Olá alegres e felizes!
Como deixar sua casa mais aconchegante com plantinhas
A decoração de uma casa pode envolver diferentes componentes, como móveis, a própria estrutura do imóvel, objetos e, claro, as plantas. São elas que dão mais vida e cor aos ambientes e ainda garantem mais qualidade de vida e bem-estar aos moradores.
É possível cultivar diferentes espécies em seu jardim, que vão desde as maiores, como coqueiros, até as menores, como os vasinhos de suculentas.
Você não precisa ter um jardim enorme para ter plantas em casa, portanto, mesmo quem mora em apartamento pode e deve conviver com elas em suas mais variadas espécies.
O que conta, neste caso, é saber escolher aquelas que são mais apropriadas para o espaço que você tem disponível. Isso porque algumas vivem melhor à sombra, enquanto outras precisam de mais luz solar.
Além disso, assim como qualquer outro ser vivo, as plantinhas precisam de cuidados, como regas, podas e outros cuidados básicos, para que estejam sempre limpas e saudáveis. Assim, seu lar ficará muito mais bonito e aconchegante.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar os benefícios de ter plantas em casa, quais os tipos que você pode ter e dar algumas dicas de como usá-las na decoração.
Os benefícios das plantas em casa
Segundo estudos, cuidar de plantas pode deixar uma pessoa mais feliz. Adotar a jardinagem como um hobby ajuda a melhorar a saúde mental e o bem-estar das pessoas.
O mundo mudou muito nas últimas décadas, pois se antes o ser humano convivia bastante com a natureza, por conta do crescimento e do desenvolvimento das cidades, esse importante convívio diminuiu.
Vários estudos apontam a importância de cultivar espécies de plantas em casa, então, para quem está construindo e procurando por terceirização de mão de obra, é interessante incluir um espaço para o jardim.
As plantas não só trazem bem-estar, como também criam uma atmosfera positiva ao ambiente e colaboram com a cura de várias doenças e distúrbios. Para se ter uma ideia, as vantagens de ter um pequeno jardim afetam diferentes setores da vida, como:
Mais economia;
Mais saúde para o corpo;
Melhora do bem-estar geral;
Menos estresse;
Entre outros.
O Departamento de Ciências Hortícolas da Universidade do Texas A&M dos Estados Unidos realizou uma pesquisa que evidencia os benefícios das plantas na vida do ser humano.
Por exemplo, elas ajudam a melhorar a concentração e a memória em 20%, além de estimular o desempenho e os sentidos das pessoas. Então, ter plantas em seu escritório pode melhorar a qualidade e a produtividade do trabalho.
Também é recomendável que elas façam parte dos ambientes de estudo, visto que melhoram a capacidade de aprendizado e de reter informações. Justamente por isso, elas são recomendáveis para quem tem Déficit de Atenção.
As empresas, como as que fazem certificação de produtos, podem espalhar vasos de plantas por toda sua extensão, pois são ótimas para reduzir o estresse e aumentar a sensação de satisfação.
Em casa, as pessoas se sentem mais relaxadas e diminuem a ansiedade, pois os ambientes têm uma energia muito mais positiva. Isso acontece porque as plantas ativam substâncias químicas cerebrais que trazem mais felicidade, como a dopamina, serotonina e ocitocina.
Além disso, todo o processo de cultivo, desde o momento em que são plantadas, reduz a angústia mental dos indivíduos. Quem está em tratamento ou se recuperando de alguma doença também é beneficiado, por conta dos efeitos relaxantes das plantas.
Inclusive, muitos pacientes de hospitais são incentivados a cultivar algumas espécies para ajudar na recuperação.
Um pequeno jardim vertical em um espaço com cobertura de vidro para varanda, por exemplo, ajuda a superar traumas físicos e mentais.
Ademais, as plantas inspiram o ser humano, por isso, podem trazer a solução de um problema e ajudam a superar momentos difíceis.
Elas tornam as pessoas mais empáticas, o que estimula a ajudar os outros, fortalecendo laços e relacionamentos.
O ser humano tende a desenvolver empatia e sentimentos pelas plantas, o que se estende ao meio ambiente como um todo e também às pessoas.
A vitalidade também melhora, portanto, os moradores de uma casa bem decorada com plantas têm mais energia. Quanto mais convívio com a natureza, melhor é a perspectiva de vida.
Semear e regar jardins ativa a parte frontal média dos adultos, o que é especialmente vantajoso para os idosos. Isso porque essa área melhora os processos cognitivos e recupera a memória episódica.
Portanto, ter plantas em casa é a melhor forma de prevenir a demência. Por fim, o intelecto também é favorecido, uma vez que a mente humana se desenvolve melhor quando está exposta aos componentes da natureza.
Agora que você já entendeu o quanto o cultivo de plantas pode ser benéfico para você e seu lar, vamos mostrar alguns tipos mais recomendados no próximo tópico.
Tipos de plantas mais indicados
Existem algumas espécies de plantas que são mais recomendadas para ter em casa, respeitando cada aspecto do imóvel, como a presença de detector de fumaça.
A samambaia é uma delas, pois é um tipo volumoso, com muitas folhas, por isso, deve ser usada em lugares mais altos e sem muita corrente de ar.
A árvore da felicidade é um tipo perfeito para ser usado na sala de estar e em um local com bastante iluminação. Traz mais alegria e harmonia ao ambiente.
A orquídea é uma espécie mais prática e não precisa de muitos cuidados. Pode ser usada em qualquer lugar, como locais com coberturas em lona, e plantada em vaso de barro. A rega pode ser feita a cada quatro dias ou semanalmente.
A espada de São Jorge é considerada um amuleto contra energias negativas, além de ser bastante funcional, pois umidifica o ar e produz bastante oxigênio. É ideal para ser cultivada em locais com clima mais seco.
Essas são as espécies mais procuradas, mas você também pode investir em muitas outras, como cróton, palmeira areca, bromélia, violeta, entre outras.
Mas você sabe como decorar a sua casa com plantas? Ainda não? Então calma, é sobre isso que vamos falar a seguir.
Dicas para decorar com plantas
Existem várias maneiras de usar as plantas na decoração, desde um jardim externo, de inverno, Cantoneira para parede ou vasos. O ideal é criar diferentes volumes e alturas, bem como misturar cores e texturas.
Não tem erro quanto às combinações, o importante é deixar juntas as que gostam de sol, e juntar as que preferem sombra. Para facilitar, separamos algumas dicas, como:
Jardim vertical
Escolha um local com cuidado, observando o tipo de iluminação para saber que tipo de planta será usada. Você pode pintar uma parede feita de Placas de isopor para dar mais charme ao local.
Para garantir a ventilação de ar entre a parede e as plantas, uma tela metálica é uma boa escolha, mas você também pode usar uma estrutura de madeira, como um palete.
Amarre os vasos na grade, deixando as plantas inclinadas para que a folhagem de cima esconda o vaso de baixo.
Uma dica para amarrar os vasos é usar as braçadeiras de plástico. Isso também facilita a rega. O modelo meia-cura é o melhor tipo, principalmente porque tem um dos lados reto.
Vasos pendurados
As empresas de jardinagem e paisagismo costumam pendurar os vasos em espaços menores. Então, se você mora num apartamento pequeno, por exemplo, pode pendurar vasos na sacada e na sala.
Para quem mora em casas maiores, uma boa dica é pendurar os vasos na escada, o que dá um charme ainda maior para esse espaço.
No chão
Vasos grandes ficam ótimos no chão e ainda podem combinar com a decoração em suas mais variadas cores e formatos. Por exemplo, numa decoração minimalista, você pode optar por um vaso um pouco mais colorido para destacar a planta.
Por outro lado, se sua decoração é mais rústica, pode usar cores neutras para equilibrar os tons presentes em cada ambiente.
Nos móveis
Os móveis também são ótimos espaços para receber espécies menores. Elas podem estar na estante, na mesa de centro, da cozinha e em prateleiras.
Outra dica é usar vasinhos pequenos de suculentas no banheiro, em cima do gabinete (se houver espaço).
Conclusão
Sempre há um espaço na sua casa disponível para uma plantinha alegre que vai beneficiar muito o seu lar. Só não se esqueça de cuidar bem dela, para que esteja sempre linda, saudável e cumprindo sua função.
Neste artigo, você conheceu todos os benefícios de ter plantas em casa, na sua decoração. É uma maneira de ter um lar mais aconchegante e harmonioso, que vai trazer muito mais bem-estar e qualidade de vida para toda a família.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
ola
ResponderExcluirrealmente as plantas dão um charme a mais na nossa casa ,mas confesso que não levo muito jeito com elas ,aqui em casa é meu marido quem cuida das plantas . bjs
Eliane!
ExcluirÉ uma terapia.
cheirinhos
Rudy
Plantinhas sempre alegram e deixam a casa mais verde e aconchegante.
ResponderExcluirSempre curti muito mas agora com gatinhos não dá mais
Chelle!
ExcluirTenho cultivado uma pequena horta e já colhi meus primeiros coentros.
cheirinhos
Rudy
Oi, miga
ResponderExcluirPlantas são ótimas para alegrar e dar vida.
Adorei a dica e vou colocar mais aqui dentro de casa, o quintal já tá cheio kkkkk
Bjs
Ana!
ExcluirTenho uma pequena horta e é uma terapia.
cheirinhos
Rudy
Eu sou de interior rs
ResponderExcluirPor isso aprendi com meus pais e avós a sempre ter ervas às mãos.
Hortelã, arruda, erva cidreira, cebolinha, salsinha. Fora as orquídeas que meu marido ama e mesmo morando em uma casa sem quintal de terra, deu para criar uns ambientes suspensos que temos muito carinho em cuidar!
Vida, a casa vive com cheirinho de vida!!!
Adorei as dicas!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Olá Rudy
ResponderExcluirNossa eu amo plantas, aqui no meu quintal é cheio de plantas de tudo que é tipo, ornamentais, medicinais, etc; uma planta deixa qualquer ambiente mais alegre.
Bjs
Olá Rudy!
ResponderExcluirAdoro plantas, deixa o ambiente mais charmoso e cheio de vida! Tenho várias aqui em casa e amo cuidar delas!
Oi, Rudy! Adorando as dicas! Cultivar plantas em casa é deixar a alegria invadir. Ainda quero ter suculentas aqui.
ResponderExcluirOi, Rudy!
ResponderExcluirO quintal aqui é cheio de plantas da minha irmã, é uma terapia pra ela e é nítido os efeitos benéficos que essa atividade lhe proporciona.
Amei a matéria! Bjos!