12/08/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #75 - Guia de Investimento - 7 filmes inspiradores que mostram a realidade da maternidade



O período da maternidade é visto como um dos mais importantes na vida de diversas mulheres, sendo uma experiência que irá modificar para sempre suas vidas, tanto durante o período da gestação como dali em diante com a chegada de um bebê em seu lar.


No entanto, trata-se de uma vivência que precisa ser vista com bastante atenção não apenas pela mulher grávida, mas também por todos aqueles que se encontram ao seu redor, como o pai da criança, familiares ou até mesmo colegas de trabalho.


Por se tratar de uma experiência tão impactante, torna-se fundamental garantir o melhor conforto e espaço adequado para essa mulher grávida, de forma a garantir com que essa gestação ocorra da melhor maneira possível.


Cuidados esses que envolvem visitas frequentes ao médico, para acompanhar a saúde tanto do bebê como da mãe, certificando-se de que todos estão sendo amparados.


Por mais que seja importante cuidar da saúde física do bebê e da mãe, existem outras questões que precisam ser vistas com o mesmo tipo de importância, como o estado mental da gestante, que costuma ser severamente afetado pelos efeitos da gravidez em geral.


O que está associado a uma própria questão corporal, por meio da liberação e inibição de certos hormônios, fazendo assim com que o estado de espírito dessas mulheres grávidas passem por momentos de inconstância emocional, sendo algo a ser visto com atenção.


Até porque tais eventos podem ocorrer não só durante a gravidez, mas também logo após o parto, levando assim aos casos comuns de depressão pós-parto. Uma enfermidade que se não for bem acompanhada pode prejudicar até mesmo a relação entre a mãe e o bebê.


Uma conexão que pode não ser tão natural como se espera, sendo necessários em alguns casos de todo um acompanhamento psicológico que permita a essa mãe se conectar com seu bebê. 


Tudo isso deve ser levado em conta quando se fala sobre os impactos que a maternidade pode causar na vida de uma mulher, já que a realidade costuma ser muito mais complexa do que aquilo que é mostrado nos filmes e novelas.


No entanto, isso não significa que as produções artísticas não possam exercer certa importância na vida de uma gestante, apresentando obras que sirvam até mesmo de inspiração ou consolo para alguém que pensa em engravidar ou já se encontra nessa fase.


Portanto, até mesmo sua fábrica de aditivo para pao frances deve se preocupar com essa situação. Acompanhe o texto para entender mais sobre esse assunto.

A relação da maternidade com a arte

Por se tratar de um evento de tamanha importância, tanto na vida das mulheres como na sociedade como um todo, a maternidade costuma ser uma experiência que frequentemente é retratada por meio de certas produções culturais, o que engloba mídias como:


  • Filmes;

  • Séries;

  • Livros;

  • Músicas.


Atualmente, é possível encontrar até mesmo podcasts voltados ao tema, com dicas específicas para cada semana do período de gestão.


Tudo isso por meio de canais de fácil acesso, pois os mesmos canais de busca onde se pode pesquisar por “camisas de silicone a pronta entrega”, é possível também encontrar conteúdos amplos e educativos sobre a maternidade.


As próprias mulheres grávidas podem registrar a sua gestação junto à internet, criando assim um laço com todas as pessoas em período de gravidez, podendo compartilhar entre si por informações, preocupações e até mesmo dicas para superar empecilhos comuns.


Como comentários sobre como lidar com enjoos, dores na coluna ou até mesmo como se adequar a rotina de trabalho em sua empresa de análise de produtos alimentícios após a gestação. Assuntos que podem acabar tirando um pouco do brilho da gravidez que é vista na mídia.


Contar com um auxílio durante essa ocorrência pode permitir com que essas mulheres grávidas possam até mesmo ter acesso a uma melhor qualidade de vida, preparando-se não só fisicamente, mas também emocionalmente para lidar com a chegada do parto.


Pontos que podem evitar a presença de uma depressão pós-parto ou qualquer tipo de enfermidade que possa colocar em risco não só a mulher grávida, mas também o bebê que a acompanha, tanto antes como após o nascimento da criança.


Sendo necessário contar até mesmo com dispositivos devidamente configurados, a contar com o auxílio de um serviço de calibração de equipamentos de medição, para garantir a qualidade de um medidor de pressão ou temperatura a ser usada na mãe e no bebê.


Mas além dessas questões técnicas, no período de gestação é fundamental procurar também por um auxílio emocional, e nesse sentido o meio cultural pode apresentar diversas opções a serem consideradas. Produções que se apresentam cada vez mais complexas.


Na mesma medida em que a gravidez vem sendo reconhecida como um período recompensador, mas também de desafios, o meio artístico acaba por também fazer uma reflexão em cima do assunto, tratando do tema de maneira íntima e profunda.


E é a partir dessa nova corrente, que permite também com que as mulheres tenham mais espaço para falar dos seus desafios do dia a dia, que o tema da gestação vem recebendo um destaque maior através de diversos filmes presentes no cinema e no streaming.


Assim como é necessário alguns segundos para encontrar uma empresa que faça corte e dobra plasma na internet, é possível também encontrar bons filmes sobre o tema da maternidade.


Caso você esteja em busca de boas indicações neste sentido, então tenha atenção na lista a seguir com sete produções que abordam esse assunto em questão.

7 filmes sobre maternidade

A maternidade é algo que aborda diversos momentos e experiências na vida de uma mulher, já que passa desde o período de preparação para a chegada do seu filho, como na gravidez ou um período de adoção, indo até momentos tardios da vida.


Até porque ninguém deixa de ser mãe, tratando-se de um laço de intensa conexão. Inclusive, é justamente essa expectativa social em cima dessa relação entre uma mãe e sua criança que acaba por criar certa desconfiança ou sensação de despreparo das mães.


Sendo esse apenas um entre diversos temas que podem estar associados a esse tema de uma forma geral. Uma complexidade que acaba sendo assunto de diferentes filmes que podem ser encontrados hoje, com um destaque para as sete produções a seguir:

  1. Tully (2018)

Estrelado por Charlize Theron, o filme acompanha a vida de uma mulher durante o período pós-parto, onde além de cuidar de sua bebê e tomar conta do seu outro filho, precisa ser uma boa parceira para o seu marido.


Situação comum para muitas mulheres após a gravidez, necessitando de um auxílio, tal como ocorre com a babá Tully que surge em sua vida. 

  1. A Filha Perdida (2021)

Por mais recompensador que seja, a maternidade pode ser também algo a trazer certos desafios em relação à conexão a ser mantida com seus filhos.


Adaptação de uma obra da romancista Elena Ferrante, “A Filha Perdida” é um filme da Netflix que lida justamente com essa dificuldade, sendo um drama indicado para as mães que se sentem estranhas em relação aos seus sentimentos, encontrando reconhecimento na obra.


Pois a maternidade não é como um acordo comercial de compra de acoplamento elástico flexível para sua empresa, é algo muito mais complexo, cheio de sentimentos e responsabilidades que chegam da noite para o dia.

  1. Pequena Mamãe (2021)

Indo para produções um pouco mais leves, o filme francês “Pequena Mamãe” aborda de maneira singela a relação de uma mãe com sua filha, por meio de um encontro de gerações com ambas em seu período de infância.

  1. Olmo e a Gaivota (2015)

Por mais que a mulher venha conquistando um espaço no mercado de trabalho, atuando até mesmo em fábricas, como em uma produção de curva aço forjado, a gravidez continua sendo algo visto com maus olhos pelo meio profissional.


O filme de 2015 fala justamente sobre as escolhas de uma mulher sobre sua carreira ao engravidar.

  1. Mães Paralelas (2021)

A maternidade é algo que começa desde o momento que uma mulher resolve ser mãe, passando por todo o preparamento que envolve essa gestação. História que serve de base para o filme de Pedro Almodóvar, mostrando a relação entre duas mulheres e a gestação.

  1. Plano B (2010)

Falando também da preparação de uma gravidez, porém de maneira mais leve, é possível destacar a comédia romântica Plano B. Filme estrelado por Jennifer Lopez que acompanha a vida de uma mulher bem sucedida que resolve ser uma mãe solo.

  1. O Que Esperar Quando Você Está Esperando (2012)

Baseado em um livro do mesmo nome e também estrelado por Lopez, essa comédia fala de forma divertida sobre os desafios da gravidez na vida de diferentes mulheres.


Todas essas são produções recomendadas por quem procura por algum tipo de auxílio, por meio de temas que vão sendo abordados nessas peças culturais.


Pois assim como a higiene de um banheiro necessita de um aditivo alcalino, a mente de uma mulher grávida precisa de todo tipo de ajuda, incluindo até mesmo o conforto trazido por algumas das obras citadas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos
Rudy





9 comentários:

  1. Olá Rudy!
    Excelente matéria, pois a realidade da maternidade num é nenhum mar de rosa, muito pelo contrário, puro mito achar que toda mulher nasce predestinada a ser mãe, desses filmes só já assisti dois, Plano B e O Que Esperar Quando Você Está Esperando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez ótimas dicas da parceira. dos filmes só assisti ao 6 e 7

    ResponderExcluir
  3. Maternidade não é brinquedo não rs eu sempre digo que não nasci para ser mãe, mas sim para ser avó rs (parece doidera) mas é meio assim!
    Por isso adorei ler tudo acima e com certeza, dicas de livros, filmes, relatos, blogs dedicados a mamães e também a quem opta por não ser mãe, são uma fonte inesgotável de aprendizado!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!
    Adorei a Postagem, ser mãe não é fácil, preocupação para toda a vida! Não assisti a nenhum desses filmes, vou procurar para assistir!!

    ResponderExcluir
  5. Aproveito a coluna para desejar um feliz dias dos pais.
    Não tem como falar em maternidade sem citar a importância do pai.

    ResponderExcluir
  6. Muito importante falar sobre a maternidade. Ainda não assisti nenhum dos filmes citados, mas lembro que já assisti outros que de alguma forma abordam o assunto.

    ResponderExcluir
  7. Realmente não sou nada ligada no assunto maternidade, não assisti nenhum desses filmes.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy!
    Verdade, o cuidado do estado metal das grávidas é muito importante... Dos filmes que foram citados assisti apenas Plano B e O Que Esperar Quando Você Está Esperando, gosto de comédias e das atuações da Jennifer Lopez.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy