16/05/2011

CONTOS/REFLEXÕES PRÓPRIAS 2*

Smiles - Recados e Imagens (6319)
Cheiros...
Smiles - Recados e Imagens (6298)
Um amigo fez uma crônica fantástica, falando sobre “Cheiros... Bons ou ruins...” e como os cheiros fazem parte do nosso cotidiano, de nossa memória individual ou coletiva, inspirei-me nele para uma possível crônica ou quem sabe conto?!... 
Smiles - Recados e Imagens (6320)
Os sentidos são maravilhosos condutores de sensações e registros memoriais. Através deles os acontecimentos cotidianos ficam cravados, como uma ‘tatuagem’ sensitiva, impossível de ser retirada, a exemplo da tatuagem que fazemos na pele, contudo, passível de ser evocada em situações similares ou apenas por nosso desejo de relembrá-las e aos sentimentos a ela relacionados.

A visão, o tato e a audição são os sentidos mais badalados, enquanto a gustação e o olfato ficam escanteados, por vezes até os esquecemos... É que ao vermos, tocarmos ou escutarmos, os registros dão a impressão de ficarem mais gravados, ao passo que ao saborearmos ou cheirarmos, a impressão é secundária. 

O que na realidade nada tem haver, é apenas a primeira impressão. Vejamos...
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkgDZxkElWkaKXw_ZLZz84qtTVVCGjS1d9xYJ5R7qZvrEsvwYWNj0JsRBLOcp1ocZmlNujR2KBbLisU_cPuckk1rMSmiudW74NVaJIVjVQMCzYVLcc4k_pPd2zscXDnDUcy6tZqBsqytgE/
A meu ver o cheiro é primordial.
Meu amigo falou por demais nos cheiros físicos, nos cheiros que relacionamos a essência de determinada ‘coisa’. E claro que esses cheiros inebriam ou causam asco. Inquestionável essa premissa e por esse motivo, ou desejamos ou abominamos as ‘coisas’.

Quero falar então dos cheiros ligados aos sentimentos, pois esses sim, cumprem sua verdadeira função em relação aos outros sentidos.  Confuso? Pode ser, mas vamos exemplificar, quem sabe assim seja mais fácil compreender meu ponto de vista (ou de um cheiro...).

Comecemos com os perfumes (uma das minhas muitas paixões). É delicioso entrar em uma loja que venda perfume. Os cheiros estão todos lá, inebriando o ambiente. Escolhemos aquele que mais nos agrada. Dizem que as mulheres gostam de perfumes doces.  Sinceramente? Sinto-me enjoada com determinadas fragrâncias adocicadas e por conta disso deixo de ser mulher? Jamais! E aí me questiono: por que não gosto desses perfumes badalados pela ala feminina?

E me reporto a infância onde tive diversas babás, já que meus pais trabalhavam viajando e nos entregavam aos cuidados de outrens(por necessidade, não por não nos amarem). Uma dessas ditas babás usava um desses perfumes extremamente femininos e bem adocicados, entretanto, era a mais cruel de todas, nos judiava(a mim e meus irmãos), nos deixava trancados no quarto para poder descansar, nos obrigava a engolir a comida toda de uma vez, enfim, cometia atrocidades absurdas. Por causa de minhas experiências desagradáveis na infância com essa dita babá, minha memória olfativa relaciona os cheiros adocicados com MALDADE. Agora deu para me entender?

Falemos então dos cheiros das pessoas... Não sei vocês, mas logo que conheço alguém a primeira coisa que faço é fechar os olhos e sentir o cheiro que ela exala. E aí não me refiro ao cheiro dos perfumes, cigarro ou outros que ficam impregnados na pele, falo do cheiro da essência da pessoa. Me permito esse exercício de cognição para poder fazer uma imagem concreta da pessoa como ser humano (aconselho que tentem). E já senti cada cheiro ruim....

e sem falsa modesta, dificilmente me engano quanto ao cheiro das pessoas. Esquisito, não é? Mas é minha forma de desenvolver a percepção diante do outro.
E assim faço em tudo... relaciono o cheiro as situações, as pessoas, aos objetos, me arrisco em dizer que meu faro é mais que apurado. E me sinto uma cadelinha...kkk Explico: é que os cães sentem o ‘gosto’ dos alimentos pelo faro. Primeiro eles cheiram, se o que sentem os fazem salivar, então aquilo é bom de comer. Assim acontece comigo. O cheiro é um dos sentidos primordiais em meu viver.

Sinto o cheiro da falsidade, da maldade, do egoísmo, da crueldade e da insensibilidade de longe.

Ao tempo que me farto com o cheiro da bondade, da solidariedade, do que é benigno, da saudade, da fantasia, da atração, do prazer, da sensualidade, do êxtase, da sensibilidade, do romantismo, da sinceridade, do carinho, do amor...
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCHh6bLhCdBwmCLxm3cnEWrJLVh9iJ8o6jKxfUjk189TBzpeJYHjqjEuSCAEXskrM7vfw1oJtE4oRrmR1lCVsWnJZSnBnUKuVJV08nVGetIkffpJMkgDzOIXSeWwIAjDYN4JcmWOyHigSx/s1600/luxuria.jpg
O maior defeito da net é justamente não ter como sentirmos os diversos cheiros... Torço pelo dia que alguém bem criativo e inteligente, consiga inventar um dispositivo que consigamos apreciar o cheiro dos nossos interlocutores.(Não está longe de acontecer, olha a matéria: Japoneses transformam impressora em máquina de emitir cheiros).
Enquanto isso não acontece... deixo meus cheirinhos de carinho e afeto!
Cheirinhos=)
Rudy

Ps: A você amigo  um cheirinho especial de gratidão e reconhecimento.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjs4tbcP_RhdRFOmCNDMtNvjQHYy_ICn6W3WqL7L1aD3bUua0XELu5ykw-z77ctBalf_MrfK5c11akGSdT3uqIsAbyabcJbMc8DPByfi6k2qPIHnp0qTW7R8DRAXx2JgrPx2QcpFj9ao4ec/s1600/brigadeiro+na+panela.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy