18/01/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #06 - JAYANE MIRANDA - Planejamento anual: quais técnicas utilizar para atingir as metas pessoais

 Olá alegres e felizes!





É muito comum que as pessoas busquem maneiras de se comprometer com as suas metas pessoais, de forma que seja possível colocá-las em prática de modo estratégico. Ter um planejamento anual pode ser a solução para isso. 


É comum que a falta de foco e a procrastinação estejam presentes na nossa rotina. Mas saber como lidar com elas e driblá-las é essencial para conseguir obter resultados práticos no dia a dia. 


Ter problemas é normal em diferentes etapas, de modo que é indicado que se busque formas de resolvê-los para ter maior qualidade de vida. Sendo assim, ir até uma clínica de psicologia para ter auxílio profissional pode ser importante para esse momento. 


No entanto, em alguns casos, a simples organização pode ser o elemento que resolverá todas essas dificuldades e, por isso, construir um planejamento anual se torna uma ferramenta de grande importância para as pessoas. 


Começando um novo ano, nada mais interessante do que se preparar para desfrutar dele de maneira mais preparada, traçando o que se deseja alcançar e, com isso, identificando previamente o que precisa ser feito. 


Mas uma dúvida que surge nesse cenário é: como fazer um planejamento eficaz? Para entender essa questão, nada mais importante do que compreender o que ele é, além de conhecer técnicas para atingir suas metas pessoais. 


Se você percebe a relevância desse assunto e sabe que ter um maior conhecimento sobre esses pontos pode ajudar na sua vida pessoal, este artigo é para você. Então, siga na leitura dele e conheça mais sobre o assunto. 

O que é um planejamento anual?

Uma empresa de digitalização de documentos, por exemplo, que queira crescer no mercado sabe que é preciso tomar uma série de cuidados e desenvolver estratégias que a ajudem a chegar no seu objetivo. 


Para tanto, ela precisará criar um planejamento de metas, no qual traçará as etapas pelas quais ela deve passar e, com isso, conquistar o seu sucesso. 


Na vida pessoal isso não é diferente. É necessário determinar os objetivos e delinear um caminho pelo qual eles serão alcançados. Por isso, a construção de um planejamento passa por pontos como:


  • Esclarecer as metas;

  • Definir estratégias;

  • Selecionar recursos;

  • Estipular prazos.


Aqui, não se trata de ser inflexível ou irredutível, mas sim de manter a atenção voltada para o alvo, de maneira que distrações e dispersões sejam evitadas nesse percurso. 


Assim, alguns exemplos de metas pessoais que podem ser inseridas em um planejamento são: a compra de um carro, a aquisição da casa própria, a abertura de um estabelecimento de cenografia para eventos, a conclusão de um curso, etc.


Depois de estipulados os seus objetivos, é preciso saber o que deve ser feito para atingi-los, e é aqui que entra a importância de entender como se deve construir o seu plano de ação anual. 


Quem não delimita as suas estratégias de ação pode correr o risco de selecionar opções erradas, o que acaba por prejudicar ou atrasar a conquista dessas metas. Por isso, compreender o que deve ser feito no caminho é essencial para o sucesso da jornada.

Como fazer um planejamento?

Depois de entender a diferença que um planejamento pode fazer na sua vida, é essencial saber como fazê-lo, de maneira que ele possa ser realmente eficaz no seu ano. 


Para isso, é necessário seguir algumas etapas, que certamente trarão resultados melhores neste processo de desenvolvimento. 

1. Defina metas

O primeiro passo é definir metas. O ideal é que a lista não seja tão extensa, de modo que se torne possível cumprir todas as fases até chegar no seu objetivo. 


Além disso, é importante saber ser realista ao defini-las, levando em consideração a sua realidade atual, de forma a não se frustrar ou deixar acumular uma série de etapas que não poderão ser cumpridas. 


Afinal, do mesmo modo que uma empresa pode precisar terceirizar impressão dos documentos para realizar o seu trabalho com eficiência, é saber dosar o seu tempo e as suas capacidades que fará com que você tenha sucesso no seu planejamento. 

2. Mantenha a organização

Não é só porque você desenvolveu os seus planos pessoais que eles se realizarão. É preciso ter empenho e dedicação, além de muita organização. 


Por isso, a dica é definir o que é preciso fazer para chegar no seu objetivo. Para tanto, o uso de tabelas ou de aplicativos que mostram a evolução das suas atividades pode ser de grande ajuda. 


Outro ponto é usar ferramentas que te ajudem de forma prática. Uma pessoa que está de dieta e precisa fracionar as suas refeições, por exemplo, pode utilizar rótulos adesivos para identificar o horário e as informações de cada um dos seus lanches habituais. 


Assim, ela se organiza para consumir apenas o que deve, e no momento certo. Com isso, ela poderá ter mais eficiência na vida prática. 

3. Tenha foco

Quem nunca teve contato com alguém que estipulou os seus objetivos e tratou de realizar fielmente cada uma das suas obrigações para alcançá-los? 


Manter o foco é essencial para conquistar aquilo que se deseja. Afinal, se você quer comprar um carro zero no final do ano, é bem provável que tenha que economizar em outras atividades para isso. E cumprir essa necessidade faz toda a diferença. 


Sendo assim, tal como um sistema de entrega ajuda o destinatário de uma encomenda a acompanhar o passo a passo do trajeto, mantenha o foco e cumpra uma etapa por vez, sempre se empenhando para cumprir o processo da maneira correta.

4. Busque motivação

Os bons exemplos são sempre importantes para quem busca atingir resultados satisfatórios. Sendo assim, nada mais indispensável do que buscar motivação para seguir os seus objetivos. 


No seu planejamento, não deixe de incluir a leitura de livros motivacionais, ou de assistir a vídeos de pessoas que se preocuparam em gravar testemunhos de sua jornada. 


Dessa forma, você pode ter muito mais força para seguir adiante, principalmente quando as etapas foram mais difíceis de serem concluídas. 


Com todas essas dicas aplicadas, a idealização do seu planejamento anual se torna muito mais simples, de maneira que ele pode ser construído em pouco tempo e oferecer uma visualização geral de todas as etapas que você percorrerá nesse processo. 

Planejamento e organização: mantendo bons hábitos

Quando se pensa na decoração de uma casa, uma possibilidade é pintar as paredes com cores neutras ou então investir na aplicação de adesivos de parede personalizados para dar um toque visual mais bonito e diferenciado para a residência. 


Nesse sentido, criar um planejamento vai muito além de montar uma tabela ou de fazer anotações em uma agenda. É por meio dele que você poderá visualizar as suas metas e tê-las sempre presentes na sua rotina. 


Estar em constante contato com o seu planejamento faz com que você estabeleça, em primeiro lugar, o hábito da organização. 


Isso porque certamente você irá tomar o cuidado de deixar o seu plano devidamente atualizado, ajustando as ações conforme o passar do tempo. 


Com isso, você ganha maior domínio sobre o seu dia a dia, e saberá exatamente o que é preciso ser feito a seguir, obtendo resultados cada vez melhores. 


Além disso, vale mencionar que a organização faz com que você tenha maior controle sobre o seu tempo, o que significa não perder prazos e adiantar o máximo possível o cumprimento das suas metas. 


Por isso, idealizar e colocar em prática o seu planejamento anual deve ser um dos seus empenhos diários, e que fará toda a diferença na sua vida.

Técnicas para não sair do planejamento

Assim como um banner promocional é responsável por atrair a atenção de um cliente para um determinado produto da loja, você pode utilizar estratégias para se manter sempre alinhado com o seu planejamento. 


Para tanto, a primeira técnica é consultar o seu plano de ação periodicamente, o que fará com que você retome as atividades estipuladas quando houver algum tipo de dispersão inevitável. 


Outra sugestão é utilizar a tecnologia a seu favor. Nesse sentido, aproveite algumas das principais ferramentas de produtividade, que ajudam a manter o foco, e que vão servir para facilitar a manutenção dos seus planos. 


Também é válido comemorar a cada vitória conquistada. Em um processo de perda de peso, vale a pena abrir uma exceção e desfrutar de uma refeição que te traga mais alegrias. Mas é claro, sem exageros. 


Por fim, não relaxe se atingir uma determinada etapa antes do tempo. Caso você consiga finalizar um processo antes do imaginado, mantenha a frequência. Afinal, quanto antes você atingir o sucesso, melhor, não é mesmo?


Idealizar um planejamento e se esforçar para que ele aconteça é uma das formas mais eficazes para atingir os seus objetivos neste ano. 


Por isso, se você deseja conquistar diferentes metas, não deixe de seguir as dicas contidas neste artigo e tenha a tranquilidade de alcançar o que almeja com maior produtividade e felicidade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy






18 comentários:

  1. É sempre muito bom traçar metas e objetivos

    ResponderExcluir
  2. Oi, miga
    Ótimo post.
    Realmente estabelee metas e ter foco é o que mais ajuda. Preciso ter mais dos dois inclusive kkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Já não traço mais plano, mas gosto de ter foco nas atividades.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Posts assim só ajudam pessoas como eu que vivem em total desorganização rs
    Não sou de fazer planos e só traço metas tipo em leituras, filmes e séries. Sei lá, acho que é meio que meu limite.
    Por isso, é um tipo de proposta que vai me ajudar e muito!!!
    Muito obrigada!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela!
      Não sou de planejar muito não, mas gosto de manter minha anotações organizadas, pelo menos isso...kkkk
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Oi, Rudy!
    Pra quem gosta de fazer planejamentos e metas essas são com certeza ótimas dicas.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro um planejamento! Ando sempre com minha agenda e esse ano estou fazendo um bullet journal pela primeira vez. Está sendo muito bom, tanto para me organizar e planejar, tanto para me distrair enquanto "enfeito" haha. Ótimas dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. OLá Rudy!
    Adorei as Dicas, um bom planejamento é muito importante para conseguir atingir nosso objetivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Devo concordar, embora não faça...kkkk
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. ola
    eu preciso parar de procastinar ,sou muito enrolona .rsrs
    esse ano eu quero ser mais organizada,cumprir algumas metas. espero conseguir ter foco e determinação para atingir alguns objetivos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      Reconhecer as dificuldades é o primeiro passo.
      Boa sorte em suas concretizações.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Olá Rudy
    Excelentes essas dicas de planejamento, gosto muito trassar metas
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Já não as traço a muito tempo, boa sorte.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  9. Excelentes dicas, vou até pegar umas para mim haha. Sempre que tento criar metas para alguma coisa acabo me desanimando na metade (ou até antes disso), mas esse ano pretendo mudar essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabiolla!
      Mudanças são sempre bem vindas.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy