24/01/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #11 - JAYANE MIRANDA - Dicas para trabalhar sua autoestima

 Olá alegres e felizes!





A autoestima possui impacto direto nas mais diversas áreas de nossas vidas, como amizades, relacionamentos amorosos e criação dos filhos, apenas para citarmos alguns exemplos.

Nesse sentido, as redes sociais têm grande poder de influência, ditando para muitos jovens os padrões de beleza.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Projeto Dove pela Autoestima, que entrevistou mulheres entre 10 e 55 anos em países como Inglaterra, Estados Unidos e Brasil, constatou-se essa grande influência sobre a percepção do próprio corpo.

Cerca de 35% das jovens brasileiras disseram se sentir “menos bonitas” ao ver fotos de celebridades e influenciadores nas redes sociais. 

O estudo também mostrou a relação entre a baixa autoestima e o tempo usado para editar fotos antes de serem postadas.

E a grande conclusão foi como a representatividade nas mídias importa. É preciso ter todos os tipos de pessoas nas campanhas publicitárias, variando os padrões de beleza utilizados.

Assim como ocorre em uma empresa de portaria remota, estamos falando de inclusão, de diversidade.

Neste artigo, abordamos a autoestima, o que isso significa e dicas de como você pode trabalhar a sua. Continue lendo para conferir.

O que é autoestima?

A autoestima significa uma avaliação que uma pessoa faz de si mesma, seja ela positiva ou negativa, o que envolve:

  • As emoções;

  • Crenças;

  • Ações;

  • Comportamentos;

  • Conhecimentos de si próprio.

Está relacionada ao valor que cada pessoa dá a si mesma, essencial para o bem-estar físico e mental.

Vivemos em uma sociedade que determina uma série de condições para sermos estimados, como ser obediente, ter estudo, trabalho, sucesso pessoal e profissional.

Mas o fato é que todo ser humano, independente de ter uma boa posição profissional em uma notável assessoria contábil, é digno do respeito dos demais, pelo simples fato de ser, merecendo estimar a si mesmo e serem estimados pelos demais.

De acordo com a psicanálise, a autoestima se relaciona diretamente com o desenvolvimento do ego, o que envolve a consciência que uma pessoa tem a respeito de si, assim como o sentimento de estima de si.

Ou seja, é a percepção de si mesmo a partir dos próprios modos de pensar e agir, que determina nossos sentimentos, como a sensação de superioridade, de inferioridade, narcisismo, egoísmo, autocensura e autocrítica.

Assim como um lubrificante spray age sobre estruturas metálicas, todos esses são fatores que influenciam diretamente em nosso bem-estar, em nossa forma de experimentar o mundo e na nossa qualidade de vida.

Segundo Potreck-Rose e G. Jacob (2006), existem quatro pilares da autoestima que funcionam como uma abordagem psicoterapêutica para avaliar e tratar a baixa autoestima. Pontuamos esses pilares a seguir.

  1. Autoaceitação

A autoaceitação é o primeiro pilar, significando uma postura positiva em relação a si mesmo, incluindo elementos como a satisfação consigo mesmo, assim como o respeito a si mesmo.

  1. Autoconfiança

A autoconfiança está relacionada à postura positiva do ser humano no que diz respeito às próprias capacidades e desempenho.

Além disso, está relacionada à convicção de se saber e conseguir fazer as coisas bem feitas, como, por exemplo, o preenchimento do cadastro ambiental rural.

Relaciona-se ainda com a capacidade de alcançar o que se deseja e de suportar as dificuldades em geral.

  1. Competência social

A competência social está relacionada à capacidade de fazer contatos, ou seja, saber lidar com outras pessoas, lidar com situações difíceis, assim como ter reações flexíveis e ter consciência sobre a ressonância dos próprios atos.

  1. Rede social

Por fim, estamos falando da rede de relacionamentos positivos de cada indivíduo, incluindo amigos, família e parceiro amoroso.

São as ligações que possuímos com as outras pessoas de nosso convívio social, como podemos contar com eles e também se colocar à disposição deles para qualquer atividade, como ajudar na compra e venda de tambores.

Como melhorar sua autoestima?

A seguir pontuamos 10 dicas para você melhorar sua auto-estima. Mas antes disso, é importante frisar o desenvolvimento pessoal em 3 passos.

O primeiro é tornar-se atento, consciente dos próprios sentimentos, emoções, sensações e necessidades.

O segundo é se relacionar de forma amorosa e respeitosa consigo mesmo. E o terceiro é cuidar de si mesmo.

É possível correlacionar aqui técnicas de relaxamento, como a meditação, ou de atenção plena, como o mindfulness, trabalhando com respeito seu crítico interno e se tornando consciente de seus pontos positivos. Confira nossas dicas.

  1. Elimine a culpa

Um dos principais inimigos de uma boa autoestima é o sentimento de culpa, seja por algo que foi feito ou pelo que não foi feito.

É muito comum cultivarmos esse sentimento, nos sentirmos culpados pela vida que estamos levando.

Passe a se ver como um eficiente plano de segurança de produtos químicos e elimine esse tipo de sentimento. 

É preciso ter consciência de que se estamos agindo de forma errada, temos a oportunidade de mudar a cada momento.

  1. Confie em si mesmo

Tenha confiança em si mesmo e não espere que a motivação venha dos outros. Encontre forças dentro de você para direcionar sua vida como melhor desejar, confiando em suas ações e em sua capacidade.

Alcançar nossos objetivos se torna mais fácil e plausível quando nossa mente já está inclinada a acreditar no nosso sucesso.

  1. Não se compare com os outros

Assim como no mundo dos negócios, um empreendimento de esteira de movimentação de materiais não deve ser comparado com os outros para provar seu valor.

Estamos em mundo sustentado pela competitividade, e infelizmente acreditamos que nosso sucesso só chegará quando superarmos outras pessoas, e isso não é saudável.

Ponha as comparações de lado e se veja como um ser humano único, cheio de experiências, complexidades, felicidades e dores.

Não há mais ninguém no mundo como você, e se tratando da vida, não existem bases para comparação.

  1. Não generalize suas experiências

Nossas experiências passadas não definem o que nos tornamos. Então não pense que se você cometeu um erro em seu passado, terá que cometê-lo novamente.

Temos que cuidar para os conceitos que criamos para nós ou que os outros criam, não ganhem o poder de nos aprisionar.

A verdade é que podemos mudar as situações e nos movimentar de acordo com nossas escolhas aqui e agora.

Ao visualizar as situações dessa forma, você passa a ter um postura mais leve diante da vida, tornando os movimentos da vida mais naturais.

  1. Seja sincero consigo mesmo

Mentir é um problema, principalmente quando procuramos nos enganar. Isso pode nos levar a situações danosas.

Então seja sincero consigo e com os outros, encare de frente suas facilidades e dificuldades, assim como suas fraquezas e forças.

Tenha cuidado com o narcisismo, supondo ser melhor que os outros, mas também não se deixe afetar pela autocrítica em excesso, se visualizando menor do que é.

  1. Seja mais compassivo com seus erros

Jamais deixe que um erro se torne uma razão para que você desanime. Se algo não deu certo desta vez, reveja a situação e tente de novo.

Da mesma forma com que você perdoa os outros, precisa aprender a perdoar a si mesmo, desenvolvendo um olhar mais compassivo para consigo mesmo.

  1. Entenda o que funciona para você

Cada pessoa conta com aquilo que a faz se sentir mais autoconfiante, seja praticar um exercício, fazer uma atividade, aprender algo novo ou praticar a solidariedade.

Encontre o que funciona para você, voltando a isso sempre que sentir sua autoestima abalada.

  1. Comemore suas vitórias

Assim como uma indústria de moldes plásticos que sabe ver cada passo dado como uma vitória, você precisa se posicionar dessa forma frente à vida.

A vida de ninguém é feita somente de erros, e você deve valorizar cada um de seus acertos e benfeitorias.

Por isso, lembre-se que somente o fato de você estar aqui e estar vivo, já são vitórias para serem valorizadas.

Torne cada objetivo alcançado um impulso positivo para suas metas, sempre buscando equilíbrio mental e físico.

  1. Comece a agradecer

Para cultivar as melhores experiências é importante ser grato. Somente quando nos tornamos conscientes de todo o bem que existe ao nosso redor, assim como no bem que temos em nós e em nossas ações, vemos o real valor das coisas.

É sendo grato que nos tornamos mais felizes e dessa forma nos impulsionamos para as melhores atitudes.

  1. Viva no presente

Por último, viva sempre no presente. Viver o agora é o que dá valor para nossas experiências.

Não se importe com o que já aconteceu ou com o que irá acontecer, percebendo o que pode fazer agora para se tornar ainda mais confiante em seu próprio ser.

Considerações Finais

Quem conta com uma boa autoestima é mais forte e resistente a situações adversas, pois acreditam mais em seu potencial.

Cuide de sua autoestima como uma flor que precisa de cuidados. Com autocuidado e amor-próprio você verá esse seu lado florescer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




cheirinhos

Rudy






9 comentários:

  1. Oi, Rudy! Fortalecer a nossa autoestima é muito importante. Gostei que a Jayane trouxe a definição do que é autoestima e listou dicas de como trabalhar melhor essa questão.

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito boas que muito gostei de ler. Grato pela partilha.
    .
    Boa semana …Saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy
    Excelentes dicas, a autoestima é super importante para todos nós termos uma vida feliz
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. ola
    Cada um é cada um .É necessario nos amarmos como somos e não o que a sociedade e redes sociais ditam ,não adianta ter um corpão se a pessoa é infeliz

    ResponderExcluir
  5. Uma publicação deveras interessante! Obrigada :))
    -
    A vida segue pelas veredas do destino

    Beijos, e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por compartilhar esse texto, Rudy.
    Estava precisando ler isso hoje

    ResponderExcluir
  7. Jayane parece conseguir ler nosso interior e sempre nos traz textos e dicas necessárias.
    Valorizar a nós mesmos é sempre um caminho tão difícil e complicado. As vezes até conseguimos elogiar os outros, mas a nós? Quase nunca!!!
    Um texto que vou guardar para a vida!
    Beijo
    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  8. OLá Rudy!
    Ter autoestima é muito importante para ser feliz! Excelente Postagem com dicas ótimas!

    ResponderExcluir
  9. O mais importante para manter a autoestima lá no alto é não apoiar a sua felicidade na opinião alheia.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy