10/12/2020

RESENHA #55 - “PALÁCIO DE AREIA” (LITERATURA NACIONAL) - RAFFA FUSTAGNO

 

LIVRO:  “PALÁCIO DE AREIA” (LITERATURA NACIONAL)

(EBOOK)

SÉRIE: FEMME FATALE

LIVRO: 3

AUTORA: RAFFA FUSTAGNO

EDITORA: INCREASY

 PÁGINAS – 107

  EDIÇÃO 2020

CATEGORIA: LITERATURA BRASILEIRA

ASSUNTO: ROMANCE/POLÍTICA

ISBN: -   B086GV6M7Y




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO: “ERA UMA VEZ U POLÍTICO CHAMADO OLAFO FILHO QUE COEÇOU SUA CARREIRA PENSANDO EM FAZER O BEM PARA O POVO QUE O ELEGESSE. NA ÉPOCA, ELE TINHA APENAS VINTE ANOS E, COM AJUDA DOS AMIGOS FAMOSOS DE SEU PAI QUE ERA JORNALISTA E LEVAVA O MESMO NOME, ELE PASSOU A FREQUENTAR OS MEIOS PARTIDÁRIOS.”

 

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-


Corpo de uma jovem com tranças loiras, não aparece o rosto.

As capas da série seguem o mesmo padrão.

Capa: Lola Salgado.

 

NOTA: 4,50 DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

Como foi lido em ebook, não posso falar sobre as páginas.

Conteúdo: são doze capítulos numerados e com títulos; agradecimentos; sobre a autora; e, outros contos da antologia.

Diagramação feita por Clara Alves.

 

NOTA: 4,70  DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva em terceira pessoa.

A linguagem é de fácil entendimento, bem atual e alguns trechos engraçados.

A escrita da autora é bem fluida e envolvente.

 

NOTA: 5,00 DE 5,00

 

 

SINOPSE:

 

“Pureza (Annelisa)e Frieza (Elzalina) são filhas do governador mais corrupto que Arenlândia já conheceu: Olafo Filho. As irmãs têm sentimentos diferentes em relação às roubalheiras do pai. Em meio a esquemas de propina, compras de joias sem limite, uso de helicópteros indevidamente e muitas outras ostentações, nossa história nos leva até o Palácio de Frozuara onde nem tudo que acontece por lá, ficará de fato por lá. Graças à uma filha que não concorda com o que a família apronta com o povo e um segurança charmoso de esquerda chamado Cristolfo, essa história não terá final feliz para todos.”

 

 

RESUMO SINÓPTICO:

 

OLAFO FILHO era um político eminente, casado com IDRANA e com duas filhas: a mais velha, ELZALINA tem 1,70m, longos cabelos louros, olhos azuis e pele muito clara, era fútil e obcecada pela magreza, gostava de humilhar as pessoas que trabalhavam para ela e os pais e sentia nojo da pobreza; o pai a apelidou de FRIEZA porque esnobava todos seus pretendentes, queria se casar com um rei; estudava Direito por imposição dos pais. ANNELISA é a mais nova, considerada pelos pais a menos bonita das irmãs e bem diferente das mulheres da família; tem cabelos ruivos nem sempre bem penteados, sardas no rosto e sempre carrega um livro para onde vai, sua mãe a apelidou de PUREZA, porque não vê maldade em nada e por trabalhar em uma instituição como voluntária de apoio aos marginalizados; queria fazer Serviço Social na Universidade Federal, mas seus pais não achavam uma profissão digna para o nível dela, faz Psicologia em Universidade particular, paga pelos pais. Seu maior desejo é ter uma vida comum, sem seguranças a acompanhá-la e sem precisar do dinheiro sujo dos pais. Tem uma paixonite pelo segurança da irmã CRISTOLFO.

Olafo que no início da sua carreira queria ajudar as pessoas que tinham ajudado a elegê-lo, foi se tornando ambicioso ao lado da esposa e fazia negociatas, se utilizava do recurso público para benefícios pessoais e acabou esquecendo totalmente do povo. Seu objetivo era enriquecer e se manter no poder. O povo se revoltou contra ele e a família que teve de se refugiar em local mais seguro.

Cristolfo era um infiltrado do partido contrário ao de Olafo e estava no palácio para juntar provas e denunciar todas suas negociatas e falcatruas. Sentia uma atração por Pureza, entretanto, não podia se envolver com a filha de seu inimigo, mesmo sabendo que ela é a única pessoa boa daquela família. Algo inesperado acontece e através de Cristolfo e Pureza que não concorda com nenhuma atitude da família, toda a farsa será desvendada e nem todos terão um final feliz...

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

 

A série FEMME FATALLE contém doze contos, escritos por autoras diferentes, cada um relacionado a um conto de fadas. E já deu para notar que este conto da autora é baseado em FROZEN e no conto de Hans  Christian Anderson: A RAINHA DE NEVE, claro que é uma releitura.

Mesmo sendo um conto as personagens são bem definidas e com características próprias que dão um plus em todo enredo e mostra como a personalidade de cada um é diferenciada, mesmo fazendo parte da mesma família.

O que achei melhor foi a inserção do lado político a história. A autora mostrou o lado da corrupção na política  e se baseou em fatos reais da história do Governador Sérgio Cabral do RJ, não contando a história dele, mas usando sua trajetória de ambição e desprezo pelo povo. E mostra a realidade de muitos políticos brasileiros.

Além desse lado político forte, há também uma pitada de romance e de humor que completam brilhantemente a obra. E mesmo sendo uma releitura de contos de fadas, nem todos tem um final feliz, apenas aqueles que merecem.

Não ficaram pontas soltas, tudo fica bem explicado e traz a reflexão sobre a política no país.

Já li vários livros da autora e fico impressonada com a versatilidade de seus escritos e com sua linguagem tão fluida que conquista todos os leitores. 

Recomendo a leitura.

 

NOTA : 4,80 DE 5,00







SOBRE O AUTORA:




 

Raffa Fustagno é jornalista com pós graduação em Marketing e Cursos de Mercado Editorial.

Em 2010 colocou no ar o blog A Menina que Comprava Livros onde fala de livros e filmes. Desde 2011 apresenta eventos literários que já somam mais de 200 em seu currículo e em 2014 passou a organizar o Evento da Menina na Livraria da Travessa por onde já passaram quase 100 escritores nacionais como Thalita Rebouças, Raphael Montes, Nana Pavoulih e Marina Carvalho.

Ama entrevistar autores e nesse tempo já mediou e/ou entrevistou para seu Canal no Youtube os autores estrangeiros: Dave Mckean, Brittainy C Cherry, Emily Giffin, Harlan Coben, Tessa Dare, Lauren Blakely, Audrey Carlan, Beth Reekles e Thomas Olde Heuvelt. Já esteve no programa Conversa com Bial acompanhando a autora Jojo Moyes como organizadora dos eventos literários que falam do livro da escritora.

Como autora tem 9 livros lançados: O Livro da Menina (2016), Blogueiras.com (2017), 24 Horas com Meu Ídolo (2019), Esse Turu Turu (2019) , Meu Crush de Nova York (2019), Estarei em Casa para o Natal (2019) , Palácio de Areia(2020), Minha Novela Turca (2020) e Garotas Resistem(2020).

Também publica críticas de filmes no blog e seus favoritos são o cinema francês, argentino , espanhol e turco. Recentemente cobriu o Festival Varilux de cinema francês e entrevistou nomes como Jerémie Renier e Clotilde Hesme.

Suas maiores paixões são: Stephen King, a DC Comics e La Casa de Papel.


CHEIRINHOS

RUDY



13 comentários:

  1. Rudy,
    Muito obrigada, por sempre me acompanhar e me apoiar. Eu amei demais essa resenha e fico feliz que tenha gostado dessa história que infelizmente ainda é a realidade de nosso país. Beijão

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    Que bacana, adoro releituras de contos de fadas! Achei muito legal ter essa mistura de política, romance e de humor! Adoraria ter o prazer de ler e me encantar com esses contos que parecem ser maravilhosos!

    ResponderExcluir
  3. ola
    eu sou inscrita no canal dela e tambem no blog . muito intrigante o titulo do conto ,gostei. ainda mais porque é baseado em fatos reais e recentes .

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!
    Ainda não li os outros livros, curto muito uma releitura de contos de fadas, essa resenha me deixou ainda mais interessada em conferi essa história
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rudy
    Já li um da Raffa e amei.
    Tenhos todos no kindle e em breve lerei.
    Esse parece ser ótimo. Com bons personagens e muitas surpresas.
    Adorei abordar esse lado político todo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro os contos de fadas e suas releituras!
    Dessa série já li A Filha Ideal de Aione Simões e pretendo ler as demais em breve

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy!
    O lado político de Palácio de Areia não me interessou, mas a pitada de romance e humor me chamou a atenção... Confesso que não conheço o conto A Ranhia da Neve mas amo Frozen, e apesar de não ter o costume de ler releitura se a oportunidade de ler Palácio de Areia surgir lerei sim!
    Bjos, valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Olá,querida.
    Adorei sua resenha e confesso achei bem interessante a história desse livro. A política não é um tema que me atrai, mas não há como negar que nas mãos de escritor criativo,vai render muitas histórias. Deixo o convite para uma visita ao meu blog e se gostar, deixe um comentário e me siga.grata

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rudy
    Adorei a resenha, ainda não tive oportunidade de ler nada da autora. Descobri ela no ano passado por conta da série La Casa de Papel.
    Gostei dessa releitura mostra um dos cenários mais críticos do nosso país, a política.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Li algumas releituras de contos de fadas. Até acho a ideia interessante no geral. Não conhecia essa série e achei bem legal inserir esse tema política, e até mesmo se basear na realidade brasileira para montar o enredo.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rudy! Não sou mto fã de releituras de contos de fadas, mas achei interessante esse lado político que a autora inseriu na história.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy