25/02/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #24 - JAYANE MIRANDA - Crenças limitantes

 Olá alegres e felizes!





As crenças limitantes aparecem em nossas vidas ao longo do tempo, ou seja, desde o dia em que nascemos, a convivência com outras pessoas nos agrega experiências e ensinamentos que nos influenciam de muitas maneiras.

Somos moldados pela realidade que nos cerca, e com isso desenvolvemos talentos, mas também as crenças limitantes.

O ser humano desenvolve o seu caráter de acordo com as suas vivências e o contato que mantém com outras pessoas. Então, conforme vamos sendo influenciados por outras pessoas, formamos nossos ideais. 

Assim como tudo na vida, as influências podem ser boas ou ruins, e junto com as ruins vem uma carga de crenças e ideais que limitam uma pessoa. É preciso se atentar a elas e se apegar àquelas que nos impulsionam para o sucesso.

Contudo, nem todos conseguem ou sabem reconhecer quem são as pessoas que transmitem essas crenças ou quais pensamentos estão limitando o seu potencial e impedindo seu crescimento.

Livrar-se de tudo isso é a melhor forma de se reconectar consigo e estabelecer novas ideias e novos comportamentos. E essa atitude pode fazer toda a diferença.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que são crenças limitantes, como identificá-las e como ressignificar atitudes e pensamentos. Confira!

O que são crenças limitantes?

Crenças limitantes são pensamentos aceitos como sendo verdade, mas elas têm efeitos negativos na vida de uma pessoa e bloqueiam seu crescimento.

Portanto, são prejudiciais exatamente porque acreditamos que são verdades absolutas, quando não são.

São elas que levam muitas pessoas a desistirem de tentar realizar um sonho, como abrir seu próprio negócio usando rótulos personalizados, fazer uma viagem, uma faculdade, dentre outros objetivos comuns.

Todas elas têm cunho negativo e levam as pessoas a desacreditarem que podem alcançar o que desejam. E algumas delas são frases famosas que ouvimos diariamente, como “nunca vou conseguir juntar dinheiro, por mais que eu trabalhe”.

Quando você diz que “não pode” ou “não consegue” fazer alguma coisa, está apegado a uma crença limitante. Isso também acontece quando diz que “não merece” alguma coisa.

Quando nos baseamos nessas ideias, a tendência é começarmos alguma coisa, desistirmos e nos arrependermos. Elas causam sentimentos ruins, como impotência e auto desvalorização.

Essas crenças ocultam verdades e impõem outras que não são reais, sendo que elas podem se originar de várias fontes. Elas podem vir de pessoas próximas, como pais, avós e até amigos, mas também são provenientes de:

  • Experiências e crenças hereditárias;

  • Lógica equivocada;

  • Desculpa;

  • Medo;

  • Sociedade.

Experiências e crenças hereditárias

As experiências hereditárias estão relacionadas à maneira como somos criados e tudo o que ouvimos ao longo dos anos.

Por exemplo, se você sabe que a sinalização de segurança dentro das fábricas é importante, é porque aprendeu sobre isso em algum momento da vida.

Mas uma pessoa também pode crescer ouvindo ideias negativas, como quando os pais duvidam de sua capacidade, fazem muitas cobranças, dentre outras atitudes que geram crenças limitantes hereditárias.

Os exemplos que recebemos a vida toda também nos influenciam. Se uma criança cresce vendo os pais brigarem, pode se tornar um adulto que acredita que os relacionamentos amorosos nunca dão certo.

Lógica equivocada

A lógica equivocada é quando algo que você tentou deu errado e você decide que por mais que tente, aquilo nunca vai funcionar.

Se isso fosse verdade, muitas criações que temos hoje, como a tecnologia, a ciência e a medicina não existiriam, simplesmente porque seus criadores teriam desistido na primeira tentativa.

Desculpas

As crenças limitantes também se configuram como desculpas constantes para não fazer alguma coisa. 

Por exemplo, quando uma pessoa desiste de fazer um curso porque tem preguiça de se locomover até o local.

Medo

Porém, o medo é o sentimento mais limitante para o ser humano. Os psicólogos que fazem avaliação de perfil comportamental atestam que muitas pessoas deixam seus objetivos de lado por medo de falhar.

Também há aqueles que têm medo de mudanças e de experimentar algo novo. Com isso, uma pessoa pode deixar passar o amor de sua vida porque tem medo de se magoar ou de não ser correspondida.

Sociedade

Por fim, a própria sociedade em que vivemos impõe padrões que geram muitas crenças limitantes. É o que vemos com a indústria da beleza, que estimula pensamentos negativos a respeito da aparência de cada um.

Um exemplo disso é uma pessoa que não está satisfeita com o próprio corpo e acredita que nunca poderá mudar a sua estética.

Só que, nos últimos anos, a própria sociedade vem reconhecendo suas crenças limitantes e procura mudá-las. Isso se deve a muitos fatores, mas, principalmente, por conta da internet, que nos trouxe mais informações.

Por exemplo, há alguns anos, apenas pessoas que se enquadravam em determinado padrão de beleza faziam propagandas dos mais variados produtos.

Hoje em dia, empresas de diferentes setores estão se desapegando desses ideais e vemos pessoas de todo tipo representando seus produtos na mídia.

Isso é muito positivo, pois impactou nossa realidade e trouxe mais oportunidades para as minorias. Por exemplo, vemos passar pelas catracas de controle de acesso das empresas, pessoas de todas as idades, etnias, orientação sexual, dentre outras características.

A cada dia, a sociedade está enxergando que as crenças limitantes impedem seu próprio desenvolvimento, e está em busca de mudanças. Por isso, você também deve identificar o que está limitando suas ações.

Como identificar crenças limitantes

É mais fácil identificar o que limita uma pessoa do que aquilo que está limitando a nós mesmos. Mas a melhor maneira de descobrir quais são nossas crenças limitantes é praticando o autoconhecimento e a inteligência emocional.

É importante garantir a saúde física em dia para conseguir o seu atestado de saúde ocupacional, mas praticar a reflexão para seu autoconhecimento ajuda a identificar aquilo que impede o seu crescimento.

A inteligência emocional, por outro lado, desperta outras habilidades, como autodesenvolvimento e autoavaliação. É por meio delas que você bloqueia o surgimento de novas crenças limitantes.

Identificar o que impõe barreiras em sua vida vai te ajudar a ressignificar seus pensamentos e a deixar de lado as influências negativas do passado.

A partir disso, você pode começar a lutar contra essas influências e superá-las. E a superação depende de algumas práticas no dia a dia.

Depois que você identificou quais são suas crenças, é o momento de saber suas origens. Se não sabemos o que existe por trás de um pensamento negativo, fica mais difícil superá-lo.

Se você for até uma clínica de psicologia, o psicólogo pode te ajudar em todo esse processo, mas sozinho não é difícil. Depois que você descobrir de onde estão vindo esses pensamentos, precisa começar um processo para reconquistar a vontade de crescer.

Esse crescimento está relacionado à sua vida pessoal e profissional, e para isso é necessário desconsiderar as crenças antigas e começar a olhar para o futuro, para o que você deseja em curto, médio e longo prazo.

Substitua as crenças limitantes por essas vontades e adicione novas crenças positivas em seu cotidiano. Para chegar até essa fase, você precisa refletir sobre o seu passado e pensar nas coisas que gostaria de ter feito e que não conseguiu.

Pense também nos seus planos, como uma reforma em casa com mão de obra terceirizada, pois eles te ajudam a encarar com mais otimismo essas lembranças.

Encontre as justificativas que você usou no passado para não realizar algum objetivo. Se a resposta for baseada em uma crença limitante, então você conseguiu identificar uma delas.

Se este for o caso, não tenha vergonha, muitas pessoas passam pela mesma situação e a maioria nem se dá conta. O que importa é que você está lutando contra essas ideias.

Agora é o momento de seguir os caminhos que vão te levar a sua realização pessoal e profissional. E mesmo que você esteja indo muito bem, é necessário continuar o processo de autodesenvolvimento e autoavaliação.

Independentemente de seu objetivo ser instalar placas de aviso em sua empresa ou simplesmente mudar o corte de cabelo, tudo requer desprendimento, objetividade e foco.

Os pensamentos limitantes podem impedir até mesmo a realização de coisas simples, então, você precisa se manter firme e não ceder ao que te restringe.

Respeitando os seus propósitos, você passa por cima das crenças limitantes e infundadas que te impediram de ser e fazer o que você quiser. Com isso, conquistar seus objetivos e realizar os seus sonhos é apenas questão de tempo.

Conclusão

As crenças limitantes são comuns, sendo que todo ser humano já experimentou uma delas. Apesar de serem algo negativo, elas são comuns, mas precisam ser trabalhadas, e isso requer tempo e dedicação.

Contudo, quando superadas, sua vida pode mudar de rumo completamente, e para melhor. Superar essas ideias limitadoras é parte do seu crescimento como ser humano e trará muitos benefícios para sua vida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 


cheirinhos

Rudy








16 comentários:

  1. O ser humano é tão complexo e mesmo não tendo lido nada a respeito destas crenças limitantes, entendi que muitos de nós, crescem com elas e isso sim, atrapalha o crescimento não somente como ser humano, mas também em sociedade.
    Temos nossas limitações, nossos tabus, mas é preciso quebrá-los de vez em sempre, para alcançarmos paz e com isso, paz a quem nos cerca.
    Artigo de suma importância!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela!
      Entendeu direitinho e fico feliz que tenha gostado.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  2. É difícil não ser "Maria vai com as outras", não ser influenciado pelas "verdades" dos outros... Muito boas as dicas para evitar sermos influenciados pelas crenças limitantes, amei a matéria!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Any!
      Infelizmente acabamos nos envolvendo, mas temos de lutar e ter nossa própria vontade.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Oi, Rudy! Desconhecia esse termo crenças limitantes e seu significado. Muito interessante! O crescimento individual passa pelo abandono dessas crenças.

    ResponderExcluir
  4. OLA Rudy
    hoje vemos muito o uso da palavra Influenciador. influenciadores disso ,daquilo e assim muita gente acaba perdendo a sua essencia.
    acho que as pessoas tem que ser autenticas ,não se deixar levar pelo que a midia prega como sucesso para a felicidade,como por exemplo a busca desenfreado pelo corpo perfeito .
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane!
      Concordo com você, temos de ter nossa própria opinião e vontade.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  5. OLá Rudy!
    Achei super interessante o artigo, muitas pessoas são influenciadas pela ideias dos outros, temos que respeitar nossos propósitos e correr atrás dos nossos sonhos! Adorei as dicas!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucia!
      Não podemos desistir das nossas vontades e sonhos.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Lágrimas nos olhos aqui lendo esse post.
    De uma verdade e sensibilidade ímpar.
    Obrigada Jayane por escrevê-lo e obrigada Rudy por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chelle!
      Bom ver que o artigo da parceira tocou em você.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  7. Oi, Rudy
    Texto incrível!
    Essas crenças sao terríveis.
    Minha família mesmo acredita. Eu tava agora mesmo falando sobre alguns projetos meus com a vó e ela também não acredita, porque para a sociedade muitos de nossos sonhos são delírios.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana!
      Não podemos é desistir dos nossos sonhos, não temmos de nos limitar às crenças alheias.
      Vá em frente e lute pelo que quer.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Olá Rudy
    Super interessante esse artigo, devemos trabalhar sempre para superar as nossas crenças limitantes.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Bem feliz em ver que está gostando dos artigos.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy