08/12/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #102 - Veja como você pode ser um apoiador dos direitos das mulheres

 


Os direitos das mulheres são ferramentas fundamentais de cidadania, que buscam tornar mais igualitário o conceito de sociedade, identificando momentos onde as mulheres foram colocadas de lado ou diminuídas ao longo da história.

O mundo tem passado por muitas mudanças, e algumas delas são comportamentais. Embora não sejam uma novidade, os debates sobre direitos das mulheres têm ganhado muita força em diversos países.

Isso se encaixa inclusive no âmbito comercial, onde uma empresa de instalações elétricas deve se atentar a uma série de recursos para tornar as oportunidades de vagas e de crescimento interno mais igualitárias.

Isso é um reflexo de pessoas que estão cansadas de serem consideradas menos que outras por questões de gênero, o que acaba prejudicando muito as mulheres e tirando a liberdade de expressão e de comunicação das mesmas.

As mulheres em sua grande maioria sofrem algum tipo de violência em sua vida, seja sexual, física ou psicológica, e isso se deve a séculos de construção de uma sociedade patriarcal, que enxerga as mulheres como inferiores aos homens.

O impacto dessa violência pode ser sentido de diversas maneiras a saúde das mulheres, de maneira:

  • Física;

  • Mental;

  • Sexual;

  • Reprodutiva.

Independentemente do tipo de violência sofrida, o agravamento de quadros médicos e as sequelas desse tipo de ação podem durar a vida toda, impactando diretamente a maneira como essas mulheres vivem.

A sociedade tem aos poucos se tornado menos resistente para esse tipo de mudanças, mas ainda existe um longo caminho a ser trilhado, entendendo todos os impactos que esse tipo de ação pode trazer e identificando formas de melhorar.

Em 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, esses direitos tomaram um caráter universal, o que significa que qualquer pessoa no mundo, independentemente das regras de um país, cidade ou religião, estão protegidos por essa declaração.

Entretanto, por falta de efetivo e interesse de algumas regiões em manter essa estrutura protegida acima de qualquer outra ação, a sociedade segue falhando em manter os aspectos da declaração de direitos humanos em ordem.

Por conta disso, muitos agrupamentos entenderam a necessidade de se criarem direitos específicos para a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade, que possuem complicações históricas dentro de sua luta por direitos.

Isso fez muitas empresas de elevadores começarem a criar ferramentas de apoio a esses coletivos, estruturando maneiras de ampliar a participação feminina em suas ações.

Grupos de apoio são criados em diversos locais, buscando identificar as necessidades das mulheres de algum quadro social e lutar para garantir que seus direitos básicos sejam protegidos.

Por muito tempo, as mulheres foram colocadas em situação de subordinação, onde não podiam se manifestar frente às injustiças e abusos que ocorriam, e até hoje, ainda há muita resistência em dar voz para as mulheres.

Por isso, estes grupos se tornam muito importantes para gerar uma luta mais forte nesse sentido.

Apoiando a luta por equidade

Boa parte do conflito das mulheres na sociedade tem sido difícil por falta de apoio, principalmente de outros grupos. Colocar-se como apoiador da causa vai muito além de concordar com as reivindicações das mulheres.

Por isso, grupos de homens que defendem a igualdade de direitos e que estão na linha de frente dessa luta devem se atentar a alguns elementos importantes para conseguir otimizar a luta como um todo.

Assim, um distribuidor de câmeras de segurança consegue entender seu local dentro dessa luta, e como pode otimizar suas ações para garantir muito mais acesso a mulheres dentro da companhia.

É importante ter em mente que se trata de uma luta por direitos das mulheres, e que elas têm o protagonismo nesse movimento. Cabe aos homens não tentar dizer o que elas precisam fazer ou deixar de fazer, mas apoiar a causa que está sendo levantada.

Dessa maneira, você consegue oferecer um suporte muito melhor qualificado para as ações desses grupos femininos, garantindo mais voz e um espaço maior para que elas possam se organizar.

Essas ações de apoio são fundamentais para garantir que as vozes femininas sejam ouvidas, e que terão oportunidade de aproveitar os mesmos benefícios que homens sem ninguém ser diminuído por questões que envolvam o gênero em uma empresa de combate a incêndio.

Aprender a ouvir

O primeiro passo para se tornar um apoiador de movimentos femininos é aprender a escutar. Esse é um passo fundamental, principalmente em um ambiente onde você não possui lugar de fala.

Muitos homens se sentem diretamente ofendidos quando o conceito masculino é colocado em xeque, e por conta disso, alguns homens acabam se afastando desse tipo de movimento.

Entretanto, identificar as ações que estão prejudicando as mulheres e tomar consciência de tudo o que elas passam ao longo do dia é uma das maneiras mais efetivas de auxiliar na luta por uma sociedade melhor.

O diálogo é o principal caminho de transformação, e ele pode ser uma importante maneira de otimizar a forma como você se posiciona em questões que envolvem diretamente as lutas por igualdade de gêneros em sua empresa de caçamba de entulho.

O contato da parte masculina deve buscar um posicionamento conciliador, evitando uma abordagem mais agressiva quando suas opiniões forem confrontadas. É preciso entender que você está em um local onde as vítimas estão se abrindo.

Por isso, a comunicação não-violenta é o caminho mais natural a seguir quando você quer se posicionar como aliado, entendendo as necessidades desse grupo e o que você pode fazer para melhorar esse tipo de situação, seja por conta própria ou em grupo.

Entenda o que é equidade de gênero

Um problema de comunicação simples mas que gera muita dúvida entre as pessoas está na diferença entre os termos igualdade e equidade. Isso porque a igualdade oferece os mesmos meios para que todos possam concluir uma ação.

Entretanto, a verdade é que as pessoas não começam em um mesmo ponto, e aqueles que têm vantagens e predisposições por estarem em uma comunidade dominante acabam sempre ganhando mais espaço em um ambiente de igualdade.

A equidade, por outro lado, tenta oferecer as ferramentas adequadas para que todos tenham as mesmas possibilidades de ação. Isso torna muito mais importante esse tipo de diálogo entre os fabricantes de trocadores de calor.

A justiça da equidade está no fato de que múltiplos elementos são considerados na hora de avaliar uma pessoa, dando um panorama real de seus privilégios e dificuldades para que ela possa tomar o controle de sua vida e seu grupo social.

Assim, pessoas que sempre foram colocadas à margem da sociedade podem tomar a dianteira e se colocar de igual para igual com os grupos dominantes, criando um ambiente mais satisfatório.

Isso inclui não só questões físicas ou acadêmicas, mas também questões de pagamento de salário igual independente de gênero e outras ações.

Reivindicações femininas

As reivindicações das mulheres são diversas, e existem muitos grupos focados em alguns aspectos em particular desse tipo de ação. A princípio, isso pode parecer confuso para um aliado, que não vive essa realidade todos os dias.

Entretanto, é possível identificar alguns dos elementos mais importantes na luta das mulheres por direitos para que você os entenda em um primeiro ponto. Além de identificar quais são estes elementos, é ideal que você procure mais sobre cada um.

As reivindicações foram feitas com base em necessidades que as mulheres sentem na sociedade, e entender de onde essas necessidades surgiram e porque elas estão sendo pedidas é um bom passo para você começar a ajudar em sua empresa de manutenção industrial.

Grupos de homens

Um conceito recente que tem sido muito útil como uma ferramenta de apoio nas causas de movimentos feministas são os grupos de masculinidades, onde homens estudam comportamentos tóxicos e tentam entender a importância de mudar hábitos.

Esses grupos normalmente trabalham com dinâmicas e estudos sobre o impacto da masculinidade e os excessos que por muito tempo foram prejudiciais para as mulheres na sociedade.

A maioria desses grupos, que existem em diversos lugares do mundo, apresenta uma melhora significativa no comportamento dos participantes, além de ajudar a entender como esse tipo de ação pode ser otimizada em um fabricante de sandálias.

Considerações finais

Embora ainda exista um longo caminho a ser percorrido, a luta pelos direitos das mulheres seguem avançando e tendo vitórias expressivas na sociedade. Por isso, é muito importante entender como essa luta pode ser melhorada.

A posição de aliado indica uma pessoa que está disposta a ajudar esses grupos a atingirem seus objetivos, possibilitando uma ação mais direta e oferecendo suporte para as pessoas que estão militando sobre essa causa em particular.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos
Rudy


8 comentários:

  1. Estes textos sobre e com mulheres sempre inspiram tanto, tanto!A gente já conseguiu altas vitórias, mas ainda há tanto a ser mudado e com uma ajudando a outra,as oportunidade aumentam!!!!
    Que todas as mãos sejam dadas sempre!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    Um texto excelente e inspirador!

    ResponderExcluir
  3. Um bom texto sobre a como valorizar o papel da mulher em diversas frentes .

    ResponderExcluir
  4. Texto inspirador, que nos faz perceber que podemos fazer muito pela causa, e devemos.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Excelente matéria, o mundo ainda é muito machista, pra isso mudar as mães de meninos tem que ensinar pro seus filhos desde muito cedo a respeitar e tratar de igual pra igual as mulheres, esse conceito de que mulher tem que servir e obedecer homem tem que acabar. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá! Anos após anos e essa luta ainda é nossa, mas o lado bom é saber que há cada vez mais pessoas juntas nessa batalha.

    ResponderExcluir
  7. Grupos de apoiadores ajudam bastante na luta das mulheres em busca dos seus direitos.
    Texto muito interessante.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy