06/09/2021

DIVULGAÇÃO CULTURAL #116 - Cura Poética 2 com prêmio para o melhor poema / Anunnaki na TVE

 Olá alegres e felizes!







– CURA POÉTICA 2 –

 

Inscrições abertas

Premiação de R$ 500,00 para o melhor poema

https://www.verlidelas.com/cura-poética-2

 

Organizada por Fabio Shiva e Sergio Carmach, esta antologia será a quarta da série “Delirium Liricus”, que compara cada poesia a uma pílula, classificando-as como remédios (quando mais otimistas), venenos (quando mais pessimistas) e placebos (quando feitas para divertir, encantar).

 

Sendo a poesia uma ótima forma de se curar feridas da alma, a antologia “Cura Poética 2” é mais uma oportunidade para os poetas extravasarem o que trazem dentro de si nessa longa época de incertezas em que vivemos. Componha sua poesia - seja ela um remédio, um veneno ou um placebo - e nos envie.

 

Confira o edital:

https://www.verlidelas.com/cura-poética-2

 

Teaser:

https://youtu.be/mJlL7Eqa__M

 

 

\\\***///










 

A TVE Bahia exibirá o filme “ANUNNAKI – Mensageiros do Vento” no próximo sábado, 4 de setembro, às 22h.

 

O filme foi contemplado no Prêmio de Exibição Audiovisual do Programa Aldir Blanc Bahia. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Para quem não mora na Bahia, a TVE pode ser assistida online:

https://www.irdeb.ba.gov.br/tveonline/

 

O filme completo também está disponível no YouTube:

https://youtu.be/bBkdLzya3B4

 

ANUNNAKI - Mensageiros do Vento é uma ópera rock em desenho animado, a primeira já realizada no Brasil. A história é livremente inspirada nas traduções das tabuletas de argila da Suméria, a primeira civilização humana conhecida. O filme conta a saga dos Anunnaki, “aqueles que do céu para a terra vieram”. Vindos de Nibiru, os Anunnaki buscam o ouro da Terra para solucionar o desequilíbrio na atmosfera de seu planeta natal. E assim criam a espécie humana, ao misturar seus genes a uma raça nativa, com o objetivo de obter trabalhadores para as minas de ouro. Então uma nova aproximação de Nibiru provoca um dilúvio que quase extermina a humanidade, que logo em seguida enfrenta outro grave perigo: disputas de poder entre os Anunnaki, culminando na deflagração de armas nucleares.

 

O longa metragem (90 min) foi lançado com grande êxito em setembro de 2016, com patrocínio do Fundo de Cultura (SECULT/BA) e apoio de Athelier PHNXServdontoMassa Sonora Estúdio e Staner Audioamérica. O filme teve exibição no Espaço Itaú de Cinema (Cine Glauber Rocha) e rendeu diversas reportagens nas TVs e jornais baianos, além de matérias elogiosas em sites do mundo inteiro, nos mais diversos idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, russo, chinês e polonês, entre outros. Disponibilizadas na Internet, as 28 músicas ou episódios que compõem a ópera rock animada já totalizam mais de dois milhões de visualizações no YouTube.

 

A obra vem despertando tanto interesse devido à ousada proposta de contar uma versão alternativa para a origem do homem através de um musical em animação. A história do filme é inspirada nos estudos de Zecharia Sitchin e de outros pesquisadores da Suméria e dos Anunnaki. As tabuletas sumérias representam o mais antigo registro histórico conhecido, sendo anteriores em no mínimo 2.000 anos aos livros do Pentateuco ou Torá, os cinco primeiros livros da Bíblia. E é por isso que a história contada nas tabuletas sumérias é tão intrigante e desafiadora, pois é semelhante até os mínimos detalhes às narrativas da criação do homem e do dilúvio contidas no livro do Gênesis, contudo com uma perturbadora diferença: a humanidade teria sido criada à imagem e semelhança de seres extraterrestres.

 

O filme foi dirigido e teve todos os desenhos e animações feitos por Fabrício Barretto. O roteiro, as músicas e letras foram feitas por Fabrício juntamente com seu irmão Fabio Shiva. Esta dupla de compositores foi responsável por outra ópera rock marcante: o álbum VIDA – The Play of Change (2002), da banda Imago Mortis, lançado internacionalmente e considerado um dos melhores discos de heavy metal já gravados no Brasil.

 


cheirinhos

Rudy




6 comentários:

  1. Super evento.
    E uma oportunidade incrível

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy
    Nossa, dois eventos maravilhosos
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A antologia CURA POÉTICA 2 é um super estímulo para a divulgação de novos poetas.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olha isso!!Que coisa mais linda!Estive lendo uma pesquisa estes dias onde dizia que muita gente tem descoberto a poesia nestes tempos de pandemia.
    Que venham mais poetas loucos para adoçar nossa vida!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. OLá Rudy!
    Que legal, eventos maravilhosos!!

    ResponderExcluir
  6. Excelente oportunidade para quem tem o talento de escrever poesias !

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy