28/06/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #84 - JAYANE MIRANDA - Como fica a realidade do pós pandemia com a população sendo vacinada

 Olá alegres e felizes!







A Pandemia tem feito parte da vida de todas as pessoas do mundo desde o começo de 2020, tendo um impacto muito grande no globo e mudando a forma como todos se comportam, trabalham e até mesmo se relacionam com outras pessoas.


A pergunta que fica é: como será a realidade da população mundial após a pandemia, quando todos forem vacinados? Então, é sobre isso e outras questões igualmente importantes que abordaremos no texto de hoje. 

O começo da pandemia

O ano de 2020 foi marcado por muito medo, insegurança, mortes e discussões, afinal, ninguém podia imaginar que ele seria tomado por um vírus que, inclusive, continua atrapalhando a vida de todos, desde o modo de estudar até a fabricação de uma câmera de vigilância.


Assim, diversas foram as medidas para diminuir o risco de contaminação, sendo que o isolamento social foi uma delas, fazendo com que as pessoas ficassem em casa para evitar aglomerações, exceto aquelas que trabalhavam em linhas de frente.


Dessa forma, tornou-se menor a chance do vírus se alastrar e de que novas pessoas se contaminassem com ele. Ademais, o uso de máscaras se tornou obrigatório em todos os lugares e estabelecimentos, visando a segurança da população.


Já com a chegada de 2021, as vacinas começaram a ser distribuídas ao redor do mundo e a esperança começou a tomar conta da população, desde os que vão trabalhar todos os dias em um projeto de iluminação, até mesmo os que conseguiram ficar de home office.


Ademais, as vacinas possibilitaram que muitos começassem a enxergar o fim desse período onde todos são reféns de um vírus. Porém, uma pergunta fica no ar: como será a vida depois que todos forem vacinados?

Como as vacinas mudarão a vida das pessoas?

O período de pandemia instaurou nas pessoas hábitos que antes, embora fossem sim importantes, tornaram-se manias, sendo que o medo e insegurança apenas intensificaram ainda mais essa rotina de cuidados e prevenções.


O mais provável é que, pelo menos durante algum tempo após o fim do Covid-19, muitas pessoas continuem mantendo os antigos hábitos, seja por costume ou até para garantir que nada realmente aconteça, ou seja, por medo.


Alguns cursos e faculdades, como o curso de bombeiro civil, podem voltar a sua normalidade, mas é de consenso geral que mudanças relacionadas à área de saúde, economia e convivência social são as que mais serão afetadas com o pós-pandemia.


A saúde é o mais óbvio: as pessoas voltarão a poder andar nas ruas, estar perto de outras sem o medo de contrair o vírus, voltar a se abraçar e a estarem juntas em um determinado ambiente que, embora ainda aconteça, é com bem menos aglomeração e frequência.


A economia será afetada principalmente pelo comércio, que voltará a se movimentar e ter um maior fluxo de dinheiro, seja para comprar um computador ou topo de bolo personalizado. Principalmente quando pensamos em autônomos e pequenos negócios.


Com a volta deles às ruas, além de voltarem a ter uma vida um pouco menos conturbada, é provável que as coisas voltem a ficar como antes no quesito de qualidade de vida. Mesmo que antes não fosse a melhor, ainda era mais apropriada do que a atual.


Já o social envolve a forma como as pessoas se disponibilizarão em locais mais fechados, em aglomerações e em hábitos, como o mais comum desde a chegada da pandemia, que é o uso de máscaras e higienizar as mãos com álcool em gel sempre que possível.


Seja na volta do controle de acesso biométrico em estabelecimentos ou até mesmo em coisas simples como apertar a mão de alguém, é muito provável que durante algum tempo as pessoas continuem usando máscaras e álcool gel.


Alguns dos lugares que podem continuar usando medidas de pandemia mesmo após o seu fim são:


  • Hospitais;

  • Alguns ramos empresariais;

  • Pequenos estabelecimentos;

  • Aeroportos.


Ademais, empresas agora que viram como funciona o home office e como ele pode ser efetivo dependendo da forma como é empregado e do setor onde é utilizado.


Isso diminui a quantidade de pessoas dentro da empresa, diminui a quantidade de lixo produzido, de energia utilizada e até mesmo na quantidade de pessoas que utilizam o bebedouro de pressão inox.


Claro que muda também a forma de comprar e empreender, como exemplo o e-commerce que cresceu muito durante o período de pandemia. Ou seja, algumas coisas que são feitas online atualmente, muito provavelmente, se manterão pela facilidade e comodidade.


É provável que também a situação de desemprego mude bastante e as pessoas comecem a ser contratadas novamente, já que, com uma demanda maior de trabalho, as empresas precisarão de novos funcionários no meio.


Mas agora, pensando no assunto, o que você fará quando este período acabar? bem como de que forma a vacina pode impactar em sua decisão? É sobre isso que iremos falar no tópico a seguir.

O que fazer em um mundo pós-pandemia?

Essa é uma dúvida que, embora muitas pessoas pensem nela, por estarem tanto tempo em suas casas ou vendo familiares apenas esporadicamente, não pararam para refletir sobre.


Portanto, mesmo que continue usando o seu controlador de temperatura digital, confira algumas das possibilidades que você pode adotar ao ser vacinado:

01 - Viajar

Após o final da pandemia, é muito provável que aos poucos os aeroportos comecem a voltar a sua normalidade e, mesmo que continuem usando alguns protocolos de segurança pública, será menos rígido do que em época de pandemia.


Sendo assim, o momento é extremamente propício para que você e as pessoas que gosta voltem a viajar e conhecer as regiões do país ou do mundo que têm vontade, principalmente com a volta da abertura dos estabelecimentos e normalização de tráfego.


Claro que, caso não queira pegar um avião e ir para tão longe, nada te impede de alugar ônibus de viagem ou pegar a estrada com o seu carro e conhecer outros lugares, passar o fim de semana na praia ou até mesmo em uma pousada.

02 - Valorize melhor os momentos 

A pandemia impediu que as pessoas se vissem de forma próxima e, por muitas vezes, se comunicassem através de aplicativos de vídeochamadas como Zoom, Skype e Discord. Então, esse período, caso não tivéssemos tecnologia e internet, seria muito pior.


Pensando nisso, um dos ensinamentos que foram deixados é o de aproveitar ao máximo todos os momentos que passamos com quem amamos, desde amigos próximos e familiares até mesmo colegas de trabalho.


Infelizmente, muitas pessoas ao redor do mundo acabaram falecendo devido ao vírus, sendo que isso só reforça o quanto é necessário aproveitar mais os momentos sempre que possível.

03 - Praticar exercícios físicos

Entre os anos de 2006 e 2018, o Ministério da saúde afirmou que o número de obesos no Brasil subiu cerca de 67,8%, mesmo que o número de pessoas que praticam atividade física tenha aumentado.


Com a pandemia, que barrou o direito de ir e vir de todos, muitas dessas pessoas ficariam em casa durante um longo período, e é bastante assustador pensar o quanto esse número pode crescer com esses anos se passando.


Seguindo esta linha de raciocínio, é importante que todos voltem a se exercitar com o fim da pandemia e voltem a colocar a sua saúde em primeiro lugar, afinal, passar pelo vírus e ter problemas por causa da obesidade não deve ser uma opção.


Não apenas isso, mas exercícios físicos auxiliam em nossa disposição diária e nos ajudam a respirar e viver melhor, sendo uma melhora imensa para a rotina. Ou seja, é importante manter a saúde física e mental em dia.

Considerações finais

Hoje, entendemos um pouco mais como a pandemia afetou muito o dia a dia de todas as pessoas do mundo, como todos tiveram de se reinventar para manter as coisas funcionando com ela, além da realidade do mundo após toda essa crise.


As dicas e orientações que estão disponíveis para serem realizadas pós pandemia são uma realidade que, embora esteja chegando, pode demorar meses, portanto, é bom se preparar para colocar em dia assim que for possível e aproveitar ao máximo quando tudo isso acabar.


Sendo assim, é importante que tanto as pessoas quanto as empresas olhem para este cenário e pensem o que pode ser diferente e o que dá para ser aproveitado utilizando o meio online que, com toda certeza, foi e continua sendo extremamente útil.


O objetivo é que o mundo volte aos eixos, mas que mudanças realmente necessárias e que acabam por ajudar outras pessoas aconteçam. Algumas coisas têm mudado e o que se espera é que o mundo em si melhore.


Sendo assim, resta a você manter os hábitos que acredita ainda serem necessários e sempre se manter informado sobre o que está acontecendo.


Aproveite sua vida da melhor forma que for possível, independentemente se será trabalhando com a sua nova empresa de manutenção de retrofit de fachada ou curtindo com seus familiares o tempo que achar necessário.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos

Rudy




9 comentários:

  1. Verdade, a área de saúde, economia e convivência social são as que mais serão afetadas com o pós-pandemia pois foram as que mais foram prejudicadas... Que o mundo volte aos eixos logo, e que as mudanças positivas continuem presentes em nossas vidas!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy
    A pandemia afetou a vida de todo mundo e acredito quem nem tudo vai volta como era, depois que todo mundo for vacinado, muita coisa mudo, atitudes, comportamentos, etc.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. As coisas não serão como antes....
    O tal novo normal....
    As perdas irreparáveis... As pessoas se mostrando como são....

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Esse vírus trouxe e está trazendo muita dor .e mesmo vacinados os cuidados tem que continuar, enquanto o vírus ainda estiver circulando o antigo normal vai demorar a voltar.

    ResponderExcluir
  5. É Rudy, é esse novo "normal" que me assusta. Mesmo com a vacina chegando a passos de tartaruga, eu penso que nunca mais seremos os mesmos e nem devemos ser mesmo. Essa pandemia tem que ter ensinado algo bom a muitos de nós.
    Eu não sei como será. Eu sei que prefiro continuar fechadinha no meu mundo rs tá tão gostoso esse não contato com a humanidade.
    Eu só peço a Deus para que as pessoas ainda mudem, mesmo acreditando que nada mais pode ser feito, infelizmente. O ser humano mostrou o seu pior e o seu melhor lado.
    Amei as dicas, muito mesmo!!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy!
    Acredito que mesmo depois que todos forem vacinados, não sera como antes! Esse viris veio para mostrar que somos todos iguais independente de raça ou classe social! Peço a Deus que as pessoas sejam mais humildes, mais humanas!

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Infelizmente muitas coisas foram afetadas, mas creio que com todos vacinados a gente conseguirá aos poucos reconstruir.
    Só a vida de quem se foi pra isso vírus é que não volta né.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy! Essa realidade pós pandemia tem me feito pensar bastante. Acho que será impossível mantermos nossas atitudes como eram antes. Será um novo recomeço.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy