24/03/2023

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #16 - Guia de Investimento - Tecnologia: Veja mulheres que estão ocupando grandes cargos na área de maior crescimento

As mulheres estão provando que a área de TI é lugar de mulher sim. O setor, que antes era dominado por homens, hoje vê as mulheres ganhando cada vez mais espaço.

Vamos conhecer mais sobre essas mulheres, pois entendendo um pouco mais sobre a história e as conquistas de cada uma delas é possível se inspirar.

O setor de TI e a participação feminina

As mulheres ainda encontram muitas dificuldades no mercado de trabalho, apesar de ser o gênero que mais possui curso superior. Na área de TI, sigla para Tecnologia da Informação, essa realidade infelizmente é a mesma, já que poucas mulheres atuam na área.

O Dia Internacional da Mulher chama atenção para o debate sobre a representação feminina em todos os setores, principalmente na ciência e tecnologia, assim como em empresas de metais não ferrosos.

Assim como aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), apenas 20% de todos os profissionais de TI são do gênero feminino.

Esses dados confirmam o cenário pouco representativo de mulheres nessa área, bem como alerta também para a desigualdade salarial entre os gêneros que ocupam o mesmo cargo, coisa que infelizmente é comum em todas as áreas, mas deve ser mudado o quanto antes.

É por motivos como esses que muitas mulheres desistem de seguir carreira na área de STEM, sigla para os seguintes setores:

  • Science (Ciência);

  • Technology (Tecnologia);

  • Engineering (Engenharia);

  • Mathematics (Matemática).

E é por causa disso que apenas 36% das pessoas que se formam na área de tecnologia ao redor do mundo são do gênero feminino, e desse total, apenas 25% atuam na área.

Exemplos de mulheres que se destacaram

Para que sua empresa de nobreak industrial aprenda mais sobre o tema, vamos falar sobre 6 mulheres incríveis que se destacam no segmento. Continue a leitura deste artigo para conhecer mais sobre esses grandes nomes.

Susan Wojcicki

Nascida nos Estados Unidor, Susan Wojcicki é atualmente uma das mulheres mais poderesas e bem-sucedidas do mundo. Sua mais recente conquista foi o cargo de CEO do YouTube, a plataforma de vídeos mais usada em todo o mundo.

Além disso, ao longo de sua trajetória, ela já assumiu diversos cargos de destaque e teve papéis importantes nas maiores empresas de tecnologia do mundo.

Ela assumiu cargos importantes na Intel e em outras empresas de grande porte. Além disso, vale destacar que o Google nasceu em sua garagem. Ela alugou o cômodo para os fundadores do Google e pouco tempo depois, Susan entrou como colaboradora.

Sua empresa de alinhamento a laser deve saber que Wojcicki participou de vários projetos de destaque do Google e da criação de produtos importantes, como o Books.

No ano de 2006, Susan teve um papel de destaque na compra do YouTube pelo Google, e então assumiu o cargo de CEO da empresa. Ela pode ser reconhecida como uma das principais mulheres de sucesso no mundo da tecnologia atualmente.

Ursula Burns

Nascida em Nova York, Ursula Burns é uma das mulheres mais importantes do mundo da tecnologia atual.

Extremamente marcante e talentosa, Ursula foi nomeada como vice-presidente do Conselho de Exportação do presidente Barack Obama quando ele era o chefe de estado dos Estados Unidos.

Ela teve cargos altos em empresas renomadas, onde foi diretora do conselho em muitos empreendimentos de alto nível nos Estados Unidos, mas a empresa que mais marcou sua carreira foi a Xerox.

Nessa empresa, Ursula começou como estagiária de verão na década de 1980, e hoje é a CEO da companhia.

Como é uma mulher negra, ela enfrentou ainda mais dificuldades em sua carreira, como sua empresa de manutenção industrial deve saber.

Ela se tornou a primeira mulher afro-americana CEO de uma empresa da Fortune 500 ao assumir o mais alto cargo na Xerox.

Cher Wang

Cher Wang é outra mulher de sucesso no TI. Cher nasceu em Taiwan e é uma das mulheres mais poderosas e bem-sucedidas do mundo, estando à frente da HTC, uma das maiores fabricantes de smartphones e tablets do mundo.

O início da sua carreira foi na First International Computer, empresa que fabricava aparelhos eletrônicos com tecnologia avançada para prédios e automóveis.

Junto com outros profissionais, em 1997 ela fundou a HTC, companhia que cresceu e se destacou no setor de aparelhos e dispositivos móveis. Hoje, Cher comanda o negócio e CEO da empresa, considerada uma das mais relevantes do mundo na área de tecnologia.

Angela Ahrendts

Começando sua carreira de forma um pouco inusitada, Angela Ahrendts iniciou trabalhando com moda. Ela assumiu cargos de destaque em diversas empresas importantes do segmento, como a Burberry, marca inglesa de artigos de luxo.

Sua empresa de exaustor industrial deve saber que nessa empresa ela assumiu o cargo de CEO e teve função de destaque no crescimento e na expansão da companhia. Mas no ano de 2014, Angela decidiu deixar o mundo da moda e mudou para o mercado de TI.

Então ela assumiu o cargo de vice-presidente da Apple, uma das maiores empresas do setor, sendo uma das principais responsáveis pela renovação da Apple Store, a loja onde os artigos da marca são comercializados.

Ela fez a proposta de transformar o local em algo mais do que uma simples loja, de forma que a visita a ela seria uma experiência imersiva no mundo Apple.

Glória Guimarães

E não podiam faltar talentos nacionais no mercado de TI, mulheres que revolunionaram a área e superaram diversos obstáculos, se tornando líderes em projetos com grande impacto.

Glória Guimarães é uma dessas mulheres, que teve o início da sua carreira em TI no Banco do Brasil, porém seu cargo de maior destaque até hoje foi como diretora-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados, conhecido também como Serpro.

Essa é a maior empresa pública de prestação de serviço de TI. Glória foi a única mulher a conseguir um cargo tão alto na companhia, e atualmente ela ocupa o cargo de vice-presidente da Banking Capgemini.

Algumas empresas de manutenção de compressores já estão seguindo os passos dessas grandes corporações e dando espaço para mulheres ocuparem cargos importantes internamente.

Camila Achutti

Camila Achutti é outra brasileira importante no segmento de tecnologia que promete conquistar ainda mais espaço com o decorrer de sua carreira. Ela é um dos principais nomes na promoção da inserção feminina na área de TI no Brasil.

Hoje ela é fundadora e CEO da Mastertech, uma escola de pensamento digital e ágil que vem se destacando.

Ela viajou o país todo logo no início da sua carreira para ensinar outras mulheres a programar, o que promoveu a área e ajudou muitas delas a se inserirem no mercado.

Após ganhar experiência, ela decidiu criar a Mastertech, uma plataforma de educação em tecnologia que escalou seu projeto inicial.

Conhecida também por ter saído na lista “under30” da Forbes na área de Tecnologia e Edicação, ela foi a primeira mulher latino-americana a conquistar o prêmio Woman of Vision, como sua empresa de inspeção NR 13 deve saber.

Como fazer com que mais mulheres entrem na área?

Para começar, é necessário criar um ambiente que atraia essas pessoas, porque atualmente o cenário não é nada promissor, mas devemos batalhar para ter mais inovação e diversidade.

Para que isso aconteça, é necessário que as empresas estejam abertas a mudanças como essas.

Uma boa alternativa é contratar talentos com potencial de desenvolvimento, pois além de moldar as habilidades dos colaboradores de acordo com as necessidades da companhia, isso é muito mais vantajoso do que buscar um colaborador ideal, sem sucesso muitas vezes.

Essa também pode ser a saída para reintegrar profissionais já com experiência, mas que tiveram que fazer uma pausa na carreira por qualquer motivo, e agora desejam estar de volta ao mercado.

Falamos aqui em uma possibilidade que atua como uma ponte para voltar aos cargos de alto nível, ajudando o profissional a atualizar seus conhecimentos, habilidades e experiências.

É importante que os departamentos de TI das organizações se apropriem do papel de líder na revolução, adotando um modelo de trabalho flexível e remoto, que permita que os profissionais possam equilibrar suas vidas pessoal e profissional.

Dessa forma, podem entregar trabalhos e projetos com qualidade superior aos que seriam entregues em jornadas presenciais e engessadas.

Como apoiar a igualdade de gênero na área?

Os desenvolvimentos da indústria são suportados pelo aumento da diversidade de habilidades e de gênero no setor de TI.

Visando atrair e reter os melhores talentos, os departamentos de RH e TI de organizações, como uma empresa de calibração RBC, precisam trabalhar em conjunto para conscientizar os colaboradores contra práticas sexistas e machistas, além de zelar pela igualdade.

É responsabilidade de todos o combate a esse estereótipo e a promoção do TI como uma indústria dinâmica, receptiva e interessante.

E isso só vai acontecer quando começarmos a valorizar e promover mais atividades que incluam a todos, deixando as mulheres adentrarem no mundo da tecnologia desde jovem.

Considerações finais

As mulheres de sucesso na área de TI que você viu neste artigo são uma inspiração para outras mulheres que querem se inserir nesse segmento.

Além de serem uma inspiração, elas também “quebram o teto de vidro”, atuando de forma ativa para trazer ainda mais mulheres para o setor e desbloquear as diversas barreiras impostas ao longo do tempo.

Siga o exemplo dessas grandes mulheres do TI e comece a trilhar o seu caminho na área, investindo na sua formação acadêmica em busca de alcançar os seus sonhos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

cheirinhos

Rudy


9 comentários:

  1. Dá muito orgulho de ver as mulheres em cargos tão importantes e até então só ocupados por homens

    ResponderExcluir
  2. Felizmente que assim é. O mundo tem de ser igual em todas as situações tanto pars o homem como para a mulher. Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Olha quanto nome, ou melhor, quantas histórias de vida, de superação, de ser mulher fazendo o que se ama, sem limites!
    Que post mais lindo para se começar um sábado ensolarado!!!!
    Mulher pode tudo, sempre pode tudo!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Olá Rudy!
    Muito bom como as mulheres estão ganhando espaço em todas as áreas
    Nos mulheres podemos ser o que quisermos
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Rudy!
    Fico muito feliz quando vejo as mulheres se destacando nas ocupações onde os homens são a maioria, que orgulho!

    ResponderExcluir
  6. Se a mulher tem talento nessa area não tem porque ser discriminada , os direitos tem que ser iguais ,o talento tambem

    ResponderExcluir
  7. O lugar da mulher é onde ela quer.
    Essas mulheres com certeza são uma inspiração!
    Amei o texto!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy
    Acho o máximo que estamos, finalmente, conseguindo alcançar nossos sonhos e direitos.
    E TI é uma área bem interessante.
    Que possamos crescer sempre mais , lutando sempre contra o machismo e demais preconceitos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá! Baita inspirador ler esses nomes, essas histórias e saber que sim nós somos capazes!!!

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy