21/03/2022

RESENHA #12 - “AS HISTÓRIAS DO POVO CONTINUAM” (LITERATURA NACIONAL) - RAQUEL MACHADO

 

 LIVRO:  “AS HISTÓRIAS DO POVO CONTINUAM” (LITERATURA NACIONAL)

AUTORA: RAQUEL MACHADO

SÉRIE: HISTÓRIAS DO POVO

VOLUME: 2

EDITORA: AMAZON

 PÁGINAS –237

  EDIÇÃO 2021

CATEGORIA: CONTOS

ASSUNTO: CONTOS/LITERATURA NACIONAL/FICÇÃO

ISBN: -  978-65-0028-596-3




 

PRIMEIRO PARÁGRAFO:

 

“DANIELA FECHOU OS OLHOS E ENTREABRIU OS LÁBIOS. APROXIMOU-SE LENTAMENTE, SENTINDO A SUPERFÍCIA DURA E GELADA, ENQUANTO VIRAVA A CABEÇA DE UM LADO PARA O OUTRO. AFASTOU-SE E ADMIROU, SATISFEITA, A MARCA  DDEIXADA NO ESPELHO. A MENINA LEU, NA REVISTA NAMORICOS, QUE A MELHOR MANEIRA DE APRENDER A BEIJAR ERA PRATICANDO, POR ISSO, PEGOU EMPRESTADO  O BATOM VERMELHO DE SUA  MÃE E FEZ SEU PRIMEIRO EXPERIMENTO, QUE ACABOU PARECENDO UMA PINTURA DE ARTE MODERNA.”

 

ANÁLISE TÉCNICA:

 

-CAPA-


Vários elementos como: boca, lápis, avião, vassoura, vestido, máscara do teatro, carro, dinheiro e outros, como se saíssem da tela de um notebook  que tem mãos digitando. Fundo verde e vermelho.

Capa: Thati Machado.

 

NOTA: 4,50 DE 5,OO

 

-DIAGRAMAÇÃO:

 

Conteúdo: sumário; carta ao leitor; prólogo; onze contos com dois finais a serem escolhidos; hora de dizer tchau; e, leia também.

Diagramação: Lunas Editorial.

 

NOTA: 4,80  DE 5,00

 

- ESCRITA:

 

A narrativa é descritiva e com diálogos complementares, e, interativa.

A linguagem é de fácil entendimento, ágil, inclusiva e bem atual.

Pequenos erros ortográficos, nada que afete a leitura.

Revisão: Larisssa Niewierowski.

 

NOTA: 4,50  DE 5,00

 

SINOPSE:

 

“O segundo semestre chegou em Cotidiana. Prepare-se para reencontrar velhos amigos e conhecer novos moradores que precisam de uma ajudinha especial: a sua! Afinal, aqui é você quem decide o destino de cada um deles.

Baseado em situações reais e escritos de forma divertida e dinâmica, os contos desse livro acontecem de Julho a Dezembro. Apresentam novos dilemas amorosos, financeiros e morais, que retratam as diversas fases da nossa existência. Venha se aventurar nesse incrível mundo de escolhas e se deliciar com essas histórias da vida real.”

 

RESUMO SINÓPTICO:

 

Compilado de contos, baseados em fatos reais, onde o leitor pode optar pelos finais.

 

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:

 

Tive oportunidade de ler o primeiro livro dessa série e pode ver a resenha aqui: RESENHA #54 - “HISTÓRIAS DO POVO” (LITERATURA NACIONAL) -RAQUEL MACHADO.

O que posso dizer é que acho muito interessante toda dinâmica que o livro traz, principalmente porque  podemos analisar cada situação, escolhermos o final e/ou pensarmos em uma nova forma como tudo termina.

São situações do cotidiano, com base em fatos reais, que podemos ou não já ter visto ou vivenciado por alguém que faz parte do nosso círculo de convivência, e, em alguns casos, nos identificamos de alguma forma.

A linguagem da autora facilita muito a leitura, porque é algo bem atual e condizente com a época em que acontece os fatos dos contos.

Dá para sentir a evolução do primeiro livro para esse e é bem bacana poder acompanhar um autor melhorando cada vez mais em seus escritos.

Como são pequenos contos, a leitura é ágil e fácil de acompanhar. E ainda tem um certo tom hilário em alguns deve, o que nos faz rir em alguns momentos, e outros são mais dramáticos, que causa aquela tensão interior.

Algumas situações nos fazem pensar como agiríamos  diante  dos fatos, e nos fazem repensar algumas atitudes e premissas de vida.

Recomendo muito o livro para todos.

 

NOTA :  4,80 DE 5,00








 

SOBRE O AUTORA:






 

Raquel Machado é formada em Ciência da Computação, e participa do mundo das artes desde criança, sendo a literatura uma de suas maiores paixões.

Há anos em meio à blogosfera literária e com histórias sendo escritas em rascunhos, decidiu tirar do baú suas ideias e compartilhar com o mundo.

A autora reside em Caxias do Sul/RS. Mora com seu marido e uma estante cheia de livros.

Instagram: @autora.raquel.machado


LIVRO DISPONÍVEL NO KINDLE UNLIMITED.


CHEIRINHOS
RUDY




6 comentários:

  1. Olá Rudy!
    Ainda não li o primeiro livro dessa série, parece mesmo ser uma leitura super interessante, curto muito contos e essa sua resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy
    Achei bem interessante essa forma de escrita onde os leitores podem escolher o destino dos personagens.
    Que bom que houve uma evolução na escrita da autora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Raquel é uma fofa! Pretendo ler esse livro ainda esse ano

    ResponderExcluir
  4. Eu não me lembrava de jeito nenhum do primeiro livro, por isso fui lá espiar e a maravilha dos contos é essa, o ser bem fluído e nos tirar um pouco da correria da vida!
    Eu gosto muito, ainda mais com essa pegada juvenil.
    Já vão para a listinha de muito desejados!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Adoro contos! Achei muito interessante saber que os contos são baseados em fatos reais! Adoraria ter a oportunidade de ler!

    ResponderExcluir
  6. Curto contos e situações com as quais nos identificamos, mas não curto finais em aberto, então fiquei na dúvida se esse livro seria bom pra mim.
    A capa me lembrou o Natal por conta das cores.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy