11/06/2020

DIVULGAÇÃO CULTURAL #105 - ESCRITORA BIANCA SOUSA

Olá alegres e felizes!


Oi! :) 

Tudo bem com você?


Alguns dias melhores que outros? Surtando todo dia? Haha!
Eu fico numa montanha russa de emoções, espero que tudo isso acabe logo! Enquanto isso não se concretiza, venho aqui contar para vocês sobre o projeto novo do qual faço parte.

Mais que uma antologia, uma homenagem


Fui convidada pela Editora Inspirium para compor o livro "Academia de Heroínas da Vida Real", um livro que homenageia mulheres que nos inspiram! Sejam elas famosas, desconhecidas ou anônimas.
A minha escolhida foi a pintora barroca Artemisia Gentileschi. Assim que decidi escolher uma personalidade feminina, quis que fosse uma não tão conhecida. Assim que bati o olho em seu nome, meus olhos brilharam, achei um nome forte. Mas foi quando pesquisei sobre sua história de vida que me apaixonei para valer! Artemísia era uma mulher à frente de seu tempo. Foi "a primeira" em muitos aspectos na época em que viveu. A começar por ser a primogênita do pintor Orazio Gentileschi, a única filha de quatro filhos homens (a mais talentosa entre eles, vale dizer!), primeira pintora mulher a ser reconhecida e paga pelo seu trabalho, a primeira a ingressar em uma academia de artes, o primeiro - infelizmente, - caso de estupro que se tem registro. Artemisia foi abusada sexualmente por um professor, ela levou o caso à corte que teve repercussões negativas mais para ela do que para seu algoz. Muita coisa aconteceu depois disso, mas o principal (e que eu abordo no conto que fiz em homenagem a ela) é o quadro que ela pintou  “Judite Decapitando Holofernes”, dando a Judite o próprio rosto para expressar todo o ódio que sentia do seu agressor. Ela escandalizou na época com o quadro, mas também fez seu nome. Nos dias de hoje, ela é conhecida como pintora, já o agressor como o que de fato foi. Aqui vai um trecho do meu conto:
Inflamada, fui até a escrivaninha pegar um bloco de papel para rascunho e carvão para começar o esboço de um quadro. O sentimento que me transbordava agora escorria pelos meus dedos, eu podia sentir. Comecei a traçar linhas, formas, figuras, cenário. A obra ganhando vida com o meu toque. Fazia tanto tempo desde a última vez que criei algo. Estive ocupada demais fugindo de mim mesma, do que eu sentia. Mas a arte para ser boa precisa ser sentida. Eu desenharia a verdade que precisava ser dita.”
Eis a pintura de Artemisia:
Judite decapitando Holofernes, Óleo sobre tela, 1612
Meu conto se chama "Justiça com as próprias mãos" e integra o livro "Academia de Heroínas da Vida Real" publicado pela Editora Inspirium, atualmente em campanha no Catarse.
Catarse Academia de Heroínas da vida real
Quero Apoiar projeto no Catarse e Adquirir um exemplar
Até o próximo email!
Bianca Sousa 😘

cheirinhos
Rudy

Resultado de imagem para Comenta

8 comentários:

  1. Oi, miga
    Um tema importante e ótimo projeto.
    Vou querer ler.
    Bjz

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    Um tema forte, gostaria de ler se possível!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!
    Que projeto super interessante, já fiquei mega curiosa em conferi essa antologia. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Muito interessante mesmo, tamém fiquei curiosa.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy