10/12/2018

DIVULGAÇÃO CULTURAL #159 - POESIA DE BOTÃO

Olá alegres e felizes!



Nenhum texto alternativo automático disponível.
O projeto POESIA DE BOTÃO produziu 100 kits do jogo que ensina as crianças a rimar e fazer poesia, através de um quebra-cabeça com as rimas pintadas de cores diferentes. Desses, 50 jogos foram distribuídos em escolas e espaços culturais na Prefeitura-Bairro de Itapuã-Ipitanga. Outros 45 jogos foram entregues à Fundação Gregório de Mattos, para repasse a agentes e espaços culturais de Salvador. E os 5 jogos restantes foram utilizados em 15 oficinas “Poesia de Botão” com turmas selecionadas em diversas escolas. 11 dessas escolas tiveram uma segunda oficina, “Pé de Poesia”, com a decoração de árvores e outros espaços com fotos das poesias produzidas durante a oficina “Poesia de Botão”. Essas ações geraram vários vídeos de registro e depoimentos, além de uma videoaula em desenho animado.
fs_anime_capa.jpg 
Videoaula:

Registro das ações:

Além disso, o jogo Poesia de Botão foi disponibilizado na Internet para download gratuito de um arquivo PDF de 7 páginas que pode ser impresso em qualquer impressora caseira (https://www.recantodasletras.com.br/e-livros/6446934). Até o momento, o jogo já foi baixado por mais de 600 professores e particulares.
_PDB__quadra_01_link.jpg

Foi também um grande êxito a “Convocatória Poesia de Botão”, ação de reforço e sensibilização para a importância da poesia na infância. Centenas de e-mails foram enviados por poetas de todo o Brasil, a partir dos quais foram selecionados 182 poemas, que foram diagramados com o layout do Poesia de Botão e postados no blog (http://poesianasarvores.blogspot.com.br/), na página do Facebook (www.facebook.com/poesianasarvores) e no Instagram do projeto (https://www.instagram.com/poesiadebotao/).

A exemplo do projeto anterior, “Doce Poesia Doce”, que acabou virando livro, já está nos planos a publicação da “Antologia Poesia de Botão” em edição colaborativa. O edital para a participação na antologia será lançado em fevereiro de 2019.

POESIA DE BOTÃO é um projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Verlidelas Editora, Caligo Editora, Suporte Informática e AG1. Agradecemos de todo coração a oportunidade de realizar esse trabalho, a parceria das empresas e instituições e a calorosa acolhida que o jogo teve nas escolas e nos corações dos poetas de todas as idades. Viva a Poesia!


--
Fabio Shiva

Mensageiros do Vento
http://www.mensageirosdovento.com.br


cheiirnhos
Rudy


PENSAMENTO DO DIA: 
"Natal quer dizer espírito de amor... um tempo quando o amor de Deus e o amor dos seres humanos deveriam prevalecer acima de todo o ódio e amargura... um tempo em que nossos pensamentos, ações e o espírito de nossas vidas manifestam a presença de Deus." (Desconhecido)

Resultado de imagem para ilustração comente

4 comentários:

  1. Que iniciativa maravilhosa!!
    Amei a idéia de incentivar as nossas crianças a criarem poesias. Isso incentiva elas a gostarem de literatura.
    Muito bom.
    Parabéns para quem criou e colocou em prática esse projeto.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!!
    Que bacana esse projeto, nossas crianças precisam aprender a gostar de poesia e incentivo a leitura!! Esse projeto esta de Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei o projeto e fiquei bastante curioso para conhecer ainda mais. Vou ver o site e a vídeo aula no youtube. Eu ainda não conhecia essa iniciativa.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy