03/10/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #87 - Guia de Investimento - Empoderamento feminino: Saiba o que é e como valorizar ainda mais a sua força



Atualmente muitas discussões políticas são levantadas. Na maioria das rodas de conversa, questões sociais como o próprio empoderamento feminino é discutido com vários pontos de vista.

Ao parar para observar, é muito difícil encontrar pessoas que nunca ouviram falar em empoderamento, visto que o termo vem ganhando há muito tempo popularidade entre as pessoas.

Mas o que de fato significa empoderamento? Obviamente muitas pessoas já ouviram falar no termo, mas não sabem qual o seu conceito por trás.

Por mais que, na maioria das vezes, esteja associado às lutas constantes das mulheres pela igualdade, esse movimento não se restringe apenas às questões conectadas com o gênero.

A verdade é que a ação de conscientização que é promovida pelo empoderamento tem relação com vários grupos distintos, especialmente aqueles que estão mais vulneráveis.

Dentro desse contexto, podemos usar o grupo de pessoas que não possui tanto acesso à informações, que desejam, por exemplo, atuar com monitoramento ambiental.

O empoderamento, nesse exemplo, pode servir como um impulsionamento para que essas pessoas entendam que, na verdade, elas podem conseguir o que quiserem.

Com isso, fica perceptível a importância de praticar os princípios do empoderamento, afinal trata-se de atitudes que são fundamentais para que uma sociedade mais justa seja construída.

Não pense que a vantagem do empoderamento se limita apenas a construção de uma sociedade melhor.

Na verdade, o movimento foi capaz de colocar mulheres em posições que só eram ocupadas por homens. Atualmente as mulheres possuem maior liberdade para fazer a gestão de patrimonio familiar, o que antigamente era administrado apenas por homens.

Por sua vez, a ação também contribui com o desenvolvimento de habilidades que são fundamentais no ambiente corporativo, o que serve de alerta para as pessoas que desejam se realocar no mercado de trabalho.

Ou seja, o empoderamento é capaz de atingir várias esferas sociais, mas antes de você entender como esses impactos acontecem, é necessário conhecer o real conceito do movimento. Confira:

O que é empoderamento?

Resumidamente, o empoderamento pode ser entendido como a ação de se tornar poderoso, entretanto a busca por esse poder não pode haver nenhuma relação com a superioridade.

É, na verdade, um movimento de emancipação individual, cuja busca é conquistar o domínio da sua própria vida.

Em outras palavras, trata-se de uma ação que possui a capacidade de fazer com que uma pessoa crie a coragem necessária para, por exemplo, investir em corte e dobra plasma ou criar qualquer outro tipo de negócio em que, antes, possuía receio em investir.

Através da conscientização, o indivíduo passa a ter total domínio sobre suas decisões e opiniões. Ao conquistar essa autonomia, ele também passa a ter a capacidade de transformar as relações políticas, sociais e culturais.

Por esse motivo, o empoderamento é um movimento importante e necessário para que a sociedade fique mais igual para todos, independentemente da cor, gênero ou origem.

Trata-se da construção de um cenário onde as mulheres podem exercer os mesmos cargos que um homem exerce em uma empresa de calibração de equipamentos de medição, recebendo os mesmos benefícios.

Quando uma pessoa abraça o empoderamento, automaticamente ela passa a ter mais voz, e autonomia sobre as suas decisões.

Ter esse tipo de ação é fundamental principalmente para as minorias de grupos, que sofrem com o histórico de repressão social, como as mulheres, negros e a comunidade LGBTQ+.

Origem do empoderamento

O empoderamento vem do inglês “empowerment”. Por sua vez, o conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, com o objetivo de debater questões civis, principalmente relacionadas às raças.

Não demorou muito e o empoderamento foi incorporado pelo público feminino. Já em terras brasileiras, o termo começou a se popularizar a partir da segunda década dos anos 2000, através do surgimento das redes sociais.

No geral, as redes sociais abriram espaço para debater vários assuntos, desde temas relacionados à análise de produtos alimentícios até questões sociais, como o próprio empoderamento.

Com o tempo, o empoderamento passou a ser praticado para outras questões sociais. Inclusive, ganhou expressividade no mundo corporativo.

Quais os benefícios do empoderamento?

Como foi possível notar ao decorrer do artigo, o empoderamento mostra à pessoa que ela possui autonomia em suas decisões e consciência de poder fazer o que quer.

Quando uma pessoa resolve colocar o empoderamento em prática, algumas mudanças positivas poderão ser notadas. Como:

  • Crescimento econômico;

  • Redução da violência doméstica;

  • Mais inovação no empreendedorismo;

  • Retenção de talentos pelas empresas;

  • Sociedade mais justa e igualitária.

Isso acontece porque os indivíduos com entendimento sobre suas ações são capazes de tomar decisões mais assertivas e alcançar os resultados que tanto almejam.

Ou seja, da mesma forma que um homem pode executar o serviço de curva aço forjado, uma mulher também pode e receberá o mesmo que ele.

Nesse sentido, as vantagens que o empoderamento pode proporcionar podem ser individuais ou coletivos. Confira abaixo os principais benefícios desse movimento:

Maior engajamento

Dentro de um ambiente corporativo, por exemplo, o empoderamento pode motivar a equipe para desenvolver as atividades necessárias.

Quando a empresa possui um líder que acredita no empoderamento, geralmente os funcionários criam um espírito colaborativo.

Aumento de produtividade

Uma pessoa empoderada, sabe quais são seus pontos fortes, e o que precisam ser melhorados. Isso acaba encorajando a pessoa, diminuindo assim as chances de errar ou ficar frustrado com algo.

O empoderamento não se limita apenas a estimular o melhor de cada um, na verdade a ação promove um ambiente de trabalho mais sinérgico e eficiente, o que é essencial para que os resultados sejam alcançados.

Desenvolve a autoconfiança

Como é possível notar, ele está conectado diretamente com a autoconfiança. Ao buscá-lo, o indivíduo passa a mudar seus antigos pensamentos, adquire novas atitudes e desenvolve uma série de competências que o torna, naturalmente, autoconfiante sobre suas atividades.

Situações que foram vivenciadas no passado, que era levada como uma barreira para realizar algo, se torna, na verdade, uma motivação para a pessoa.

Permite um controle emocional maior

Sobretudo o que o empoderamento pode proporcionar, o controle emocional pode ser a maior vantagem oferecida pela ação. Ao se considerar empoderado, o indivíduo passa a reconhecer os seus sentimentos, como também se torna apto a controlá-los.

Empoderamento feminino

De forma bem direta, o empoderamento feminino busca mostrar às mulheres os poderes que elas podem ter em quaisquer ambientes ou situações.

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, a luta pela igualdade não está relacionada somente aos direitos de trabalho. A igualdade também deve estar presente em casa, na escola e na comunidade.

De todo modo, as mulheres são livres para tomarem suas próprias decisões, e assim podem traçar o rumo de suas vidas da maneira que achar melhor.

Portanto podemos entender o empoderamento feminino como uma força que impulsiona o anseio pela vitória sobre algumas questões sociais, deixando de lado estereótipos do tipo “só mulher pode comprar aditivo alcalino”, por exemplo.

Qual a relação do feminismo?

Como algumas pessoas já sabem, o feminismo é um movimento que busca igualdade entre os gêneros, dispensando o uso de pressão de ambos os lados.

Inclusive vale a pena mencionar que foi através do movimento feminista que as mulheres conseguiram o direito de votar, a inclusão no mercado de trabalho e a possibilidade de ter a independência financeira e emocional.

Com essas conquistas, posteriormente foram usadas para sustentar os princípios do empoderamento, dando espaço para que as mulheres trabalhassem desde em empresas de camisas de silicone a pronta entrega até outras áreas de atuação.

Crescimento de mulheres empoderadas

Todos os anos o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza pesquisa com a sociedade para levantar números que são extremamente importantes para entender o cenário brasileiro. Dentre os fatores levantados, há a composição étnica.

De acordo com o IBGE, o número de brasileiros que se declararam pretos aumentou em quase cinco milhões.

No ano de 2018, foram registrados 19,2 milhões de pessoas da cor negra, enquanto em 2012 havia 14,5 milhões. Por mais que não haja uma resposta coerente para esse tipo de crescimento, é possível perceber o reforço das políticas afirmativas de cor ou raça.

Outra resposta para esse grande crescimento envolve o próprio empoderamento. Por sua vez, ele pode ter contribuído para que mais pessoas assumissem sua cor.

Diante de tantas discussões, é fato que o empoderamento feminino é um tema que precisa ser levado adiante por várias gerações, afinal trata-se de um movimento que busca promover uma sociedade melhor.

A busca pelo empoderamento feminino inclusive é uma prática que toda mulher deveria adotar, porque o movimento consegue proporcionar vários tipos de experiências positivas, incluindo os poderes que só pertencem às mulheres.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos

Rudy


8 comentários:

  1. Viva o empoderamento feminino! Temos que agradeçer à todas as mulheres que lutaram pelos nossos direitos, e continuar fazendo nossa parte para que tenhamos sempre o nosso lugar de direito.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    O Empoderamento feminino está a cada dia ganhado mais força, pois as mulheres estão lutando cada vez mais por seus direitos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Mais um post completo e esclarecedor! Empoderamento feminino é algo que devemos buscar

    ResponderExcluir
  4. ola
    Um post bem claro sobre o que é empoderamento.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Realmente o Empoderamento feminino é um tema que precisa ser levado adiante, adorei o Post!

    ResponderExcluir
  6. Acho um tema muito importante e necessário sempre ser colocado em debate, até mesmo para garantir os direitos, já que tempos uma vertente que parece puxar para trás tantas conquistas.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy!
    Sim, a luta pelo empoderamento feminino ajudou - e ajuda - bastante as mulheres a conquistar o seu lugar tão desejado na sociedade.
    Texto muito interessante.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Sempre muito bacana ter mais informações sobre o empoderamento feminino e o quanto ele é importante e fundamental para conquistarmos nossos objetivos e termos uma sociedade melhor e mais justa.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy