17/07/2017

CUIDADOS PESSOAIS... #18 - MENOPAUSA E SEUS MITOS

 
Pode ser que soe estranho para você. Pode ser que a menopausa signifique um tempo que deva ser ignorado. Pode ser que você pense que menopausa é a pior fase da vida de uma mulher. Mas isso são apenas mitos que precisam ser destruídos.
A vida é composta por etapas. Quando meninas, crescemos, e passamos pela menarca, a primeira menstruação. E a viver nossa sexualidade. Vem a gravidez, o parto, o aleitamento.
Cada fase com dificuldades e alegrias. Pode ser que você já passou por todas as fases ou só algumas, mas com certeza ultrapassamos muita coisa na vida. Aprendemos, crescemos e amadurecemos. E agora chegou a menopausa.

Mas, afinal, o que é a menopausa?
Menopausa significa a última menstruação da mulher.  E até chegar lá atravessaremos a perimenopausa, que é quando se inicia a diminuição da produção dos hormônios femininos, estrogênio e progesterona, pelos ovários. Isso pode causar inúmeros sintomas.
Esses sintomas podem durar anos, até chegar à última menstruação e entrarmos, definitivamente, na menopausa.

E quais são esses sintomas?
Variam de mulher para mulher, mas os mais comuns são: calores, suores noturnos, depressão, irritabilidade, insônia, ressecamento vaginal, diminuição da libido, ganho de peso, entre outros.
Continue lendo este artigo no site AQUI. E saiba como conviver e tratar desses sintomas.


Livia Penna Firme Rodrigues, Nutricionista, Dra. em Ciências da Saúde, Professora aposentada da UnB, Coach, Doula, Mãe e Avó. Autora dos livros “ Dar à Luz...Renascer”, Gravidez e Parto, Lobas e Grávidas: Guia de preparação para o Parto da Mulher Selvagem e “Maturescência: Poder e Cura da Mulher na Menopausa”.


Apoio:
Soraya Farah
Eco Mind Events
Instagram: zenmind_ecomind
Facebook: Eco Mind Events


PENSAMENTO DO DIA:
Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo." (

Confúcio)
     




Comenta Imagem 5

5 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Gostei bastante do post, ainda não cheguei lá nesta fase, mas li o post e o mostrei para a minha mãe.

    ResponderExcluir
  2. Graças à Deus estou longe dessa fase kkk

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe teve a menopausa antecipada por conta de cirurgia de histerectomia e os sintomas não foram tão fortes quanto em algumas mulheres.
    Adorei saber um pouco mais sobre a menopausa.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Ola Rudy!!
    Sei bem o que é Menopausa, to nessa fase, meu maior desconforto é o excesso de calor, é muito ruim!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rudy! Estou longe dessa fase, mas conheço mulheres q sofrem com a menopausa. Vou indicar o texto a elas.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy