Olá, leitor Olá, leitora! Faltam poucas horas para o grande momento! Hoje, segunda-feira, dia 28 de junho, às 19h, ocorre a live "Josué Guimarães: arquivos e crítica genética"! Há poucos anos, em 2016, noticiava-se “Tempo de ausência”: 30 anos sem Josué Guimarães, alusivo às três décadas de sua morte. Agora, em 2021, é “Tempos de Josué”: 100 anos do nascimento de um dos maiores escritores da literatura brasileira do século XX. Nascido no interior do Rio Grande do Sul, em São Jerônimo, em 7 de janeiro de 1921, Josué Guimarães foi jornalista, escritor, político e formador de leitores. Um cronista de muitos pseudônimos. Usou desde de Dom Xicote a D. Camilo para descrever os momentos e as injustiças da sua época. Josué não acompanhou as transformações históricas, econômicas, culturais e sociais das últimas décadas, mas as suas obras mantêm uma atualidade sem igual. Uma jornada que se mantém viva e um legado sem fim. Como parte das homenagens, hoje, segunda-feira, dia 28 de junho, às 19h, a Prof.ª Dr.ª Márcia Ivana Lima e Silva (UFRGS) adentrará na bibliografia de Josué a partir dos registros dos processos de origem dos textos literários do autor e seus arquivos, deixando, em pauta, a crítica genética e a literatura feita no Rio Grande do Sul. Os rumos de criação, as variantes do texto no processo criativo do autor, seus arquivos, memórias, o estudo dos rascunhos e apontamentos prévios à publicação das obras e a literatura feita no Rio Grande do Sul serão alguns dos assuntos tratados na live. Links para assistir: www.youtube.com/watch?v=2pJEuc6B14M www.facebook.com/live/producer/schedule/1197672404027925 A mediação será feita pelo Prof. Dr. Miguel Rettenmaier (UPF), que é também coordenador do Acervo Literário do Autor (ALJOG/UPF), onde estão inúmeros registros textuais de Josué Guimarães. “O autor de Camilo Mortágua embarcou contra as tormentas da história do século XX, cheio de catástrofes políticas. Sua vida, assim, é em si uma existência romanesca ou, se quisermos, uma trilha quixotesca, em luta contra injustiças e sofrendo as dores de sua luta.”, ressalta o coordenador do Acervo Literário de Josué Guimarães (Aljog) e um dos coordenadores das Jornadas Literárias de Passo Fundo, o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dr. Miguel Rettenmaier.
Uma das temáticas da live de hoje será a crítica genética, uma linha teórica que se propõe a “mapear” o possível percurso da escritura de um autor a partir da análise de rasuras, anotações, emendas, rascunhos e variantes produzidos por um autor enquanto esse produz sua obra. Essa perspectiva de análise será dada sobre a vida e a obra de Josué Guimarães, a forma como essas modificações podem configurar a criação do texto, como o espaço onde o escritor se depara com as alternativas e os desafios próprios ao processo criativo. Tendo em mãos os diferentes documentos deixados pelos artistas ao longo do processo, por meio da crítica genética pode-se tecer relações entre os dados neles contidos para buscar refazer e compreender os caminhos do pensamento do autor. Estamos muito animados com este bate-papo sobre Josué e suas obras! E você? Até logo mais! Um abraço, L&PM Editores.
|
Olá Rudy
ResponderExcluirNossa quantos lançamentos maravilhosos, e a lista de desejados só aumenta loucamente.
Bjs
Oi, amiga
ResponderExcluirQuantos lançamentos bons né
Logo tem 2 da Francine Rivers, Lucinda Riley e Carina Rissi que quero muito.
Bjs
Vou te falar Rudy, eu amo essa coluna!
ResponderExcluirEm Ondas é uma das Gn's mais sonhadas por mim, mas a lindeza tá custando um rim rs
A Dark eu amo de paixão e louca por essa edição de A Noiva Fantasma e claro, tem Tori chegando.
A Família Cristã tem crescido muito e eu amo acompanhar seus lançamentos!Estão com preços incríveis e edições impecáveis!
As lives também chegam com tudo neste mês!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Uma das melhores colunas do blog.
ResponderExcluirSempre fico babando nos livros da Arqueiro e Família Cristã
Olá Rudy!
ResponderExcluirQue Show de livros bons, que vontade de comprar vários! Mas vou ficar só na vontade mesmo!
ola
ResponderExcluirbastantes novidades ,
gostei muito da entrevista com a Tessa Dare.
bjs