06/05/2021

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #54 - JAYANE MIRANDA - Saiba como os livros podem te ajudar a trazer cura em sua saúde mental

 Olá alegres e felizes!




A nossa saúde mental precisa ser preservada, então, por que não fazer isso incluindo a leitura de diversos livros em seu dia a dia? É nítido na história da humanidade a importância da leitura em diversos benefícios não só apenas mentais, mas sociais e até físicos.


A prática da leitura deve ser integrada como algo natural dentro do hábito das pessoas, para que seja possível construir uma sociedade capaz de saber procurar informações, construir um pensamento crítico e sair de situações adversas com a ajuda de um bom livro.


Um estudo sociológico mostrou que nossa personalidade é moldada pela média de pessoas que convivemos em toda nossa vida, ou seja, costumamos ter hábitos parecidos com a de pessoas que vivem em nosso cotidiano.


Logo, tendemos a repetir os hábitos de nossos pais, irmãos, avós e colegas de escola, trabalho, faculdade, igrejas e outros tipos de meios sociais. Esse estudo foi feito por meio de uma avaliação de perfil comportamental, onde foi possível chegar a essa conclusão.


Contudo, pessoas que por algum motivo possam ter sido reprimidas ou tiveram de recorrer a algum tipo de livro, seja qual for a razão, notaram como que a leitura de algumas páginas pode influenciar na forma como lidamos com diversas situações.


Portanto, podemos dizer que se a leitura fizer parte do cotidiano das pessoas, elas podem escolher o que desejam ler, logo se informarão por aquela fonte, por aquele autor, ou seja, o livro passa a fazer parte de uma rotina.


A grande maioria das pessoas de sucesso, donos criadores de grandes big techs ou líderes mundiais, quase sempre indicam boas leituras como método para a saúde mental e o sucesso pessoal. 


Não é coincidência, pois os livros, conforme disse Platão, são capazes de imortalizar a alma de seus autores. Então, as ideias e o tempo vivido, principalmente as dificuldades que são escritas, bem como formas de superá-las estão escritas e imortalizadas naquelas páginas.


Seria como uma espécie de segurança biológica, onde os autores deixaram um tutorial de como alcançar o sucesso, basta apenas ler. A leitura, segundo Ariano Suassuna, não deve ser vista como um hábito, pois um hábito está em ações como ligar e desligar a luz. 


Então, a leitura precisa ser vista como um gosto, ou seja, é preciso exercitar a mente como se fosse uma musculação ou uma corrida. Deve ser praticada todos os dias pelo gosto e os benefícios que ela gera para o corpo e para alma.

Conheça os benefícios dos livros

A leitura diária de livros físicos ou digitais gera diversos benefícios para a mente humana, falaremos um pouco de cada um deles, para que seja possível a melhor compreensão sobre a importância de instaurar na rotina o gosto por livros. 


Entre as principais vantagens estão:


  • Exposição e exploração de ideias e ideais;

  • Aperfeiçoamento de assuntos e conversas em geral;

  • Compreensão de como a sociedade funciona;

  • Preparação e planejamento para diversas situações;

  • Saber como aproveitar o silêncio;

  • Aumento do tempo de concentração.


A leitura é capaz de aumentar a nossa capacidade de busca por informações e a exploração de um universo ainda não conhecido. Isso gera a capacidade de criar ideias e nos apoiar em ideais que levaremos para a vida toda, ou seja, um sentido para a vida.


Também é capaz de aperfeiçoar nosso senso crítico para situações adversas e conhecimento de assuntos que outrora ficavam de lado em uma determinada roda de conversa, como estudos de impacto ambiental


Como dissemos um pouco mais acima, a leitura de diversos livros gera uma melhor compreensão de como a sociedade atua em nossas vidas, facilitando a forma com que essas “intervenções” afetam nossas mentes. 


Logo estaremos preparados e seremos capazes de elaborar um planejamento para quando uma dificuldade surgir, criando, dessa maneira, mais maturidade na forma de lidar com a vida. 


Por fim, o ato de ler diariamente fará com que o silêncio seja melhor aproveitado por você. Além disso, as vozes e pensamentos que surgem e massacram nossas mentes com projeções negativas sobre a vida serão esquecidos. 


Uma pessoa que consegue se concentrar em uma leitura, conseguirá manter a mente focada em situações de trabalho geradas em uma empresa de trabalho temporário ou ao lidar com problemas familiares ou até para construir um projeto pessoal. 

Use a imaginação e a criatividade

Criar algo exige o conhecimento de um mundo já existente, não se cria nada sem ter como base alguma outra coisa. 


A expansão da criatividade de uma pessoa só é possível pela obtenção de conhecimento, seja ele literário ou artístico (música, filmes, pinturas e etc).


Assim como as artes, a literatura fictícia leva nossas mentes a projetar mundos perfeitos e imperfeitos. Pessoas boas, más, confusas, confiantes, feias ou bonitas. A percepção da realidade e do imaginário. 

Ler, escrever e conversar

Além de todos os benefícios que um livro gera na vida das pessoas, ele também abre portas para a vida social. O clichê de que uma pessoa que lê muito é antissocial já caiu por terra faz tempo.


As pessoas que leem com frequência precisam escrever sobre o que leram para fixar no cérebro o conteúdo que foi aprendido, logo é preciso conversar com pessoas que compartilharam da mesma leitura para expor as ideias geradas.


Esse é um processo mais comum do que possamos imaginar, ainda mais com a chegada do mundo digital. Entrar em um grupo de leitura na internet, inclusive, tornou-se muito mais fácil. 


Assim, é possível que as pessoas convivam, criando relacionamentos de amizade que são levados para a vida toda. O ser humano necessita de um contato social e os livros podem trazer isso, preservando a saúde mental. 

Comprometimento com os livros 

Livros são por natureza grandes aliados para gerar concentração e comprometimento com diversas situações da vida. Para que seja possível aproveitar ao máximo as leituras e seus benefícios, é preciso estabelecer justamente um compromisso com os livros.


Esse compromisso não é tóxico, mas benéfico para a saúde. Só que ele precisa ser gerenciado por um via de mão dupla. O livro já te deu todo o conteúdo necessário, cabe a você pegá-lo e usá-lo todos os dias.


É preciso se comprometer a ler todos os dias, mas não estabeleça um número de páginas ou uma meta para concluir a leitura, desfrute dela. Leia calmamente, sem pressa, lembre-se de que você está fazendo algo bom e legal, como a reciclagem de lixo eletrônico.

Leia para crianças 

As crianças estão cada vez mais conectadas apenas ao mundo digital, onde tudo está pronto e elas não precisam produzir absolutamente nada. Você verá, ao começar a ler para uma criança, como elas estão dispostas a escutar e a imaginar diversas situações.


Além disso, é uma excelente ação para sua mente, principalmente por estar adicionando algo para as novas gerações que estão tão dependentes de leituras adequadas e da atenção dos adultos.


É comprovado cientificamente que ler para uma criança a deixa mais inteligente, além de reforçar na mente delas a importância que uma boa leitura gera em suas vidas, assim como acontece com os cursos tecnicos online.


Você mostrará que não existe apenas a leitura obrigatória que é apresentada nas escolas, mas todo um universo onde elas podem viajar para além do planeta Terra, basta pegar um livro para começar a ler. 

Melhora na qualidade do sono 

Nosso cérebro trabalha como nossos músculos, ou seja, quando exercitado durante algum tempo precisa descansar, sendo assim, o sono é justamente para proporcionar o descanso merecido para a nossa mente.


A leitura desestressa e diminui a ansiedade, por isso os neurologistas recomendam para as pessoas que sofrem com insônia uma leitura antes de dormir. Note que passamos o dia todo ligados em um celular ou em um computador após fazer o aluguel de notebook.


Só que por ficarmos ligados nesses eletrônicos, o sono aparenta ter sumido. Isso ocorre devido à facilidade que é utilizar um celular. Não fazemos esforço algum, então nossas mentes estão descansadas.


Se você deseja dormir melhor, coloque no seu dia a dia um livro ao lado da cabeceira e leia um pouco dele até o sono começar a vir. Pratique e veja os bons resultados que esse ato gerará em sua vida. 

Considerações finais

Vimos ao longo de todo o artigo como os livros podem te ajudar a trazer a cura para sua saúde mental, é nítido como pegar o gosto pela leitura pode construir uma mente forte e resistente às situações do dia a dia.


Quem lê é liberto de mentiras contadas, ficando mais esperto com as peripécias que a vida tenta pregar. Se você não tem espaço em sua casa, lembre-se de que existem os chamados livros digitais e plataformas de leituras exclusivas com inúmeras obras. 


É uma boa opção também se você está tentando de alguma forma fazer uma compensação ambiental, mas saiba que os livros são feitos por meio de árvores que são reflorestadas.


Obrigado por ler até aqui, já foi um primeiro passo, agora compre o livro de um autor que você goste e de um assunto que você ama, assim a leitura não será desgastante.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 




cheirinhos

Rudy








8 comentários:


  1. Ler um livro ou seja lá o que for, educa a mente, sossega o coração, dá luz à alma. Quem lê, sente-se mais leve, mais feliz, sorri com facilidade, sente o seu caminho mais iluminado. Eu adoto ler.
    .
    Abraço poético
    .
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Devemos e precisamos cuidar e muito da nossa saúde mental.
    Amo amo amo amo amo amo ler.

    ResponderExcluir
  3. ola
    nossa o livro traz muito beneficio .distrai ,leva nos a lugares que não podemos ir ,ajuda no nosso vocabulario.
    gostei muito do texto .

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy
    Excelente postagem, o que seria da minha saúde mental nessa pandemia se não fossem os livros, lendo eu viajo pra outro planeta
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que post mais lindo!Acredito que só quem viaja em um livro, sabe de verdade o verdadeiro sentido deste gesto considerado por muitos, como insano ou tolo.
    As leituras nos salvam diariamente e nos dão ânimo. É como descansar da vida complicada dentro de uma história!!!
    Adorei!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. OLá Rudy!
    Adorei a postagem, não sei o que seria de mim sem meus livros e minhas leituras!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rudy
    Adorei o texto.
    Realmente, ler ajuda demaaaais.
    Faz muito bem. Até pra ansiedade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy!
    Amei o texto!
    Com certeza, os livros e o hábito da leitura trás muitos benefícios para a saúde mental, eles me ajudaram bastante em uma época difícil da minha vida, e até hoje ajudam ❤
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy