05/08/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #74 - Guia de Investimento - Geração Z: Por que cada vez mais cresce o número de mulheres depressivas nesse grupo?



A evolução da sociedade está diretamente atrelada aos novos comportamentos e culturas que vão sendo estabelecidos dentro de um sistema social, avanço que faz com que cada época lide com características distintas por parte do público, o que nos leva à geração Z.


Essa é a denominação da geração atual de jovens, existindo um nome específico para linha de sucessores dentro de uma família, uma formalidade que serve para diferenciar os diferentes costumes e características atrelados a um grupo específico de pessoas.


Ao mesmo tempo em que a raça humana de fato evolui com o tempo, as mudanças associadas a essas diferentes gerações está mais voltada não a modificações físicas ou algo do tipo, mas sim aos elementos comportamentais que vão sendo estabelecidos.


Pois assim como um acoplamento elástico flexível, equipamento necessário para que uma máquina garanta um funcionamento adequado, a sociedade como um todo costuma trabalhar com um sistema flexível de mudanças, gerando novas ideias e comportamentos.


Questões que podem ser vistas a partir dos mais diferentes elementos culturais que entram em destaque dentro de cada período, o que pode ser percebido pelo estilo das canções que tocam no rádio e até mesmo na forma de ouvir músicas, que mudou muito com o tempo.


Até porque as mudanças geracionais conversam também com o desenvolvimento das novas tecnologias, instrumentos que permitem com que novos mercados passem a ser estabelecidos, tudo a acompanhar as necessidades do público dentro de cada época.


Isso com o próprio mercado estando diretamente associado também às expectativas de cada geração, como na forma com que hoje se exige uma maior preocupação com o meio ambiente.


O que acaba por exigir um maior monitoramento ambiental por parte de quem atua com o ramo de construção ou qualquer tipo de atividade que lide diretamente com a natureza, sendo algo que recebe uma grande atenção por parte da geração.


Além de muitas outras características específicas que estão associadas a esse grupo social conhecido principalmente pela sua proximidade com os meios digitais.

O que faz da geração Z diferente das outras?

É comum que cada geração conte com características únicas que a tornem especial em relação aos grupos sociais que vieram antes. No caso específico da geração Z, é possível destacar o vínculo que esses indivíduos possuem com os meios de tecnologia.


Até por se tratar de uma geração que já nasceu com esses canais digitais estando à sua disposição, como consequência da expansão dos meios virtuais, assim como com o barateamento por parte das tecnologias necessárias para estabelecer essa conexão.


Isso em um cenário onde as mais diversas e específicas pesquisas, como uma busca por esterilizador para laboratório, pode ser realizada através de dispositivos práticos, como um aparelho celular, que funciona hoje como uma espécie de computador de bolso.


Inclusive a proximidade da geração Z com seus dispositivos móveis se destaca como um comportamento comum desse grupo também conhecidos como zoomers, uma geração formada por pessoas nascidas a partir do ano de 1996.


Mas para se ter certeza de que você faz parte dessa geração não é preciso olhar apenas para a sua data de nascimento, sendo até mais importante observar algumas características suas, já que a geração Z se destaca pelo alinhamento aos seguintes tópicos:


  • Conexão constante com a internet;

  • Serem nativos digitais;

  • Procurar por respostas de forma rápida;

  • Expor naturalmente suas ideias na rede.


No geral, trata-se de um conjunto social conhecido pelo seu comportamento mais dinâmico, que ao ser exposto a qualquer tipo de termo que esteja fora do seu conhecimento, como a função de um transdutor de pressão, recorre à internet para acessar respostas sobre isso.


Se por um lado certas características dessa geração estão associadas a um avanço comportamental e de acesso a novas tecnologias, existem certas questões e problemas sociais que continuam presentes, porém contando com uma reação diferente.

O comportamento feminino na geração Z

As mulheres da geração zoomer demonstram ter um maior conhecimento sobre si, exigindo um maior controle sobre seus corpos, além de destacarem a luta pelos seus direitos, atuando cada vez mais para romper com certos estereótipos atrelados ao público feminino.


Uma característica que pode ser vista como uma consequência direta da luta pelos direitos femininos em outras gerações, fazendo com que o papel da mulher hoje conte com uma importância distinta, em busca de serem socialmente reconhecidas.


Algo que acaba por estabelecer um embate direto com outros grupos anteriores, que contam com algum tipo de pensamento conservador, que através de lutas feministas e antirracistas buscam por receber o mesmo tipo de privilégio dado aos homens.


Permitindo com que essa mulher moderna possa ocupar qualquer tipo de posição dentro do ambiente de trabalho, como no setor fabril, trabalhando com o desenvolvimento de equipamentos diversos, como um medidor de vazão de água, por exemplo.


Mas nem tudo é positivo em relação a esse público no cenário moderno, já que a essa luta constante, além de cobranças que surgem cada vez mais fortes por meio dos canais digitais acaba por afetar a autoestima, além de outras características desse grupo.


O que resulta em um cenário no qual o número de mulheres depressivas vem crescendo expansivamente, um problema em alta na geração atual diante da frequente exposição na internet, mas com tais maleficios afetando de forma maior a parcela feminina.


É possível destacar alguns sintomas que podem surgir tanto de forma física como mental, tudo como uma consequência direta do excesso de cobrança que hoje é exigida ao público feminino, com um destaque em particular para a geração Z.


O que resulta em casos onde muitas vezes os casos recebidos por um centro de medicina do trabalho esteja voltado especificamente a sintomas de razão emocional por parte de uma geração que acaba de entrar na maioridade, enfrentando os problemas da vida adulta.


Sendo cobrado e julgado por outras gerações por questões que também eram problemas presentes em grupos sociais anteriores, porém acabam por se intensificar em cima dessa nova geração de mulheres.


Resultado assim em um cenário no qual eventos como crises de ansiedade e ataques de pânico infelizmente venham se tornado comuns, fora o número dos casos de depressão que vem crescendo exponencialmente.


Um estudo da revista científica The Lancet aponta que, em 2020, o número de depressivos no mundo era de impressionantes 246 milhões de pessoas, e dentro dessa parcela os mais altos índices estavam associados aos jovens e às mulheres, destacando assim a geração Z.

O que pode estar causando isso?

As respostas para esse problema são amplas, mas é possível destacar o excesso de cobrança social que é feito em cima dessas jovens mulheres, principalmente acerca da questão estética, que diante da constante exposição digital acaba exigindo padrões irreais.


Como é o caso do transtorno de dismorfia corporal, no qual a pessoa acaba por ter uma visão constante do seu corpo, não sentindo-se confortável com ele, o que pode aumentar diante do contato diário com corpos irreais a partir de filtros na internet.


Sendo uma das consequências disso o aumento na procura não apenas por tratamentos estéticos, mas sim por intervenções cirúrgicas, resultado de uma geração que está cada vez mais insatisfeita consigo mesmo, o que pode intensificar outros problemas.


Como a baixa sociabilidade que vem sendo associada aos jovens da geração Z, que acabam isolando-se por causa dessas cobranças irreais que vão sendo destinadas a esse público.


E isso pode resultar não só em problemas emocionais, como também em forma de dores físicas, como dor de cabeça ou problemas digestivos, no qual o tratamento pode não estar associado ao uso de descartaveis cirúrgicos, mas sim de uma ajuda psicológica.

Como ajudar essas mulheres?

Em primeiro lugar é importante reconhecer que as doenças emocionais são importantes e reais assim como uma enfermidade física, sendo preciso contar com uma ajuda profissional para lidar com esse tipo de problema, como é o caso do número de mulheres depressivas.


Por ser uma questão maior com os jovens da geração Z, é indicado que as pessoas ao seu redor tenham uma maior atenção a possíveis sinais, como um maior isolamento, irritabilidade constante, assim como uma intensidade de sentimentos de tristeza.


Sendo preciso ajudar clinicamente esse grupo, pois assim como é necessário a presença de uma consultoria técnica ambiental para lidar com a adequação de um projeto à natureza, contar com um terapeuta pode ser essencial para um tratamento emocional.


Dando a essas mulheres uma chance de expor com um profissional suas aflições e anseios, para que esse especialista possa ajudar essas mulheres a construírem uma maior confiança em si mesmas, além de outras questões importantes nesse tratamento.


Tudo para que as mulheres da geração Z possam se destacar socialmente, sem qualquer tipo de problema, físico ou emocional, impedindo esse grupo de se colocar dentro da sociedade.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

cheirinhos
Rudy

8 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar sobre geração Z mas não sabia detalhes... é um assunto deveras interessante

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a depressão é a doença do século, causando diversos males ao corpo também.
    Cada dia estamos correndo mais, e cada vez mais sós.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Um tema que merece ser debatido. Acho que hoje os jovens sofrem mais pressões. Não tem quem olhe por eles .para encontrar o primeiro emprego é uma saga.Fora a pressão que vem das redes sociais.A midia impõe muita coisa e se você não tiver opinião própria acaba se perdendo no caminho.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!
    Nunca tinha ouvido falar em Geração Z, adorei ficar um pouquinho por dentro do assunto! Postagem maravilhosa que merecer ser compartilhada!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Essa geração Z é muito sobrecarregada, principalmente as mulheres, é uma cobrança constante para que você seja boa mãe, esposa, tenha sucesso no trabalho e que também esteja sempre linda e magra, assim a pessoa acaba desenvolvendo a depressão. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu admito que não entendo nadinha desse lance de dividir agora as pessoas por Letras. Geração Y, geração Z...só sei que desde que se nasce mulher, começam as cobranças.
    Ser mãe, não ser mãe. Cursar faculdade ou se casar? Ter jornada dupla ou simplesmente fingir demência?
    Corpo sarado, unhas feitas, cabelo arrumado. Tudo sobrecarrega demais e a internet hoje em dia não colabora.
    Vivemos de comparações, infelizmente.
    Um texto acolhedor!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  7. A tecnologia deveria ser somente para nos auxiliar e desenvolver coisas boas, mas sabemos o quanto também é usada de forma errada e negativa. Obviamente as gerações que já nasceram conectados e cercados de tanta tecnologia são diferentes das gerações anteriores. É preciso tomar cuidado com todas essas consequências ruins.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy!
    O excesso de cobrança social é com certeza uma das principais causas do crescente número de mulheres depressivas na geração z... Muito interessante o texto!
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy