Olá alegres e felizes!
Os avanços da tecnologia e a chegada da internet abriram diversas portas para a sociedade em si e, uma delas, foi a criação e desenvolvimento das redes sociais que, além de uma fonte de entretenimento, também é utilizada como ferramenta de trabalho.
O texto de hoje irá abordar dicas e truques que podem ser utilizados em suas redes sociais, qual a importância que elas têm para os dias atuais, como conciliar as redes sociais e a vida pessoal sem perder o foco, além de como melhorar o engajamento delas.
As redes sociais são grandes fatores que influenciaram no crescimento do meio digital e do mercado em si. São diversas as empresas que voltam o seu conteúdo para elas com o objetivo de ter mais autoridade e relevância no meio.
É possível encontrar tudo nas redes sociais,desde bolsas personalizadas para brindes até mesmo vídeos infantis que ensinam a realizar alguma atividade escolar. A grande maioria das pessoas está lá e seria interessante que você estivesse também.
Em outras palavras, se você é um empreendedor e deseja aumentar o seu engajamento, visibilidade e o seu lucro, é preciso fazer um trabalho constante nas redes e ser ser notado, para que assim, mais e mais pessoas se interessem pelo seu trabalho.
Porém, também é possível ser um autônomo e criador de conteúdo, mesmo que este conteúdo seja voltado para algum nicho bem específico de mercado, como por exemplo comerciantes de topo de bolo personalizado.
Para ganhar esse espaço no meio de tanta gente é difícil, principalmente com um mercado de trabalho tão competitivo e com tantas pessoas fazendo a mesma coisa para crescer no meio digital.
Por isso, para entender melhor como crescer nas redes sociais, se tornar mais relevante nelas e conseguir conciliar todo esse novo tipo de trabalho com a sua vida pessoal, confira os tópicos a seguir e fique por dentro de tudo.
O impacto das redes sociais
Desde uma consultoria de recrutamento e seleção até pessoas que produzem conteúdo de comédia para as redes sociais, ambos possuem relevância e conseguem causar impacto para estratégias de marketing em diversas empresas.
Ou seja, mesmo pessoas que não estão necessariamente vendendo produtos online ou serviços nas redes sociais, ainda podem ser relevantes e utilizar de patrocinadores para atingir um público para determinada empresa e lucrar sobre isso.
Em outras palavras, tudo e todos, de alguma maneira e em diferentes proporções, estão nas redes sociais, basta apenas cada um encontrar o seu núcleo e o seu público para conseguir divulgar e atingir mais pessoas com seu conteúdo, seja ele de vidros refletivos ou de cultura geek.
Com essa linha de pensamento, é importante destacar alguns aspectos importantes para qualquer um que deseja utilizar as redes sociais como plataforma de crescimento, que são:
Saber quem é o seu público;
Explorar a criação de conteúdo;
Tomar decisões que melhorem o engajamento;
Se adaptar ao dinamismo das redes;
Ter uma certa periodicidade.
Todas as informações acima destacadas são importantes para o desenvolvimento de um perfil ou página nas redes sociais, porém, é importante levar o trabalho a sério e ter um período de produtividade para melhor desenvolvimento do projeto.
Mesmo que o conteúdo seja voltado para motoboys em São Paulo, é importante tirar um tempo do dia para cuidar de si mesmo, principalmente se você é uma pessoa que cria sozinha toda essa rotina para crescer no meio digital.
Profissionais de uma empresa, por exemplo, tem um determinado período que se dedicam a esse processo. Depois do fim do expediente, voltam as suas atenções para problemas pessoais e que fogem deste ambiente.
Portanto, caso seja criador de conteúdo em tempo integral, tire um tempo para não pensar nisso e sair um pouco desse meio, cuidado de sua saúde e não misturando a vida pessoal com a profissional, mesmo que seja algo simples como papel para modelagem.
Confira agora algumas dicas que são um diferencial para crescer e aumentar a sua relevância nas redes sociais.
01 - Conheça o seu público
O primeiro grande passo para que qualquer estratégia de negócios ou de promoção de uma marca seja efetiva, é conhecer muito bem o seu público-alvo, ou seja, conhecer as pessoas que irão consumir o seu conteúdo e criar todo o engajamento.
Seguindo essa linha de raciocínio, é uma matemática simples. A partir do momento em que você entrega às pessoas o que elas querem, mais interessadas elas ficarão com o que está sendo oferecido, maior será o engajamento e maior a probabilidade de fidelização.
A criação de uma persona pode ser necessária para estreitar ainda mais essa distância entre a marca e o público, sendo utilizada em diversos tipos de negócios ao redor do mundo, desde gestão de infraestrutura de TI até mesmo um pequeno vendedor de canecas personalizadas.
A persona nada mais é do que a representação do seu cliente ideal com vontades, gostos, hábitos de compra, personalidade, história e vida própria. Quando criada, facilita muito prever os próximos passos do seu cliente e seguidor.
E, a partir do momento em que se sabe o que o seu lead ou seguidor busca, fica muito mais fácil orientar os seus esforços para que condizem com aquilo que ele espera.
02 - Se atente a periodicidade
Independente se o conteúdo postado é sobre etiqueta patrimonio ou sobre as melhores maneiras de se começar o próprio negócio, é necessário se programar e ter uma determinada periodicidade para crescer nas redes sociais.
As pessoas, normalmente, seguem muitas páginas, e para que elas sejam entretidas pela plataforma, é feito um grande trabalho com a criação de conteúdo para entreter e melhorar o engajamento das páginas com o público.
Cada rede social trabalha melhor de uma maneira, algumas com fotos, outras com vídeos curtos, enquanto outras com vídeos mais longos. Mas independente da sua decisão, é necessário se atentar com o período em que são feitas as postagens.
Alguns realizam no mínimo uma postagem por dia, enquanto outros pensam em até três. Quando a mídia é um vídeo, se torna mais complicado, então muitos optam por até três por semana, dependendo do tamanho da equipe responsável.
Analise sua situação e quais os melhores dias de postagem, e a partir disso, deixe os leads e seguidores cientes dos dias e horários que as postagens são realizadas.
03 - Fale a mesma língua dos seguidores
A partir do momento que se tem uma rede social e que o objetivo da marca é atrair um maior número de seguidores e leads, será necessário compreendê-los e entender o tipo de linguagem que eles utilizam para que você se comunique na mesma língua.
Não apenas de forma literal, mas também, figurativa. Para uma marca que tem como objetivo trabalhar com um público mais jovem, a linguagem utilizada é totalmente diferente de conversar com um público mais velho e empreendedor.
Portanto, adapte a sua linguagem ao público para que os atraia e consiga mais engajamento em suas publicações, aumentando a sua relevância e alcance nas redes sociais e no meio digital.
04 - Abra espaço para sugestões
Muitas vezes o conteúdo pode agradar os seguidores e leads, mas conforme o tempo passa, eles podem estar ansiosos por algo novo ou que você explore outros temas e métodos de entregar o conteúdo para eles.
É possível que essa nova maneira de criar conteúdo venha de forma espontânea ou que você estude para encontrar o melhor meio de fazer tais mudanças, mas não tenha medo de abrir espaço para sugestões de seu público.
Além de abrir mais espaço para interação deles com a sua marca, eles consomem o conteúdo, sendo importante que eles gostem do que estão vendo. Essa é uma excelente maneira de juntar o útil ao agradável.
Considerações Finais
O texto de hoje abordou algumas dicas e truques para as suas redes sociais, abordando e contextualizando a importância e o impacto que elas têm nos dias de hoje, além de algumas orientações sobre como fazer para se tornar mais relevantes no meio digital.
Todos concordam que as redes sociais são mais do que plataformas de entretenimento, elas se tornaram poderosas ferramentas de negócios. Para que você consiga aproveitar ao máximo os benefícios dessa era digital, é necessário investir nelas.
Portanto, utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto para complementar as suas estratégias através das redes, explorando ao máximo os pontos fortes da sua marca e procurando melhorar os que ainda não estão tão bons quanto o mercado exige.
Agora que está mais por dentro desse mundo, basta se planejar e começar agora mesmo a melhorar a sua imagem nas redes sociais e crescer junto dessa onda que é a internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
cheirinhos
Rudy
Ótimas dicas, vou tentar segui-las
ResponderExcluirAs redes sociais chegaram sim para ajudar, mas claro que há exceções, como em tudo na nossa vida.
ResponderExcluirÉ preciso limite. Tudo é de menos é ruim, mas se for de mais, é horrível.
Discernir nem sempre é fácil,mas necessário, tanto para nosso convívio em sociedade,mas também para nossa saúde mental!!!
Dicas valiosas demais, Rudy!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
As redes sociais podem ser muito úteis, é só saber utilizar.
ResponderExcluirCom cuidado e controle, elas servem para distrair ou alavancar negócios.
Danielle Medeiros de Souza
danibsb030501@yahoo.com.br
Olá
ResponderExcluirAs redes sociais podem é devem ser utilizadas com bom sendo
Eu uso pouco .mas foram excelentes dicas especialmente para quem tem negócios.
Oi, Rudy!
ResponderExcluirÓtimas dicas para quem usa as redes sociais como ferramenta de trabalho... Vou monstrar essa matéria para os meus conhecidos.
Bjos!
Olá Rudy!
ResponderExcluirExcelentes dicas, mas como tudo tem que ser usada com bom senso!
Olá Rudy
ResponderExcluirVerdade, as redes sociais hoje em dia é uma excelente ferramenta de negócios, ótimas dicas pra aprender como usá-la corretamente
Bjs
Oi, Rudy! A tecnologia, quando usada de forma consciente, só tem a nos ajudar. As dicas são excelentes para quem utiliza as redes sociais como meio de trabalho.
ResponderExcluirOii,
ResponderExcluirAii ótimas dicas.
Quero inovar minhas redes e torná-la mais profissional e com mais contéudo.
Obrigadão.
bjs