01/04/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #43 - GUIA DE INVESTIMENTO - Porque as regras da moda estão ficando fora da moda para a sociedade brasileira

 OLÁ ALEGRES E FELIZES!





Considerando que um padrão de corpo vem sendo disseminado no mundo há vários anos, é possível dizer que a moda desse estilo corporal não é a mais apropriada para algumas brasileiras, já que o mais comum de se ver é mulheres com o famoso corpo “violão”. 


De acordo com algumas pesquisas levantadas pelo Estudo de Ribeirão Preto, foi possível observar que as mulheres tendem a ser mais insatisfeitas com o seu corpo do que os homens. 


Inclusive, isso fica ainda mais claro quando pensamos que não é difícil encontrar mulheres que têm hábitos saudáveis para manter o corpo em forma e, acima de tudo, ter a saúde controlada. 


Considerando que o brasileiro possui uma rotina muito movimentada, em alguns casos, pode ser difícil manter uma alimentação saudável para estar dentro da moda.


Isso pode ser visto em qualquer profissão, até mesmo para uma mulher que trabalha em uma empresa de limpeza e possui, frequentemente, contato com alimentos que são vendidos em estações e, obviamente, não tão nutritivos quanto uma fruta ou algo do tipo. 


Nesse cenário, também podemos encontrar mulheres que se espelham em grandes modelos, e isso envolve uma busca incessante para conseguir, por exemplo, uma barriguinha cada vez mais parecida com as tops, como são chamadas. 

A busca pelo corpo perfeito e os seus riscos

Por mais que algumas mulheres considerem estar satisfeitas com o seu corpo, uma parcela desse grupo acaba tendo o costume de estar sempre buscando melhorar alguma parte, como uma empresa que trabalha com aluguel de gerador para festas.


Ou seja, podemos dizer que o objetivo da empresa em questão é o de conseguir um alcance maior, buscando estratégias de marketing para se destacar no mercado. 


Esse e outros sentimentos são perceptíveis nas 159 pessoas que fizeram parte da pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP). 


Esse estudo desenvolvido pela USP levou até três anos e meio para ser concluído, e analisou também, o papel da mídia na satisfação corporal e nos hábitos alimentares dos jovens. 


No geral, a mídia consegue manipular o pensamento do público da maneira que ele quiser, ou seja, ele tem o poder de moldar até a forma da sociedade ver como a importância de uma consultoria ambiental tem no mercado de trabalho. 


O resultado dessa pesquisa mostra que, o padrão de beleza que vem sendo disseminado pela mídia consegue fazer com que parte dos jovens fiquem insatisfeitos com o próprio corpo. 


A pesquisa também mostrou que a escolha de alimentos saudáveis está mais ligado ao objetivo de ter um corpo mais próximo do padrão. 


Diante desse contexto, podemos observar que várias empresas de alimentos apelam por um lado mais saudável justamente para alcançar esse tipo de público, que busca ter uma vida mais saudável para ter, talvez, um corpo mais próximo do padrão.


 Esse cenário, naturalmente, pode implicar até mesmo uma fábrica de papel higiênico que, por sua vez, pode inserir processos de produção para compor um produto que não traga eventuais problemas para os consumidores. 


Obviamente, os alimentos saudáveis também estão ligados ao medo de engordar e buscar o emagrecimento. 


Considerando que o processo de conseguir um corpo ideal de acordo com os padrões da mídia envolve uma série de fases, podemos perceber que esse momento pode ser um tanto complexo para certas pessoas.


Diante desse contexto envolvendo alimentos saudáveis, podemos observar que a escolha deles não está relacionada somente a ter uma qualidade de vida melhor. 


É importante entender que a busca por uma qualidade de vida melhor, é como uma loja que trabalha com venda de ferramentas elétricas, visto que há uma série de processos nessa fase.


No geral, a busca por algo melhor envolve certos trabalhos, no caso da loja, o empresário tem a opção de envolver várias estratégias de marketing para aumentar a margem do seu lucro, o que naturalmente, inclui processos que dão resultados a curto ou a longo prazo, como:


  • Marketing de conteúdo;

  • SEO;

  • Marketing de e-mail;

  • Confecção de crachá para os colaboradores;

  • Atendimento diferenciado.


Esses, naturalmente, são as principais táticas que as empresas adotam atualmente para aumentar o seu alcance. 


De acordo com a equipe de pesquisa, as pessoas selecionadas para compor as informações eram estudantes aleatórios separados em dois grupos: inicialmente o levantamento tem o grupo experimental, e o outro é o grupo de controle. 


Antes de explicar como a pesquisa foi conduzida, pontuamos que o processo para levantar os dados que serão citados em seguida envolve fases semelhantes a um laudo de máquinas e equipamentos, que é um documento legal e que apresenta a condição de segurança de máquina e equipamento. 

Pesquisas exibem dados reais sobre o cenário no Brasil

Sobre o estudo que já estamos falando no artigo, inicialmente foi distribuído aos participantes 15 figuras de silhuetas corporais, nessa fase, eles apontavam a silhueta que mais era parecida com o seu próprio corpo. 


Logo em seguida, eles foram apresentados a 22 tipos de alimentos, que por sua vez, possuíam um pouco mais que a metade de opções saudáveis. Nessa parte, alguns participantes escolheram três tipos como prováveis alternativas para lanches da tarde. 

Segunda etapa da pesquisa

A segunda fase da pesquisa iniciou-se quando cada grupo foi exposto a uma sessão de fotos. 


O grupo experimental foi exposto a uma série de fotos de modelos masculinos e femininos, que representam o padrão ideal de beleza segundo as características que a mídia impõe na sociedade. 


Por outro lado, a equipe apresentou ao grupo controle alguns objetos neutros, como relógios e baldes. Após todas essas apresentações, a equipe solicitou aos participantes escolherem novamente na escala de silhueta qual a figura que eles desejariam ter. 


Além de apontar qual era a silhueta de preferência, eles também mostraram qual era o tipo de alimento que gostariam de consumir com mais frequência. 

O resultado e o que ele mostra

O resultado de todas essas etapas mostrou que o grupo que foi exposto a fotos neutras não apresentou nenhuma alteração em relação à silhueta e à escolha alimentar. 


Já no grupo experimental, de acordo com os pesquisadores que compõem a equipe, os resultados foram mais expressivos. 


De acordo com os dados levantados, 37% das mulheres e 60% dos homens selecionaram silhuetas diferentes. Chama a atenção um dado curioso, que 80% dessas mulheres optaram por uma figura mais magra. 


No caso dos homens, o índice dessa escolha foi de 60%, o que mostra que apesar dos homens terem mudado a escolha da silhueta, as mulheres por sua vez, estão insatisfeitas com o atual formato do corpo. 


As escolhas feitas pelos participantes sobre as opções alimentares é outro ponto que fez com que os pesquisadores ficaram surpreendidos. 


O grupo experimental em geral, incluindo homens e mulheres, mostrou que houve um aumento de 10% na escolha de alimentos saudáveis. 


Há uma diferença nesse aspecto por parte das mulheres, isso porque 12,5% delas acharam melhor optar por opções que contribuem mais com a saúde. Diante desse cenário, uma hipótese foi levantada pelos estudiosos. 


De forma resumida, a hipótese é de que a escolha dos alimentos após a exposição das fotos foi feita não pela preocupação de uma alimentação saudável, mas sim pelo fato dos alimentos estarem presentes em boa parte das dietas que contribui na perda de peso. 

Considerações finais

A conclusão que a equipe teve através dos experimentos, foi de que a insatisfação acontece quando a pessoa acredita que aquele corpo exposto à mídia é o padrão ideal de beleza. 


Geralmente, a insatisfação começa a partir do momento que a pessoa começa a fazer comparações com o seu corpo. 


Essa insatisfação pode acontecer da mesma forma que um cliente busca por diferentes empresas que trabalham como Licença ambiental, percebendo um atendimento melhor do que a primeira consultoria que, inicialmente, foi a sua primeira opção. 


Por sua natureza, quando o humano se depara com um corpo que ele acha que é superior ao seu, instantaneamente ele procura fazer comparações. 


Para os orientadores da pesquisa, foi possível perceber que a insatisfação corporal pode surgir mesmo um curto período de exposição a modelos que fazem parte do padrão de beleza. 


Essa conclusão veio por meio da fase que envolvia a escolha de objetos neutros por parte do grupo de controle, já que foi feita justamente para entender se uma exposição a curto período pode influenciar na escolha dos indivíduos. 


Os resultados dessa pesquisa mostraram também que uma tendência foi desenvolvida, onde as mulheres são a parte mais insatisfeita com o seu corpo, e o principal motivo para isso acontecer é, obviamente, os padrões da moda e de corpo que são disseminados pelos principais veículos comunicacionais. 


A sociedade brasileira também tem uma parcela de culpa no que envolve um padrão corporal, já que há indivíduos que acabam cobrando a silhueta ideal tanto nas mulheres, quanto nos homens. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



cheirinhos

Rudy




7 comentários:

  1. ola
    Nunca fui de ficar me comparando com outras mulheres .Eu procuro estar bem consigo mesma ,sei que preciso tomar alguns cuidados mas é mais por causa de saude mesmo.
    bjs

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  2. Olá Rudy!
    Excelente texto, eu nunca fui apegada a nenhuma moda, nem em relação a vestuário, cabelo e muito menos ao tipo físico, padrão acho super ruim, em especial no Brasil que é pais formado por diversos povos com culturas e tipo físicos diversos.
    Bjs

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  3. Eu vivo falando pra minha Rafaela de 4 anos que tem o estilo dela e não liga se escolhe meia calça e shorts pra rua: Teu estilo é você que decide e é o que te faz feliz.
    Vó, eu estou feliz comigo. Então, bora pra vida!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

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  4. Não sou muito ligada à moda, gosto de vestir o que me faz bem. Não adianta querer ficar na moda e ficar desconfortável, ou gastar muito dinheiro para isso.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

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  5. Olá Rudy!
    Belo texto! Como sou gordinha não ligo muito pra moda, vesto oque me sinto confortável e pronto!

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  6. Olá! Confesso que na minha adolescência fui muito influenciada por esses padrões impostos, mas nada que anos depois e alguns problemas com a minha
    saúde não me fizessem rever isso. Hoje em dia meu foco está totalmente em estar bem comigo mesma e em consequência disso a alimentação saudável vem de forma leve e não imposta, tornando tudo leve e prazeroso.

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Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy