05/08/2018

RESENHA #46 - “FLORES DE FOGO” (LITERATURA NACIONAL) - STEPHANIE GRÜNHEIDT


LIVRO: “FLORES DE FOGO” (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: STEPHANIE GRÜNHEIDT
COLEÇÃO: VIAGENS NA FICÇÃO
EDITORA: CHIADO
PÁGINAS – 130
  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: FICÇÃO BRASILEIRA
ASSUNTO: FANTASIA
ISBN: - 978-989-52-1013-8

Flores de Fogo

CITAÇÃO:

“[...] Não, muitas coisas já disseram sobre mim, mas nunca que sou mal-agradecido. De quem me faz o bem eu me lembro. Os que te fazem mal você deve esquecer, rapaz, mas dos bondosos você deve lembrar. [...]” (pág. 13)

“-Curto e longo são conceitos relativos. A você seu tempo  de vida pode parecer longo, já que é todo tempo que você tem, mas que são os anos perante a eternidade?” (pág. 28)

“É mais fácil se dar bem com quem é muito diferente de você apenas respeitando as diferenças sem necessariamente entende-las.” (pág. 31)

ANÁLISE TÉCNICA:

-CAPA-

Flor vermelha como fogo e outras flores azuladas.
Todo sentido com o conteúdo do livro, sem contar que é uma linda capa.
Composição gráfica: Vera Sousa.
Feita por: Marta Horta.

NOTA: 5,00 DE 5,00

-DIAGRAMAÇÃO:

Folhas amareladas com letras pretas medianas.
Conteúdo: prólogo; dezoito capítulos numerados; e, desfecho.
É uma diagramação simples, porém eficiente.
Impressão e acabamento: Chiado Print, impresso em Lisboa/Portugal.

NOTA: 4,80 DE 5,00


- ESCRITA:

A narrativa é descritiva (em detalhes) pelo protagonista Benjanmin, mostrando suas análises, pensamentos e sentimentos.
Os diálogos são bem interativos e fluentes, de fácil entendimento, cheio de dinamicidade, dando movimento contínuo a toda aventura.
Encontrei um único erro de grafia, acredito que seja da impressão(?).
Revisão de : Stephanie Grünheidt.

NOTA: 4,90 DE 5,00


CITAÇÃO:

“-Nem sempre – ele continuou – fazer algo que não deve implicará na sua punição, mas sempre vai causar algum dano e se não for você o prejudicado é duas vezes pior.” (pág. 36)

“-Uma aparência fria pode esconder uma personalidade bondosa quase tão bem quanto uma aparência bondosa pode esconder uma personalidade fria – ele respondeu.” (pág. 36)

“Há muito mais do que pode ser percebido neste mundo e entenderíamos nossa compreensão ao máximo se aos guiássemos pelos sentimentos e não pelos sentidos. Mas aprendemos desde sempre a sobreviver pelos nossos sentidos e desligar-nos deles é uma tarefa difícil. Vocês humanos anseiam pelo entendimento, mas é na incompreensão que está a verdade, pois tudo que é compreendido necessariamente o é de um certo ponto de vista, já que o pensamento e a interpretação estão unidos de tal modo que não podem ser separados e é inerente a todos os seres o julgamento de que sua própria interpretação é a correta.” (pág. 37)

SINOPSE:

“Não, mandá-la de volta seria o mesmo que tê-la deixado morrer e portanto a única solução, não sei dizer se feliz ou infelizmente, era levá-la comigo.

Enquanto eu fazia essas reflexões, a Princesa e o tigre me observavam em silêncio, silêncio que eu quebrei dizendo:

- Muito bem, você irá me acompanhar em minha jornada.

- É claro que eu vou – ela disse – quem disse que eu não ia?

Eu suspirei; por um momento eu havia esquecido o quanto ela era difícil de lidar.”


CITAÇÃO:

“- Porque você acredita que não consegue – disse a ninfa – e quando você mesmo se considera incapaz não há nada nem ninguém que o convença do contrário.” (pág. 80)

“[...]Se sim ou se não ainda era uma atitude louvável; ela não era um ser de muitas palavras, mas palavras perdem a importância diante dos fatos especialmente em situações de emergência.” (pág. 97)

“[...] Mesmo garras podem ser usadas a seu favor, quando você faz um amigo.” (pág. 127)

RESUMO SINÓPTICO:

O ancião buscava madeira para afastar o frio de sua cabana. Como já havia cortado todas próximas a sua casa, teve que andar mais pela neve que dificultava a visão. Estava fraco e não conseguia cortar árvores grosas.  Iria morrer de frio no meio daquela neve toda. Se encolheu no chão e desesperado, começou a chorar... Alguém surgiu, não sabia se era ele ou ela, pois era um único bloco de gelo transparente como cristal e emitia uma luz azul. O corpo era formado por cabeça, tronco e braços, porém não tinha pernas, o tronco se estendia até o chão. O ancião sentiu um calafrio e seu sangue gelou. A criatura o olhava de frente de forma gélida, como seu próprio corpo. Não possuía orifícios no rosto, apenas a cavidade dos olhos que eram redondos, brilhantes e completamente negros. Ela o cobriu com sua capa e instantaneamente flores brotaram da neve ao redor dele e cresceram enquanto a neve derretia. Não eram flores comuns, as pétalas eram três e ardiam como fogo. Ele já não sentia mais frio e a criatura partiu, dizendo que não contasse nada daquilo para ninguém.
Os pescadores da aldeia viviam da pesca e ao saírem para pescar, nenhum peixe caiu na rede e perceberam que a água estava quente, matando odos os peixes. Se reuniram para tentar descobrir como resolver o problema e um menino disse: sei o que aconteceu, o ancião jogou flores na água e as vi afundando.
Todos se reuniram para punir o ancião, mas viram que não faria sentido. O ancião contou sobre a criatura e o chefe do vilarejo decidiu que pela manhã, iriam atrás dela, pois saberia como resolver o problema.
O ancião chamou Benjamin e o levou ao local onde havia encontrado a criatura. Entregou uma bússola e disse que ele seguisse para o norte, mas prestasse muita atenção no caminho, pois a paisagem mudava conforme ele chegasse mais perto do seu objetivo. Benjamin cheio de coragem, partiu naquela mesma noite em busca dos seres de GELO. Começa assim a jornada entre os quatro reinos: GELO, FOGO, AR e ÁGUA, na busca da solução que afetava todos os reinos e seu vilarejo...


ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Ah! Que fantasia bem escrita em apenas 130 páginas. São tantas aventuras, tantos perigos enfrentados, tanta demonstração de coragem e amizade que não tem como não ficar envolvido na leitura e termina-la logo, para saber o final.
O mais interessante do livro é, primeiro o quanto um ‘pequeno’ acidente, através de um gesto de bondade, pode afetar todo o ecossistema de um lugar. A autora se utilizou de uma simbologia através de povos não humanos, para mostrar a importância da natureza e da riqueza que ela nos proporciona se soubermos cuidar dela com atenção.
Outro ponto bem desenvolvido é a demonstração do quanto uma pessoa que, aparentemente pode ser inferior a outras, consegue conquistar a todos e tem seus próprios valores, sendo assim, reconhecido e criando laços de amizade até com seres inimagináveis.
Na verdade o enredo traz uma ficção, fantasia, muito bem escrita e elaborada, nos fazendo refletir sobre diversas situações cotidianas, e torna o enredo, algo tão próximo da nossa realidade que nem notamos ser uma fantasia. Algo que nos faz pensar em como enfrentar nossos medos e superar situações que consideramos intransponíveis.
Apesar de Benjamin ser o total protagonista da história, muitas personagens bem elaboradas, compõem todo enredo e complementam a busca da resolução do problema, cada um com seu temperamento característico e que se complementam.
Duas pequenas coisas me deixaram intrigadas e fez que com não desse a nota máxima: a primeira é o sentido de um amuleto usado por ele e que o ajudou, porém não ficou explicado o porquê e a outra coisa foi o final. Apesar de ser um final fechadinho, com todas as pontas amarradinhas, fiquei na dúvida se foi o que esperava, mesmo sendo uma romântica incorrigível, mas isso é algo meu, minha opinião. O final foi bom diante de toda a situação. Não falarei para não estragar a surpresa de quem ainda for ler o livro, porque o recomendo demais.
O livro tem muitas lições que trazemos para nossa vida, ao mesmo tempo que é um grande entretenimento.

NOTA : 4,70 de 5,00

Resultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONSResultado de imagem para EMOJIONS


SOBRE O AUTORA:

Foto -Stephanie Grünheidt

Stephanie Grünheidt nasceu 1989 em São Paulo, mas cresceu e mora até hoje na Paraíba, no Brasil. No Ensino Médio ganhou a medalha de ouro na “Operação Cisne Branco” para jovens escritores concedida pela Marinha do Brasil por escrever o melhor texto no seu estado. É formada em Arquitetura pela Universidade Federal da Paraíba. Stephanie é muito alegre, gosta de sorrir e abraçar, de cantar, dançar, desenhar, pintar, ler, escrever (escrever muito, tem mais de quarenta diários) e a publicação do seu livro, Flores de Fogo, é a realização de um sonho!

Exemplar cedido pela a autora. 

Aproveito para falar que O lançamento do livro será no dia 09/08, 19 horas, Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa/PB. E claro que irei com o maior prazer.





CHEIRINHOS

RUDY



34 comentários:

  1. Tudo muito boas sugestões!!


    Beijo- Boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse alerta sobre a nossa natureza e o quão importante ela é, que a autora trouxe em seu livro. Realmente é incrível como um livro tão pequeno na quantidade de páginas, pode se tornar tão gigante na sua história. Eu já havia me interessado pelo livro quando li o trecho no post Trechos de sábado a noite. E agora, lendo a resenha, me encantei ainda mais. Amo livros fantasiosos 😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo terá sorteio, aguarde.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  3. Ai adora fantasia, desse jeito simples, doce e bem desenvolvida!
    Parece ser um livro muito bonito e gostoso de ler.
    Tô precisando de um livro assim.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Deve ser um romance bem interessante. Me lembrou essas séries fantasiosas de hoje. Parabéns á autora e a vc pela resenha. bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!!
    Adoro livros de fantasia e depois da citação do trecho no sábado e da sua resenha, fiquei muito interessada em ler, não conhecia a autora, mas quero muito ler e conhecer toda essa aventura!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A autora é um amor e logo terá sorteio.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  6. Rudy!
    Ah eu amei sua resenha, me deixou mto curiosa pra conhecer o enredo, parece que foi bem desenvolvido, qria uma oportunidade de ler com toda ctz já vou add nos desejados.
    Bjs!!

    https://aguardiadasresenhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy!
    A capa de Flores de Fogo é mesmo muito linda! E eu amei as citações que você colocou na resenha, dá pra perceber que é um livro que provoca reflexões no leitor.
    Também achei interessante um ‘pequeno’ acidente, através de um gesto de bondade provocar tantos problemas, e fiquei muito curiosa para conhecer essa história da Stephanie Grünheidt, já abandonei na minha lista de leitura!
    Quanto ao evento de lançamento, não poderei ir mas desejo que seja um sucesso!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui e logo saberá como foi.
      Devia ter ido amiga.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  8. Olá!
    Gostei muito do livro, mesmo sendo uma fantasia tem uma historia e um ensinamento muito lindo.. As citações fora maravilhosas e bem profundas, já irei procura o livro para ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Olá Rudy,
    Olha, se me pedissem para ler o livro antes, eu não desejaria, mas depois de saber mais sobre ele, despertou uma curiosidade em mim para saber mais sobre a tal criatura, e qual será sua representação na vida real. Senti que tem muitas coisas nas entrelinhas da história, não são explícitas mas conseguimos entender.
    O livro deve ser mesmo incrível, quase todos os aspectos levaram notas altíssimas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai, parece que é tão fofo.
    Você bem sabe que eu sou apaixonada por fantasia.
    Esse livro parece ser muito bem construído e com ótimas personagens. Amei.

    ResponderExcluir
  11. Oi Rudy, tudo bem com você?
    Não conhecia o livro, mas a primeira coisa que chamou a minha atenção foi a capa. Depois, li a sua resenha e percebi que o enredo também é atraente.
    Bjkas

    http://www.acordeicomvontadedeler.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo!
      Logo teremos sorteio.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  12. Olá Rudy! Não conhecia esse livro, curto muito fantasia, essa sua resenha me deixou bastante interessada em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi!
      Fui para o lançamento e a autora disponibilizou um livro para sorteio, em breve.
      Boa semaninha!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  13. Para começar a capa e linda.A resenha perfeita.Não leio muitos livros de fantasia mas confesso que fiquei extremamente curiosa com esse.Espero poder ler...

    ResponderExcluir
  14. A capa do livro é bem bonita e o enredo é bem interessante e cheio de bons elementos para conquistar os leitores. Gosto de finais fechados, mesmo que deixe novas aberturas para próximos livres. Quanto a finais felizes não sou muito exigente, basta que me convença do desfecho.

    ResponderExcluir
  15. nossa nem sei por onde começar , que resenha incrível , me levou direto pra dentro do livro , você soube informar , mostrar cenário a realidade do livro sem deixar de instigar a leitura . parabéns , bju

    ResponderExcluir
  16. Livros de fantasia são sempre interessantes, é um gênero que gosto muito, fiquei curioso em saber desse final que apesar de ter sido fechadinho não foi o que esperava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas!
      Você leu?
      Semaninha de luz e amor!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  17. Amei!
    pela resenha me parece um ótimo livro
    já estou ansiosa para ler, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata!
      Bom mesmo.
      Gratidão!
      Um final de semana mais que abençoado!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  18. Que fantasia linda! Lendo a resenha deu um gostinho de quero mais!! Gosto de livros detalhistas como esse, e sendo um livro com poucas páginas, parece ser aquele que a gente não consegue parar de ler enquanto não chega no final. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana!
      Espero que tenha a possibilidade de ler, é ótimo.
      Boa semaninha de luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  19. Parabéns pela resenha, Rudy! <3 Adoro livros de fantasia, esse é um dos meus gêneros favoritos, principalmente quando são detalhistas. Depois de ler sua resenha fiquei muito curiosa para ler esse livro! <3 Tirando essa capa que é realmente muito bonita <3 Obrigada pela indicação! <3 Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayssa!
      O livro é muito bom mesmo.
      Boa sorte!
      Boa semaninha de luz e paz!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy