosto de ler, então vou buscar lê-lo.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rudy! Romance, drama e suspense, tudo que eu adoro. Clichês não me incomodam, acho que, como vc disse, se bem escrito tudo certo. Gosto muito tbm qdo o livro traz essa temática musical, com playlists.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy