24/11/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #101 - Liderança feminina: Por que ainda não existem tantas mulheres líderes no mercado?



O papel de liderança sempre existiu na sociedade, desde os seus primórdios pessoas precisavam ser levantadas para liderar as famílias, cuidar do trabalho e de diversas outras funções que garantiam o sucesso e desenvolvimento do mundo. 

Entretanto, esses papéis nunca foram entregues às mulheres, que eram limitadas a funções domésticas, como cuidar dos filhos, a comida, das roupas e dos cuidados com a casa, nenhuma função explorava outras qualidades delas.  


Com o passar do tempo e o desenvolvimento da sociedade, muitas coisas felizmente mudaram, mas outras continuam da mesma forma, inclusive a presença das mulheres em posições de lideranças dentro do mercado de trabalho. 


Hoje, o número de mulheres que possuem o seu próprio negócio ou que possui um cargo de importância dentro de uma empresa é muito pequeno, pois a grande maioria ainda é denominada por homens.  


Por outro lado, muitas coisas boas aconteceram, pois é comum ver uma mulher trabalhando com higiene e controle de qualidade de alimentos hoje em dia, o que já marca um grande avanço da sociedade, tendo em vista que há alguns anos as mulheres sequer podiam trabalhar. 


Mesmo entendendo como a sociedade está evoluindo, ainda existe muito a ser feito para que as mulheres, de fato, possuam mais cargos de liderança no mercado, o que é uma pauta que precisa ser muito discutida dentro das empresas. 


Desde o começo da sociedade que conhecemos hoje as mulheres foram taxadas como as fracas ou as que serviam apenas para os serviços domésticos e procriação, além de tudo isso, existem diferenças fisiológicas que já fazem da vida da mulher um grande desafio, como: 


  • Alterações hormonais;

  • Menstruação;

  • Gestação;

  • Amamentação;

  • Puerpério;

  • Menopausa;

  • Entre outros. 


As mulheres conseguem trabalhar, cuidar da casa, dos filhos e estudar mesmo em todos esses cenários que, só quem é mulher vai entender como é difícil. Mas as mulheres aprenderam a lutar por seus direitos e as conquistas estão começando a chegar. 


Na atualidade, é possível já ver uma mulher que é dona de uma empresa de serralheria assim como uma mulher que trabalha como policial ou chefe de cozinha, profissões onde o gênero feminino sempre sofreu muita desigualdade. 


Tendo em vista tudo isso que comentamos, hoje iremos ainda mais fundo neste assunto para que você entenda mais sobre os impactos dessa falta de visibilidade feminina no mercado e saiba o que fazer para mudar este cenário. 

Entenda porquê mulheres ainda não são líderes 

Antes de qualquer coisa, é preciso que entendamos bem os motivos pelos quais o Brasil não possui empresas com um número bom de mulheres em cargos de liderança, pois se isso acontece, é porque existem razões por trás. 


Por mais mirabolantes que algumas teorias que existem na internet podem ser, a explicação real e simples para tal fato é o preconceito e o machismo que as mulheres ainda sofrem e precisam lutar todos os dias contra em pleno século XXI. 


Ao tentar pesquisar sobre um bom PVC expandido para comprar, algumas mulheres podem ser taxadas como burras por homens que acham que pelo simples fato delas serem mulheres, não irão entender sobre o assunto. 


São ações simples e até banais do dia a dia, mas que possuem um cunho machista, que acaba reforçando esse preconceito e fazendo com que as pessoas achem que isso é normal na sociedade, mas não é. 


Piadas que menosprezem mulheres ou que as coloquem em um lugar de objetificação e invalidez, são piadas que precisam ser cortadas pela raiz e ao se deparar com uma delas, não tenha vergonha de repreender a pessoa em questão, já passou do tempo disso acabar. 


O machismo e o preconceito são pontos que impedem as mulheres de crescerem dentro do mercado e das empresas em que trabalham, e para que isso acabe, cada pessoa precisa estar ciente de suas ações e mudar suas atitudes. 

A importância da participação feminina em cargos de liderança

Agora que você entende bem o porquê das mulheres ainda não ocuparem tantos cargos de liderança no mercado, chegou o momento de entender sobre a importância dessa decisão dentro da melhor empresa de gerador locação ou em qualquer outra do mercado. 


A presença feminina em cargos de liderança é algo que proporciona representatividade, ou seja, quanto mais mulheres ocupando cargos importantes dentro das empresas, outras mulheres poderão se inspirar nelas para também crescer em suas carreiras. 


Desenvolver uma carreira de sucesso não é nada fácil, ainda mais para as mulheres, por isso, quando uma vê que outra conseguiu chegar em uma grande posição, ela passa a acreditar que isso também será possível de acontecer com ela. 


Imagine uma estagiária que acabou de chegar em uma empresa e não sabe se conseguirá crescer ali, ela vê que uma mulher acaba de ser promovida a gerente de uma área, isso traz para ela mais estímulos e incentivo para que também alcance uma posição dessas um dia. 


E isso serve para todo e qualquer tipo de negócio, seja em uma empresa de telemarketing ou no setor de vendas de uma marca de spray aromatizante, afinal de contas, a presença de funcionárias mulheres está sendo cada vez maior nesses setores. 


Sendo assim, podemos entender que a importância da presença feminina nos cargos de liderança não servem apenas para ajudar mulheres a crescerem, mas para inspirar outras a enxergarem seu potencial e verem que podem alcançar o que quiserem. 

Dicas para as empresas incentivarem a liderança feminina 

Tendo em vista tudo isso que comentamos até aqui, chegou o momento de partir para a prática, pois apenas falar sobre o assunto não irá mudar muitas coisas, é preciso ação para realmente transformar esse cenário. 


Sendo assim, selecionamos algumas dicas do que as empresas podem fazer para promover e incentivar a liderança feminina dentro de seu ambiente de trabalho. Confira: 

Programas de mentoria 

Dentro de uma empresa que trabalha com a produção de um projeto de paisagismo residencial, programas de mentorias podem ser fundamentais para que as mulheres entendam mais sobre a importância de alcançar cargos de liderança. 


Para isso, você pode convidar grandes mulheres do mercado e do segmento do seu negócio para bater um papo com as mulheres da sua empresa e ajudá-las a enxergar essa situação com outros olhos. 

Plano de carreira 

O plano de carreira é o que a empresa oferece aos funcionários e serve como um guia para que os líderes saibam onde seus colaboradores desejam chegar e quais títulos desejam ocupar dentro da empresa. 


Sendo assim, é de extrema importância que você saiba fazer um bom plano de carreira para as mulheres da sua empresa, entendendo quais são os seus sonhos e onde elas desejam chegar dentro da empresa para que você possa ajudá-las nesse processo. 

Cultura igualitária de gênero 

Assim como uma catraca de acesso permite que tanto homens quanto mulheres passem por ela sem problema algum, é preciso que essa mesma igualdade seja um pilar da cultura da sua empresa e que seja disseminado entre todos os funcionários. 


A cultura de uma empresa é composta pelos princípios e valores que a marca defende, a igualdade de gênero precisa ser um deles para que todos da empresa entendam a importância dessa pauta. 

Oportunidades voltadas para as mulheres 

E é claro que, as oportunidades são o caminho perfeito para que as mulheres demonstrem tudo o que sabem, sendo assim, vale a pena investir na abertura de oportunidades e cargos de lideranças voltados apenas para as mulheres. 


Dessa maneira, você garante que apenas elas poderão concorrer em determinado cargo e, mesmo que apenas uma ganhe, as outras já se sentirão satisfeitas por saber que as empresas estão atentas a forma como promovem funcionários na empresa.


Seja uma empresa de empilhadeira a gás ou um hospital infantil, toda empresa possui seus cargos de liderança, e oferecê-los às mulheres tem se tornando um grande projeto que ajuda ambos os lados.

Considerações finais 

A presença das mulheres no mercado de trabalho é o resultado de uma longa e difícil batalha travada por aquelas que entenderam que sua inteligência e destreza não mereciam se limitar aos serviços domésticos. 


Hoje, o número de mulheres empreendedoras e graduadas só cresce, o que é uma prova de como elas já não se importam mais com o que a sociedade impõe como certo apenas pelo seu gênero, mas estão em busca de seus sonhos. 


Sendo assim, ajudar essas mulheres a crescerem e oferecer oportunidades de cargos de liderança para elas é fundamental para que elas recebam os frutos de sua luta e inspirem outras mulheres a continuarem lutando por uma sociedade mais justa e igualitária. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos

Rudy



10 comentários:

  1. Mais uma interessante publicação que gostei de ler.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas ainda tem em sua criação, o mito que mulher nasceu pra ser dona de casa e só!
    Mas sabemos que não! O mundo mudou, as mulheres estão cada vez mais alcançando seu lugar!
    Excelente post!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/ O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Torço pelo dia em que os direitos serão iguais, e que as pessoas exercerão grandes cargos por competência, e não pelo sexo.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. As mulheres estão conquistando seus espaços. Hoje vemos mulheres atuando em profissões que antes só homens exerciam.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Excelente texto, aos pouquinhos vamos conquistando espaço dentro do mercado de trabalho!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy!
    Em pelo século 21 e muita gente ainda acha que mulher é inferior ao homem e não quer nem saber de receber ordem de uma mulher.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Verdade, só quem é mulher sabe e compreende os desafios que vem por ser mulher.
    Realmente, infelizmente o preconceito e machismo são o que dificulta a vida das mulheres, às vezes é tão camuflado que é difícil de perceber, mas tá ali... Texto muito interessante! Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Olá! É um tanto assustador saber que nos dias de hoje ainda sofremos com esse preconceito besta de que as mulheres “são inferiores”, é preciso mudar isso o mais rápido possível e mulheres maravilhosas não faltam para provar que o mundo precisa dessa mudança.

    ResponderExcluir
  9. Muitos direitos foram conquistados, mas é claro que ainda há muita resistência e preconceito tirando das mulheres seu devido lugar que deveria ser conquistado pelo valor e dedicação de seu trabalho.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy