31/03/2020

RESENHA #17 - “HOTEL CALIFÓRNIA” (LITERATURA NACIONAL) - A. C. NUNES


LIVRO: “HOTEL CALIFÓRNIA” (LITERATURA NACIONAL)
SUBTÍTULO: “O MAL ESTÁ À ESPREITA”
SÉRIE: HOTEL CALIFÓRNIA
LIVRO: 01
AUTORA: A. C. NUNES
EDITORA: XEQUE-MATE
PÁGINAS –228
  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA
ASSUNTO: FICÇÃO/HORROR/TERROR/SUSPENSE/MISTÉRIO
ISBN: - 978-85-9334-413-8

Hotel Califórnia

PRIMEIRO PARÁGRAFO DO LIVRO: “A BRISA ERA EXTREMAMENTE GELADA. MAIS DO QUE O NORMAL MESMO PRA TAL ÉPOCA DO ANO E, PRINCIPALMENTE, PARA UM LUGAR QUENTE COMO AQUELA CIDADE. O VENTO SOPRAVA E FAZIA ESVOAÇAR ALGUMAS FOLHAS AINDA VERDES QUE CAÍAM COM FREQUÊNCIA DA COPA DAS ÁRVORES QUE MARGEAVAM AMBOS OS LADOS DA RODOVIA.”

CITAÇÃO:

“Os corredores estavam estranhamente vazios, se encontraram apenas com um casal de hóspedes e outros dois homens engravatados. Álvaro se perguntou se ninguém mais do grupo notara essa perturbadora realidade do hotel: um feriado prolongado, casa cheia, e viram tão poucos hóspedes. Talvez  estivessem nos arredores, desfrutando das atrações turísticas e restaurantes hospitaleiros.” (pág. 82)


ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Um imenso casarão oculto pelas sombras e com lua cheia acima.
Muito sombrio e bem condizente com o enredo.
Design da capa: Helena Dias.

NOTA: 4,80  DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:

A imagem pode conter: texto

As folhas são levemente amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: dedicatória; agradecimentos; prólogo; capítulos com letras cursivas e títulos com um diagrama de um casarão sinistro.
Diagramação: Cris Spezzaferro.

NOTA: 4,80  DE 5,00

- ESCRITA:

A narrativa é descritiva em terceira pessoa desconhecida.
A linguagem é atual, excessivamente descritiva, de fácil entendimento e envolvente.
Acredito que a escrita é muito bem feita e envolve o leitor.
Apenas um erro ortográfico foi encontrado.
Revisão: Andreza Santana.

NOTA: 5,00  DE 5,00

CITAÇÃO:

“-Um homem... o arrastou pelo calçamento, deu a volta, saiu aqui pela direita – e mostrou,   com um dedo trêmulo, a rampa que vinha da direita e convergia para o pátio onde se encontravam, além de convergir também para um segundo caminho que descia, levando para algum outro ponto do imenso hotel. –Eu corri e me escondi no furgão, lá no fundo, e vi quando aquela coisa, ou sei lá o quê, levou Maurício, arrastando-o como se ele fosse um animal.” (pág. 156)

SINOPSE:

“Álvaro Klein e sua esposa reúnem alguns amigos para passarem o feriado prolongado de Corpus Christi em sua casa de veraneio, no interior do estado. Por causa de um problema mecânico no carro, eles se veem obrigados a pernoitar no Hotel Califórnia — uma imponente e luxuosa construção no alto da montanha, afastado de tudo e de todos. Enquanto seu meio-irmão, Philip, viaja até a cidade mais próxima em busca de ajuda, o restante do grupo aproveita as mordomias oferecidas pelo estabelecimento.
Mas, quando um deles morre brutal e misteriosamente, o pânico toma conta do ambiente. A polícia é acionada, e todos são impedidos de deixarem o local para que possam prestar esclarecimentos sobre o crime. E é aí que a noite deles se torna a mais aterradora de suas vidas.
Em meio a eventos sobrenaturais, Álvaro e seus amigos presenciam morte atrás de morte. Enquanto tentam de todas as maneiras preservar suas vidas, surge a eterna dúvida se o grupo está lidando com um assassino cruel e psicopata ou alguma entidade sobrenatural enfurecida com suas presenças.”

CITAÇÃO:

“Atônito, ele encarou a silhueta metros à frente, escondida na penumbra, mas com brilhantes olhos perceptíveis e cheios de maldade que infringiam dor e desespero em Álvaro, medo e terror." (pág” 206)

RESUMO SINÓPTICO:

A SINOPSE ESTÁ COMPLETA, NÃO HÁ NECESSIDADE DE RESUMO.

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

ESTARRECIDA! É como me encontrava quando terminei de fazer a leitura desse livro. E vou logo dizendo: para os medrosos de plantão, é um livro de causar medo e sensação de pânico, terror e horror verdadeiro.
No início da leitura, achei que não ficaria tão amedrontada. Tudo começou tão devagar e sem muita emoção, porém, algumas páginas depois, o livro fica aterrorizante. Os trechos são bem descritivos e fazem com que o leitor esteja próximo das vidas, assistindo toda carnificina e angústia que sentem bem de perto. Chega dar arrepios...
A autora conseguiu colocar em palavras todos os sentimentos e sensações das personagens de forma tão visceral que ficamos com a sensação de pânico e medo vivenciado pelas personagens, durante toda estadia no hotel.
Dá para entender algumas coisas, mesmo sem saber da história toda, entretanto, não fica explicado o porquê de tudo acontecer ou quem causava toda artimanha da história, o que causou um tantinho de frustração. E agora quero ler a continuação para desvendar tudo que ficou oculto (PENA QUE O SEGUNDO LIVRO AINDA NÃO TENHA SIDO LANÇADO) e apenas por esse fato, não dei nota máxima, porque o livro é bom demais.
Recomendo para que gosta de livros de terror bem descritivos e carregados de trechos sanguinários, trazendo aquele mistério oculto e muito suspense de um trecho para o outro.

NOTA : 4,80 DE 5,00

Resultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILEResultado de imagem para GIFS SMILE

SOBRE A AUTORA:

Foto -A.C. Nunes

Escritora iniciante, 23 anos, apaixonada pelo mundo das letras. Adoro ler, contar e escrever histórias. Autora do livro 60 Horas, meu primogênito literário, lançado em físico em setembro de 2015. Encontrei na fantasia da ficção um modo de expressar as ideias e histórias que preenchem minha imaginação e que, muitas vezes, não me deixam dormir.
Ex-estudante de história, apaixonada pelo bom e velho rocK n'roll, fã dos músicos Edson e Hudson e do ator Bradley Cooper. De escorpião e mãe de duas filhas lindas.
De todos os escritores do mundo, sou super fã de dois grandes nomes da literatura: Dan Brown e Eduardo Spohr. Nasci e cresci no interior de São Paulo. Como todo escritor, sonho em ter meus trabalhos conhecidos.


CHEIRINHOS

RUDY




15 comentários:

  1. Olá Rudy! Essa é a primeira resenha que leio desse livro, terro não é meu gênero favorito, porem curto muito suspense e mistério, esse parece ser bem interessante, fiquei bastante curiosa em conferi essa história. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    Adoro livros de terror, ainda mais aqueles que você fica esperando ansiosa os acontecimentos, fiquei com muita vontade de ler, só não gosto muito de duologia, prefiro livros únicos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      É maravilhoso, a espera do segundo que é cruel.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Gosto de livros assim, mas esses pontos que ficam sem resposta pra mim é um problema também. A capa gostei bastante. Tomara q a continuação saia logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evandro!
      E o pior é que nem saiu o segundo ainda, agora é esperar.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Oi, miga
    Gostei da sua resenha, que me deu curiosa, só que sendo esse terror todo não me atrevo não kkkkk
    Nossa, forte assim ia me deixar dias sem dormir.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Só de ler a resenha me fez querer ler. Parece esses filmes de terror que assistimos a noite com tudo apagado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily!
      DEveriam mesmo fazer um filme, seria ótimo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Acredita que até hoje nunca li um livro de terror? Mas vontade não me falta, já que ouvi falar super bem de livros do gênero.
    Achei o enredo bem interessante e fiquei com muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      Já li alguns e são bons, testa mesmo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Não faz o meu estilo de leitura, mas parece interessante para quem gosta.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy! Surtei!! Preciso ler esse livro. Adoro o gênero terror e esse parece ser bem macabro, do jeito que eu gosto. Aguenta a curiosidade aí kkk.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy