20/04/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #47 - JAYANE MIRANDA - Dicas para fortalecer sua memória

 Olá alegres e felizes!




A memória é um dos aspectos mais importantes da saúde psicológica, além de ajudar em diversas situações no dia a dia. Ela se trata do armazenamento de informações que são obtidas por meio das experiências humanas, que são vividas ou apenas ouvidas. 


Sendo um elemento de grande relevância para as pessoas, é comum que elas busquem meios de trabalhar e de estimular a memória, garantindo assim melhores resultados nas suas tarefas diárias. 


Melhorar a capacidade da memória é uma ação que exige comprometimento, ao mesmo tempo em que traz diferentes benefícios para o dia a dia, garantindo uma vida mais tranquila e organizada. 


Com a chegada da pandemia, muitas pessoas tiveram a potência da sua memória reduzida. Isso porque as diferentes atividades que eram realizadas no cotidiano deixaram de ser feitas, mudando consideravelmente alguns bons hábitos. 


Além disso, outro ponto que merece destaque quando o assunto é prejudicar a memória, é o uso constante de celulares, que ao mesmo tempo em que facilita diversas necessidades pessoais e profissionais, também traz consequências negativas. 


Seja o estímulo constante de luzes ou mesmo o uso de recursos como o da agenda que dispensam a necessidade de estimular as lembranças de eventos futuros, o uso dos smartphones se tornou um problema quando o assunto é memória. 


Nesse caso, se antes se usavam recursos como as etiquetas adesivas para ajudar na recordação de tarefas importantes, hoje se tornou cada vez mais comum fazer uma anotação no celular e apagar algum dado da memória. 


Por isso, investir em velhos hábitos acaba sendo uma medida importante para voltar a ter uma boa lembrança e fazer com que ela se torne novamente um aspecto bem trabalhado e estimulado no dia a dia. 


Há várias dicas que podem ajudar quem quer fortalecer a memória e deixar de depender de artigos eletrônicos para organizar a agenda e cumprir as suas tarefas. 


Se esse é o seu caso, este artigo é para você. Por isso, siga na leitura do conteúdo e conheça algumas maneiras eficazes de trabalhar e enriquecer a sua memória e ter um desempenho cada vez melhor das suas lembranças. 

1. Comece cuidando da sua saúde mental 

O nosso cérebro funciona com diferentes conexões, sendo a memória o resultado de algumas delas, que precisam funcionar em harmonia para que todo o processo ocorra de modo satisfatório e que a mente se mantenha longe de distrações prejudiciais.


Dessa maneira, é possível dizer que um bom desempenho da memória vai depender da saúde mental de cada indivíduo, que deve investir em hábitos que contribuam para isso. Entre eles, é possível mencionar:


  • Descanso corporal;

  • Descanso mental;

  • Evitar estresse;

  • Cuidar da alimentação;

  • Buscar ajuda profissional quando necessário.


O descanso corporal e o descanso mental são fundamentais para a construção de uma mente mais saudável. Isso porque quando estamos fisicamente e psicologicamente desgastados, a nossa memória tende a não funcionar bem.


Além disso, as situações de estresse precisam ser evitadas. Afinal, assim como uma sinalização de segurança indica a presença de perigo, passar por momentos de grande transtorno também traz consequências ruins para o bom desempenho da memória. 


Outro ponto que vai interferir na saúde mental de qualquer pessoa são os hábitos alimentares. De fato, assim como o consumo de refeições saudáveis faz bem para o corpo, os benefícios dela também chegam à mente. 


Muitas pessoas têm desfrutado cada vez mais de suplementação e de aditivos alimentares para conseguir obter vitaminas e outras substâncias importantes para o funcionamento cognitivo e mental. 


Por fim, é fundamental buscar auxílio profissional sempre que for preciso, principalmente quando se apresenta quadros como ansiedade e depressão, que influenciam na disposição e na concentração humana. 


Ao seguir esses cuidados, é possível ter uma saúde mental cada vez mais forte e ativa, que vai influenciar diretamente no fortalecimento da memória. 

2. Fortaleça a memória com exercícios

O cérebro precisa ser estimulado para que fique cada dia mais resistente e produtivo. Sendo assim, nada mais apropriado do que praticar exercícios para fortalecer a mente, já que eles ajudam na retenção de informações e na lembrança desses dados. 


Os benefícios dessa prática se estendem até as idades mais avançadas, evitando doenças cada vez mais comuns, como o Alzheimer e o Parkinson. 


Alguns exercícios que podem ser realizados incluem o uso de jogos de lógica, como os de palavras cruzadas e o Sudoku, quebra-cabeça, jogo da memória e muitos outros. 


Além desses jogos, há também atividades que podem ser transformadas em exercícios para a memória. Um deles pode ser o de mudar o caminho para chegar em casa, o que ajuda a organizar novas rotas na mente e até a conhecer melhor o bairro em que se mora. 


Fazer atividades voltadas para a arte também ajudam nesse aspecto. Criar projetos de decoração, nesse sentido, pode ajudar a idealizar cenários e construir novos ambientes na sua casa, utilizando os mesmos móveis e trabalhando a memória em conjunto. 


Outra possibilidade é a de ler mais de um livro ao mesmo tempo, estimulando a lembrança com maior facilidade. Isso inclui decorar trechos e passagens marcantes. 


Em paralelo, escrever em um diário também ajuda no fortalecimento da memória, além de auxiliar no registro de ideias e na organização das lembranças. 

3. Faça meditação

A meditação é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos, justamente por oferecer benefícios em diversas esferas da vida, tanto na saúde física quanto na mental. 


Tal como em um sistema de estoque que ajuda no controle de diferentes elementos ao mesmo tempo, a meditação ajuda no controle de pensamentos, da respiração e da atenção.


Nesse sentido, vale mencionar que a meditação já é um exercício específico para concentração, uma vez que exige uma postura silenciosa e observadora, implicando em um empenho individualizado para que se consiga ter resultados. 


Por isso, ajuda a mente a ter mais foco, o que significa reter mais conhecimento, mais lembranças e a desenvolver a concentração com maior facilidade. 

4. Busque novos aprendizados

Outra dica importante para quem quer fortalecer a memória é a de ir buscar novos aprendizados, fazendo cursos e a impressão de apostilas que ajudam na absorção de conhecimentos e informações novas. 


As práticas manuais são bastante interessantes para essa finalidade, pois estimulam a concentração e a realização efetiva dos conhecimentos adquiridos. 


Quem faz um artesanato, toca um instrumento, começa a desenhar ou pintar pode perceber isso com maior facilidade, pois passa a precisar colocar em prática o conteúdo aprendido de maneira teórica anteriormente. 


Com isso, potencializa a memória, fortalecendo-a e estimulando novos conhecimentos que vão contribuir para o seu próprio bem-estar. 

5. Evite consumir substâncias tóxicas

Fazer uso de substâncias tóxicas sempre trouxe riscos para a saúde, e para a memória isso não é diferente. Portanto, é fundamental evitar o consumo excessivo do álcool, assim como deixar de lado o tabagismo.


Além de serem responsáveis por aumentar a incidência de câncer, complicações no fígado, causar doenças respiratórias e prejudicar outros possíveis quadros de saúde, essas substâncias causam problemas para a memória, pois conduzem toxinas ao cérebro. 


Sendo assim, se você já possuía esses hábitos e deseja parar com eles, a sugestão é ocupar o tempo com tarefas variadas, que podem ir desde a digitalização de documentos até a organização da casa, a leitura de um livro ou a visualização de um filme. 


Evitar o consumo de álcool e de cigarro certamente vai ajudar no fortalecimento da sua memória, além de permitir que você possa investir o dinheiro que seria destinado a esses produtos para outras atividades, como a inscrição em um curso de formação. 

6. Faça um planejamento

É comum ter um excesso de atividades que precisam ser cumpridas quase que diariamente. Essa quantidade de demandas precisa ser bem gerenciada para que nada fique de fora, o que certamente pode prejudicar a rotina das pessoas. 


Para que essa gestão seja feita de modo produtivo, sem deixar de lado atividades importantes ou esquecer de algo que tinha prioridade, uma dica interessante é a de criar um planejamento semanal, com todas as necessidades listadas. 


Assim, tanto o pagamento das contas ou a encomenda de adesivos de parede personalizados não deixam de ser realizados, dando maior liberdade para a sua rotina e garantindo que a sua memória seja capaz de lembrar de cada ação que deve ser feita. 


Ao distribuir as suas tarefas semanais em uma agenda, é possível retomar a lista de prioridades com frequência, impedindo que o estresse por não ter concluído uma demanda impacte na sua saúde mental. 


Além disso, para ajudar na memória, é possível consultar o seu planejamento ao começar um novo dia, dando maior previsibilidade do que vai ser feito, o que evita a ansiedade e a dispersão na rotina.


Ao investir nessas ações, o fortalecimento da sua memória se torna muito mais efetivo e produtivo, garantindo que você a exerça com maior tranquilidade e autonomia. 


Por isso, siga as dicas mencionadas no conteúdo e tenha a certeza de contribuir para a melhoria da sua memória no curto, no médio e no longo prazo. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos

Rudy






12 comentários:

  1. Oi, Rudy! Me considero uma pessoa com boa memória. Tenho fama na família de guardar mto bem coisas desnecessárias tbm kkk. Achei o artigo excelente e as dicas super válidas. É mto importante exercitarmos nossa memória.

    ResponderExcluir
  2. Oib miga
    Gostei das dicas.
    Ando com a memória ruim mesmo.
    Preciso descansar +
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy
    Excelentes dicas, eu tenho uma boa memória, mas sempre é bom aprender a melhora-lá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy
    Eu tenho boa memória para algumas coisas como datas de aniversários .
    Mas confesso que preciso cuidar mais da minha saúde mental .
    Ótimo artigo

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Um post que vou guardar para a vida.
    Sou um fiasco com memória rs As vezes, penso que seja doença(mas nunca fui ver) mas as vezes, muitas vezes, esqueço coisa simples que acabei de fazer.
    Tá, o descansar a mente é um ponto que preciso muito trabalhar em mim.
    Amei as dicas!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  6. OLá Rudy!
    Adorei as Dicas, tenho uma memória de Elefante (Palavras do meu esposo) mas é sempre bom exercitar a mente!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a publicação. A memória é um dos bens mais preciosos que temos!
    -
    São lembranças que o destino traça
    -
    Beijo e um excelente dia!

    ResponderExcluir
  8. Post salvo com sucesso. Para ser consultado sempre. Isso se eu não me esquecer kkkk

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rudy!
    De uns tempo pra cá a minha memória está falhando bastante, confesso que fiquei bem preocupada pois eu não era assim... Eu amei o texto e com certeza vou colocar em prática as dicas para fortalecer a memória!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas para a gente exercitar a memória. Realmente a pandemia, além dos problemas acarretados pela doença que já podem afetar a memória, o próprio estresse dessa situação já complica também. Gostei muito do post.

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas, principalmente para mim que sou muito esquecida, minha mãe fica doida quando faço a mesma pergunta mais de uma vez porque esqueci se tinha perguntado ou não kkkkkk

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy