Olá alegres e felizes!
Com a pandemia, a ideia de um “novo normal” vem se sedimentando. Para os pais, nada é mais importante que garantir uma rotina feliz e saudável para seu filho e isso se tornou um desafio ainda maior com a necessidade de confinamento e isolamento social.
Neste texto, traremos algumas dicas de como criar uma ambiente propício para que seu filho se desenvolva, da melhor forma possível nesse período, nos estudos, nas relações familiares, enfim, na vida como um todo.
Em meados de 2020, o mundo virou de cabeça para baixo. Muitos tiveram que, infelizmente, lidar com demissões e encerramento de empresa. Para os que tiveram oportunidade, o trabalho virou home office e toda uma nova rotina precisou ser estabelecida.
Entre os que têm filhos, é sabido que uma pequena mudança pode alterar todo um cotidiano já sedimentado, com grande impacto.
Nem é preciso dizer que pais que já tiveram que rodar a cidade atrás de brindes personalizados, porque aquele específico quebrou, e só naquele copo sua filha tomava água, entendem bem do assunto.
O que dizer, então, de todos os novos hábitos e restrições impostas pela pandemia? Não importa a idade de sua criança, é fato que os pequenos são as principais vítimas do isolamento social. E estar fora da escola é grande parte do problema.
Como ajudar seu filho a estudar fora do ambiente escolar?
Em um primeiro momento, pais dentro de casa por mais tempo poderia parecer um sonho se realizando, porém, o home office e suas obrigações os deixam talvez menos disponíveis do que antes.
Pais que juravam não aprovar o uso de telas se encontram obrigados a permitir a presença constante de computadores e tablets.
Da mesma forma que os adultos sentem falta dos colegas, de suas mesas, até da máquina de café expresso profissional que havia em seus escritórios, as crianças sentem faltas de seus amigos de sala, do ambiente escolar, das brincadeiras, dos professores e também da rotina já estabelecida.
Uma boa alternativa é, tão logo quanto for possível, estabelecer uma nova rotina. É difícil até para os adultos conseguirem se adaptar com novos horários, mas é muito importante que as refeições, banhos e a hora de dormir sejam sempre fixos.
Logicamente, a rigidez excessiva não é boa para nenhum dos lados então foque mais na sequência de tarefas do que no horário em si.
Outro truque que funciona bem para todas as idades é trocar de roupa assim que acordar, ainda que não vá sair de casa, pois ficar de pijama pode incentivar a voltar para cama e isso não irá ajudar.
Coordenar os horários de estudo de seu filho com os seus momentos de maior foco no trabalho poderá trazer benefícios para todos, pois quando ambos terminarem suas tarefas, será possível que aproveitem um curto intervalo juntos.
Se seu filho não tem atividades escolares remotas, é interessante que você monte um calendário para guiar seus estudos. Além disso, é importante entender de que forma seu filho se integra com os estudos.
Busque saber quais são suas matérias preferidas, aspirações profissionais futuras e interesses fora do ambiente escolar. Tudo isso fará com que seja mais fácil encontrar formas de motivá-lo.
Se seu filho não tem bons resultados em matemática, porém sonha em ser astronauta, pode ser uma boa estratégia mostrar como a matéria será útil em sua vida futura.
Buscar elementos na biografia de grandes profissionais que seu filho admira pode ajudar a conectá-lo com a utilização prática do conhecimento.
Aprendendo pelo exemplo e pela prática
Nunca é demais dizer como a melhor forma de ensinar é pelo exemplo. Assim, se você tiver disponibilidade, pode ser interessante colocar seu filho junto a você em seu ambiente de trabalho em casa. Vê-lo concentrado dará a sua criança uma imagem maravilhosa de exemplo a ser seguido.
É claro, isto depende muito da idade que seu filho está, pois colocar uma criança pequena junto a você no escritório poderá resultar em ter sua fonte para teclado desligada bem quando o prazo para entrega de um trabalho importante está chegando.
Vai de cada família ponderar e entender suas necessidades na fase que seu filho está. Ter disciplina e buscar o máximo de organização são as chaves para uma rotina tranquila, onde cada atividade tenha seu momento garantido.
Alguns conceitos que seu filho está aprendendo podem ser transferidos para prática e o que é feito fica muito melhor fixado, do que o que é apenas estudado na teoria. Integrar o que ele aprende na rotina da casa pode gerar ótimos resultados em sua vida acadêmica.
Se seu filho está aprendendo sobre reciclagem, por exemplo, pode ser interessante repensar o gerenciamento de resíduos de sua casa e, juntos, estabelecerem um programa para lidar melhor com lixo.
Como qualquer especialista em produtividade irá dizer, atividades de lazer são tão importantes quanto focar e trabalhar em suas tarefas. Vale traduzir esses conceitos para a rotina infantil e garantir que haja espaço para brincadeiras, tanto sozinho quanto em família.
Para esses momentos, é indispensável dizer: tempo de qualidade vale muito mais que grande quantidade. Afastar seus filhos das telas nesses momentos é uma boa pedida e não é necessário muito para garantir um momento feliz em família.
Construir algo pode ser divertido para ambos e muito mais valioso que meramente comprar o mais novo lançamento.
Seu filho pode até querer um banco de brinquedo que tenha até máquina de cartão, mas pode ter certeza, usará e guardará com mais amor um cofre de papelão que vocês tenham feito em parceria.
Dentro das limitações de sua região, passar algum tempo ao ar livre é altamente recomendado. Pode ser uma ótima opção ter um momento diário para ida ao parque ou alguma praça, após conclusão de tarefas mais puxadas.
Cuide-se para poder cuidar dos outros
Depois que viramos pais, é muito comum que esqueçamos de necessidades individuais. Contudo, como toda mãe odeia, mas sabe ser verdade, é importante colocar a máscara primeiro em si, depois nos filhos.
Nasce uma mãe, nasce uma culpa. E isso vale também para os pais, mas é fundamental que, mais que nunca, o cuidado se estenda a todos da família. Por isso, entre as dicas para auxiliar seu filho nos estudos, uma das principais é: cuide de você.
O tempo de isolamento social afeta a saúde mental de todos, sendo quase impossível cuidar bem de um filho sem cuidar bem de si mesmo. Assim, é importante pensar em hobbies e hábitos individuais que possam trazer relaxamento.
Como muitos médicos têm recomendado fortemente, é importante manter uma atividade física não somente pela saúde mental, mas também para garantir boa imunidade. Se não tem o costume, esse é o momento certo para começar.
Inúmeros profissionais têm oferecido aulas online, algumas até gratuitas para teste, e tirar alguns minutos por dia para se exercitar dentro de casa pode fazer com quem ganhe tempo e disposição para as demais tarefas do cotidiano.
Algumas outras dicas podem ajudar na missão de encontrar um tempo para si:
Organize sua agenda, colocando tempos de descanso;
Liste suas tarefas pela ordem de urgência;
Delegue o que for possível;
Trate sua saúde mental e física como projeto;
Tire do papel vontades antigas;
Deixe a culpa de lado;
Todo ‘não’ para os outros é um ‘sim’ para você.
Além disso, buscar um tempo para si, para ler, para psicoterapia, estudar algo interessante ou até mesmo curtir sua série preferida fará com que tenham mais calma e tranquilidade para lidar com a rotina puxada e estressante com os filhos em casa.
Pode parecer bobagem falar de autocuidado, mas é fundamental para que seu filho tenha todo seu apoio e dedicação, tanto para estudar quanto para as demais tarefas de sua vida. Investir em você é cuidar de seu pequeno também.
Busque atividades para relaxarem juntos
É importante coordenar momentos para que passem em família, com atividades de lazer e autocuidado que contemplem todos. Uma boa opção é fazer uma lista de sugestões para serem realizadas naquele mês.
O foco não é ter que cumprir mais uma obrigação, mas sim, poder contar com várias opções na hora de fazer a integração da família.
Uma alternativa é a realização de um momento de SPA para todos os integrantes, com hidratação nos cabelos, massagens, utilizar uma almofada de pescoço e uso de velas perfumadas.
A ideia é incluir até os menores, pois é possível colocar o bebê na banheira, enquanto as outras atividades são feitas.
Outra sugestão interessante é cozinhar em família, escolhendo um prato que agrade a todos e que não esteja tão presente no cotidiano. E o mais interessante é que pode ser um projeto de vários dias.
A diversão pode começar na ida ao supermercado, com escolha de ingredientes frescos, orgânicos e boa categoria. Atenção à certificação de produtos, pois opções certificadas costumam ter qualidade superior, e vale a pena gastar um pouco mais nesse momento.
Cozinhar juntos e fazer a refeição em uma mesa bonita poderá se tornar um programa recorrente para sua família, criando memórias para quando seus filhos forem adultos. A noite poderá terminar com um filme que seja do interesse de todos.
Considerações finais
A pandemia trouxe muitas mudanças difíceis e momentos tristes para todos, mas é importante enxergar de que maneiras pode contribuir para aumentar ainda mais a união de sua família.
É fundamental também entender de que maneiras você pode atuar para contribuir e ajudar seu filho a se manter envolvido e motivado nos estudos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
ola Rudy
ResponderExcluirotimas dicas .
embora eu não me encontre nessa situaçao , essas dicas são muitos valiosas ,interessante notar a importancia de todos entarem bem ,os pais cuidando da saude mental para evitar o strress.
bjs
Eliane!
ExcluirSempre pode ajudar alguém.
cheirinhos
Rudy
Olá Rudy
ResponderExcluirExcelentes dicas, eu não tenho filhos, mas as amigas e primas que tem comentaram direto passaram um perrengue pra fazer os filhos estudarem durante a quarentena. Bjs
Mi!
ExcluirPois é, sempre pode ajudar alguém que conhecemos.
cheirinhos
Rudy
Oi, miga
ResponderExcluirBoas dicas. Tem que manter a calma e buscar equilibrar o trabalho com os estudos das crianças em casa. Fica mais complicado né, é bom ter metas mesmo.
Bjs
Ana!
ExcluirMuitas mudanças e temos de manter equilíbrio.
cheirinhos
Rudy
Como sempre Jayane trazendo valiosas dicas.
ResponderExcluirEssas são preciosas, afinal nessa época os pais estão/estavam 24h por dia em casa, ligando com trabalho, afazeres domésticos e tendo qud ser professores dos filhos
Chelle!
ExcluirGosto demais dessa parceria, sempre aprendo muito.
cheirinhos
Rudy
Oi, Rudy! Várias questões tem sido um desafio nessa pandemia. Mto importantes essas dicas. Um compromisso que envolve toda a família.
ResponderExcluirLarissa!
ExcluirMuitas mudanças e temos de nos adaptar.
cheirinhos
Rudy
É. Os tempos mudaram e com isso, muitas rotinas familiares também. Passo por isso vendo minha mãe tendo que se dobrar em mil para ajudar meu sobrinho com as tarefas escolares, computador, celular, brigas, dúvidas.
ResponderExcluirO serviço on-line de educação da minha cidade falhou muito no ano passado e as mães quase enlouqueceram.
Torcendo para que nesse ano, tenham tido tempo de se prepararem melhor.
Por isso, o valor de todas essas dicas!
A gente só pode cuidar de outra pessoinha se estivermos bem para isso.
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Angela!
ExcluirMuitos tiveram de se adaptar e está sendo difícil para as famílias e para os professores.
cheirinhos
Rudy
A sua publicação é muito interessante!:)
ResponderExcluir-
Existem sonhos por realizar ...
-
Beijo e um excelente Domingo. Fique em casa.
Obrigada Cidália!
Excluircheirinhos
Rudy
OLá Rudy!
ResponderExcluirExcelentes dicas! Já Passei dessa fase minhas filhas já são adultas, mas tem muita mães passando um aperto com as crianças para estudarem nessa pandemia!
Lucia!
ExcluirMuira gente passando por isso...
cheirinhos
Rudy
Oi, Rudy!
ResponderExcluirMeus sobrinhos estudaram em casa em 2020 por causa da pandemia, e nossa, foi um sufoco rsrs... Esse ano eles estão estudando na escola, começaram essa semana, não sei até quando ficará assim pois como você já deve saber vai ter lowdown por 15 dias aqui no nosso estado... Mas eu amei as dicas, qualquer coisa vou segui-las :)
Bjos!
Any!
ExcluirAqui estamos em lockdown também...
É doloroso, mas necessário.
cheirinhos
Rudy