16/05/2021

DIVULGAÇÕES DE PARCEIROS #60 - JAYANE MIRANDA - Como os livros podem ajudar na melhora do aprendizado

 Olá alegres e felizes!



Você conhece alguém que lê muitos livros por ano? Pode até ser que sim, dependendo do círculo de amigos que você tem e das pessoas com quem convive. Porém, as pesquisas realizadas no Brasil revelam que esse cenário não é nada positivo.

Tais pesquisas e levantamentos são importantes, pois demonstram o trajeto que a nação ainda precisa cumprir até chegar a um ponto ideal. Por isso, vários levantamentos são realizados com uma frequência até que boa nesse sentido.

Algumas das empresas que realizam essas pesquisas são do governo, outras são de iniciativa privada (algumas são especializadas em frentes que vão desde o segmento escolar ou livreiro, até sensos da sociedade civil em geral e de serviço impostos).

Mas infelizmente a Educação de um país inteiro não depende apenas de pesquisas, não é mesmo? Seja como for, a mais recente foi feita pelo Instituto Pró-Livro, segundo uma campanha chamada Retratos da Leitura no Brasil.

O que ela identificou foi que o brasileiro lê uma média de 2,4 livros por ano. A mesma pesquisa mostra que os franceses leem nada menos que 21 livros por ano, e que o Brasil perde até mesmo para a Venezuela e outros países menores da América Latina.

As razões para isso realmente são estruturais, profundas e não cabem neste artigo, além de que podem causar discordâncias entre quem estuda o assunto.

Por exemplo, acima falamos sobre o senso que mensura os serviços de impostos, como o Imposto de Renda. Certamente, se uma pessoa não quer ter problemas com a Polícia Federal o que ela vai fazer é um planejamento tributário e fiscal, certo?

Pois bem, no caso da leitura de livros não há, evidentemente, uma força policial que possa apontar qual é a direção que as pessoas deveriam tomar. Depois de sair do ensino básico (ou mesmo do superior), a pessoa pode ou não continuar lendo e estudando.

Também há pesquisas que comprovam que pessoas que continuam estudando e que leem sempre se colocam melhor no mercado, como veremos adiante. Mas pelo visto, nem sempre isso representa o estímulo necessário.

O fato é que os livros podem ajudar e muito na melhora do aprendizado. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo alguns conceitos fundamentais para deixar isso claro, bem como dicas práticas que ajudem quem quiser traçar esse rumo.

Então, se você quer entender como isso é possível e começar a ler mais, seja para algum curso que está fazendo ou simplesmente para conseguir uma vaga melhor em uma empresa de trabalho temporário, basta seguir adiante na leitura.

Por que as pessoas leem?

Antes de começarmos a ler mais, precisamos entender melhor por qual motivo qualquer pessoa decide comprar um livro e começar a lê-lo, o que nem sempre é tão óbvio assim.

Para isso, vamos retomar o levantamento citado acima, chamado Retratos da Leitura no Brasil, pois um dos enfoques dele é justamente esse.

Conforme essa pesquisa, algumas das principais motivações que levam os leitores nacionais a comprarem livros, por mais que esse número seja baixo, são:

  • Por mera distração (15%);

  • Gosto pela leitura (25%);

  • Exigência escolar (7%);

  • Crescimento pessoal (10%);

  • Motivos religiosos (11%);

  • Atualização cultural (19%);

  • Atualização profissional (7%).

Lembrando que atualização profissional inclui exigências do trabalho, como se colocar em dia com as novidades da área de empresas de etiquetas adesivas, caso você trabalhe nesse setor. Ou mesmo atender uma exigência do seu gestor.

Ademais, os livros podem começar a ajudar cada vez mais na melhora do aprendizado justamente quando a pessoa se dá conta do porquê está lendo determinado livro, ou do motivo por que comprou uma obra específica.

Como tudo na vida, o planejamento pode fazer toda diferença. Como entre encontrar a determinação necessária para seguir ou simplesmente largar o projeto no meio do caminho.

Quando é assim, inclusive, o maior inimigo da leitura (segundo a mesma pesquisa, 43% dizem não ler por falta de tempo), simplesmente desaparece, pois a questão se torna caso de prioridade, e então a gente arranja o tempo necessário.

Os impactos no cérebro humano

Certamente, a humanidade sempre soube que a leitura e o estudo podem ajudar uma pessoa a ter um pensamento mais claro, crescendo intelectualmente.

Contudo, só na modernidade a ciência da neurologia foi surgir e confirmar muito do que alguns já imaginavam: a leitura atenta cria conexões cerebrais e gera as famosas sinapses, que são estímulos bioquímicos que geram o pensamento.

Ou seja, ler vai ajudar qualquer pessoa que queira estudar mais e melhor, independentemente do tipo de leitura que ela fizer.

Você pode trabalhar com marketing e parar para ler um e-book sobre banner promocional, e biologicamente isso já vai gerar mais sinapses do que se você estivesse assistindo a um vídeo, o que vai estimular seu cérebro mais ou menos como se fosse uma ginástica.

Por isso mesmo, ler algo que seja do seu agrado é um excelente estímulo para ganhar o hábito da leitura, depois com o tempo você vai canalizando do que mais gosta para o que é necessário, embora talvez não seja tão prazeroso assim.

Como um dos maiores pontos de dificuldade na leitura é a falta de concentração, iniciar com essa estratégia também é algo que vai ajudar a ir aperfeiçoando com o tempo, como ficará ainda mais claro adiante.

A importância da concentração

Como vimos, há muitos pontos de dificuldade que as pessoas costumam relatar quando tentam explicar por que não leem mais ou por que não conseguem os resultados que esperavam.

Por isso, é preciso tratar da concentração em um tópico à parte. Até porque, ela envolve várias frentes, que vão desde aspectos técnicos externos, como o local de leitura, até questões mais diretamente ligadas, como alimentação e sono.

É muito comum ouvir falar que se a pessoa vai precisar ler de noite, ela investe em cápsulas de café espresso como modo de manter a concentração ou não sentir sono. Mas será que isso é realmente eficiente?

Na verdade, não dormir ou não sentir um sono muito pesado é apenas uma etapa do processo, pois mesmo quem está acordado pode enfrentar uma série de dificuldades de concentração.

Por isso, o mais indicado é planejar e pensar no conjunto, primeiro reservando um local apropriado e um horário específico do dia. A criação do hábito é um passo realmente fundamental para quem precisa de melhora no aprendizado.

Depois do local e do horário fixo, pense na alimentação e, aí sim, na questão do sono. Porém, agora que você planejou tudo com antecedência e desenhou uma agenda pró-ativa, pode ter certeza que o sono não será problema e você estudará com boa produtividade.

Memorização e avanço cognitivo

A concentração é um processo cognitivo que pode ser desenvolvido aos poucos, como vimos acima. Depois de ganhar esse domínio, a pessoa vai até conseguir estudar em locais menos propícios, como locais públicos, por exemplo.

Assim, a pessoa pode levar um livro consigo durante o dia, em uma bolsa, naquelas mochilas promocionais ou mesmo na mão, e sempre que surgir uma oportunidade ela já consegue adiantar algo do estudo.

Ademais, com o domínio da concentração também virá um poder melhor de memorização. De fato, a dificuldade de lembrar o que leu está entre aqueles “maiores pontos de dificuldade na leitura” que citamos acima.

Para isso, voltamos a indicar leituras de entretenimento, que facilitam o apego pelo hábito da leitura como um todo. De fato, decorar personagens e enredos é algo mais fácil do que aprender palavras novas ou decorar conceitos.

Então, ao ler literatura de ficção e mesmo poesia, você vai desenvolvendo essa faculdade de memorização, que depois poderá ser utilizada como você preferir ou precisar.

Um exemplo de como a memorização pode ser desenvolvida enquanto faculdade cognitiva é o fato de que, geralmente, leitores assíduos têm uma facilidade muito maior para aprender novas línguas.

O domínio da linguagem

Se tem algo que uma pessoa que quer ajuda na melhora do aprendizado precisa é aprender a dominar melhor a linguagem escrita, tal como a encontramos em livros, apostilas, manuais, guias de estudo e materiais típicos.

Também assim, uma das maiores vantagens que a leitura traz é o domínio da língua escrita, que também é conhecida como língua culta ou norma culta.

Realmente, ali é que estão os pensamentos mais bem concatenados e desenvolvidos, pois escrever é algo que clareia a mente e objetiva as ideias.

A prova disso é que quanto mais a pessoa lê, melhor ela começa a escrever. O que, aliás, também ajuda e muito em termos de melhorar o aprendizado, fechando um círculo virtuoso muito interessante.

Considerações finais

Tudo o que dissemos acima deixou bastante claro como os livros e a leitura em geral podem ajudar e muito na melhora do aprendizado.

O mais bacana é ver que os estímulos podem começar desde pontos mais básicos, como escolher um local silencioso, comprar uma luminária ou um daqueles squeezes personalizados que ajudam a tomar água sem ter que levantar.

Depois, com as dicas que demos acima, você vai compreender melhor como é sua concentração, sua memorização e sua inteligência. Então, agora é só colocar tudo em prática.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy






7 comentários:

  1. Olá
    Mais uma ótima matéria.
    Uma pena que no Brasil se lê táo pouco. Penso que precisamos estimular o hábito da leitura já na infância.
    A leitura traz muitos benefícios .
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A gente ainda se assusta quando lê um post assim. O brasileiro praticamente quase não lê nada e isso nos deixa tão tristes.
    Fora todos os benefícios citados acima, há tanto mais a ser levado em consideração.
    Mas que nunca percamos a oportunidade de indicar livros e mostrar para as pessoas o quanto esse universo é grandioso e mágico!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!
    Realmente no no Brasil bem poucos tem o hábito de ler! No meu circulo de amizade onde moro só eu e minha irmã temos o hábito de ler! Ler trás tantos benefícios! Excelente Postagens!

    ResponderExcluir
  4. Eu leio desde criança, herdei o gosto pela leitura da minha mãe, tenho duas irmãs que também leem mas não é com frequência.
    É tão triste ver que o brasileiro ler em média de 2,4 livros por ano... As pessoas que tem acesso a leitura e ainda assim não tem o hábito de ler não sabem o que estam perdendo! São tantos benefícios que a leitura nos trás...
    Amei o texto!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy
    Verdade a leitura ajuda em muita na aprendizagem mas infelizmente o brasileiro em geral ler muito pouco, ótimo post
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Triste pelo Brasil continuar não dando o devido valor a leitura
    Mais uma vez Jayane é muito feliz em suas considerações

    ResponderExcluir
  7. Oii,
    Realmente ler ajuda muito e em tudo.
    A concentração, o vocabulário. É um estimulante maravilhoso para o cérebro.
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy