28/03/2021

DIVULGAÇÃO CULTURAL #25 - ESCRITORA MARCIA DANTAS - Procrastinação x criatives

 Olá alegres e felizes!


É, vamos falar desse embate por aqui.

Posso dizer com propriedade: tremo diante dessa palavrinha.

Mas, pra gente diminuir o tamanho do monstro, vamos ver o que ela significa afinal:

Quando nós procrastinamos, não estamos deixando de fazer algo, mas optando por adiar o que a gente pretendia fazer.

Pensa bem, acaba sendo uma ação. Mesmo que de se negar a agir no que queremos. Usualmente encontramos outra atividade para preencher aquela que era nosso plano de completar.

Mas o que nos faz adotar o ato da procrastinação?

Com o passar do tempo (e depois de passar por uma crise depressiva em 2019), percebi que para cada ação de procrastinação cabe uma neura equivalente e na mesma intensidade. Quando estava na faculdade, por mais que nunca tenha ficado de DP, tinha uma habilidade incrível de deixar todos os trabalhos para o último fim de semana antes da entrega. Completava, colocava na mão dos professores, garantia minha nota… a custo de muito estresse e arrancar de cabelos.

Já em 2019 a procrastinação foi generalizada. As únicas tarefas completas em minha vida (e olhe lá) eram as aulas (e porque sempre fui boa em improviso). Também entreguei meus diários e notas em dia. O resto? Bem, foi nesse ano que aprendi tarot. Esse foi o nível da minha procrastinação na escrita.

No primeiro caso, eu tinha medo de ser um fracasso. Então ia adiando, até o momento que o desespero era maior que o medo de falhar. Eu tinha coisas a perder, certo (inclusive desconto de bolsa se eu não fosse bem hahaha)? Já em 2019 eu estava no melhor estilo “pro inferno com essa merda toda” (graças a uma certa eleição que deixou muita gente ferrada da cabeça), então, bem… a escrita parou de ter algum sentido pra mim por um tempo. Não tinha nada a perder, então só procrastinei.

Então a real é: nossa procrastinação é um sintoma dos nossos medos naquela determinada situação. E o que isso fala sobre a nossa criatividade?

Criatividade e medo não conseguem se dar muito bem juntos, não sei se você percebeu isso. Todo trabalho criativo vem com uma bela dose de coragem e pitadas de pequenos riscos (calculados ou não). Se sabemos que nosso medo briga com a criatividade, e a procrastinação é o holofote de onde estão os nossos medos e qual o tamanho deles, analisar a procrastinação é nossa maior aliada na investigação do que precisamos ou não trabalhar pra melhorar a nossa criatividade.

Experimente isso. Coloque o que você tem procrastinado nos últimos tempos. E então procure os seus medos bem nesse lugar. Uma bela olhada nesses medos vai deixar as coisas bem claras pra você.

Se você tiver resultados desse experimento, responda a esse email que vou gostar de saber se essa newsletter foi de alguma ajuda.

  • Quero fazer uma imersão machadiana, e minha querida Ana (segue ela aqui) me indicou começar com O Alienista. Quero depois trazer minhas impressões pra vocês;

  • Também li algumas coisas interessantes sobre criatividade. Esse livro sobre as narrativas da Pixar, que já me deu tantas ideias que estou explodindo (somente em inglês, pena). E esse livro de como ler literatura de Terry Eagleton, que é mais pra estudar literatura. Mas, como estou na pegada de entender mais dos clássicos pra me aprimorar, acho uma ótima pedida;

  • Estou em mais uma maratona das antigas. Minha irmã e eu pegamos Dawson’s Creek do começo e estou me sentindo 15 anos mais nova hahaha;

  • E falando em coisas das antigas, revi Notting Hill com a minha irmã;

Estou (quase) pronta pra fazer o Camp NaNoWriMo (geralmente me faz dar uma bela driblada na procrastinação. Quer ver como está meu processo?

Vou escrever Garota Nova 2, continuação do livro que lancei agora em março, Garota Nova 1. Quer saber o que você pode encontrar nesse primeiro volume?

Em quinze dias estarei (espero) imersa no NaNo e quero bater um papo com você de como estão as coisas. Nos vemos <3

Facebook iconInstagram iconTwitter iconWebsite iconEmail icon



cheirinhos

Rudy




9 comentários:

  1. Oi, Rudy
    adorei esse artigo, ai gente, que vergonha kkk mas sou muito procrastinadora kkkkkkkk
    esse ano estou determinada a fazer tudo na hora certa, só parar para cuidar da saúde, e até que tô conseguindo, mas falta mais um pouco kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Aqui a analisar se sou procrastinadora

    ResponderExcluir
  3. Eu não me considero uma procastinadora. Até por ter ansiedade, eu procuro sempre acabar tudo as pressas, só pra ficar livre rs
    O único defeito que vejo no meu caso é que começo mil coisas ao mesmo tempo e as vezes, não termino nenhuma.
    Adorei o artigo!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rudy! A ansiedade não me deixa procastinar rs. Não consigo pensar que preciso fazer alguma coisa e deixar para depois.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Acabei de descobrir que não sou procastinadora! Excelente artigo, sou daquelas que não deixa nada pra amanhã!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rudy!
    Amei o post!
    Infelizmente sou uma procastinadora, mas nos últimos tempos estou tentando corrigir esse mau hábito, e estou conseguindo :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. ola
    sim eu sou uma procastinadora,estou tentando mudar isso .gostei muito do artigo

    ResponderExcluir
  8. Olá Rudy
    Não sou procastinadora de jeito nenhum, quero fazer eu mesma tudo e pra ontem, excelente artigo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Passei por uns dias assim, deixando tudo para o outro dia, sem ânimo para fazer quase nada a não ser ficar a toa. Estou tentando resolver isso aos poucos.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy