14/02/2017

CUIDADOS PESSOAIS...#03 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL!

Olá alegres e felizes!

A Nestlé enviou 10 DICAS PARA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, vamos confirir:

10 dicas para ter uma alimentação saudável


"Aqui apresentamos 10 dicas que vão ajudá-lo a ter hábitos alimentares mais saudáveis e uma vida mais feliz:


1# Nunca deixe de tomar o pequeno almoço.
O corpo necessita de energia após uma noite sem alimentos. É importante a escolha dos alimentos, bem como optar por uma refeição saudável logo ao acordar! Um pequeno-almoço rico e equilibrado deve incluir: lacticínios, cereais e derivados e fruta. Estes são os ingredientes essenciais para começar o dia cheio de energia!

Se saltar o pequeno-almoço é também mais provável que se sinta tentado a ingerir uma maior quantidade de alimentos, mais calóricos e pouco ricos a nível nutricional a meio da manhã ou ao almoço. Confira algumas opções saudáveis para um pequeno-almoço cheio de fibra!


2# Beba água!
Ingira água em abundância, pelo menos 1,5L de água por dia. Os benefícios de beber água de forma adequada são inúmeros. Além de ser uma fonte de hidratação, a ingestão de água ajuda a quem quer perder peso, aumentando o metabolismo e queima de calorias. Beber água tem também outras vantagens: ajuda a prevenir doenças cardíacas e promove o melhor funcionamento do cérebro. Saiba mais sobre a importância da água aqui.

Sugestão: Ingira água em abundância, pelo menos 1,5L de água por dia. Os benefícios de beber água de forma adequada são inúmeros. Uma correta hidratação pode ajudar a quem quer perder peso e ainda contribui para uma normal funcionamento do cérebro. Saiba mais sobre a importância da água aqui.


3# Procure alimentar-se de 3 em 3 horas
Fazer várias refeições ao longo do dia, idealmente a horas regulares, não passando mais do que três horas e meia sem comer, é um hábito saudável e a manter! Seguindo a lógica do pequeno almoço, é importante não deixar o corpo demasiadas horas sem nutrientes e optar por comidas saudáveis.

É também importante ter em atenção as porções! Procure fazer três refeições principais, e um pequeno snack saudável entre as mesmas.


4# Opte por fazer pratos coloridos
Sabia que pode obter os nutrientes que o seu corpo precisa ao comer uma variedade colorida de vegetais e frutas? A natureza encontrou uma maneira inteligente de destacar os nutrientes nos alimentos: nutrientes diferentes estão em cores diferentes. Assim, opte por fazer pratos coloridose dê preferência a vários tipos de legumes, saladas e até frutas. Se lhe agradar, a sopa pode ser também uma opção muito saudável para a sua rotina. Experimente iniciar a refeição com uma sopa de legumes e hortaliças e inspire-se nesta deliciosa receita salada de legumes e atum: colorida e saudável!


5# Dê preferência ao peixe e às carnes brancas
A proteína é essencial para o funcionamento do corpo e é responsável pela saúde dos ossos, músculos, tecidos, pele e até sangue.


Existem vários alimentos fornecedores de proteínas, no entanto alguns são fontes mais saudáveis do que outros. Para uma alimentação mais saudável, modere o consumo de carnes vermelhas, como a de vaca e porco, privilegiando as carnes brancas, como as aves e todo o tipo de peixes. Os ovos são também uma boa opção.


6# Utilize métodos de confeção simples
Quanto menos gorduras melhor! Opte por cozinhados a vapor, grelhados, assados e estufados sem refogados. No que toca ao tempero, limite ainda o uso de sal, quer na confeção quer na mesa, dando preferência a especiarias e ervas aromáticas. Prefira ainda o azeite como gordura de tempero e de confeção.


7# Evite alimentos demasiado calóricos
As calorias são energia! No entanto, para manter o peso ideal deve gastar-se a mesma quantidade de calorias que é ingerida. Tudo o que é em excesso vai ser retido como gordura, sendo prejudicial para a saúde (e para a forma física!).

Tenha cuidado com a ingestão de alimentos de elevada densidade calórica, ricos em gordura e/ou açúcares, como é o caso dos fritos, salgados, refrigerantes, pastéis, entre outros. Retire-os da sua rotina alimentar e reserve-os para os “dias de festa”.


8# Modere a ingestão de bebidas alcoólicas
O álcool é extremamente calórico e quando consumido em demasia pode trazer vários problemas para a saúde. Restrinja o seu consumo para 2 copos de vinho por dia para homens e 1 copo de vinho para mulheres.


9# Desfrute calmamente das suas refeições
Dê valor às suas refeições, considere-as momentos especiais, onde está a dar forças ao seu corpo e à sua mente! Evite lugares muito confusos e opte por mais calmos, onde possa relaxar e desfrutar em sossego da refeição.  


10# Movimente-se!
Aproveite todas as oportunidades para se mexer mais, seja ir ao ginásio, subir escadas ou simplesmente caminhar. Se conseguir, fixe o objetivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), de completar 10.000 passos diários. O exercício físico é, sem dúvida, um aliado tanto para a sua boa forma física, como para o seu bem-estar psicológico! Veja mais dicas sobre exercício aquiEstas são algumas dicas que o ajudarão a ter uma alimentação saudável e consequentemente a sentir-se melhor. Siga estes conselhos no seu dia-a-dia e incuta estes hábitos à sua família. Partilhe connosco como se sentiu ao fim de uma semana.
Boa sorte!"

Quem quiser saber mais, acesso o site: https://saboreiaavida.nestle.pt/alimentacao-saudavel/alimentacao-equilibrada/145/10-dicas-para-ter-uma-alimentacao-saudavel/

Agora me contem: vocês tem feito uma alimentação saudável?

cheirinhos
Rudy

PENSAMENTO DO DIA:



"
O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância. Todo o meu saber consiste em saber que nada sei." (
Sócrates)


7 comentários:

  1. Oi Rudy!
    Vivo flando q preciso me cuidar e sempre enrolo...Adorei as dicas!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, vou até anotar aqui, porque to precisando mesmo me cuidar mais!!!
    bjss e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oii Rudy!
    Adorei as dicas! Algumas delas eu já sigo, mas é sempre bom conhecer outras e lembrar sempre de colocar em prática.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi,confesso que sou uma negação na escolha de alimentos saudáveis.
    O que faço questão sempre é de tomar bastante água diariamente.
    Quanto ao refrigerante,sou quase que viciada naquele de cor escura.... ;)

    Gostei bastante de suas sugestões saudáveis. 😊

    ResponderExcluir
  5. ótimas dicas, algumas eu já sigo como se alimentar de 3 em 3h. Uma que tenho dificuldade é ingerir 1,5 ml de água por dia, forço para tomar um pouco, mas nem de perto chega a isso. Peixe também não gosto rsrs E até gostaria de parar de comer carne também. Adorei as dicas, sempre bom lembrar, dicas saudáveis para ter uma vida com saúde.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  6. Oootimas dicas.
    Preciso melhorar minha alimentação... está precária. Como muita fritura e besteira, e isso está me prejudicando...sem contar q não faço exercícios

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, digamos que desses passos citados eu siga uns três. Realmente preciso seguir esses passos, mudar um pouco meu estilo de vida, afinal a saúde é nosso bem mais precioso, ótimo post.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy