12/04/2021

RESENHA #25 - “E O NATAL ME TROUXE” (LITERATURA NACIONAL) - RAFFA FUSTAGNO

 

LIVRO:  “E O NATAL ME TROUXE” (LITERATURA NACIONAL) (EBOOK – ALEXA)

AUTORA: RAFFA FUSTAGNO

EDITORA: AMAZON

CONSULTORIA LITERÁRIA INCREASY

 PÁGINAS –131

  EDIÇÃO 2020

CATEGORIA: FICÇÃO NACIONAL

ASSUNTO: FANTASIA/JOVEM ADULTO

ISBN: -  B08QDPKSHP




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“DEZEMBRO DE 2011 – 14 ANOS

SÁBADO, VÉSPERA DE NATAL E, AINDA QUE AME IR PARA CASA DOS MEUS AVÓS COMER TODAS AQUELAS DELÍCIAS QUE ESPERO O ANO TODINHO PARA ATACAR, ODEIO O CALOR QUE FAZ NESSA CIDADE E QUE NÃO COMBINA COM ABSOLUTAMENTE NADA QUE LEMBRE ESSA DATA.”

 

 

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-

 

Uma garota com o rosto ‘enterrado’ em um livro, ao fundo uma árvore de Natal com o título.

A capa é bem bonita e condizente com o conteúdo do livro.

Capa: Sara Vertuan.

 

NOTA: 5,00 DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

Conteúdo: dedicatória; nota da autora; onze capítulos numerados com títulos dentro de um logotipo de árvore de Natal e datas; agradecimentos; lista de filmes natalinos; a autora; livros da autora; e, redes sociais.

Diagramação: Sara Vertuan.

 

NOTA: 5,00 DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é uma escrita epistolar em primeira pessoa pela protagonista e alguns diálogos complementares.

A linguagem é bem contemporânea, ágil, hilária, de fácil entendimento e bem fluida.

Revisão: Graziela Reis.

 

NOTA: 5,00  DE 5,00

 

SINOPSE:

 

“Mafalda tem 20 anos e desde os 14 passou a ver os Natais de outra forma. Quando seus avós morrem, ela se apega ainda mais no livro que ganhou de sua tia e no diário que passou a escrever a cada Natal.

O que ela não esperava é que seu personagem favorito fosse sair do livro para o seu quarto. Fazendo com que sua vida virasse de cabeça para baixo e ela se perguntasse se não estava ficando louca. Mas quando esse mesmo personagem sumir tão rapidamente como apareceu, ela vai precisar acreditar na magia dos Natais e de um Manual que é pura fantasia para trazê-lo de volta. Uma história sobre deixar se levar pelo surpreendente e seguir tendo esperança, mesmo quando estamos tristes.”

 

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

 

“E o Natal me trouxe” é uma adaptação de “A vida me trouxe”, um conto lançado em 2017 na antologia Blogueiras.com” onde a autora fez uma participação com o conto.

A autora traz um enredo de fantasia bem elaborado, onde a protagonista faz com que nos identifiquemos, já que tem blog, faz resenha e referências de livros, então, não tem como não se apaixonar por Mafalda.

Outra coisa que gostei muito é que toda narrativa é feita através da escrita da protagonista em seu diário e através dele, entramos na ficção e temos a oportunidade de entender os pensamentos (algumas vezes confusos) e sentimentos da personagem principal.

Rico em detalhes, tanto da época atual, como da época em que há passagens do livro no passado, em época distante durante a guerra, o que nos faz entender os momentos difíceis da época e a dor que as pessoas sentiam. Uma das partes mais interessantes do livro.

Outra coisa que torna o livro impressionante é o fato da criação de uma fantasia que reporta aos personagens do livro que a protagonista mais gosta de ler e através disso, personifica o personagem principal do livro perto dela e o romance no livro vem daí... achei a ideia genial.

Fato é que o livro é curtinho e empolgante apesar das poucas páginas e é uma leitura que tem um pouquinho de cada estilo, facilitando a leitura e o envolvimento.

Mais que recomendo a leitura.

 

NOTA : 5,00* DE 5,00








 

SOBRE O AUTORA:

 





 

Raffa Fustagno é jornalista com pós graduação em Marketing e Cursos de Mercado Editorial.

Em 2010 colocou no ar o blog A Menina que Comprava Livros onde fala de livros e filmes. Desde 2011 apresenta eventos literários que já somam mais de 200 em seu currículo e em 2014 passou a organizar o Evento da Menina na Livraria da Travessa por onde já passaram quase 100 escritores nacionais como Thalita Rebouças, Raphael Montes, Nana Pavoulih e Marina Carvalho.

Ama entrevistar autores e nesse tempo já mediou e/ou entrevistou para seu Canal no Youtube os autores estrangeiros: Dave Mckean, Brittainy C Cherry, Emily Giffin, Harlan Coben, Tessa Dare, Lauren Blakely, Audrey Carlan, Beth Reekles e Thomas Olde Heuvelt. Já esteve no programa Conversa com Bial acompanhando a autora Jojo Moyes como organizadora dos eventos literários que falam do livro da escritora.

Como autora tem 9 livros lançados: O Livro da Menina (2016), Blogueiras.com (2017), 24 Horas com Meu Ídolo (2019), Esse Turu Turu (2019) , Meu Crush de Nova York (2019), Estarei em Casa para o Natal (2019) , Palácio de Areia(2020), Minha Novela Turca (2020) e Garotas Resistem(2020).

Também publica críticas de filmes no blog e seus favoritos são o cinema francês, argentino , espanhol e turco. Recentemente cobriu o Festival Varilux de cinema francês e entrevistou nomes como Jerémie Renier e Clotilde Hesme.

Suas maiores paixões são: Stephen King, a DC Comics e La Casa de Papel.

A autora é agenciada pela Increasy Consultoria literária.


CHEIRINHOS

RUDY


14 comentários:

  1. Conheci o blog da Raffa recentemente e tô encantada com ela e O blog.
    Desde que li o romance epistolar Sociedade Literária e A Torta da Casca de Batata, me apaixonei pelo gênero e estou a procura de mais títulos assim. E agora encontrei

    ResponderExcluir
  2. ola
    acompanho o canal da Rafa há pouco tempo .é muito bom ver um livro escrito por ela aqui e recebendo nota máxima.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela escreve bem demais, vale a pena ler.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Eu não sei há quanto tempo sigo a Raffa por todos os lugares rs Tenho alguns livros dela na estante, muitos bilhetes, várias dedicatórias e ela é sem sombra de dúvidas, uma pessoa que gosto de graça.
    Ela ama cinema rs e eu amo as dicas, livros, tudo que ela faz.
    Ainda não li esse livro dela, mas claro que acompanho tudo, desde o lançamento do conto à saída do livro.
    Ela é maravilhosa!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanho também há muito tempo e tenho um carinho especial por ela e por toda dedicação que nos ddedica.
      Muito sucesso para ela.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  4. Oi, Rudy! Adoro a temática do Natal! Não conhecia o livro e achei mto interessante a narrativa ser através do diário. E viver um romance com seu crush literário não seria má ideia haha.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Acompanho o canal da Rafa faz tempo! Adoro livros com tema de Natal e esse deve ser bem interessante! Adoraria ter a oportunidade de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver kindleunimilited está disponível, é ótimo.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Olá Rudy
    Também tenho esse livro baixado no kindle, curto muito histórias que se passam na época de Natal,parece ser ótimo, essa resenha me deixou mega curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy
    Já tenho ele no kindle e tô louca pra ler!
    A história parece ser bonita e divertida e a parte fantástica beeem interessante.
    A capa também é lindíssima.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy!
    Quantos e quantos leitores queriam está no lugar da Mafalda, tendo o personagem principal se personificando diante dela, hein?! rsrs.
    Achei bem diferente o enredo de E o Natal me Trouxe, já quero ler!
    Valeu pela dica! Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy