21/03/2023

DIVULGAÇÃO DE PARCEIROS #15 - GUIA DE INVESTIMENTO - Cesária: As principais dúvidas sobre o parto e as suas indicações

Nosso país tem as maiores taxas de parto cesárea do mundo, de forma que cerca de 55% dos nascimentos no Brasil são via cesariana. 

Muitas gestantes escolhem essa via de parto antes mesmo de engravidar e de pensar melhor sobre os riscos e as reais indicações do procedimento.

Independente de qual for a escolha da mãe, é essencial que ela seja feita de forma consciente e baseada em informações confiáveis

O que é uma cesária?

Trata-se de uma forma de parto realizada por meio de um ato cirúrgico. No procedimento, é feita uma incisão no abdômen e outra no útero para se chegar até o bebê.

O tempo de duração é de cerca de 45 minutos até 1 hora. Nos primeiros 15 minutos costuma ocorrer o nascimento do bebê e os outros 30 minutos são usados nas suturas do útero, músculos e pele.

Sua empresa de sistema de tratamento de água deve saber que com exceção dos partos cirúrgicos emergenciais, a incisão é feita horizontalmente, em uma região baixa do abdômen, para que seja pouco visível quando a mulher estiver com a barriga à mostra.

A anestesia usada geralmente é a peridural ou raquidiana. Uma feita de modo geral só é usada em casos especiais.

Dessa forma, a paciente fica acordada durante a cesárea, mas não consegue movimentar a parte inferior do corpo. Não é usado nenhum tipo de sedação durante o processo.

Quando uma cesárea é indicada?

Existem riscos associados ao procedimento como em qualquer cirurgia, mas algumas situações justificam a indicação da cesárea.

Em alguns casos, a cesárea pode salvar vidas. As indicações desse tipo de parto por causa materna são as seguintes:

  • Placenta prévia;

  • Risco iminente de ruptura uterina;

  • Falha de progressão do parto;

  • Descolamento prematuro de placenta;

  • Prolapso de cordão.

Já as indicações por causas fetais incluem a vitalidade fetal comprometida, malformações que impedem a passagem do bebê pela vagina e macrossomia.

Assim como a gestora de uma empresa de alimentação, entre em contato com seu obstetra e tire todas as dúvidas sobre a gestação e o parto.

Escolhendo a forma do parto

O parto normal, pela via vaginal, é a forma preferencial. A cesária é indicada para questões médicas e problemas na gravidez ou por solicitação da gestante.

A popularização exagerada desse procedimento nas últimas décadas provocou uma falsa impressão de que o parto por cesárea é mais seguro e leva a menos complicações para o bebê.

Porém, o que ocorre é o contrário: alguns estudos mostram que o risco de complicações na cesariana chega a ser o dobro do parto normal.

Sua empresa de treinamento de integração deve saber que a escolha da via do parto é da mãe, mas o obstetra deve esclarecer todas as vantagens do parto normal antes de aceitar realizar uma cesária.

As causas da preferência pela cesárea costumam ser o medo de dores no parto, traumas psicológicos devido a problemas no parto normal de familiares ou amigos ou pressões profissionais e/ou familiares para que a gravidez tenha uma data de término marcada.

Vantagens

A cesárea apresenta algumas vantagens em relação ao parto normal, mas em casos em que não há indicação médica, elas não superam os riscos do procedimento. 

Essa é uma informação que deve ser divulgada para as mulheres de sua empresa de sistema retaguarda, por exemplo. 

Entre as comodidades e vantagens proporcionadas pela cesária está a possibilidade de escolher previamente a data do nascimento, ajuda a reduzir o estresse materno durante o parto e o trabalho de parto é de curto prazo com uma duração previsível.

Também garante que o obstetra responsável pela gestante estará disponível no dia do parto, impede a ocorrência de nascimento pós-termo (com mais de 42 semanas de gestação), que pode gerar problemas para o neonato.

Elimina o risco de complicações relacionadas ao trabalho de parto vaginal, como traumas ósseos, lesão do plexo braquial devido a distorcida de ombro ou asfixia provocada por complicações intra-parto.

E reduz o risco a longo prazo de problemas como incontinência urinária e prolapso uterino na mãe.

Riscos e desvantagens

Ao ser submetida a uma cesária, a gestante deixa de ser simplesmente uma paciente em trabalho de parto e se torna uma cirúrgica em trabalho de parto.

Além dos riscos inerentes a qualquer parto, somam-se os riscos inerentes a qualquer procedimento com foco cirúrgico. Entre as complicações da cesária podemos citar:

  • Maior risco de infecções;

  • Maior risco de trombose dos membros inferiores;

  • Maior risco de hemorragias;

  • Maior risco de reações aos anestésicos;

  • Período de recuperação mais longo após o trabalho de parto;

  • Maior incidência de dor no pós-operatório.

Quanto ao bebê, a cesárea leva a um maior risco de problemas respiratórios no pós-parto imediato, como a taquipneia do neonato.

No caso da gestante ter um mínimo de 39 semanas de gravidez, esse risco é minimizado. Deve ser permitido que ela entre de forma espontânea em trabalho de parto antes da realização da cesária.

Existem também as consequências a longo prazo: a cada cesária, a mulher passa a ter um risco maior de implantação anormal da placenta, principalmente nos casos de placenta prévia, nas gravidezes subsequentes.

O risco de ruptura uterina na gravidez seguinte, principalmente no parto normal, é outro problema frequente. Essas complicações podem fazer com que passe muito tempo em um leito ou em uma poltrona hospitalar.

Recuperação após a cesariana

Após uma cesária, a estadia média no hospital é de 2 ou 4 dias, mas a recuperação completa da cirurgia pode levar até 6 semanas.

É importante evitar pegar peso desnecessariamente durante as primeiras 3 ou 4 semanas, pelo menos. No pós-cirúrgico, a dor mais intensa costuma durar 2 ou 3 dias e são recomendados analgésicos.

Contrações uterinas e cólicas também são comuns. Já a ferida pode permanecer sensível por até 3 ou 4 semanas. Também pode ocorrer hemorragia vaginal durante até 6 semanas, embora o sangramento normalmente não seja tão intenso como no caso do parto normal.

Essa é a forma com que o corpo se livra dos tecidos e do sangue extra do útero que mantinham o bebê saudável ao longo da gravidez. O sangue é vermelho brilhante nos primeiros dias, e podem ser expelidos coágulos do tamanho de uma bola de golfe.

Gradualmente, o sangramento vai ficando mais claro e leve, passando a rosa, castanho e amarelado, antes de parar.

Quem trabalha com materiais hospitalares sabe que também é comum ocorrer um enfraquecimento dos cabelos nos primeiros 3 a 4 meses, causado pela alteração nos níveis hormonais.

Também são normais estrias vermelhas ou roxas na barriga e seios, principalmente em gestantes com menos de 30 anos. É importante que saiba que estrias não desaparecerão, apenas ficaram menos intensas e mais claras ao longo dos meses.

Após a cesária, na segunda semana, a paciente costuma ser reavaliada pelo obstetra. Nessa oportunidade, o médico vai inspecionar o local da incisão cirúrgica, verificando se sua recuperação está evoluindo bem.

A cicatriz da cesária fica logo abaixo da linha do biquíni, é horizontal e costuma ter de 10 a 2 cm de comprimento. No início, ela será vermelha e bem visível, mas com o tempo ela vai evanescer e ser coberta por pêlos púbicos. 

É comum que algumas mulheres com múltiplas cesáreas apresentem uma falha nos pelos da região onde está a cicatriz.

Quem tem histórico de cicatrizes hipertróficas ou queloide, deve conversar com um dermatologista antes da cirurgia para tentar diminuir o risco de desenvolver uma cicatriz que seja esteticamente incômoda.

O que comer após o parto cesárea?

No pós-parto, é muito importante ter cuidado com a alimentação, pois o corpo está em processo de cicatrização ao mesmo tempo que nutre um bebê por meio da amamentação.

Algumas orientações são evitar alimentos processados, gordurosos e com alto teor de açúcares, pois o consumo frequente desses alimentos pode criar um efeito inflamatório no organismo.

Evite bebidas alcoólicas, pois elas podem ser detectadas no leite materno até três horas após o consumo. Dê preferência para alimentos com nutrientes que auxiliam no processo de cicatrização do corpo. 

Busque alimentos com proteínas, vitaminas e fibras, como farinha de arroz integral e as diversas receitas que pode fazer com esse ingrediente. 

Por fim, é fundamental também beber muita água. Você também pode contar com a ajuda extra de um suplemento alimentar indicado por seu médico.

Considerações finais

A cesária, também conhecida como cesariana ou parto cesáreo, é uma forma de parto realizado por meio de cirurgia.

Ela é a via mais comum de nascimentos no Brasil, ainda que o parto normal seja considerado como a melhor forma do bebê nascer pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por diversas entidades médicas.

De acordo com as recomendações da OMS, a cesária é indicada para apenas cerca de 15% dos partos. Os 85% restantes dos casos são indicados para o parto normal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




cheirinhos

Rudy




9 comentários:

  1. Tudo tem as vantagens e as desvantagens.
    Muito importante a futura mamãe ter todas as informações sobre as vantagens e desvantagens tanto do parto normal quanto do parto de cesariana .O papel do médico também é fundamental.

    ResponderExcluir
  2. a questão da cesariana vai muito além da questão de saúde e trata-se de uma questão financeira. o parto humanizado é muito melhor para a mãe e o bebê

    ResponderExcluir
  3. Olá Rudy!
    Minha Avó Rosa teve 19 filhos todos de parto normal em casa e minha mãe teve duas filhas em casa com ajuda só da parteira, hoje em dia muitas mulheres escolhem fazer cesária sem nem procura saber das vantagens do parto normal. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Então..a gente vive lendo e vendo matérias a respeito do que anda acontecendo nos últimos anos.
    Sei lá, uma intervenção cirúrgica não é algo fácil e eu já passei por mil. Mas o parto normal traz tantos benefícios, principalmente a mãe, que se recupera muito mais fácil, para lidar com um recém nascido isso é fundamental.
    Mas claro que há todo um risco a volta, onde a cesariana precisa acontecer.
    Post muito completo!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. OLá Rudy!
    Tenho duas filhas e as duas foram partos normal, acho que a cesária somente deveriam ser feitas quando é necessário, hoje em dias as mulheres estão optando pela cesária, não sei por medo das dores ou desinformação sobre os benefícios do parto normal.

    ResponderExcluir
  6. Uma bela publicação que elogio e aplaudo
    .
    Saudações poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  7. Minhas irmãs tiveram parto normal e cesária, ficaram bem evidentes as diferenças, as vantagens de um para o outro... Sem dúvida o parto normal é o que mais têm vantagens, mas muitos casos a cesária é recomendada.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rudy
    Que texto bom! Muitas informações importantes.
    Eu confesso que tenho medo do parto normal, mais a recuperação mais rápida compensa.
    A minha mãe teve que fazer duas cesáreas de emergência, então a cirurgia também ajuda muito. Cada caso é um caso né.
    O importante é a mãe e o bebê ficarem bem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá! Muito importante esclarecer os pontos positivos e negativos de uma cesárea, ainda mais quando muitas mamães acabam optando por ela, apenas por uma questão de “comodidade”.

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy