13/10/2020

RESENHA #49 - “ARETÊ” (LITERATURA NACIONAL) - CLAUDIA GONÇALVES

 

LIVRO:  “ARETÊ” (LITERATURA NACIONAL)

TRILOGIA: VOLUME 1

AUTORA: CLAUDIA GONÇALVES

EDITORA: SCORTECCI

 PÁGINAS – 140

  EDIÇÃO 2018

CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA

ASSUNTO: FICÇÃO/ROMANCE

ISBN: -  978-85-366-5729-5




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO: “SUBIA A ESCADA ESCURA E SOMBRIA DAQUELA TORRE MALDITA. MUITAS DÉCADAS SE PASSARAM ATÉ QUE LHE FOI POSSÍVEL A CORAGEM. NO TOPO, UMA ENORME PORTA EXTREMAMENTE PESADA, O PESO QUE SÓ AS CICATRIZES PODEM REVELAR. ALI NÃO EXISTIA A POSSIBILIDADE DE VOLTAR, SABIA QUE SE O FIZESSE A DESCIDA SERIA MAIS DIFÍCIL E LHE TRARIA A MORTE”.

 

CITAÇÃO:

 

“[...] Poderia vencer o que fosse, pois vencera um monstro, um ser cruel, capaz de se vitimizar e transferir a própria culpa para as suas presas; a compaixão e o respeito não eram valores morais para tal criatura. Não era humana, era uma besta fera sem alma, sem culpa.” (pág. 13)

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

A capa é o símbolo do reino, todo em dourado e fundo marrom.

Simples, linda e bem condizente com o enredo.

 

 

NOTA: 4,70 DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:




 

As folhas são amareladas com letras pretas um pouco acima da média, confortável para leitura.





Conteúdo: dedicatória; sumário; A TORRE; dez capítulos numerados, com títulos e logotipo, ilustrações no início de cada capítulo; e, mapa do reino.





Ilustrações e projeto gráfico: Paloma Dalbon.




 

NOTA: 4,70  DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em terceira pessoa unipresente que acompanha toda história e com diálogos complementares.

A linguagem é bem ágil, fluída, de fácil entendimento e torna a leitura bem agradável e rápida.

 

NOTA: 4,80 DE 5,00

 

CITAÇÃO:

 

“[...] Onde o amor habita, o ódio não pode reinar. [...]”. Pág. 27)

 

SINOPSE:

 

“A história se passa na Idade Média. Com uma narrativa dinâmica, a trama nos conta a luta da princesa Raquel para libertar o reino de sua família das mãos do tirano Shur. Aretê é a magia de se cumprir com o próprio destino, é um romance de ficção repleto de personagens envolventes, como o duende Arquetu, a feiticeira Safira, o sacerdote Lúcius. Um livro marcado por arquétipos, pela guerra e pelo amor.”

 

CITAÇÃO:

 

“Sei que estamos em tempos de paz, todavia devemos nos preparar paraa qualquer situação e, em caso de guerra, a existência de médicos por todo o reino ajudará todo o povo.” (pág. 84)

 

RESUMO SINÓPTICO:

 

No início dos tempos... alguns celtas construíram sua aldeia próximo ao rei Régis, eram livres e viviam de acordo com a tradição: auxiliavam os reinos com sua magia.

Lá era onde SAFIRA vivia. Durante as festividades após a colheita, ela conheceu o jovem e belo príncipe ÁRAGON. Eles se apaixonaram e naquela mesma noite, ele a pediu em casamento; entretanto, ele já estava prometido à outra. Quando ela foi avisá-lo que estava grávida, foi presa e o REI para manter a aparência, teve de tirar Safira do caminho, matar a criança e punir a feiticeira queimando todo vilarejo.

Áragon teve de se casar, mesmo contra a vontade e teve três filhos, vivia infeliz, sempre pensava em Safira e se torturava por nunca ter sido mais corajoso. Safira nunca superou ser abandonada, jurou vingança e só estava à espreita, esperando o momento certo.

 Nasceu  SHUR, o primeiro filho do príncipe Aragon. Um garoto com toda a maldade dentro de si, deseja todo o poder do mundo e não veria esforços nem limites para consegui-lo, até mesmo se aliar a Safira para derrubar o governo de seu pai.

MARA, a filha do meio, não ficava muito atrás, a queridinha da mamãe, que tinha tudo o que queria, na hora que queria. E seguia Shur cegamente, aceitando suas maldades.

Raquel era a caçula dos três filhos, odiada pelos irmãos, pouco amada pela mãe, mas seu pai acreditava em seu potencial, em sua bondade, na força de liderar seu povo, a salvação do reino. E  iria coroá-la rainha, mas os irmãos mataram o pai e tomaram o reino dela.

Foi banida e condenada, porém os amigos fieis a acompanharam até o reino de sua tia e  começa a trilhar um caminho de autoconhecimento, força e esperança, é preparada para quando atingir a maioridade da época, assumir o reinado da tia e terá de  decidir o futuro do reino.

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

 

A autora soube criar uma fantasia medieval com muitos protagonistas e seres fantásticos diferenciados, mas não se enganem, todos eles tem um papel fundamental no enredo. Mesmo com muitos personagens, dá para se acompanhar bem a função de cada um e entender  a influência que eles tem na história.

Como o livro é curto, tive uma impressão de ser mais um conto, não um romance e mesmo sendo um conto a meu ver, tantas coisas acontecem e tudo com rapidez, que nem acreditamos que no final tudo vai ter um encerramento crível e mesmo com esse final um tanto corrido e com passagem de tempo, termina fechadinho, o que traz um alento ao coração.

Gostei muito de toda mitologia criada, das personagens e das lições que vamos aprendendo ao acompanharmos a vida da protagonista, suas tristezas, desesperanças, seu aprendizado, sua coragem e todas as reviravoltas que acontecem com ela.

Poucas coisas me incomodaram um pouco, como falei, a velocidade com que tudo acontece no final, a facilidade como tudo acaba dando certo para ela e umas poucas coisas que ficaram sem respostas, pelo menos na minha cabeça, contudo, como terão outros livros, quem sabe neles conseguirei as respostas que desejo.                              

O livro faz parte de uma trilogia e já quero poder acompanhar os outros livros, mesmo esse tendo um desfecho ‘fechado’, como chamo. Acredito que os próximos trarão novos protagonistas e uma vertente diferente desse primeiro, vamos aguardar.

Recomendado!

 

NOTA : 4,50 DE 5,00











 

SOBRE O AUTORA:




 

Claudia Gonçalves nasceu em São Paulo, é advogada, palestrante, poetisa, romancista e membro da União Brasileira dos Escritores. Iniciou sua obra literária aos 11 anos de idade. Seu primeiro livro, Meu ser no mundo, foi publicado em 1983. Outras obras vieram, como: Labirinto poético; Delírios poéticos de uma juventude enlouquecida – Antologia de Poesias; Impressões literárias – Antologia de Poesias, Contos e Crônicas.

 

CORTESIA EDITORA SCORTECCI.




CHEIRINHOS

RUDY






15 comentários:

  1. OLA Rudy
    por ser uma trilogia possivelmente a autora vai trazer as respostas que voce mencionou que sentiu falta. não conhecia essa autora .e que bom que a literatura nacional traz cada dia mais autores talentosos
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rudy
    Adorei essa capa, é linda!
    É um livro curtinho que mesmo com um final fechado deixa o leitor com aquele gostinho de quero mais.
    Espero que você traga as resenhas dos outros livros.
    Vai para a lista de desejos, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rudy!
    Gosto de fantasia, mas confesso que não sou de ler fantasia medieval, não sei se eu curtiria tanto o gênero caso eu fosse ler... A trama de Aretê não me interessou tanto, tramas com disputas de poder, quem fica com o reino ou não, não me atraem muito, mas por ser nacional arriscaria a leitura sim caso a oportunidade surgisse.
    Vou ficar de olho nas resenhas dos próximos livros da trilogia, quem sabem eu me empolgue para ler depois de ler sua oportunidade sobre eles?!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      Gosto da riqueza dos ddetalhes dos romances de fantasia medieval.
      Vamos ver quando os outros livros irão sair.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. OLá Rudy!
    Adoro um bom livro de fantasia, pena que esse é curtinho, mas o bom é que tem o final fechado sem pontas soltas! Não conhecia a autora, fico cada dia mais feliz em ver nossos autores Nacionais criando histórias incríveis! Achei a capa maravilhosa, mais um para minha imensa lista de desejados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Adoro conhecer novos autores, ainda mais quando trazem um livro delicioso como esse.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. Olá Rudy!
    Essa é a primeira vez que estou vendo falar desse livro, curto muito esse gênero, e essa sua resenha me deixou bastante curiosa em conferi tudo que foi dito aqui, tomara não demore em sair os próximos volumes. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que capa linda! A edição como um todo, com as ilustrações, parece ser muito bonita. Acho muito legal quando as editoras têm esse capricho e fazem as coisas detalhadas assim. Não conhecia essa autora. Esse mundo que a autora criou parece ser muito interessante, mas a questão da velocidade é algo que poderia me incomodar também.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda!
      Fiquei encantada com o livro, mesmo com minha observação.
      cheiirnhos
      Rudy

      Excluir
  7. Oi, Rudy
    Adoro fantasias, apesar que medievais li poucas.
    Essa parece ótima. Bem escrita e envolvente.
    Pena que é mais corrida, aí a gente sente que faltou informações e tal né.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy! Fiquei mto curiosa pra conhecer o livro e esse universo medieval construído pela autora. É um gênero que me agrada mto. Uma pena essa sensação de ter sido um final um pouco corrido.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy