06/12/2015

RESENHA #64 - ”PSEUDÔNIMO MR. QUEEN”-(LITERATURA NACIONAL) - LORAINE PIVATTO



LIVRO:”PSEUDÔNIMO MR. QUEEN”-(LITERATURA NACIONAL)


AUTORA: LORAINE PIVATTO



EDITORA: INDEPENDENTE



PÁGINAS –404



1ª  EDIÇÃO



IMPRESSÃO: GRÁFICA EPECÊ DA PUCRS



CATEGORIA: FICÇÃO NACIONAL



ASSUNTO: DISTOPIA


 







CITAÇÃO: Ela nem lembrava mais direito das resoluções. Queria que as resoluções se danassem. Ainda mais depois do terceiro toque de Paulinho em seu rosto, assim que mencionou a separação. Ele estava sinalizando claramente que a desejava e Lara sentia o seu corpo todo estremecer de tanto desejo. Uma sensação nova e deliciosa. Aquilo era sensacional.” (pág. 201)



ANÁLISE TÉCNICA:




-CAPA-



A capa é alaranjada apenas com o título.



Feita por Daniela Bürgel.



Na verdade como é uma ‘prova’ o livro, não dá para fazer uma análise, embora tenha gostado.



(nota:4,00 de 5,00)







-DIAGRAMAÇÃO:



Falo novamente, é uma prova, então a análise que faço é em cima do que está em mãos, sabendo que poderá mudar.



As folhas são brancas e letras pequenas, o que para mim que estou com catarata, dificultou um pouco a leitura, tive de forçar muito a vista e ler apenas de dia...



O livro é dividido em 3 partes, numerados e com título;  e 38 capítulos apenas numerados. São corridos e os capítulos tem pequenas divisões.

 

 



(nota:4,00  de 5,00 )







- ESCRITA:



Narrativa é feita em 3ª pessoa desconhecida, com diálogos bem movimentados e coerentes.



É uma escrita dinâmica, explícita que facilita muito o entendimento, já que é bem atual.



Não encontrei erros gráficos.





(nota:5,00 de 5,00)







CITAÇÃO: “Embora Lara não tivesse vivido nenhuma situação embaraçosa ou realmente incômoda, tinha consciência de que andava mais introspectiva, mas sem clareza dos verdadeiros motivos. De qualquer forma, ela sabia que a reposta exigia ponderação. Conforme o que dissesse poderia induzi-los aum parecer equivocado. [...]”(pág. 309



RESUMO SINÓPTICO:



Dia 21 de dezembro de 2012 REGINA BRANDÃO faz aniversário e comemora em sua empresa: Laboratórios Brandão, é a presidente e seu esposo Maurício, o vice.



O dia fica marcado por vários acontecimentos: além do aniversário de Regina, ela descobre que o marido tem um caso há muitos anos com sua melhor ‘amiga’ Vanessa, e, acaba matando Vanessa com um tiro, antes de tudo se apagar e acordar em uma nova vida. A profecia foi cumprida.



Os escolhidos começam um mundo novo baseado nas novas regras: todos serão iguais, sem dinheiro, sem doenças,sem mortes prematuras. Há apenas uma maneira de morrer e o segredo é escondido pelos poucos que recebem as mensagens através dos sonhos, para salvar a sociedade de si mesma.



Todos viveram duas vidas: a primeira até os 70 anos, e a segunda dos 20 aos 100 anos, totalizando 150 anos.



Muitos não aceitam a atual sociedade e insistem em construir prédios luxuosos que no dia seguinte desaparece, procuram mostrar sua superioridade e logo se vêem sem nada novamente.



E durante todo o período, acompanhamos a história das 3 mulheres da família Brandão: Regina, Larissa e Vitória...E o misterioso Mr. Queen que que apenas criar o ’caos’...





ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:



Devo dizer que já conhecia a escrita da Loraine, porque li Perseguição Digital e gostei muito.



Aqui não foi diferente... A Loraine soube criar uma distopia/fantasia, a meu ver, única, diferente, incrível e que nos faz acompanhar todo enredo de perto.



Além de criar um mundo igualitário, sem doenças, sem mortes, onde poucos podem se destacar através apenas da arte, mostra como a personalidade das pessoas, pouco muda... quem era ambicioso, continua assim e por aí vai. As pessoas não conseguem enxergar a oportunidade que tem em estar vivos.



Na verdade todo esse cenário é apenas o pano de fundo para contar a história das 3 mulheres Brandão que nos ensina muitas coisas: primeiro Regina, a mais forte delas que enfrenta tudo e guarda os segredos que devem ser guardados; Larissa que é mais encantadora das 3 e tem uma visão altruísta e procura ajudar a todos; e, Vitória a mais chatinha e mimizenta de todas.



É um livro futurista e ao mesmo tempo um livro que nos ensina algumas lições diárias que devemos colocar em prática, através do pensamento do que pode ou não acontecer, e, também sobre a personalidade das pessoas...



Se falar mais, vai perder a graça e espero que todos leiam mais essa obra nacional, de escrita inteligente, envolvente e primorosa.



Recomendo!





NOTA : 5,00 de 5,00
  




SOBRE O AUTORA:






Sou gaúcha, nasci e vivo em Porto Alegre. Graduada em Informática pela PUCRS e pós-graduada em Análise de Sistemas nesta mesma Universidade, trabalho há mais de dez anos na área de Tecnologia da Informação, como Administradora de Banco de Dados.



Além dos computadores, sempre tive muito interesse pelas formas de expressão artística, em especial a literatura, o cinema e a música. Minha mãe era educadora, e o contato com o seu trabalho fez despertar em mim desde muito cedo o gosto pela leitura. Além disso, sempre tive um espírito crítico bem aguçado quanto às questões comportamentais.



As histórias me inspiram. Histórias com personagens fortes e destemidos. Histórias de superação. Adoro ler e ouvir histórias de pessoas corajosas que lutam incessantemente na busca da realização de seus projetos de vida. Adoro grandes histórias de amor e de importantes conquistas profissionais.



E assim, juntando um pedacinho de cada história que já ouvi com as minhas próprias experiências vividas, observando as pessoas a minha volta e a mim mesma, questionando e desvendando suas atitudes e comportamentos, vou criando os meus personagens fictícios e tramando suas vidas imaginárias.



Não tenho nenhum estilo literário específico, apenas gosto de escrever e busco inspiração naquilo que observo. Criar personagens e situações que mexam com os leitores, explorando sentimentos e emoções tão comuns na vida de cada um de nós, como o medo, a insegurança, o ciúme, o amor, a paixão, a solidão, a ansiedade, e tantos outros, além de ser um grande desafio, é uma enorme fonte de prazer para mim.

Livro cedido pela autora através do BOOKTOUR.

cheirinhos
Rudy




 PENSAMENTO DO DIA:
 




"Se o que você esta fazendo for engraçado, não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo."(Charles Chaplin)



 

19 comentários:

  1. Não conhecia a autora ou o seu livro, mas ela parece ter criado um enredo interessante, uma espécie de fantasia que ainda sim, carrega muita coisa real para transmitir ao leitor.
    O mundo criado é bem curioso, é difícil imaginar um mundo igualitário, ainda mais porque como a autora deixa claro, sempre vai haver quem sempre vai colocar a ganância acima de tudo.
    Apesar de ser uma prova, a nota foi muito positiva quanto a parte física. Letras pequenas me irritam um pouco, mas como isso está sujeito a mudanças não seria um problema. Caso a oportunidade apareça, adoraria conferir a história.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karina! Te convido a participar do book tour do Pseudônimo Mr. Queen, que está com 60 livros circulando por todo o Brasil. No momento temos 228 na fila, logo, quem entrar agora deverá estar recebendo o livro por fevereiro. Se quiser participar, me mande um e-mail lorainepivatto@gmail.com, que te incluirei na lista com prazer. Abraços!

      Excluir
  2. A história narrada em Pseudônimo Mr. Queen é um reflexo de nossa própria sociedade. A autora conseguiu transmitir praticamente tudo o que ocorre em nosso mundo, principalmente em um futuro. Gostei bastante da criação dos personagens também. Impecável!
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Rudy, querida, que bom que você gostou.. Fiquei muito feliz com os seus comentários, por ter percebido que a história realmente te conquistou. Muito bom saber disso :) Em relação a diagramação do livro, como vc bem falou é uma prova, e a letra ter ficado um pouco pequena foi por questões econômicas mesmo. Espero que quando for publicado por uma boa editora comercial, esses detalhezinhos sejam todos corrigidos :)
    Gostaria de convidar a todos os leitores do seu blog que participem do book tour, que vem crescendo a cada semana. No momento estamos com 228 leitores na fila, sendo que 31 já leram e 60 estão lendo. O prazo para leitura é de 1 mês, logo quem se inscrever agora deverá estar recebendo o livro por fim de fevereiro, início de março. O único compromisso é enviar o livro ao próximo da lista (que eu passarei o nome e endereço), por carta registrada (registro módico), que sai em torno de R$7,40. E claro, quem gostar e quiser me ajudar a divulgar e convidar seus amigos para entrarem no BT, agradeço muito. Grande beijo e obrigada mais uma vez

    ResponderExcluir
  4. Oi Rudy,
    Uau as escritoras gaúchas andam se destacando, tão pertinho de mim e eu só ouvi falar. Vou tentar adquirir o livro para conferir a leitura. Gosto de distopias e essa parece pegar de jeito. Muito bom ler sua opinião sobre a obra amiga...beijos saudosos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rudy!
    O livro me parece ser muito bom, pois te conquistou bastante e eu adorei o resumo. Mas talvez a história não fica um pouco confusa? Bem, foi o que me pareceu, mas quem sabe após ler o livro elas esclareça.
    Obrigada por mais uma resenha fantástica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rudy, tudo bem??? Adorei a sua resenha. O livro parece ótimo, fiquei mega curiosa. Adoro distopias e se foca nas histórias de mulheres, para mim, melhor ainda =D Vi que a autora está fazendo book tour. Vou mandar um e-mail e tentar participar =D Vai que rola né?
    Obrigada por nos apresentar esse livro que parece maravilhoso.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Rudy.
    A premissa é bem interessante e eu gostei do que você falou na resenha. Gosto de enredos que tratam das questões sociais.
    Ótima resenha. Futuramente darei uma chance para o livro.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Rudy! Já vou logo dizendo que adorei saber que uma das personagens tem o meu nome - ou eu tenho o mesmo nome de uma delas, haha tanto faz, né? - e sobre sua personalidade. Achei a premissa muito interessante com esse conceito de um mundo igualitário, e tenho certeza de que levará o leitor a refletir sobre várias questões sociais.

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião, os autores brasileiros de livros estão se superando e mostrando terem bastante criatividade para criar histórias e essa autora é um exemplo devido a esse livro.

    Flores ao Chão

    ResponderExcluir
  10. cara Rudynha, a autora Loraine Pivatto é uma autora tremendamente criativa. assim como você me encantei com seu primeiro livro e espero ansioso pelo publicação deste que ainda está em ebook. um livro que ganha nota 5 em 5 é pra ser lido e relido. dica devidamente anotada!

    ResponderExcluir
  11. A história me pareceu muito bem construída e estrutura, além de ser criativa, e diferente do que vemos hoje em dia nos livros, e isso e um grande ponto positivo, gosto de livros que fogem um pouco da nossa realidade, que sai um pouco da nossa zona de conforto, a premissa da historia e boa, gostei bastante do livro, parece ser uma leitura muito gostosa.

    ResponderExcluir
  12. Rudy, já havia lido resenhas e posts sobre o livro, amei tudo e já havia adicionado em minha lista (física), agora completei no skoob. Amei a historia, e agora so aumentou minha ansiedade em lê-lo. Ate lembrei de velhas amigas de trabalho, e escolas (foi bom lembrar).
    Ultimamente estou me apaixonando por historias contendo uma outra forma de vida (planetas ou não)sem ser as que já conhecia, então não sera, difícil me apaixonar, este sera o primeiro da autora.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Opa, opa, tenho que ler o livro de autoria da minha conterrânea, tchê!
    Adorei a premissa, adoro distopia e gostei muito desse novo mundo zerado de desigualdade.
    Achei intrigante a noda vida em 3 fases, ahaha.
    Curti as 3 personagens e fiquei a fim de saber mais delas, até da mimizenta, haha.
    Super dica, quero ler!

    ResponderExcluir
  14. A história do livro não me conquistou, mas desejo sucesso a autora, é sempre bom ver escritores brasileiros lançando seus livros.

    ResponderExcluir
  15. Oi Rudy,
    Tem xará minha como personagem e eu amei isso haha, claro que vou querer ler esse livro para conhecer mais as três mulheres.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  16. Amo distopia. É como viver num mundo paralelo, mas não tão diferente assim da realidade.
    Já li várias resenhas sobre esse livro. Me interessei desde a primeira resenha, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo.
    Resenha muitp boa, Rudy. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito da autora Halana, tem resenha de outro livro dela aqui também.
      Desejo uma semaninha de luz e paz!
      Gratidão!
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  17. Oi, miga
    Amooooo distopias e essa ainda não conhecia, mas já quero!
    Parece trazer muita reflexão sobre o valor damos para a vida e o quanto a desperdiçados com bobagens.
    Bjs

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy