19/09/2022

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #82 - Guia de Investimento - Hidroginástica: Conheça os maiores benefícios para as gestantes


A atividade física de hidroginástica para o período de gravidez, sem dúvidas é uma combinação perfeita. 

Ou seja, proporciona muitos benefícios para a gestante, e geralmente é uma atividade indicada pelos médicos, para que as grávidas tenham maior desempenho no parto e se mantenham saudáveis.


No entanto, até recentemente, isso não parecia muito claro. Afinal, a gravidez é um momento incerto para as mulheres. Principalmente relacionado ao exercício físico.


Na maioria dos casos, certas atividades físicas e certos movimentos devem ser realizados de forma mais lenta ou até mesmo devem ser interrompidos, principalmente atividades de impacto ou que precisem de roupas ou de faixa abdominal elástica com velcro, por exemplo. 


No entanto, durante a gravidez, a hidroginástica é de fato uma das atividades mais recomendadas, principalmente porque não há impacto, como correr ou caminhar.


Além disso, não coloca as mulheres grávidas em uma posição abdominal desconfortável, como andar de bicicleta. Obviamente, é essencial que as mulheres grávidas solicitem um atestado médico ocupacional e licença maternidade e parem de trabalhar. 


Porém, isso não significa que é indicado que elas devam parar de se exercitar durante a gravidez, mesmo porque, exercícios com a hidroginástica pode ser uma grande aliada para as futuras mamães.


Pensando em sanar essas dúvidas sobre atividade física na gestação, e principalmente sobre hidroginástica, se é benéfico ou não, e se for, quais os benefícios promover para as mulheres grávidas, preparamos esse artigo com todas as informações importantes. Confira:

Afinal, mulheres grávidas podem se exercitar?

A atividade física é recomendada para as mães durante a gravidez, desde que sejam orientadas por um profissional corretamente, e não representem maior risco à saúde própria e à do bebê.


Mesmo mulheres que já faziam exercícios de alto impacto, devem ter cuidado nesse período. 


Em vários estudos, foi demonstrado que o exercício leve e adequado, como a hidroginástica, traz muitos benefícios para as mulheres, incluindo a prevenção de complicações durante a gravidez e o parto. 


Portanto, a hidroginástica é de fato uma sugestão é totalmente válida.


Encontrar um estilo de vida saudável é um passo crucial para as mulheres grávidas que desejam garantir um parto tranquilo e garantir também a saúde do bebe.


Portanto, além de comer alimentos saudáveis e orgânicos e garantir um água de qualidade, que passou por um processo de análise da qualidade da água para consumo humano, é indispensável ter o acompanhamento assíduo de um obstetra.


Afinal, é ele que deve avaliar os possíveis riscos de alguma atividade física na ultrassonografia. Depois de concluídos, é realizada uma análise responsável para indicar ou não a viabilidade de realizar os exercícios e determinar quais devem ser.


Dentre a longa lista de atividades permitidas, destaca-se o yoga como uma combinação de movimentos que promovem alinhamento e estabilidade.


A ioga também incorpora a prática da meditação, que traz grandes benefícios para as gestantes e é altamente recomendada para mulheres que desejam se manter saudáveis ​​durante a gravidez.


Também é indicado utilizar aparelhos para academia de pilates com o acompanhamento de um profissional, a fim de evitar acidentes e danos.  


A coisa mais importante neste processo é a consistência. A princípio, não há dúvidas de que serão realizados exercícios mais leves, mas como o corpo responde positivamente e não surgem problemas, os exercícios a serem realizados podem ser de complexidade moderada.


Para garantir a segurança da saúde da mulher e do feto, também é recomendado o monitoramento por medição de estresse.

6 benefícios da hidroginástica na gravidez

A hidroginástica durante a gravidez é ideal porque é a atividade física na água. Nesse sentido, o meio líquido facilita o movimento.


Principalmente porque não há sensação de peso. Sem mencionar o impacto muito reduzido nas articulações. Recomendam-se 2 a 3 aulas por semana de hidroginástica durante a gravidez. A duração de cada um deve ser entre 45 minutos e 1 hora.


Ainda assim, é importante esperar que as mães conversem com um médico obstetra. Além disso, bons hábitos alimentares também são importantes. Mas, vamos agora destacar esses seis grandes benefícios da hidroginástica para as mamães:

Alívio e prevenção de dores nas costas

A hidroginástica durante a gravidez ajuda a melhorar a postura e, assim, ajuda a aliviar ou até prevenir as dores nas costas, que é uma das queixas das gestantes.


Quando a barriga começa a crescer, o centro de gravidade da mulher muda. Esta é a razão para esses desconfortos. Para abdomens maiores, a própria gravidade "puxará" o abdômen para baixo.


É por isso que as mulheres são tão propensas a desenvolver o que é chamado de lordose lombar durante a gravidez. 


Ou seja, a coluna tem curvatura, e por isso, são necessárias ações para reduzir esse impacto. Portanto, a hidroginástica é super adequada para a gravidez.

Ajuda no controle de  peso para gestantes

A hidroginástica pode ajudar as mulheres grávidas a controlar seu peso. É considerado um exercício aeróbico, mesmo que leve. Portanto, facilita o consumo de calorias.


O controle de peso é uma das maiores preocupações das gestantes. Principalmente a recuperação pós-parto ou até mesmo melhorar a forma do corpo. 


No entanto, é preciso enfatizar que, nesse sentido, não é apenas o exercício aeróbico aquático que é importante para a gravidez.


Além disso, uma boa nutrição e alimentação adequada sempre compradas de empresa de alimentos saudáveis, são importantes para a mãe e o bebê.

Relaxa a mente e corpo

Menos ansiedade é muito importante em todos os períodos da vida, principalmente durante o período de gravidez. Um fato importante que devemos destacar com isso é que, o contato com a água é um poderoso relaxante para as mulheres. 


Não só fisicamente, mas também mentalmente. Dessa forma, o corpo da gestante ficará mais equilibrado e saudável. Logo, a hidroginástica é muito mais que recomendado para as gestantes.

Melhora muito a qualidade do sono

Outro ponto importante que queremos destacar é que, a hidroginástica durante a gravidez é benéfica para melhorar a qualidade do sono. Isso porque, a atividade física provoca a liberação de endorfinas, que levam ao relaxamento. 


Mesmo que as mulheres já sofreram antes da gravidez com insônia, seja por trabalharem com trabalhos que geram mais ansiedade, como solicitação de credito para empresas, cuidado com doentes, entre outros, a hidroginástica pode ajudar. 

 

E, durante a gravidez, o sono é essencial para que a mãe esteja disposta a se manter ativa ao longo do dia.

Melhorar a circulação sanguínea durante a gravidez

Além das dores nas costas, a retenção de líquidos é outro sintoma que pode causar desconforto e preocupação nas gestantes. 


Da mesma forma, a hidroginástica durante a gravidez pode ser benéfica nesse sentido. O inchaço das pernas é um dos principais desconfortos que as mulheres experimentam durante a gravidez. 


Afinal, a hidroginástica funciona de forma muito semelhante à drenagem linfática. Ou seja, reduz o edema e estimula a circulação sanguínea. Também ajuda a reduzir o aparecimento de varizes.

Promove o fortalecimento muscular

Embora seja um exercício aeróbico, a intensidade não é grande, ou seja, de fato, a hidroginástica durante a gravidez pode fortalecer os músculos. 


E claro que, músculos fortes são essenciais principalmente para partos normais.  Além disso, um metabolismo estimulado contribui para o gasto de energia após o parto. Dessa forma, é mais fácil para as mulheres recuperarem o peso anterior.

Cuidados importantes e considerações finais

É fato que, durante a gravidez, alguns cuidados e medidas preventivas devem ser tomadas. Ou seja, além da necessidade de um bom pré-natal, é crucial tomar as  vitaminas adequadas, e realizar todas as recomendações do médico obstetra.


E claro que não pode ser realizado sem orientação profissional, pois a vitamina em excesso e mal administrada pode levar à intoxicação, que é visível na análise genética, enquanto a atividade física excessiva pode levar a danos que variam de leves a graves.


Assim como os médicos devem ter todo cuidado durante a realização de pontos de corte, utilizando sempre agulha esterilizada e descartaveis cirúrgicos, é essencial que as mulheres grávidas tenham cuidado redobrado. 


Esses cuidados básicos são essenciais e indispensáveis, afinal durante a gravidez, é  um período de maior sensibilidade e vulnerabilidade, e o corpo da mulher passa por algumas mudanças. 


Em outras palavras, durante a gravidez, o corpo da mulher sofre alterações principalmente em locais do corpo como a coluna, pelve, abdômen, pernas e ombros. Embora o exercício seja benéfico, se realizado sem supervisão médica e em excesso, pode causar os seguintes danos:


  • Lesões no corpo;

  • Fadiga excessiva;

  • Pressão alta;

  • Riscos à gravidez e à saúde fetal.


Especialistas também alertam que, embora não sejam estritamente proibidos, exercícios de alta intensidade, sprints e abdominais exigem mais atenção em sua execução, não são indicados.


Sinais como aumento da temperatura corporal e falta de ar indicam a necessidade de descanso.


No entanto, especialistas não recomendam outras atividades de alto impacto, como mergulho e natação na praia, pois alternar a pressão da água com movimentos bruscos aumenta o risco à saúde da placenta e do feto.


Em suma, assim como é importante a utilização de esterilizador para laboratório nos aparelhos de ultrassom, afinal, muitas mulheres passam pelo consultório, é essencial também que a hidroginástica seja praticada com cautela.


Vale lembrar ainda que atividades como musculação, pilates e alongamentos também são úteis para manter a forma física, fortalecer os músculos e alongar as posturas corporais que são essenciais nesse período e são as mais recomendadas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


cheirinhos

Rudy



8 comentários:

  1. Ola
    Ótimo post
    Realmente nesse período tudo tem que ser feito sob orientação médica Ter muito cuidado e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Ontem uma amiga que veio me visitar falava que o médico a proibiu de fazer corridas. Ela ama correr, mas vai ter que trocar a atividade por hidroginástica. Não por estar grávida infelizmente, mas por estar doente.
    Aí vem um post tão lindo assim que deixa até nosso coração feliz com tantos benefícios!!!
    Já adorei!!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!
    Excelente postagem, a gravidez é um período da mulher que requer muitos cuidados! Minha filha fez hidroginástica durante a gravidez!

    ResponderExcluir
  4. Uma bela publicação que muito gostei de ler
    .
    Uma semana feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  5. Sempre ouço falar bem da hidroginástica, e acredito que realmente deve ter muitos benefícios para as grávidas.

    ResponderExcluir
  6. A hidroginástica é boa para diversas pessoas: grávidas, idosos, pessoas de todas as idades com alguns problemas de saúde. É um exercício que deveria ser utilizado mais amplamente.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá! Olhaaa dicas importantes, acredito que os benefícios da hidroginástica são tantos que deveriam ser praticados por todos.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy