09/12/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #103 - Exame de mama: como fazer, importância e quando consultar o médico


O exame de mama é uma ação periódica que pode salvar a vida de muitas mulheres quando feito corretamente. Existem diversas ações de apoio e incentivo a esse tipo de consulta, que ajuda a identificar precocemente questões como o câncer de mama.

Considerado o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres, o câncer de mama é uma doença que causa muita dor e sofrimento. Entretanto, uma análise rápida em estágios iniciais da doença permite um tratamento e recuperação mais assertivos.

Para uma mulher que está procurando por “ltcat preço na internet, é muito importante que ela esteja com a saúde em dia para que não tenha outras preocupações mais urgentes e possa se concentrar em suas atividades.

Para isso, existem diversos tipos diferentes de testes, desde o autoexame de toque, que pode ser feito por qualquer mulher, até registros laboratoriais e de imagem, que aprofundam a busca por qualquer tipo de complicação.

A tecnologia tem feito um papel importante na prevenção e tratamento de doenças nas mamas, principalmente por conta de avanços em pesquisas e estruturas adequadas para identificar mais rapidamente essas questões.

O mundo tem passado por um importante processo evolutivo conhecido como transformação digital, onde uma série de avanços tecnológicos têm feito parte do dia a dia das pessoas.

Esses avanços também impactam diretamente a medicina, uma vez que muitas melhorias foram feitas para tornar os diagnósticos mais precisos e avaliações médicas mais específicas.

Dentre os principais exames para avaliar essas questões está a mamografia, um exame de imagem que consegue avaliar profundamente a região sem ser invasivo como outras ferramentas.

Em alguns casos, o tratamento pode ser bastante demorado e exigir um aluguel de cadeiras de rodas, por isso é importante estar em dia com todos os exames para conseguir avançar nesse tipo de ação.

O principal objetivo da mamografia é identificar uma série de elementos que podem ser danosos para o organismo, como:

  • Calcificações;

  • Lesões;

  • Assimetrias;

  • Nódulos.

Estes elementos podem significar que a paciente está com algum problema, que muitas vezes precisa de tratamento ou de uma intervenção cirúrgica para recuperar completamente e evitar agravamento da doença.

Embora seja um exame muito importante, ele utiliza radiação para apresentar seus resultados, o que torna a mamografia não ideal para todas as mulheres. Algumas pacientes podem ter problemas com a radiação, como gestantes.

Por isso, o exame de toque é incentivado em mulheres mais jovens, uma vez que ele pode ser feito em casa com auxílio de outra pessoa ou mesmo sozinha, durante o banho ou em outra situação.

Para uma mulher que trabalha com torre de vídeo, estar com a saúde em dia é muito importante para garantir mais qualidade de vida ao longo do tempo.

Para mulheres acima dos 40 anos, a mamografia é recomendada pelo menos uma vez por ano, desde que a paciente esteja apta para realizar o exame. Depois dos 50 anos, o ideal é que o exame seja feito a cada dois anos.

O câncer de mama pode ser uma doença congênita, e por isso os médicos recomendam que mulheres que têm histórico desse tipo de câncer na família consultem médicos e façam avaliações periódicas.

Independentemente do tipo de exame e da frequência, é importante o acompanhamento médico para avaliar os resultados e identificar a necessidade de medicações, tratamentos ou qualquer outro tipo de atividade, como usar um simulador de escada para academia.

Como a mamografia é realizada?

Agora que você conhece um pouco mais sobre a importância do exame de mamas na saúde da mulher, é fundamental entender como esse tipo de ação pode ser realizada, garantindo assim uma qualidade de vida muito maior para as pacientes.

Vale lembrar que cada mulher é única no mundo, e em muitos casos são necessários exames diferentes para identificar uma mesma situação, uma vez que esse tipo de ação depende de uma série de fatores.

Estes elementos estão diretamente relacionados ao modelo que você utiliza em seu dia a dia, e é importante adaptar o exame à sua rotina para garantir uma estrutura mais efetiva de combate a doenças e prevenção.

Para conseguir realizar o exame, a mulher tem que ficar em pé, sem nenhum tipo de roupa da cintura para cima, para evitar alterações no resultado do exame. Depois de ser colocada de frente para o mamógrafo, o exame começa.

A mulher coloca um dos seios entre as placas do aparelho, que começam a pressionar as mamas tanto verticalmente quanto horizontalmente.

Esse processo pode ser desconfortável para algumas mulheres e pode até mesmo ser doloroso caso as mamas estejam sensíveis, mas ele dura apenas alguns segundos e é muito importante para a saúde da mulher.

Assim, ela poderá continuar trabalhando com ponteiras para micropipetas sem nenhum tipo de complicação.

Para garantir mais efetividade durante o exame, a paciente deve permanecer imóvel e prendendo a respiração, garantindo o máximo de qualidade nas imagens que serão tiradas para o diagnóstico.

Esse exame é feito com uma pessoa especialista no mamógrafo, que irá conferir todas as imagens antes de completar o exame para garantir que a mulher tenha em mãos um resultado adequado para apresentar à médica.

Em alguns casos, é necessário solicitar uma nova imagem, por isso é importante que a mulher tenha calma para garantir que todo o processo será feito adequadamente. Se não houver problemas, esse exame costuma ter no máximo 20 minutos.

Não há nenhuma recomendação específica para esse tipo de exame, uma vez que ele é relativamente simples e rápido.

Tipos de mamografia

Hoje, existem dois modelos de mamografia que são bem aceitos no mercado e que podem ter um impacto maior no tipo de material que você está trabalhando. São eles a mamografia convencional e digital.

Independentemente do modelo, é importante que a mulher agende com antecedência o dia do exame para conseguir avisar seus companheiros em uma empresa de alimentação coletiva e realizar com calma esse processo.

No primeiro modelo, é utilizado um aparelho mais antigo, onde as imagens são todas projetadas em um filme. Normalmente esse filme tem que ser processado antes de você obter os resultados dos exames.

Caso opte por fazer a mamografia convencional, é importante ter em mente que esse exame pode dar errado e você terá que fazer todo o processo novamente caso aconteça qualquer tipo de problema com o filme que a máquina utiliza.

Já a mamografia digital permite que as imagens sejam feitas de forma muito mais rápida, armazenando-as digitalmente em tempo real e permitindo que o técnico que está realizando o exame possa fazer ajustes durante o processo.

Dessa maneira, ele consegue ter um diagnóstico muito mais detalhado e preciso, entendendo todos os detalhes desse tipo de ação para uma profissional de prestação de serviços elétricos.

Quanto mais você consegue trabalhar esse modelo de mamografia, melhor será o resultado, dando informações ideais para que o médico consiga fazer uma avaliação correta do quadro.

Esse exame não invalida o uso do modelo tradicional, mas torna muito mais rápido o processo, o que é ideal para muitas pessoas.

Verificando o resultado

O momento ideal para consultar um profissional especializado em mamas é com o exame em mãos. Esse profissional definirá a necessidade de fazer qualquer tipo de alteração em sua rotina.

Além disso, é possível que ele solicite alguns exames complementares, que ajudarão a determinar o diagnóstico exato do que você está passando. Esses outros exames aprofundam ainda mais nesse tipo de ação.

A tomossíntese mamária é um deles, e tem uma tecnologia muito similar à tomografia. Ele é um exame muito utilizado para reconstruir a imagem e identificar lesões pequenas, que podem passar na mamografia.

Além disso, esse tipo de exame consegue identificar características benignas ou malignas de alterações nas mamas, sendo fundamental para o trabalho com esse tipo de exame em uma profissional que vende materiais de limpeza para empresas.

A ultrassonografia é outro exame muito importante, que consegue identificar uma série de alterações internas que não são reconhecidas no exame tradicional. Com a ultrassonografia você também consegue separar massas sólidas e cistos.

É um exame muito indicado para pessoas que possuem mamas mais densas, que tornam mais difícil a identificação nos exames tradicionais. Além disso, é um exame ainda menos invasivo, uma vez que ele não utiliza radiação.

Considerações finais

O exame de mama é um dos mais importantes para a saúde da mulher. Por conta disso, é fundamental que você saiba como realizá-lo e quais ações devem ser tomadas para garantir mais tranquilidade nesse processo.

Assim você estará sempre protegida e pronta para lidar com quaisquer desdobramentos de descobertas que podem ser realizadas nesse tipo de exame.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

cheirinhos

Rudy


8 comentários:

  1. Todas nós mulheres, jovens e mais velhas precisamos e devemos fazer o auto exame

    ResponderExcluir
  2. Olá Rudy!
    Um exame muito importante para todas as mulheres, minha irmã, no inicio desse ano em um exame descobriu que estava com um nódulo maligno, graças a Deus ela fez todos os tratamentos, tirou a mama esquerda, mas hoje esta curada! Temos que nos cuidar sempre!!

    ResponderExcluir
  3. Que post mais lindo, meu Deus! O câncerr cada vez mais tem chegado. E mesmo que não tenha sido de mama, essa semana perdi uma amiga, que no auge dos seus 54 anos, corria, praticava natação, bebia seu choop, viajava, trabalhava e não sentia uma incômodo sequer. Mas havia um câncer a comendo por dentro, pegando o abdomem inteiro. Em um prazo de 20 dias, ela se foi :((hoje é a missa de sétimo dia dela)
    O auto exame é muito, mas muito importante mesmo e ir aos postos de saúde, tirar informações, procurar respostas também!
    Lutemos para que Outubro Rosa sejam todos os meses.
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. A mamografia é muito falada e valorizada, mas nem tudo ela consegue detectar.
    É importante estar com todos os exames em dia.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ola
    É cada vez mais importante a prevenção ,tantos de mulheres como de homens ,alias senti falta de uma maior divulgaçao do Novembro Azul.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudy!
    Excelente matéria, muito importante fazer o exame de mama, hoje em dia o câncer está aparecendo em mulher muito jovens, mas infelizmente que pelo SUS só as com mais de 50 estão conseguindo fazer a mamografia, as mulheres jovens tem que se vira pra fazer os exames particular.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá! É sempre bacana ter mais e mais informações sobre a importância do autoexame e de ter os outros exames em dia, prevenido possíveis doenças, sem dúvida, Atitudes assim tendem a diminuir casos mais graves e vidas podem ser salvas.

    ResponderExcluir
  8. Verdade, o exame de mama é muito importante para a saúde da mulher, e não pode ser deixado de lado.
    Bjos!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy