10/06/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #75 - JAYANE MIRANDA - Como a pandemia trouxe uma nova perspectiva de vida

 Olá alegres e felizes!





Grandes poetas brasileiros já diziam: “viver é melhor que sonhar”. E a pandemia nos mostrou que fazer mais e falar menos é algo a ser adotado em nossas vidas. Uma mudança tão brusca de realidade altera totalmente nossa consciência sob a maneira de enxergar a vida.


Perguntar o que será de nós amanhã ou depois de amanhã é um mistério que jamais será respondido sem que a decisão de tomar uma atitude ocorra. De fato, vamos precisar rever tudo o que fazemos, para dar mais atenção a coisas realmente importantes.


É interessante como o ser humano tenta ter sempre o controle de tudo em suas mãos. Apesar de sermos uma espécie totalmente dependente do coletivo, insistimos em tentar resolver tudo sozinhos e projetamos em nós mesmos uma imagem perfeita.


Ao nos depararmos com a realidade da vida, surgem as frustrações, anseios e medos dignos de qualquer pessoa. A questão principal é a maneira como lidaremos com esses sentimentos. Precisamos dar mais do que uma sinalização de segurança, é preciso agir.


A pandemia causou uma reviravolta em tudo, deixando escancarada a nossa necessidade por segurança e carinho emocional. Era comum no início da pandemia mesmo as pessoas que se diziam ser mais caseiras, ficarem incomodadas com a retirada da liberdade.


É como se não estivéssemos dando o valor devido a pequenas coisas até que elas fossem tiradas repentinamente de nós por conta de um vírus que levou e continuará a levar tantas pessoas.


A nossa liberdade é relevante 

Foi preciso que todos tivéssemos um amanhã para nos privar do que antes era algo comum e que muitas vezes nós mesmos não aproveitamos. Correr no quarteirão? Usar a academia da praça do meu bairro? Imagina, isso era algo que jamais cogitaríamos.


No momento em que essas coisas são tiradas de nós, junto de outras importantes, como ir ao cinema, ficar até de madrugada em um bar ou simplesmente sair com os amigos para ver um filme todos juntos, gerou em nós uma sensação de desamparo.


Passamos a utilizar cada vez mais rótulos personalizados com o objetivo de mascarar nossas carências e medos, mas ao mesmo tempo notamos que os únicos responsáveis por construir uma imagem de final de mundo somos nós mesmos.


É possível viver na pandemia e viver bem, se projetarmos um mundo onde a realidade existe, mas pode ser moldada ao nosso favor. Fazer um esforço para que apesar das medidas tudo o que façamos dê certo.


Então, nesse contexto, já que estamos privados de muitas atividades por motivos óbvios, o que nos impede de ao menos tentar melhorar essa nova realidade imposta até nós? E é justamente isso que fará a nova perspectiva de vida, que dá título a esse artigo. 

A perspectiva da nova realidade

No mundo onde para todos, tudo é ruim, podemos tomar a decisão de querer viver algo bom. A ideia dessa perspectiva é tentar tirar de nós o modo automático de realizar as tarefas cotidianas e passar a dar mais significado a cada uma delas. 


Não devemos ver tudo o que fazemos como se fossem serviço impostos obrigatórios, dê um valor sentimental a tudo que for ser realizado. 


Para que isso seja feito, basta comparar as suas atividades atuais com as que eram realizadas antes da pandemia. Se houver alguma mudança brusca você pontua, mas tente se ater principalmente às mudanças simples de sua rotina que você deixou passar. 


Por exemplo, muitas pessoas tomavam seus cafés da manhã e almoçavam fora de casa. Isso ocorria, pois o horário ao sair de casa era muito cedo e era impossível voltar para casa no horário do almoço. 


Após a pandemia, muitas dessas pessoas passaram a trabalhar em casa e essas atividades passaram a ser realizadas no contexto residencial. Você até pode sentir falta da rotina de sair de casa e ver pessoas, mas lembre quantas vezes disse que queria a comida de casa. 


Todo o tempo gasto no transporte público ou no trânsito pode ser aplicado em outras atividades, desde a realização de um curso até alguns minutos a mais de sono que serão devidamente aproveitados no seu desempenho profissional e pessoal.

Passou a sobrar tempo

Para muitas pessoas, o maior problema da pandemia, por mais irônico que seja, é que passou a sobrar tempo no final do dia. Tanto que algumas notícias de jornais mostraram que as pessoas passaram a ler mais as etiquetas para produtos antes de comprá-los.


É interessante pensar nessa nova realidade, uma vez que reclamávamos insistentemente de que havia pouco tempo para realizarmos todas as tarefas diárias. E foi possível notar que isso era apenas uma desculpa.


Infelizmente muitas pessoas começaram a investir esse tempo de maneira pouco proveitosa, e o tempo que deveria sobrar, faltava. Horas e mais horas nas redes sociais com tarefas acumuladas do trabalho ou faculdade passaram a gerar estresse e desespero.


O trabalho de fato é o local ao qual as pessoas mais conseguem ocupar suas mentes, mas mesmo ali eram muitas horas perdidas, que poderiam ser melhor aproveitadas para diminuir o estresse vivido. 


Esse exame de consciência é algo a ser feito por todos nós. Será que estamos realmente utilizando nosso tempo livre com coisas que agregam em nossas vidas. E olha que não estamos falando necessariamente em estudar ou trabalhar, mas edificar algo importante.


Diversos estudos mostram que as crianças, por exemplo, são as mais afetadas emocionalmente pela pandemia, justamente porque nelas ainda não foi criada essa consciência do que estamos vivendo. Porque não ajudá-las?


As crianças não se importam se estudos de impacto ambiental mostram que a pandemia ajudou na redução de emissão de gás. O mundo delas é diferente do nosso, por isso passar tempo com elas é importante.

Diminuiu a carga dos outros 

Muitas pessoas colocam em si uma carga muito pesada para lidar com toda a pandemia. Diversas histórias ao longo do mundo, onde houveram medidas de restrição, seja em épocas de guerras ou em outras pandemias, mostrou-se que a empatia é poderosa.


Seja por coincidência, providência ou evolução de fato, existem pessoas que lidam melhor com esse tipo de situação, por isso, se você tomar para si que é uma dessas pessoas, pode ajudar as outras diminuindo a carga que elas estão carregando.


Isso pode ser feito de diferentes maneiras, mostrando a elas pontos positivos que estão vividos nesse cenário de pandemia que antes eram incapazes de serem notados. Mostre que elas podem investir em si mesmas para diminuir essa carga pesada.


Tudo é mais fácil quando compartilhado, por isso, nessa nova perspectiva a qual estamos criando, deve-se ter em mente que ninguém faz nada totalmente sozinho, pois somos todos dependentes uns dos outros. 


Essa é a melhor maneira de fazer uma espécie de gestão de resíduos negativos que criamos em nossas mentes e precisam ser eliminados.

Melhorando nossa rotina na quarentena

Toda a explicação dada anteriormente serviu para que mais pessoas entendam como que nossa mente age contra nós mesmos e como é possível sair dessa situação e passar a enxergar a mesma realidade sob uma perspectiva totalmente diferente. 


Agora podemos traçar uma métrica real de como fazer atividades simples e ações diárias que melhorarão a maneira como vivemos dentro dessa pandemia. São elas:


  1. Tenha horário para acordar, comer e dormir;

  2. Pratique exercícios e se alimente bem;

  3. Tenha um horário de descanso e lazer;

  4. Motive-se diariamente, use músicas, discursos, livros;

  5. Passe tempo com as pessoas que moram junto de você;

  6. Faça chamadas de vídeos, jogue e converse com seus amigos;

  7. Ocupe sua mente em momentos ociosos.


É interessante utilizarmos o tempo da pandemia para fazer cursos profissionalizantes online, nos esforçamos para que as aulas online dêem certo, mas em geral todas as dicas que listamos são coisas que sempre postergamos para fazer antes da pandemia.


Quantas vezes falamos que íamos fazer exercícios e nos alimentarmos melhor, mas nunca tomamos a atitude? Ou passar tempo com a galera de casa? O fato é que a pandemia só deixou escancarada a necessidade de mudar os hábitos.


Absolutamente toda a mudança de hábito, de perspectiva de vida passa pela decisão da mudança. Realizamos dezenas de milhares de decisões diariamente, mas poucas vezes damos relevância para a consequência dessas decisões.


Agora, todos temos tempo para pensar e tomar a melhor decisão condizente com a realidade que vivemos. Uma última dica é você fazer o seu mapeamento de competências para verificar pontos possíveis de serem melhorados, por que não? 


Esperamos que você tenha gostado de todas as nossas dicas. Veja que a maioria das mudanças passa pela maneira como você enxerga a mesma situação. Se deseja que isso incomode sua vida ou se aquilo é uma oportunidade de crescimento.


O estresse pode destruir uma pessoa e o medo pode deixá-la parada em uma realidade prejudicial, por isso, cuide de si mesmo e das pessoas ao seu redor, ainda mais nesse momento tão complicado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy






8 comentários:

  1. Quem não melhorar um pouco que seja....
    Quem não sentir piedade pelos que se foram...
    Quem não se conhecer melhor...
    Após essa pandemia...

    ResponderExcluir
  2. Essa pandemia veio para ensinar, mas infelizmente há muito gente que não aprendeu nada ainda e isso dá uma tristeza.
    Ontem estava lendo sobre o serviço dessa porcaria de "DES" presidente do nosso amado país, dizendo para os vacinados deixarem de usar máscara. Pelamor, onde vamos parar? As quase 500 mil vidas não tem importância nenhuma?
    Ah Rudy, dói no coração. Dói na alma.
    Que Deus tenha piedade de nós, que Ele nos dê força para nos amarmos e amarmos o próximo.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Otimo texto .Nessa pandemia as pessoas tiveram que se reinventar
    ,tivemos que aprender a viver sem o abraço do amigo ,do irmão ,tivemos que ficar longe das pessoas que amamos .um tempo que voce tem que tomar cuidado para não esbarrar no outro . muito estranho tudo isso .
    que saiamos dessa pandemia com mais amor ao proximo e valorizando aqueles pequenos gestos como simples um aperto de mãos.

    ResponderExcluir
  4. OLá Rudy!
    Gostei muito da Postagem! Com a Pandemia tivemos que mudar nossos hábitos, mas tudo é questão de acostumar!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Texto maravilhoso.
    A pandemia mudou muito minha maneira de ver a vida e alguns hábitos, como resolver mais as coisas por internet do que pessoalmente.
    Não tá sendo nada fácil. Mas em Deus vamos resistir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy
    Excelente texto, a pandemia mudou totalmente a vida de todo mundo, até para aqueles negacionistas, tudo ficou mais difícil, a fé em Deus que nos sustenta.
    Bjs
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy!
    Verdade, a pandemia nos trouxe uma nova perspectiva de vida, que nesse momento tão difícil em que estamos passando possamos enxergar o lado bom das situações... Bjos, amei o texto!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy! Artigo super interessante. A pandemia veio para abrir nossos olhos para o que realmente é importante. Acredito que sairemos dessa com uma visão de mundo completamente diferente.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy