28/05/2019

RESENHA #33 - TUDO NELA BRILHA E QUEIMA (LITERATURA NACIONAL)-RAYANE LEÃO


LIVRO: TUDO NELA BRILHA E QUEIMA - POEMAS DE LUTA E AMOR (LITERATURA NACIONAL)
AUTORA: RAYANE LEÃO
EDITORA: PLANETA
PÁGINAS –190
  EDIÇÃO 2017
CATEGORIA: POESIA BRASILEIRA
ASSUNTO: POEMAS
ISBN: - 978-85-422-1180-1


Tudo Nela Brilha E Queima - Poemas De Luta E Amor


CITAÇÃO:

“eu sou um monte de
constelações
brilhando e ardendo
mas nem todo mundo
sabe ver” (pág. 07)

“esvaziar-se inteira
pra preencher outra pessoa

dos meus erros
o maior” (pág. 14)

“só há revolução
quando há amor
por nós mesmas.” (pág. 21)


ANÁLISE TÉCNICA:


-CAPA-

Vermelha com contornos de uma mulher com estrelas douradas nos cabelos.
Capa bonita e expressiva.
Capa de Laura Athayde.

NOTA: 4,50 DE 5,OO

-DIAGRAMAÇÃO:


As folhas são amareladas com letras pretas e algumas ilustrações.
Conteúdo: dedicatória; poemas e ilustrações; e, agradecimentos.
Projeto gráfico e diagramação: Jussara Fino.
Ilustrações do miolo: Laura Athayde.

NOTA: 4,80 DE 5,00

A imagem pode conter: desenho

- ESCRITA:

A escrita dos poemas é livre, a maioria em primeira pessoa, descrevendo sentimentos e pensamentos da autora.
A linguagem é bem moderna e atualizada, espontânea, sem censura dos pensamentos, o que traz uma leitura ágil, compreensível e de fácil identificação.
Um fato que chamou atenção é que todos os poemas são escritos sem letras maiúsculas, mesmo quando há referência de algumas pessoas famosas nos poemas e não há também pontuação, o que não quer dizer que é um erro, pois em se tratando de poemas, a escrita é livre e pode ser feita da forma como o autor deseja.

NOTA: 4,80 DE 5,00

CITAÇÃO:

“sigo apaixonada
pela mulher
que batalhei pra ser” (pág. 28)

“um dia
decidi ser eu
e nunca mais
voltei atrás” (pág. 32)

“cansei de colecionar
coisas ausentes
é tão mais bonito
O tangível” (pág.53)



SINOPSE:

“Livro de estreia de Ryane Leão, mulher negra, poeta e professora, criadora do projeto onde jazz meu coração, com mais de 150 mil seguidores nas redes. “a poesia é minha chance de ser eu mesma diante de um mundo que tanto me silencia. é minha vez de ser crua. minha arma de combate. nossa voz ecoada. nossa dor transformada. nela eu falo sobre amor, desapego, rotina, as cidades que nos atravessam, os socos no estômago que a vida dá, o coração desenfreado, a pulsação que guia as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que a gente dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, e tudo isso que é maluco e lindo e nos faz ser quem somos.”

CITAÇÃO:

“segura as pontas
Que você dá conta, mulher

Você não cogitou ir tão longe
E mesmo assim conseguiu

É arrebatador
Traçar o próprio roteiro” (pág. 67)

“mulher de luta

o beijo dela
tinha gosto
de liberdade.” (pág. 77)

“eu que sou luta
tenho também batalhas comigo mesma
atrás do melhor de mim” (pág. 92)

RESUMO SINÓPTICO:

A autora traz poemas que segundo ela, são uma chance de ser ela mesma diante de um mundo que tenta silenciá-la. Acredita que seus versos são uma arma de combate, onde pode fazer sua voz ecoar e mostrar sua dor transformada. Ela fala sobre: amor, desapego, rotina, as cidades que atravessou, o coração desenfreado, a pulsação que a guia, as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que se dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, tudo que faz ela ser quem é...

CITAÇÃO:

“corpo tem
mente tem
mas coração
coração não tem
controle” (pág. 98)

“preste bastante atenção nas mulheres
que você não julga capazes
pois elas irão causar bem mais
do que temporais

você aguenta o pisar
mas não suporta o levante” (pág. 109)

“não é pra mim esse negócio
de ser imutável
eu quero é transitar
entre meus descaminhos
me transformar
reconhecer meus instintos
tô me desconstruindo

eu sou um universo
se expandindo” (pág. 151)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

Quando me deparo com um livro de poesias, fico sempre encantada porque são tantas as formas de expressão e tudo se torna sempre um grande aprendizado, principalmente  para alguém como eu, que sou entregue totalmente a esse estilo literário. Através dele sempre posso perceber as nuances de cada autor, a forma como se expressam e tentam repassar seus sentimentos.
E quando é um livro de uma mulher que se diz forte, que através das suas palavras conseguiu superar fases difíceis de sua vida e conseguiu se tornar uma desbravadora, fico ainda mais encantada.
Ver o empoderamento feminino, transcrito em versos profundos e intensos, mostra o quanto as mulheres vem se destacando de forma excepcional, em várias áreas da sociedade. A autora conseguiu através dos seus versos, ter sua voz de mulher negra, ouvida por todo país.  Conseguiu construir um projeto na internet: ONDE JAZZ MEU CORAÇÃO, tem blog autoral e recita seus poemas em saruas na cidade onde mora atualmente, fazendo expandir ainda mais a voz dos seus pensamentos e sentimentos.
Através do seu trabalho mostra que enquanto  mulher, é resistente e focada na luta e no fortalecimento da sua arte, evolução e educação, tentando repassar os intensos sentimentos que pairam em sua mente e a sensibilidade premente dentro de seu coração, através das experiências que viveu.
E tudo isso com ilustrações muito bem feitas.
Recomendo para as pessoas sensíveis e que gostam de poesias expressivas e sensíveis, além de profundas e intensas.

NOTA : 4,80 DE 5,00

Resultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojis

Resultado de imagem para ilustrações de emojisResultado de imagem para ilustrações de emojis



SOBRE A AUTORA:

Foto -Ryane Leão


Ryane Leão é mulher preta, professora e poeta cuiabana que vive em São Paulo. Publica seus escritos em lambe-lambe e pela internet com o projeto Onde jazz meu coração. Além disso, escreve em blogs e páginas autorais há mais de 10 anos e recita seus poemas nos saraus e slams da cidade. Seu trabalho é pautado na resistência das mulheres e focado na luta e no fortalecimento pela arte e pela educação. A autora também é do axé.

CHEIRINHOS

RUDY




17 comentários:

  1. Gosto bastante de poesia, mas não leio com frequência. É um dos gêneros mais lindos 😍😍❤
    Amei a capa e a edição, em geral.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!!
    Também gosto muito de Poesia, adorei as citações que vc mostrou, se tiver oportunidade gostaria de ler!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy! Curto muito poesias, não conhecia esse livro, essa sua resenha me deixou bastante interessada em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oiii, adoro poesias! ❤ Gostei muito da capa e das imagens bem expressivas do livro, elas dão ainda mais profundidade as poesias.
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas quero muito ler, ainda mais por saber agora quais temas os poemas que a autora escreve abordam. Obrigada pela indicação, vou acrescentar esse livro na minha lista de leituras ❤

    ResponderExcluir
  6. Oi Rudy!! Não gosto muito de poesia...não me concentrar na leitura...

    ResponderExcluir
  7. Tenho lido muitos livros de poesia, e concordo plenamente de como a poesia abraça cada estilo, tornando algo diferente a cada autor. Adorei as ilustrações e os trechos apresentados. A sensibilidade e luta da autora caminham juntas dando voz a tantas outras mulheres.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rudy! Adorei as citações, elas me fizeram muito querer ler o livro, que por sinal, parece ótimo!
    Gosto bastante de poesias e da forma com que elas conseguem nos transmitir os mais diversos sentimentos.
    Acho bem legal ela falar sobre o amor e o desapego, sobre a pulsação que a guia, entre todos os assuntos que ela aborda em seu livro.
    Pretendo acrescentar esse livro na minha lista de leituras!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Parece ser bem bonito.
    Tenho muita vontade de lê-lo.
    Gosto das postagens da Ryane no insta.
    Vou querer ler logo!
    As ilustração são fofas também.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Apesar de no ser uma leitora fiel, adoro poesias. Principalmente aquelas que nos trazem reflexões e questões força.
    Parece ser muito bom mesmo.
    Valeu pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá Rudy!
    Gostei muito dos quotes colocado e principalmente adorei muito livro, com certeza vou adora ler. Sou bem apaixonada por frases que dão esse sentindo que apoderamento da mulher. Mostrar o que ela quer dizer.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  12. Olá Rudy!!
    Também gosto muito de Poesia,suas citações são tomas..
    Parabéns...Poesias levam agente a refletir...

    ResponderExcluir
  13. Gosto bastante de poesia, mas não leio com frequência. É um dos gêneros mais lindos 😍😍❤
    Amei a capa e a edição, em geral.

    ResponderExcluir
  14. Nós precisamos dar forças a essas mulheres escritoras, principalmente as negras, pois são muito marginalizadas. Eu amo poemas, então faz parte do meu estilo, além disso, essa capa é maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcy!
      Pois é, temos de valorizar cada vez mais.
      Amo poemas.
      Bom final de semana!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  15. Oi, Rudy! Eu adoro poesias! Não conhecia a Ryane e seu trabalho, mas fiquei louca de vontade de ler seus poemas, ouvir a voz dessa mulher através dos versos e me encantar com tamanha sensibilidade.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy