26/09/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #83 - Guia de Investimento - 5 fatores que auxiliam na conquista da sua liberdade feminina

 


A liberdade feminina é uma conquista importante para as mulheres, com a necessidade de um maior espaço delas perante uma sociedade julgadora e o prazer de viver a sua própria independência, sem explicar para ninguém.

Não existem dúvidas que há muito para ser comemorado, pois houve muitas vitórias em relação à liberdade feminina.

Olhando as últimas décadas, nos tornamos protagonistas de inúmeras conquistas e continuamos a fazer história ao demonstrar diariamente qual o nosso verdadeiro lugar na sociedade contemporânea.

Mas apesar de tudo que conquistamos até aqui, sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente.

Não é nada fácil derrubar preconceitos e estereótipos que continuam atingindo as mulheres em função de uma sociedade patriarcal na qual o machismo está fortemente enraizado.

Mulheres da faixa dos 50 anos estão revolucionando a geração e quebrando padrões ao mostrar que chegar nessa idade não significa atingir o fim da vida produtiva, afetiva e feminina.

Essas são mulheres que estão vivas e querem viver intensamente tudo aquilo que têm direito.

Neste artigo abordaremos a conquista da liberdade feminina, trazendo vários pontos de discussão sobre o tema.

A geração 50+

Não importa a idade que a pessoa tenha, ela se mostra ainda produtiva em uma empresa de calibração de equipamentos de medição.

Hoje em dia, afirmar que a vida pode começar aos 50 não é mais um delírio de mulheres que não aceitam a passagem do tempo, como antes se fazia acreditar. A faixa etária de mulheres e homens entre 50 e 64 anos representa mais de 17% da nossa população.

E nesse contexto, o que chama atenção é que são as mulheres que estão revolucionando os costumes. Estudos recentes apontam que não são poucas as mulheres dessa faixa etária que se sentem felizes, seguras e mais bonitas que na juventude.

E indo mais além, essas mulheres começam a ser vistas pelo mercado de trabalho como profissionais que têm muito a oferecer e ensinar às novas gerações. Outro grande mito que atinge as mulheres 50+ é em relação a libido, mas a realidade que estas mulheres estão:

  • Livres;

  • Abertas;

  • Leves;

  • Cheias de energia.

Tudo isso para viver novas histórias. Ainda que a menopausa possa representar alguns problemas, as mulheres estão superando questões que por muito tempo as deixaram fora do jogo.

Com a ciência e a tecnologia foram abertos novos caminhos que trouxeram um mar de possibilidades.

A liberdade das mulheres

Podendo estar nos mais diversos ambientes de trabalho, como em uma empresa de curva aço forjado, as mulheres vêm se destacando no mercado. Cabe a elas próprias decidirem o que querem e se libertar de algumas amarras que ainda as aprisionam.

Por exemplo, no auge da pandemia, muitas mulheres decidiram parar de pintar o cabelo, sendo um movimento grande com adeptas em todo o mundo. Isso foi fantástico, pois quebrou com um aprisionamento estético que era imposto a muitas mulheres.

No entanto, começou-se a exercer um patrulhamento contra as mulheres, pois algumas estão se sentindo cobradas por outras para entrarem no movimento.

A realidade é que as mulheres têm o direito de pintar ou não o cabelo, sendo livres para fazer as próprias escolhas. Assim como as fortes mulheres que trabalham com camisas de silicone a pronta entrega, o que importa é o que cada uma sente ao se olhar no espelho.

Não é certo reprovar ou patrulhar aquelas mulheres que optaram por continuar pintando o cabelo. Trata-se de um comportamento muito simbólico, e precisamos ter cuidado para não repetir certos padrões.

O fato é que não devemos nos colocar em caixinhas e exigir que todos estejam dentro delas conforme nossas regras. Todos são livres, seja com cabelos grisalhos ou não, o essencial é que as mulheres estejam em paz com quem são e com as conquistas que fizeram.

Outro fator é a decisão de estar sozinha ou não em qualquer idade, ou recomeçar a vida afetiva e profissional após os 50.

Ainda que boa parte da sociedade ainda não acredite que uma mulher pode ser feliz sozinha, nos invisibilizando como se a mulher não fosse interessante e atraente, muitas já entenderam que isso é uma falácia.

É possível sim ser feliz sozinha se esse for o seu desejo. Afinal, uma parceria de gênero diferente ou não deve ser para agregar valores e trocar experiências.

A opção de ter um parceiro não pode mais ser vista como uma tábua de salvação ou como a única alternativa para se viver plenamente feliz, já que a felicidade é a união de diversos fatores, como realizar o sonho de abrir uma empresa de corte e dobra plasma.

5 passos para conquistar sua liberdade

Você pode estar vivenciando de diversas formas diferentes as mudanças que estamos passando no universo feminino. A seguir, pontuamos algumas observações de como as mulheres podem ser ainda mais livres e despidas de qualquer preconceito.

  1. Solte suas feras

Para começar, não permita mais que digam a você o que deve ou não fazer. Tenha 30, 40, 50 ou mais, solte suas feras e viva sem medo dos olhares alheios.

Certamente o bom-senso é nosso fio condutor em diferentes fases da vida, e é nele que devemos confiar para entender o que devemos ou não fazer, pois somos donas das nossas vidas.

  1. Tenha autoestima

Valorizada em uma empresa de monitoramento ambiental, a autoestima é uma das coisas mais bonitas em uma pessoa.

A época em que diziam às mulheres como deviam se vestir e apontavam o que ficava bem ou não para determinada idade é coisa do passado.

O mais importante é que cada mulher saiba valorizar o próprio corpo, avaliando o que a coloca em uma posição de destaque e o que derruba sua imagem.

Tenha em mente que é com sua autoestima que você deve se preocupar. O meio profissional sempre exige uma atenção maior na hora de fazer nossas escolhas de vestimenta, mas isso não significa perder seu estilo ou identidade.

  1. Chantagem emocional

Jamais se abale com chantagens emocionais, pois elas só servem para minar nossa autoestima e se culpabilizar por situações que não estão sob nosso controle.

Busque por parcerias positivas, que a estimulem e contribuam para o seu crescimento. Não há mais espaço para nos sentirmos inferiores em quaisquer situações.

  1. Empatia

Ela também é muito valorizada no mercado profissional, como em uma empresa de gestão de patrimonio familiar. É importante que as próprias mulheres sejam mais empáticas entre si, entendendo que essa corrente precisa ser cada vez mais forte.

Pense bem antes de apontar o dedo ou fazer críticas a alguém, seja ela uma amiga, uma filha ou uma funcionária. Pense no que ela pode estar passando para ter um determinado comportamento e coloque sua empatia em prática.

  1. Tenha amor-próprio

O amor-próprio vai além da autoestima, sendo fundamental em um ambiente saudável, como uma indústria de bancadas didáticas. É preciso se olhar no espelho e ver todo o potencial que você, como mulher, tem para oferecer ao mundo.

A primeira pessoa no mundo que deve nos amar somos nós mesmos, pois isso é algo intrínseco do ser.

Vista-se como quiser, maquie-se como quiser ou não se maquie, pinte os cabelos ou não, se depile ou não. Mas faça tudo conforme sua vontade real e indo de encontro a esse amor-próprio que é tão importante para qualquer mulher.

Considerações finais

Vivemos em uma era em que muitas liberdades e direitos foram conquistados pelas mulheres, mas ainda há um longo caminho adiante.

No mercado de trabalho, como em uma empresa de análise de produtos alimentícios, cada vez mais são valorizadas mulheres fortes e que sabem o que querem.

Grande parte da revolução feminina neste momento está ocorrendo com a geração 50+, que está mostrando como a vida pode começar aos 50.

A liberdade em todos os âmbitos da vida feminina auxilia no crescimento pessoal e ajuda a valorizar ainda mais o devido espaço das mulheres em todos os setores da sociedade.

É uma luta diária para vencer preconceitos e conceitos machistas que impedem as mulheres de o serem em sua totalidade.

Ainda existe muito trabalho pela frente, mas podemos dizer que as mentes estão evoluindo em um bom sentido, de ver essa igualdade feminina.

É preciso ter cuidado para não repreender mulheres que não queiram participar de movimentos, pois esse é um direito delas.

Como você viu neste artigo, é possível conquistar sua liberdade feminina soltando suas feras, tendo autoestima, não aceitando chantagens emocionais, tendo empatia e amor-próprio.

Seja você mesma e mostre para o mundo todo o potencial de mulher que você é e como pode contribuir ainda mais para a sociedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy



7 comentários:

  1. Ola
    Gostei desse trecho 'É preciso ter cuidado para não repreender mulheres que não queiram participar desses movimentos ,pois isso é um direito delas'..O post está bem informativo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    Com certeza a liberdade feminina é uma conquista importante para todas as mulheres, somos fortes e podemos fazer o que quiser! Adorei a Postagem!

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!
    Excelente matéria, a conquista da liberdade feminina é extremamente importante para todo mundo
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei do texto.Uma das coisas que mais aprecio é minha liberdade.Por isso é importante respeitarmos a maneira de pensar de muitas mulheres .Lembro de uma atriz que resolveu aparecer com uns fios de cabelos brancos e foi muito criticada .As mulheres conquistaram muitas coisas ultimamente e o que falta mesmo é aceitar quem pensa diferente .Que sejamos autênticas, não uma cópia uma da outra.

    ResponderExcluir
  5. Olá! E viva a liberdade e o direito de vivermos como quiser! Palavras valiosas essas, ainda mais quando nos deparamos com cobranças vindo de outras mulheres isso em pleno século XXI.

    ResponderExcluir
  6. Amar é bom de mais. Aprendi Amar desde o meu nascimento.

    ResponderExcluir
  7. Tantas mulheres lutaram para que chegássemos nos dias de hoje com os direitos que temos, mas ainda temos que lutar muito pela nossa liberdade.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy