16/06/2011

RESENHA 11# - "SEM PERDÃO" - MÁRCIA PAIVA


 BOOKTOUR PerSe



http://perse.doneit.com.br/


SÉRIE:”SEGREDOS QUE FEREM”
LIVRO 1: “SEM PERDÃO”
AUTORA: MÁRCIA PAIVA
PÁGINAS – 184
ISBN: 9788580450668
CATEGORIA: Romance Policial

SINOPSE: Mayara vive em uma comunidade onde a lei do tráfico impera. Em um assalto à banco seu irmão é morto por ser um policial e ela é acusada de acobertar sua profissão.Só havia uma única opção: Fugir! Ela foge do cativeiro levando consigo um PM que foi sequestrado por engano.Na fuga ele a faz prometer que procuraria o Capitão Lopes para que eles a ajudassem. Maia sabia que ninguém poderia ajudar. Ela concorda com o rapaz achando que nunca mais o veria. Sem ter para onde ir acaba vivendo nas ruas do centro velho de SP. Mas nem tudo é desgraça em sua vida. Nas ruas conhece Estela, Sapo e Andrezinho eles dão proteção e segurança a ela. Com o passar das semanas Maia quase esquece que é procurada pelos traficantes até começar a aparecer corpo de jovem pelo centro velho.
RESENHA: Mayara que prefere ser chamada Maia, vive na Favela Torre de Babel em São Paulo, com seu irmão Rafael que é 11 anos mais velho  e foi quem a criou depois da morte do pai deles, junto com Antunes.
Já terminou o ensino médio e se prepara para prestar vestibular, mesmo sem ter definido ainda a área que quer atuar, sabe apenas que quer ajudar as pessoas. Faz um trabalho comunitário na favela e ensina música, mais precisamente violão no centro comunitário. Música é uma paixão para ela.
A favela é dominada por Daniel, chefe do tráfego e trazia os moradores sob seu lema: não se podia nem falar em polícia no morro. Amedrontava a todos e os que não agissem de acordo com seus preceitos, eram exterminados sem dó nem piedade. Era um homem frio, cruel e implacável.
Tenente Guedes(Fernando) é policial da ROTA, tem 32 anos é formado em administração de empresa e vem de uma família abastada, porém não se interessa em dar continuidade aos negócios da família, é sarado, lindo e inteligente. Optou por ser policial porque era seu sonho, entretanto após tantos anos assistindo a atrocidades, pensa em deixar essa vida... Tem como companheiros de equipe e amigos inseparáveis Campos, Andrades e Almeida, além do Capitão Lopes.
É seqüestrado por engano e se vê em uma situação complicada ao ser espancado e preso por Daniel. No cárcere conhece Maia que o ajuda a fugir por uma rota inesperada e desconhecida.Fazem um pacto: se conseguissem sair, Maia deveria procurar o Capitão Lopes e assim poder ser ajudada.  Quase sem sentidos Maia o carrega para fora da favela e salva sua vida. Depois desaparece, vai  morar nas ruas e conhece Estela, Sapo e Andrezinho e tornam-se amigos.
Tenente Guedes ao se acordar no hospital pergunta sobre Maia e Capitão Lopes diz que não viu ninguém, que foi deixado no hospital e socorrido. Guedes já está encantado por Maia e por sua forma de ver a vida com tão pouca idade.
Antunes encontra Maia nas ruas e a alerta sobre as buscas de Daniel, diz que ela está jurada de morte e que deve se proteger. Ela resolve então procurar o Capitão Lopes e pedir proteção a polícia...

CITAÇÃO:
- Mas o que o posso dizer é que existem três tipos de mulher no mundo: a mulher que se admira, a que se deseja, e a que se ama. Na maioria das vezes separadamente: Ou seja, pode se admirar uma mulher sem que a deseje e pode desejar uma mulher sem que a ame. Quando descobrir essas três qualidades em uma só junto com ela vai vir à compreensão a cumplicidade e a entrega. Acredite filho é a mulher da sua vida.”

MINHA OPINIÃO: O livro é um Best Seller na minha opinião. Gosto de livros que tem a realidade cotidiana como pano de fundo e o livro é a própria realidade, acrescentada de romance, o que só melhora o enredo. Não falta ação desde as primeiras páginas. Tem a medida certa entre a crueldade, o romance, a angústia, o amor, todos os sentimentos conflituosos vividos pelo ser humano e o melhor, com final feliz! As personagens são bem construídas, dentro de um contexto digno dos melhores romances policiais com ação, sexo, violência, mistérios, segredos e romance, todos na medida exata para prender o leitor e emocionar. PERFECT!
É em termos de enredo e desenrolar da história o livro não tem falhas, tem até uma benevolência que na vida real talvez não exista, mas isso que faz o diferencial na leitura: a fantasia e a imaginação cria o suspense até as páginas finais e mostra que ainda existem pessoas de bom coração e o amor verdadeiro.
O que me incomodou se relaciona a diagramação do livro. Foi o 1º livro que li sem margem a direita e isso por si só não faria a menor diferença(já que a margem a direita foi abolida) se, no final das páginas as frases não fossem cortadas abruptamente e completadas na página seguinte. Ainda me incomodou alguns erros gráficos, palavras com letras a mais ou a menos e pouquíssimos erros de português. Nada na verdade que comprometa o conteúdo e sua compreensão, mas que merece uma revisão mais detalhada e correção.
Como o livro é escrito em 1ª pessoa, dividida em narrativas entre Maia e Guedes, nas primeiras passagens de um para o outro, mesmo que identificado no título, tive dificuldade em localizar quem fazia determinada colocação, só percebia quem era o protagonista depois de uma ou dois parágrafos e só depois de uns quatro ou cinco passagens que me adaptei, parando um pouco a leitura e pensando: agora é ‘fulano’ quem vai falar.
Posso dizer que o livro é extremamente emocionante, tanto que li em um dia, pois não queria largar. Me envolveu completamente, absolutamente e há muito não lia um livro empolgante como esse. A autora está de parabéns e torço para que o livro seja um sucesso, porque é digno de tal.

Nota: 4,9/5,0

Rudynalva
Smiles - Recados e Imagens (6254)Smiles - Recados e Imagens (6254)Smiles - Recados e Imagens (6254)Smiles - Recados e Imagens (6254)Smiles - Recados e Imagens (6254)

10 comentários:

  1. Que show sua resenha querida Rudy. Conheço Márcia virtualmente, ela é uma simpatia de pessoa. Agora conhecendo um pouco mais de sua obra confesso estar curiosíssimo pra ler o livro. Que notaça vc deu hein.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rudy! Muito obrigada por suas palavras. Sua resenha ficou linda mesmo, acho que foi uma das melhores que li sobre meu livro. Sobre a diagramação, somos novatos rs,independentes mas aos poucos vamos corrigindo os erros.Obrigada de coração Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi!É a primeira vez que entro no seu blog e confesso que adorei de verdade! Sua resenha sobre esse livro foi totalmente emocionante! O livro é bom demais realmente e mescla alguns gêneros na medida! Eu também gostei demais da história de Maia e Guedes, e torço de todo meu coração para que alguma editora olhe essa obra o mais rápido possível, para que mais pessoas conheçam essa história linda! Bjinhos Rudy e Márcia!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Rudy, bom saber que certos probleminhas não deixam que a história seja realmente apreciada...Boas leituras...beijoaks elis

    ResponderExcluir
  5. Rodolfo querido!
    Tão bom ver você comentando por aqui.
    Obrigada por suas sempre poéticas palavras.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Márcia!
    Costumo ser bem fiel a meus sentimentos e falar o que sinto e percebo.
    Amei ler seu livro e desejo muito sucesso!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Adriana!
    Fico bem feliz em vê-la aqui e em ter gostado do blog, volte sempre que puder.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Elis!
    Certeza que os pequenos erros em nada afetaram a leitura, o livro é fantástico!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu li Sem Perdão e fiquei completamente fascinada, encantada mesmo com a forma com que a escritora narrou a história. Em nada lembra aqueles romances bobos e maçantes onde é melação do começo ao fim.
    E quanto a diagramação bom, acho que merece um descontinho uma vez que não comprometeu a história, como escritora sei bem o quanto esse lado é delicado,kkk.
    Muito linda sua resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rudy!
    Achei que já estava te seguindo, mas agora o fiz.
    Bem, tive o privilégio de ler o livro da Márcia e me apaixonei, é lindo e emocionante! Fiquei presa do começo ao fim.
    Como lido com diagramação garanto que esse pequeno detalhe não influenciou em nada na leitura, considerando que os livros do Perse são produções independentes. Creio e torço para que a autora consiga uma editora, sua história merece, ela merece!
    Adorei sua resenha, confesso que é a primeira que leio, voltarei mais vezes.
    Grande bj,
    Dri

    ResponderExcluir

Adoro ler seus comentários, portanto falem o que pensam sem ofensas e assim que puder, retribuirei a visita e/ou responderei aqui seu comentário.
Obrigada!!
cheirinhos
Rudy